quarta-feira, 27 de novembro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: OS AFRICANOS RAÍZES DO BRASIL (VÍDEO)


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Episódio da série Raízes do Brasil, esse vídeo contará a influencia africana na cultura brasileira, confiram o vídeo acima, forte abraço, até a próxima!!!!

terça-feira, 26 de novembro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: LION MAN



 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece o personagem da figura acima? Ele faz parte de uma das séries do gênero tokusatsu (filmes de  heróis japoneses com efeitos especiais) mais criativas e curiosas já feitas, misturando gêneros distintos, gerando um resultado bastante divertido e interessante, estou falando de Lion Man, um dos maiores heróis japoneses.
 Produzido em 1973, o Poderoso Lion Man (Fuun Lion-Maru) também conhecida como Lion Man Laranja conta as aventuras de Dan Shimaru, um jovem samurai que luta contra a perversa família Mantor do Diabo, a qual foi responsável pela morte de seu irmão, buscando vingança, justiça e deixar o Japão livre dos monstros e da tecnologia diabólica dessa família, vivendo batalhas épicas, passando por uma mutação que o transforma em um leão antropomórfico com poderosos e habilidades ninjas, tendo no total 25 episódios. Vale a pena salientar que O Poderoso Lion Man é continuação de O Vigilante Guerreiro Lion Man (Kaiketsu Lion Maru) ou também conhecido como Lion Man Branco, produzida entre 1972 e 1973, seguindo basicamente o mesmo enredo de sua continuação, mudando só os nomes dos protagonistas e vilões, tendo no total 54 episódios. Ambas obtiveram sucesso no Japão, seguem a mesma temática e feitos pela mesma produtora, a P- Production.
 Ambientado no Japão da época dos samurais, mais especificamente entre o final do século XVI e inicio do século XVII, as séries clássicas de Lion Man (foram feitas outras no passar do tempo, com ambientações diferentes) seguem totalmente o ritmo das chambaras, filmes épicos japoneses que tem ênfase nas lutas de espada, samurais e ninjas, mostrando o contexto histórico do Japão feudal e as lutas dos clãs pelo poder do país, toda a cenografia, figurinos, armas e formas de luta, sendo um gênero muito popular no Japão até hoje, sendo considerada a versão oriental dos antigos filmes de faroeste feitos em Hollywood e na Itália.
 Mesmo sendo uma chambara, Lion Man traz em seu enredo elementos típicos dos tokusatsus como explosões, armas tecnológicas e monstros, além de anacronismos que podem aparecer absurdos para muitos, como por exemplo, presença de armas que surgiram séculos depois como metralhadoras e bazucas, mas tudo conforme a época que as séries se propõem e sem estragar a diversão, dando um ar retrofuturista, tornando todos os episódios verdadeiras caixinhas de surpresas. Além disso, muito da trilha sonora remete as trilhas de filmes de faroeste, deixando a entender a grande influência dessas produções em território japonês.
 Além da questão dos anacronismos e pelo enredo épico sobre samurais, o que chama a atenção a atenção em Lion Man logicamente são os heróis e vilões, os quais estão vestidos com fantasias, que deixa as duas séries muito divertidos e com aspecto trash, nada que estrague a diversão, pois muitas séries tokusatsus, inclusive atuais, usando desse artificio nas produções atuais, sendo isso que dá o charme nessas produções.
 Exibidas no Brasil pela Rede Manchete entre o fim dos anos 80 e início dos 90, sendo que Lion Man só teve 13 episódios exibidos e o Lion Man Laranja teve todos os episódios exibidos,  as séries de Lion Man fizeram sucesso relativo durante suas exibições, especialmente com um público mais maduro ou por fãs de antigos filmes de samurai, pois a série não dava muita ênfase em piadas, os heróis eram bastante sérios e continham doses de violência, morte e sangue, mesmo que tolerável, não agradava ao público acostumado com heróis e séries tokusatsus que estavam sendo exibidas no Brasil naquela época como Jaspion e Changeman, mesmo assim é lembrada com muito saudosismo por quem assistia, um verdadeiro clássico da televisão mundial.

Grande abraço, até a próxima!!!!!     

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

LIVRO: SOLO DE CLARINETA- ÉRICO VERÍSSIMO




Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 O escritor gaúcho Érico Veríssimo (1905-1975) é um dos escritores mais populares da literatura brasileira de todos os tempos. Entre suas obras mais conhecidas estão Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, Caminhos Cruzados e principalmente, a trilogia O Tempo e o Vento, sua grande obra-prima a qual o imortalizou, e foram traduzidos para diversas línguas em todo o mundo.
 Dividida em dois volumes, sendo o primeiro publicado em 1973 e o segundo em 1976, Solo de Clarineta é uma obra autobiográfica onde Érico Veríssimo além de refletir sua sua obra literária e onde vem a inspiração de seus livros, narra fatos de sua vida familiar, acontecimentos marcantes de sua carreira e curiosidades sobre seu jeito de ser, sendo um livro importante e introdutório sobre sua obra.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!  

domingo, 24 de novembro de 2024

POEMA: AMAR




Como há belos momentos na vida,
                                                          Primeiro beijo, agradar uma pessoa querida,
                                                          Primeiro encontro, um passeio bem legal,
                                                          Tudo isso faz nossa existência especial.

                                                           O amor só traz a felicidade,
                                                           Abre a mente para a verdade,
                                                           Elimina nosso egocentrismo,
                                                           Enche os corações de romantismo.

                                                          Muito mais que poesia, é vida real,
                                              Jamais deve ser tratado como um sonho de louco,
                                                         Por isso torna o amor tão especial.

                               Amar, sentimento tão sublime e belo, díficil de explicar,
                                           Aquilo que dá sentido ao nosso viver,
                                                         Só amando para saber.

                                               Autor: Andrio Cardoso Pereira

                                        forte abraço, boa semana, até a próxima!!!!!!!

sábado, 23 de novembro de 2024

LIVRO: AZINCOURT- BERNARD CORNWELL


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Considerado um dos maiores escritores de romances históricos da atualidade, Bernard Cornwell  é autor de obras consagradas como Crônicas Saxônicas, As Crônicas de Artur As Aventuras de Sharpe, livros que são Best-Sellers em todo o mundo, sendo traduzido para 16 idiomas. Seus romances misturam estudos históricos, aventura e tons dramáticos, sendo grandiosas epopeias, retratando geralmente acontecimentos históricos acontecidos na Inglaterra, sua terra natal.
 Publicado em 2008, Azincourt conta a estória de um problemático jovem arqueiro inglês, que vira fora da lei após cometer um assassinato durante uma revolta, acaba parando na França, onde participa de uma das batalhas mais importantes da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), a de Azincourt, onde o exército inglês derrota o poderoso exército francês, mesmo com todas as adversidades climáticas e militares. para a criação do enrendo do livro foi utilizada fontes históricas e a peça Henrique V, escrita por Willian Shakespeare.
 Além de retratar um dos episódios mais épicos e dramáticos da Guerra dos Cem Anos, o livro mostra como era a vida de um soldado no período medieval, as estratégias militares, a derrota da aristocracia feudal, a brutalidade dos combates, o tratamento rude que a nobreza dava aos seus servos, a força e coragem das pessoas comuns durante a batalha, as adversidades climáticas como influência dos acontecimentos históricos e o comportamento da Igreja Católica, nobreza e militares, são as características históricas mais marcantes em todo o enredo.
 Sem apelar para a fantasia, Bernard Cornwell mostrou um visão muito particular dos fatos históricos retratados no livro, tornando-o muito realista e divertido, aproximando-se bastante das linguagens cinematográfica e historiográfica, levando o leitor imaginar as cenas de batalha e toda a aventura em cada página, tornando a leitura bastante prazerosa.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, boa leitura, até a próxima!!!

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

CINE HISTÓRIA: METROPOLIS (1927)




FICHA TÉCNICA

Título OriginalMetropolis 
Duração: 153 min.
Ano: 1927
Diretor:  Fritz Lang  
País:  Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Alemão/ Português e Inglês
Gênero: Ficção Científica/ Épico/ Suspense/ Aventura/ Drama
Temática: Robótica/ Escravização dos seres humanos/ Luta pela liberdade

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem.


COMENTÁRIO

Grande clássico do movimento Expressionismo Alemão,  Metrópolis impressiona pelo seu gigantismo e trama de apelo atemporal, usando dos melhores recursos tecnológicos existentes na época consegue passar sua emocionante mensagem de forma brilhante e genial, mesmo sendo um filme feito na era do cinema mudo e sendo preto e branco, sendo uma referência obrigatória em todos filmes de ficção científica que surgiram posteriormente.
 Sendo considerado o maior épico  de ficção cientifica até o surgimento da saga Star Wars, o filme tem uma trama bastante séria e complexa, com uso de de feitos especiais incríveis, como maquetes gigantescas que impressionam pela bela arquitetura, explosões, inundações, raios, sobreposições de imagens, destruições e os efeitos típicos de sombra e luz usados pelos cineastas expressionistas, além é claro da famosa luta do bem contra o mal, tendo um final surpreendente.
 Ambientada num futuro distópico e baseado no pensamento marxista, o filme é uma poderosa crítica ao capitalismo selvagem e aos males que ele traz as pessoas, tornando elas escravas dos poderosos e das máquinas, enquanto uma pequena elite desfrutava de toda tecnologia e de uma uma vida cheia de diversão e prazeres, sendo um contraponto bastante grande, já que na época em que estava sendo rodado, a Alemanha passa por uma enorme crise econômica e social, gerada com a derrotada na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ocasionando o surgimento do nazismo posteriormente.
 Nesse ambiente recheado de desigualdades sociais, tais como aconteciam na Alemanha, surge um conflito em busca de liberdade, sendo o grande ápice de Metrópolis, surgindo as impressionantes cenas da destruição da Cidade dos Trabalhadores,  apresentando de forma bem lúdica as lutas sindicais por melhores condições de trabalho em toda Europa no pós-guerra, gerando conflitos entre trabalhadores e órgãos de repressão, envolvendo dois jovens apaixonados que combatem um cientista diabólico e que está a serviço da elite opressora no filme.
 Além do conteúdo político e social, o filme traz uma visão muito avançada do futuro, baseada logicamente em gibis de ficção científica como os estrelados pelo personagem Buck Rogers, que era uma verdadeira febre em todo o mundo na década de 1920, tendo prédios de enorme imponência, computadores poderosos e principalmente, robôs com inteligência artificial, sendo o primeiro filme a retratar robótica de forma realista, além é claro de retratar de forma bem aventuresca e aterrorizante a velha batalha entre os homens e as máquinas.
 Considerado até hoje um filme cult, Metrópolis é um filme importante na História do cinema, estando presente em listas de melhores filmes de todos os tempos,  sendo sempre referenciado seja em outros filmes de ficção científica, desenho animados, gibis, em séries da televisão e até mesmo em clipes musicais, como Radio Gaga da banda inglesa Queen lançada em 1983, que traz cenas do filme e acrescenta outras inspiradas na trama, enfim, é um filme obrigatório tanto para quem gosta de filmes futuristas, de uma boa aventura, de filmes antigos ou que é simplesmente apaixonado por cinema, é um filme com o selo IMPERDÍVEL, pois tudo o que vemos hoje em relação a ficção científica, a efeitos especiais e visões sobre o futuro, iniciou com Metrópolis, por esses e outros motivos tornou-se um clássico do cinema. Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!!

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

SRS ESPECIAL: TURISMO EM SANTA ROSA DO SUL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Região composta por 15 municípios, o Vale do Mampituba/ Araranguá    é uma região bastante rica na questão de turismo, tendo paisagens encantadoras, a qual foi incluída no Geoparque Cânions do Sul, projeto que visa impulsar o turismo na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 Devido ser uma região conhecida internacionalmente pela grande cadeia de cânions, sendo tema de incontáveis matérias jornalísticas e documentários, nossa região é conhecida turisticamente como Caminho dos Canyons, por ser próxima tanto da serra como do litoral, proporciona ao turista uma grande variedade de opções de lazer, cultura, esportes e atividades festivas. 

  Para facilitar o estudo do estudo regional, abaixo uma pequena classificação dos tipos de turismo existentes em Santa Rosa do Sul, baseado também nos estudos que faço sobre os temas regionais.

Aventura: modalidade turística que prioriza prática de esportes radicais, trilhas ou atividades mais agitadas. Ex: Trilha da mata

Natureza-Rural: categoria que prioriza o contato com elementos naturais, seja no campo, serra ou litoral. Ex: Cachoeira da Peroba

Religioso-Histórico: modalidade que prioriza as questões da religiosidade e da História. Ex:  Capela São Pedro 

Cultural/ Gastronômico: prioriza a cultura, a culinária local e as festividades voltadas ao folclore ou cultura. Ex:  Polvilhana 

 Existem muitas outras modalidades de turismo existentes (lendas, esportivo, negócios, ETC), os citados são os que são mais fortes aqui em Santa Rosa do Sul, podendo servir de dica para o leitor fazer seus próximos passeios. Forte abraço, até a próxima!!!

 

Forte abraço, até a próxima!!!!!!!


quarta-feira, 20 de novembro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 3


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Encerando nossa série sobre a História do Brasil, hoje abordaremos o período republicano (1889-2024), do canal Oxê Humanas, confiram o vídeo acima, forte abraço até a próxima!!!!!!

terça-feira, 19 de novembro de 2024

CINE HISTÓRIA: AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (1972)




FICHA TÉCNICA

Título Original: Aguirre, der Zorn Gottes
Duração: 90 min.
Ano: 1972
Diretor: Werner Herzog 
País: Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Alemão e Português 
Gênero: Aventura/ Épico/ Drama Histórico
Temática: Conquista Espanhola na América Colonial/ Mito do Eldorado 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

No século XVI, algumas décadas após o fim do Império Inca, uma expedição espanhola segue em direção ao rio Amazonas em busca de ouro. Ameaças surgem de todos os lados, nada sai como planejado e o número de baixas só aumenta. Liderando o que sobrou do grupo está o insano Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski), impávido na obsessão de encontrar o Eldorado.

COMENTÁRIO

 Obra-prima dirigido pelo cineasta alemão Werner Herzog, Aguirre a Cólera dos Deuses é um dos filmes europeus mais impressionantes feitos nos anos 70, baseado em acontecimentos históricos reais, devido pela belíssima fotografia, como pela precisa reconstituição histórica, tornando-o um verdadeira proeza cinematográfica.
 Tendo um visual magnifico que exalta as belezas da selva amazônica peruana e maravilhosa trilha sonora feita pelo grupo alemão de música experimental Popol Vuh, o filme conseguiu brilhantemente vencer as dificuldades de produção devido ao baixo orçamento e os perigos de filmar no meio da floresta, sendo um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo.
 O que faz Aguirre a Cólera dos Deuses ser tão cultuado é a interpretação brilhante do ator Klaus Kinski, que interpreta Don Lope de Aguirre, um ensandecido conquistador espanhol, que por ambição, coloca toda a missão da Coroa Espanhola em risco, devido seu desejo insaciável de encontrar Eldorado, em busca de riqueza e glória.
 Ambientado no século XVI, o filme mostra aspectos dos primeiros anos da colonização espanhola, como as guerras de conquista, as dificuldades de se aventurar numa selva cheia de perigos, as conspirações organizadas por membros dessas expedições exploratórias, a ganância por riquezas e poder, a luta contra a natureza e a relação entre conquistadores e índios são temas que podem ser visualizados durante os 90 minutos desse obra de arte do cinema alemão.
 Outro aspecto importante que o filme aborda é o famoso mito do Eldorado, que seria uma cidade toda feita de ouro maciço e continha tesouros inimagináveis, segundo a lenda que os índios contavam aos conquistadores espanhóis, o que motivou a cobiça pela busca de riqueza e glória de muitos aventureiros, muitos dos quais colocaram as expedições de conquista numa viagem mortal e sem volta, como fez o personagem principal desse filme. FORTE ABRAÇO, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até  próxima!!!!

SESSÃO NOSTALGIA: JONNY QUEST


 Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande produção dos estúdios Hanna-Barbera na década de 60, Jonny Quest foi o primeiro desenho animado totalmente voltado para o público juvenil, sendo um grandioso sucesso, por ter aventuras bastante movimentadas,recheadas de ação e enredo bastante requintado.
 Criado pelo cartunista estadunidense Doug Wildley, o desenho estreou na televisão no dia 18 de setembro de 1964,  causando grande impacto pelos traços e animações bastante realistas, mesmo tendo apenas 26 episódios, foi um sucesso razoável nos Estados Unidos, mas fazendo muitíssimo sucesso em outros países do mundo, especialmente no Brasil. Houveram outras duas séries animadas com os personagens entre os anos 80 e 90, porém sem fazer sucesso, distanciando muito do enredo criativo e agitado da série original.
 Além da questão do realismo na animação, Jonny Quest inovou na temática nos desenhos animados, trazendo no enredo aventuras como espionagem, corrida espacial, questões bélicas, expedições científicas, alta tecnologia, avanços científicos, revanchismo nazista, contato com seres extraterrestres, aparição de monstros mitológicos, arqueologia, descoberta de civilizações antigas e místicas, tudo conforme o contexto histórico da Guerra Fria, que estava no auge na época em que o desenho foi produzido.
 Assistindo ao desenho, percebe-se uma nítida influência do cinema nas aventuras de Jonny Quest e sua turma (Dr Benton Quest, Roger Bannon, Hadji e Bandit) especialmente a dos documentários científicos realizados pelo cineasta e oceanógrafo francês Jacques Cousteau, também dos gibis do personagem Tintim, criado pelo cartunista belga Hergé, além é claro dos livros de ficção científica e de ciências, filmes de terror, séries de televisão e mitos bem típicos criados pela paranoia durante a Guerra Fria.
 Mesmo com quase  60 anos de existência, Jonny Quest é um desenho que não perdeu seu charme, continuando a encantar, tanto por suas aventuras agitadas como pelo contexto histórico por trás de toda  a trama, tornando-o um grande clássico dos desenhos animados da Hanna-Barbera.

Grande abraço, até a próxima.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

TEA EM PAUTA: USO CORRETO DO TERMOS PARA SE REFERIR AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


 

 Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Na postagem de hoje de nossa coluna, iremos trazer uma matéria do jornal Correio do Sul, que fala sobre a importância de usar os termos corretos para se referir as pessoas com deficiência, evitando termos capacitistas e preconceituosos, confiram o link abaixo, forte abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!

domingo, 17 de novembro de 2024

POEMA: AS FLORES DA POESIA



 O tempo traz os poemas certos,
Rimas e versos livres com muita precisão,
Apelos pelo paz mundial,
Sonhos extremamente loucos,
A busca por um grande amor,
O desejo por melhorias na sociedade,
Relato de suas experiências e sentimentos,
Exaltação as coisas boas da vida,
A crítica aos males que afligem o mundo,
Enfim, a mente de um poeta é um imenso jardim,
Onde existe encanto e mistério,
Poucos conseguem descrever,
O poeta é o jardineiro, e seus versos belas flores.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!

sábado, 16 de novembro de 2024

LIVRO: GRANDES ESPERANÇAS- CHARLES DICKENS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


  Sendo um dos escritores mais populares da Inglaterra de todos os tempos, Charles Dickens (1812-1870) dispensa apresentações, escreveu romances que demonstraram as mudanças ocorridas na sociedade inglesa com a chegada da Revolução Industrial, retratando os marginalizados e as crianças, usando do humor e do drama, retratando seus personagens em forma de caricatura e bastante otimista em todos os sentidos.
 Publicado em 1861, Grandes Esperanças é uma obra-prima de Charles Dickens, retrata as aventuras e desventuras de um jovem, o qual enfrenta uma grande ascensão na sociedade inglesa da era vitoriana, mas acaba se envolvendo numa trama cheia de alegrias, traições e reviravoltas, retratando de forma bastante sincera a sociedade inglesa da segunda metade do século XIX, um clássico inesquecível.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOA SEMANA, até a próxima!!!   

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CINE HISTÓRIA: GLADIADOR (2000)




FICHA TÉCNICA

Título Original Gladiator
Duração: 160 min.
Ano: 2000
Diretor: Ridley Scott
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/Épico/ Ação/Guerra/ Drama/ 
Temática: Roma Antiga

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.


COMENTÁRIO

 Emocionante épico dirigido por Ridley Scott, Gladiador é uma superprodução do cinema hollywoodiano que retrata com uma impressionante riqueza de detalhes as famosas lutas de gladiadores que aconteciam no Império Romano, de forma crua e movimentada, sendo vencedora de 5 Oscars e 2 Globos de Ouro, um sucesso de bilheteria estrondoso.
 Mesmo sendo um tema já trabalhado em diversas produções cinematográficas, Gladiador é um filme inovador em vários aspectos, uniu a mais alta tecnologia em computação gráfica e cenários naturais gigantescos, além de retratar de forma realista e sanguinolenta as batalhas entre gladiadores, mas que alguns aspectos lembra os antigos épicos de Hollywood como Demétrius e os Gladiadores, Quo Vadis Ben Hur.
 Conhecido por criar épicos requintados, Ridley Scott usou muita das fontes históricas para recriar uma trama cheia de ação, aventura e emoção, apresentando os bastidores do poder romano, as intrigas palacianas, a escravidão, os costumes romanos, o expansionismo militar, as lutas contras os povos bárbaros e a terrível rotina dos gladiadores.
 Uma das características mais lembradas do filme é a famosa política do pão e circo, que consistia em dar diversão e comida, no intuito de evitar que o povo se rebelasse contra o império, os iludindo com atividades esportivas violentas em grandes estádios, especialmente as lutas de gladiadores, exibição de animais exóticos e corridas de bigas. De todos estádios existentes, o que ficou mais conhecido foi o Coliseu em Roma, que foi retratado de forma esplendida no filme.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA  até a próxima.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

SRS ESPECIAL: PATRIMÔNIOS 06 INSTITUTO CULTURAL RUA DO FOGO

 


Olá caros leitores tudo bem com vocês? 

Seguindo nossa série sobre os patrimônios históricos e culturais de Santa Rosa do Sul,  hoje iremos apresentar o Instituto Cultural Rua do Fogo,  confiram acima forte abraço até a próxima!!!!!!

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 2


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Seguindo nossa série sobre a História do Brasil, hoje abordaremos o período imperial (1822-1889), video produzido pelo canal Entender, confiram acima, forte abraço, até a próxima!!! 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: MANCHETE


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quem lembra do símbolo na figura acima? Foi sem dúvida uma das emissoras da televisão brasileira mais populares nas décadas de 80 e 90, tendo uma programação diferenciada, vencendo muitas vezes outras emissoras nos índices de audiências, logicamente que estou falando da nostálgica Rede Manchete, a qual marcou época na História da telecomunicação brasileira.
 Entrando no ar no dia 05 de junho de 1983, a Manchete foi fundado por Adolpho Bloch, sendo a primeira transmissão um discurso do fundador, mostrando como seria a programação da emissora, logo após iniciando aquele que seria o primeiro programa, Mundo Mágico.
  Desde suas primeiras transmissões, a Rede Manchete mostrava o porque ser uma emissora bastante competente, sendo capaz de se modificar com a passagem do tempo, fazendo uma programação que agradava todos os públicos, chegando a níveis de audiência altos, vencendo inclusive emissoras grandes como SBT e Globo inúmeras vezes.
 Um dos grandes carros-chefes dessa emissora foram as novelas e minisséries, que geralmente retravam acontecimentos históricos, temas místicos, políticos, ou regionalistas, como Pantanal, Xica da Silva, BridaAna Raio & Zé Trovão, Kananga do JapãoIlha das BruxasDona Beija, Mãe de Santo, O Guarani Mandacaru são lembradas nostalgicamente por muitos fãs, tanto pelas tramas envolventes como pela qualidade dessas produções.
 Mas o grande fator que ajudou a popularizar a Rede Manchete foi sem dúvida a exibição de animes e series de super heróis japoneses (tokusatsus), que marcaram época e conquistaram uma verdadeira legiões de fãs em todo o país, sendo a emissora que abriu as portas para a cultura japonesa na televisão brasileira, sendo esse o maior legado deixado pela emissora. Quem não se lembra de Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurai Warriors, Jaspion, Changeman, Jiraya, Yu Yu Hakusho, Super Campeões e tantos outros que fizeram um tremendo sucesso com o público infanto-juvenil entre os anos 80 e 90. 
Mesmo com o sucesso de audiência, infelizmente a Rede Manchete não aguentou as crises econômicas que teve, encerrando suas atividades no dia 10 de maio de 1999, deixando muitas saudades.

Grande abraço, até a próxima!!!
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

TEA EM PAUTA: ENTREVISTA DE MARCOS PETRY

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Gravação do programa Caldeirão com Mion em fevereiro, mostra a apresentação e entrevista de Marcos Petry, um dos maiores influenciadores sobre  autismo no Brasil, onde contou sua trajetória de vida e também cantou Maluco Beleza de Raul Seixas, confiram essa linda matéria acima, grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!   

domingo, 10 de novembro de 2024

POEMA: AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA


 
Amanhã vai ser outro dia,
As lágrimas deixaram de rolar,
Tudo ficará melhor, pode acreditar,
Comece desde já esbanjar alegria.

Estou ouvindo os pássaros,
Não temos tempo para futilidade,
Que dia lindo, vamos aproveitar,
Passear, rir, divertir de verdade.

Busque a paz, alegria e o amor,
Venha ser feliz,
Acabou o período da dor.

Prefiro ser um otimista,
Pois quem acredita num mundo melhor e na verdade,
Automaticamente encontrará a felicidade.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!   

sábado, 9 de novembro de 2024

TEA EM PAUTA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA ESCOLA (MATÉRIA REDE VIDA 2019)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Matéria apresentado no programa Jornal da Vida do dia 24/05/2019 na emissora Rede Vida, fala sobre a importância das escolas adotarem práticas inclusivas com as pessoas com deficiência, confiram o vídeo acima, forte abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

CINE HISTORIA: 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)




FICHA TÉCNICA

Título Original: 2001: A Space Odyssey
Duração: 142 min.
Ano: 1968
Diretor: Stanley Kubrick
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Ficção Científica/ Aventura/ Épico
Temática: Corrida Espacial/ Guerra Fria/ Relação Homem versus Máquina/ Comunicação.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

COMENTÁRIO

  Contando a trajetória da humanidade na pré-história na Terra até um futuro próximo no espaço, 2001 é um grandioso espetáculo cinematográfico encantador, realizado por Stanley Kubrick, baseado no livro de ficção científica escrito por Arthur C. Clarke, que também foi roteirista desse clássico do cinema.
   Produzido em meio a Corrida Espacial e a Guerra Fria, esse filme tem uma estrutura que lembra os antigos filmes épicos, tendo abertura, intervalo e encerramento, e ser dividido em atos, como fosse uma grande ópera, tornando ainda mais grandioso.
 Na abertura do filme, Kubrick nos leva a pré-história, nos apresentado os nossos ancestrais, como eles viviam, os perigos que enfrentavam, e como ele deixou de ser vítima de outros hominídeos e da natureza, para ser transformador dela, e milhares de anos depois, conquistar o espaço, criando super computadores e seres de inteligência artificial.
   Em vários momentos do filme, além do alinhamento dos planetas, surge um misterioso monólito que parece monitorar os passos do homem no universo, sempre trazendo novos enigmas sobre o destino da humanidade e sobre uma possível presença de seres inteligentes em outros planetas do sistema solar, que sempre estão ajudando nos estágios evolutivos humanos.
 Como toda boa obra de ficção científica, 2001 profetizou inúmeras inovações tecnológicas, como os computadores dotados com inteligência artificial, a vídeo-conversa, que se assemelha muito ao atual MSN, que seriam concretizado décadas depois. Além disso, a chegada do homem a Lua aconteceu de fato um ano depois da produção do filme ser concretizado, também a união de Estados Unidos e Rússia em projetos científicos, que na época eram rivais, dão um tom profético ainda maior do que iria acontecer futuramente
   O computador HAL 9000, personagem dublado por Douglas Rain, é uma máquina dotada de inteligência artificial, que de início se mostra ser carismática e esperta, acaba se tornando diabólica e assassina, ao saber que será desligada, achando-se injusto, pois ela acredita ser muito mais inteligente que os seres humanos, quase um Deus. Com esse personagem, Kubrick quer nos mostrar o velho conflito entre homem e a máquina, fazendo uma poderosa crítica a tecnologização exagerada, mas ao mesmo tempo faz um elogio as inovações tecnológicas.
 Questões existências humanas como vida, morte, passado e futuro são apresentados no decorrer da obra, inclusive nas cenas finais, aonde todo enigma por trás do filme se revela com força, mas não totalmente, pois a existência da humanidade é um mistério infinito.
 Além de um belíssimo espetáculo visual, com efeitos visuais espetaculares, vencedores do Oscar, a trilha sonora é outro show a parte, que mistura trechos de música clássica (Danúbio azul Assim Falou Zaratustra de Strauss), corais experimentais e orquestrais espaciais, dando um ar de mistério e beleza a cada trecho do filme, tornando-o de fato numa ópera.
   Há muitas questões que podem ser trabalhadas e discutidas dentro desse filme, por isso vou deixar um link aqui de um site que tem vídeos (tem versão em diversos idiomas, inclusive português) que explicam com uma riqueza de detalhes impressionantes do filme, que muitas vezes passam despercebidos, mas aviso de antemão: o melhor é assistir ao filme antes, para não estragar a surpressa, fica aí o link: http://www.kubrick2001.com/ boa viagem. Somente Stanley Kubrick para nos fazer sonhar e nos fazer ficar admirados com todos os mistérios do universo. BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

SRS ESPECIAL: BIOGRAFIA DE JOSÉ PEREIRA DA ROSA

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Na postagem de hoje, vamos trazer a biografia do segundo prefeito de Santa Rosa do Sul, José Pereira da Rosa (1947-2011), confiram acima, forte abraço, até a próxima!!!!!

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

LIVRO: A CARTOMANTE- MACHADO DE ASSIS


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande escritor da literatura brasileira, Machado de Assis (1839-1908) dispensa qualquer apresentação, venceu o preconceito e uma situação social complicada para ser um dos escritores mais estudados e admirados do Brasil, escrevendo textos, peças de teatro, poemas, romances, artigos e crônicas, além de ajudar na criação da Academia Brasileira de Letras, sendo aclamado presidente perpetuo em 1897, autor de obras como Helena, Quincas Borbas e tantas outras.
 Publicado pela primeira vez em 1884 no jornal Gazeta de NotíciasA Cartomante é um conto que retrata através de uma trama cheia de mistérios e traições toda a hipocrisia da sociedade carioca da segunda metade do século XIX, revelando todos os vícios e manias com aquele humor bem sombrio e característico de Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!! 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: TEX




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Você conhece o cowboy da figura acima? Ele é considerado um dos personagens de histórias em quadrinhos do gênero faroeste mais conhecidos no mundo inteiro, tendo gibis sendo publicados até nos dias de hoje, sempre lembrado por suas aventuras eletrizantes, estou falando logicamente de Tex Willer, o Texas Ranger mais famoso do Velho Oeste.
Criado em 1948 pelos cartunistas italianos Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, inspirados logicamente na literatura e cinema de faroeste, criaram um personagem inesquecível, defensor da justiça, habilidoso tanto com armas de fogo e na luta corporal, inteligente, bem humorado, cavaleiro, otimista e protetor dos injustiçados, sempre enfrentando criminosos por todo o Velho Oeste dos Estados Unidos, sempre tendo ajuda de seu fiel companheiro, Kit Carson, mas também recebe ajuda dos Texas Rangers, de povos indígenas e de outras pessoas.
 Ambientado nos Estados Unidos da segunda metade do século XIX, os gibis de Tex são recheadas de acontecimentos históricos reais como a marcha para o Oeste, a dizimação dos povos indígenas, a Guerra Civil Americana, o fim da escravidão, a proliferação da criminalidade, o início da industrialização, o surgimento das grandes cidades americanas, os conflitos com o México, os costumes dos índios, a vida de vaqueiro e agricultor, o comportamento do exército, além da própria figura dos Texas Rangers daquele tempo, são temas bastante comuns nos gibis.
 Sendo feita com muitas informações históricas bastante precisas, as aventuras de Tex são recheadas de grandes momentos de ação, comédia e dramaticidade, como é um bom filme de faroeste, que alais, somente uma única vez as aventuras de Tex foi adaptada para o cinema, em 1985, com atuação do inesquecível Guiliano Gemma no clássico Tex e o Senhor do Abismo, que felizmente foi lançado no brasil em VHS e encontra-se com facilidade no Youtube tanto dublado como legendado, para a alegrai dos fãs, que sempre aguardam novidade desse personagem inesquecível e que estará sempre presente no coração de quem gosta de gibis.  Grande abraço, até a próxima!!!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 1


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Vídeo do canal Entrando na História, o qual fala sobre o Brasil colonial (1500-1822), sendo a primeira parte da série sobre a História do Brasil, forte abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!


domingo, 3 de novembro de 2024

POEMA: MUITA BOBAGEM


 

Hoje em dia,  existe muita bobagem,
Seja na rua, televisão, rádio, jornais, na internet,  até mesmo perto da gente,
Em todo lugar se fala bobagem, tanto que muitos já se acustumaram,
Basta  falar algo, pode ser a maior mentira, acredita,
Portanto, não devemos engolir qualquer coisa,
Não ir atrás de qualquer estorinha da carochina,
Evitar reproduzir porcarias que dizem por aí,
Ver tudo com olhar de seriedade,
Assim evitaremos propagação de besteiras,
E viveremos mais tranquilos.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, forte abraço, até a próxima!!!!!!!

sábado, 2 de novembro de 2024

CINE HISTÓRIA: TRÓIA (2024)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Troy 
Duração: 163 min.
Ano: 2004
Diretor: Wolfgang Petersen 
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Ação/ Guerra/ Romance Dramático 
Temática: Grécia Antiga/ Guerra de Tróia/ Mitologia Grega

SINOPSE (Fonte: Porta Curtas)

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

COMENTÁRIO

Inspirada livremente nas obras de Homero, A Ilíada A Odisseia, esse filme pode ser trabalho especificamente a Guerra de Tróia, possui um enredo bem movimentado, recheado de grandes atores no elenco, mas que contém diversos aspectos da vida militar dos gregos e troianos.
Deixando um pouco de lado os aspectos mitológicos das obras de Homero, o filme se prende ao realismo de batalhas sangrentas e na História oficial, sem abrir mão da aventura e romance, tendo um resultado fascinante.
As questões existenciais como o amor, ódio, perdão e vingança podem ser discutidos através das personagens centrais do filme, Paris, Helena, Menelau, Príamo, Heitor, Agamenon, e especialmente Aquiles, cujo esses comportamentos acabaram levando gregos e troianos a uma guerra sangrenta.
O espectador também podem analisar as cenas de batalhas, como eram as armas, as armaduras, as embarcações de combate, os acampamentos militares, as estratégias criados por gregos e troianos para se defender e atacar, e a crueza dos combates daqueles tempos.
Mesmo tendo uma abordagem mais próxima das versões historiográficas, os mitos homéricos aparecem no filme, inclusive na questão da vulnerabilidade de Aquiles apenas nos calcanhares e, em especial, no cavalo de madeira que os gregos fizeram para entrar e tomar Tróia.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!!!!

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

LIVRO: A HORA DO ESPANTO- J. EDGAR HYDE


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
 
 Gênero literário bastante popular nos mais variados públicos, o terror tem forte apelo no público juvenil e vem consolidando cada vez mais a cada ano que passa, seja releituras em quadrinhos de grandes clássicos como Frankenstein, Drácula e Médico e o Monstro, livros de novos autores que são adaptados para a tela de cinema ou baseados em franquias famosas do cinema ou games.
Série juvenil publicada por Edgar J. Hyde desde 2015, A Hora do Espanto traz estórias misturando terror com aventura e ficção científica, tendo estórias com muito mistérios e sustos, além de fazer referências aos grandes clássicos do cinema e da literatura de terror, além de passear por estórias com fantasmas, casas mal-assombradas, vampiros, organizações secretas, monstros, serial killers e muito mais, tudo escrito de maneira ágil, de fácil entendimento e conforme o gosto da garotada.
 
Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, BOA LEITURA, até a próxima !!!!!