quarta-feira, 27 de novembro de 2024
INFORMATIVO ESPECIAL: OS AFRICANOS RAÍZES DO BRASIL (VÍDEO)
terça-feira, 26 de novembro de 2024
SESSÃO NOSTALGIA: LION MAN
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
LIVRO: SOLO DE CLARINETA- ÉRICO VERÍSSIMO
Dividida em dois volumes, sendo o primeiro publicado em 1973 e o segundo em 1976, Solo de Clarineta é uma obra autobiográfica onde Érico Veríssimo além de refletir sua sua obra literária e onde vem a inspiração de seus livros, narra fatos de sua vida familiar, acontecimentos marcantes de sua carreira e curiosidades sobre seu jeito de ser, sendo um livro importante e introdutório sobre sua obra.
domingo, 24 de novembro de 2024
POEMA: AMAR
Primeiro encontro, um passeio bem legal,
Tudo isso faz nossa existência especial.
O amor só traz a felicidade,
Abre a mente para a verdade,
Elimina nosso egocentrismo,
Enche os corações de romantismo.
Muito mais que poesia, é vida real,
Jamais deve ser tratado como um sonho de louco,
Por isso torna o amor tão especial.
Amar, sentimento tão sublime e belo, díficil de explicar,
Aquilo que dá sentido ao nosso viver,
Só amando para saber.
Autor: Andrio Cardoso Pereira
sábado, 23 de novembro de 2024
LIVRO: AZINCOURT- BERNARD CORNWELL
Além de retratar um dos episódios mais épicos e dramáticos da Guerra dos Cem Anos, o livro mostra como era a vida de um soldado no período medieval, as estratégias militares, a derrota da aristocracia feudal, a brutalidade dos combates, o tratamento rude que a nobreza dava aos seus servos, a força e coragem das pessoas comuns durante a batalha, as adversidades climáticas como influência dos acontecimentos históricos e o comportamento da Igreja Católica, nobreza e militares, são as características históricas mais marcantes em todo o enredo.
Sem apelar para a fantasia, Bernard Cornwell mostrou um visão muito particular dos fatos históricos retratados no livro, tornando-o muito realista e divertido, aproximando-se bastante das linguagens cinematográfica e historiográfica, levando o leitor imaginar as cenas de batalha e toda a aventura em cada página, tornando a leitura bastante prazerosa.
Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, boa leitura, até a próxima!!!
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
CINE HISTÓRIA: METROPOLIS (1927)
SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)
Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem.
COMENTÁRIO
Grande clássico do movimento Expressionismo Alemão, Metrópolis impressiona pelo seu gigantismo e trama de apelo atemporal, usando dos melhores recursos tecnológicos existentes na época consegue passar sua emocionante mensagem de forma brilhante e genial, mesmo sendo um filme feito na era do cinema mudo e sendo preto e branco, sendo uma referência obrigatória em todos filmes de ficção científica que surgiram posteriormente.
Sendo considerado o maior épico de ficção cientifica até o surgimento da saga Star Wars, o filme tem uma trama bastante séria e complexa, com uso de de feitos especiais incríveis, como maquetes gigantescas que impressionam pela bela arquitetura, explosões, inundações, raios, sobreposições de imagens, destruições e os efeitos típicos de sombra e luz usados pelos cineastas expressionistas, além é claro da famosa luta do bem contra o mal, tendo um final surpreendente.
Ambientada num futuro distópico e baseado no pensamento marxista, o filme é uma poderosa crítica ao capitalismo selvagem e aos males que ele traz as pessoas, tornando elas escravas dos poderosos e das máquinas, enquanto uma pequena elite desfrutava de toda tecnologia e de uma uma vida cheia de diversão e prazeres, sendo um contraponto bastante grande, já que na época em que estava sendo rodado, a Alemanha passa por uma enorme crise econômica e social, gerada com a derrotada na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ocasionando o surgimento do nazismo posteriormente.
Nesse ambiente recheado de desigualdades sociais, tais como aconteciam na Alemanha, surge um conflito em busca de liberdade, sendo o grande ápice de Metrópolis, surgindo as impressionantes cenas da destruição da Cidade dos Trabalhadores, apresentando de forma bem lúdica as lutas sindicais por melhores condições de trabalho em toda Europa no pós-guerra, gerando conflitos entre trabalhadores e órgãos de repressão, envolvendo dois jovens apaixonados que combatem um cientista diabólico e que está a serviço da elite opressora no filme.
Além do conteúdo político e social, o filme traz uma visão muito avançada do futuro, baseada logicamente em gibis de ficção científica como os estrelados pelo personagem Buck Rogers, que era uma verdadeira febre em todo o mundo na década de 1920, tendo prédios de enorme imponência, computadores poderosos e principalmente, robôs com inteligência artificial, sendo o primeiro filme a retratar robótica de forma realista, além é claro de retratar de forma bem aventuresca e aterrorizante a velha batalha entre os homens e as máquinas.
Considerado até hoje um filme cult, Metrópolis é um filme importante na História do cinema, estando presente em listas de melhores filmes de todos os tempos, sendo sempre referenciado seja em outros filmes de ficção científica, desenho animados, gibis, em séries da televisão e até mesmo em clipes musicais, como Radio Gaga da banda inglesa Queen lançada em 1983, que traz cenas do filme e acrescenta outras inspiradas na trama, enfim, é um filme obrigatório tanto para quem gosta de filmes futuristas, de uma boa aventura, de filmes antigos ou que é simplesmente apaixonado por cinema, é um filme com o selo IMPERDÍVEL, pois tudo o que vemos hoje em relação a ficção científica, a efeitos especiais e visões sobre o futuro, iniciou com Metrópolis, por esses e outros motivos tornou-se um clássico do cinema. Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!!
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
SRS ESPECIAL: TURISMO EM SANTA ROSA DO SUL
Região composta por 15 municípios, o Vale do Mampituba/ Araranguá é uma região bastante rica na questão de turismo, tendo paisagens encantadoras, a qual foi incluída no Geoparque Cânions do Sul, projeto que visa impulsar o turismo na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Devido ser uma região conhecida internacionalmente pela grande cadeia de cânions, sendo tema de incontáveis matérias jornalísticas e documentários, nossa região é conhecida turisticamente como Caminho dos Canyons, por ser próxima tanto da serra como do litoral, proporciona ao turista uma grande variedade de opções de lazer, cultura, esportes e atividades festivas.
Para facilitar o estudo do estudo regional, abaixo uma pequena classificação dos tipos de turismo existentes em Santa Rosa do Sul, baseado também nos estudos que faço sobre os temas regionais.
Aventura: modalidade turística que prioriza prática de esportes radicais, trilhas ou atividades mais agitadas. Ex: Trilha da mata
Natureza-Rural: categoria que prioriza o contato com elementos naturais, seja no campo, serra ou litoral. Ex: Cachoeira da Peroba
Religioso-Histórico: modalidade que prioriza as questões da religiosidade e da História. Ex: Capela São Pedro
Cultural/ Gastronômico: prioriza a cultura, a culinária local e as festividades voltadas ao folclore ou cultura. Ex: Polvilhana
Existem muitas outras modalidades de turismo existentes (lendas, esportivo, negócios, ETC), os citados são os que são mais fortes aqui em Santa Rosa do Sul, podendo servir de dica para o leitor fazer seus próximos passeios. Forte abraço, até a próxima!!!
Forte abraço, até a próxima!!!!!!!
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 3
terça-feira, 19 de novembro de 2024
CINE HISTÓRIA: AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (1972)
Tendo um visual magnifico que exalta as belezas da selva amazônica peruana e maravilhosa trilha sonora feita pelo grupo alemão de música experimental Popol Vuh, o filme conseguiu brilhantemente vencer as dificuldades de produção devido ao baixo orçamento e os perigos de filmar no meio da floresta, sendo um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo.
O que faz Aguirre a Cólera dos Deuses ser tão cultuado é a interpretação brilhante do ator Klaus Kinski, que interpreta Don Lope de Aguirre, um ensandecido conquistador espanhol, que por ambição, coloca toda a missão da Coroa Espanhola em risco, devido seu desejo insaciável de encontrar Eldorado, em busca de riqueza e glória.
Ambientado no século XVI, o filme mostra aspectos dos primeiros anos da colonização espanhola, como as guerras de conquista, as dificuldades de se aventurar numa selva cheia de perigos, as conspirações organizadas por membros dessas expedições exploratórias, a ganância por riquezas e poder, a luta contra a natureza e a relação entre conquistadores e índios são temas que podem ser visualizados durante os 90 minutos desse obra de arte do cinema alemão.
Outro aspecto importante que o filme aborda é o famoso mito do Eldorado, que seria uma cidade toda feita de ouro maciço e continha tesouros inimagináveis, segundo a lenda que os índios contavam aos conquistadores espanhóis, o que motivou a cobiça pela busca de riqueza e glória de muitos aventureiros, muitos dos quais colocaram as expedições de conquista numa viagem mortal e sem volta, como fez o personagem principal desse filme. FORTE ABRAÇO, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até próxima!!!!
SESSÃO NOSTALGIA: JONNY QUEST
Criado pelo cartunista estadunidense Doug Wildley, o desenho estreou na televisão no dia 18 de setembro de 1964, causando grande impacto pelos traços e animações bastante realistas, mesmo tendo apenas 26 episódios, foi um sucesso razoável nos Estados Unidos, mas fazendo muitíssimo sucesso em outros países do mundo, especialmente no Brasil. Houveram outras duas séries animadas com os personagens entre os anos 80 e 90, porém sem fazer sucesso, distanciando muito do enredo criativo e agitado da série original.
Mesmo com quase 60 anos de existência, Jonny Quest é um desenho que não perdeu seu charme, continuando a encantar, tanto por suas aventuras agitadas como pelo contexto histórico por trás de toda a trama, tornando-o um grande clássico dos desenhos animados da Hanna-Barbera.
Grande abraço, até a próxima.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
TEA EM PAUTA: USO CORRETO DO TERMOS PARA SE REFERIR AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
domingo, 17 de novembro de 2024
POEMA: AS FLORES DA POESIA
GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!
sábado, 16 de novembro de 2024
LIVRO: GRANDES ESPERANÇAS- CHARLES DICKENS
Sendo um dos escritores mais populares da Inglaterra de todos os tempos, Charles Dickens (1812-1870) dispensa apresentações, escreveu romances que demonstraram as mudanças ocorridas na sociedade inglesa com a chegada da Revolução Industrial, retratando os marginalizados e as crianças, usando do humor e do drama, retratando seus personagens em forma de caricatura e bastante otimista em todos os sentidos.
Publicado em 1861, Grandes Esperanças é uma obra-prima de Charles Dickens, retrata as aventuras e desventuras de um jovem, o qual enfrenta uma grande ascensão na sociedade inglesa da era vitoriana, mas acaba se envolvendo numa trama cheia de alegrias, traições e reviravoltas, retratando de forma bastante sincera a sociedade inglesa da segunda metade do século XIX, um clássico inesquecível.
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
CINE HISTÓRIA: GLADIADOR (2000)
COMENTÁRIO
Emocionante épico dirigido por Ridley Scott, Gladiador é uma superprodução do cinema hollywoodiano que retrata com uma impressionante riqueza de detalhes as famosas lutas de gladiadores que aconteciam no Império Romano, de forma crua e movimentada, sendo vencedora de 5 Oscars e 2 Globos de Ouro, um sucesso de bilheteria estrondoso.
Mesmo sendo um tema já trabalhado em diversas produções cinematográficas, Gladiador é um filme inovador em vários aspectos, uniu a mais alta tecnologia em computação gráfica e cenários naturais gigantescos, além de retratar de forma realista e sanguinolenta as batalhas entre gladiadores, mas que alguns aspectos lembra os antigos épicos de Hollywood como Demétrius e os Gladiadores, Quo Vadis e Ben Hur.
Conhecido por criar épicos requintados, Ridley Scott usou muita das fontes históricas para recriar uma trama cheia de ação, aventura e emoção, apresentando os bastidores do poder romano, as intrigas palacianas, a escravidão, os costumes romanos, o expansionismo militar, as lutas contras os povos bárbaros e a terrível rotina dos gladiadores.
Uma das características mais lembradas do filme é a famosa política do pão e circo, que consistia em dar diversão e comida, no intuito de evitar que o povo se rebelasse contra o império, os iludindo com atividades esportivas violentas em grandes estádios, especialmente as lutas de gladiadores, exibição de animais exóticos e corridas de bigas. De todos estádios existentes, o que ficou mais conhecido foi o Coliseu em Roma, que foi retratado de forma esplendida no filme.
Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA até a próxima.
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
SRS ESPECIAL: PATRIMÔNIOS 06 INSTITUTO CULTURAL RUA DO FOGO
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 2
terça-feira, 12 de novembro de 2024
SESSÃO NOSTALGIA: MANCHETE
Entrando no ar no dia 05 de junho de 1983, a Manchete foi fundado por Adolpho Bloch, sendo a primeira transmissão um discurso do fundador, mostrando como seria a programação da emissora, logo após iniciando aquele que seria o primeiro programa, Mundo Mágico.
Desde suas primeiras transmissões, a Rede Manchete mostrava o porque ser uma emissora bastante competente, sendo capaz de se modificar com a passagem do tempo, fazendo uma programação que agradava todos os públicos, chegando a níveis de audiência altos, vencendo inclusive emissoras grandes como SBT e Globo inúmeras vezes.
Um dos grandes carros-chefes dessa emissora foram as novelas e minisséries, que geralmente retravam acontecimentos históricos, temas místicos, políticos, ou regionalistas, como Pantanal, Xica da Silva, Brida, Ana Raio & Zé Trovão, Kananga do Japão, Ilha das Bruxas, Dona Beija, Mãe de Santo, O Guarani e Mandacaru são lembradas nostalgicamente por muitos fãs, tanto pelas tramas envolventes como pela qualidade dessas produções.
Mas o grande fator que ajudou a popularizar a Rede Manchete foi sem dúvida a exibição de animes e series de super heróis japoneses (tokusatsus), que marcaram época e conquistaram uma verdadeira legiões de fãs em todo o país, sendo a emissora que abriu as portas para a cultura japonesa na televisão brasileira, sendo esse o maior legado deixado pela emissora. Quem não se lembra de Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurai Warriors, Jaspion, Changeman, Jiraya, Yu Yu Hakusho, Super Campeões e tantos outros que fizeram um tremendo sucesso com o público infanto-juvenil entre os anos 80 e 90. Mesmo com o sucesso de audiência, infelizmente a Rede Manchete não aguentou as crises econômicas que teve, encerrando suas atividades no dia 10 de maio de 1999, deixando muitas saudades.
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
TEA EM PAUTA: ENTREVISTA DE MARCOS PETRY
domingo, 10 de novembro de 2024
POEMA: AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA
sábado, 9 de novembro de 2024
TEA EM PAUTA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA ESCOLA (MATÉRIA REDE VIDA 2019)
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
CINE HISTORIA: 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
SRS ESPECIAL: BIOGRAFIA DE JOSÉ PEREIRA DA ROSA
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
LIVRO: A CARTOMANTE- MACHADO DE ASSIS
Publicado pela primeira vez em 1884 no jornal Gazeta de Notícias, A Cartomante é um conto que retrata através de uma trama cheia de mistérios e traições toda a hipocrisia da sociedade carioca da segunda metade do século XIX, revelando todos os vícios e manias com aquele humor bem sombrio e característico de Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira.
Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!
terça-feira, 5 de novembro de 2024
SESSÃO NOSTALGIA: TEX
Ambientado nos Estados Unidos da segunda metade do século XIX, os gibis de Tex são recheadas de acontecimentos históricos reais como a marcha para o Oeste, a dizimação dos povos indígenas, a Guerra Civil Americana, o fim da escravidão, a proliferação da criminalidade, o início da industrialização, o surgimento das grandes cidades americanas, os conflitos com o México, os costumes dos índios, a vida de vaqueiro e agricultor, o comportamento do exército, além da própria figura dos Texas Rangers daquele tempo, são temas bastante comuns nos gibis.
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 1
domingo, 3 de novembro de 2024
POEMA: MUITA BOBAGEM
sábado, 2 de novembro de 2024
CINE HISTÓRIA: TRÓIA (2024)
Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
COMENTÁRIO
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
LIVRO: A HORA DO ESPANTO- J. EDGAR HYDE
Série juvenil publicada por Edgar J. Hyde desde 2015, A Hora do Espanto traz estórias misturando terror com aventura e ficção científica, tendo estórias com muito mistérios e sustos, além de fazer referências aos grandes clássicos do cinema e da literatura de terror, além de passear por estórias com fantasmas, casas mal-assombradas, vampiros, organizações secretas, monstros, serial killers e muito mais, tudo escrito de maneira ágil, de fácil entendimento e conforme o gosto da garotada.
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
SRS ESPECIAL: BIOGRAFIA DE JOSÉ AQUINO ISOPPO
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
INFORMATIVO ESPECIAL: AULINHA 25 RESTANTE DO CONTEÚDO DAS AULINHAS
terça-feira, 29 de outubro de 2024
SESSÃO NOSTALGIA: BARSA
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
TEA EM PAUTA: DIVULGAÇÃO DE VERSOS INCLUSIVOS NO I GAIVOTAFEST (19/10/2024)
Quero agradecer ao André Fortes pelo convite e a organização do evento pela acolhida, além de parabenizar a organização do evento, que estava belíssimo e muito organizado, um forte abraço a todos, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!
domingo, 27 de outubro de 2024
POEMA: O MUNDO DÁ VOLTAS
sábado, 26 de outubro de 2024
LIVRO: SOZINHA NO MUNDO- MARCOS REY
Grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
CINE HISTÓRIA; MAX SCHMELING (2012)
COMENTÁRIO
Baseado na estória real do boxeador alemão Max Schmeling, O Campeão de Hitler é uma superprodução emocionante que retrata o glamouroso mundo do boxe na Alemanha nazista, recheada de muita ação, emoção, suspense e drama.
Ambientado nas décadas de 30 e 40, a trama do filme é envolvente, cheia de acontecimentos históricos, em especial a ascensão do nazismo na Alemanha, a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra, fase a qual Schmeling tenta recuperar sua careira no boxe, mas devido sua idade e por causa da restrições impostas pelos aliados, não consegue seguir em frente.
O aspecto mais interessante do filme foi retratar que Schmeling, mesmo sendo apoiado pelos nazistas, ele não quis colaborar com o regime e lutar contra as malezas feitas por Hitler, protegendo sempre as pessoas indefesas, transformando em um herói de guerra e também no boxe.
Outra questão muito interessante é o fato da tentativa de mandar Schmeling para o campo de batalha, no intuito de mata-lo, mostra a inveja que os nazistas tinham dele, por ser treinado por um judeu e ter contato com os Estados Unidos, principal adversário da Alemanha na guerra.
A grande mensagem do filme sem dúvida nenhuma é de superação diante das adversidades, de lutar contra os males que afligem o povo, o louvor ao esporte, pois faz bem ao corpo e a alma, não importa qual você pratique, mas especialmente a paz, coisa a qual precisamos tanto para seguir a vida em frente. BOA SESSÃO, FORTE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!