quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FILME: GLADIADOR (2000)




FICHA TÉCNICA

Título Original Gladiator
Duração: 160 min.
Ano: 2000
Diretor: Ridley Scott
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/Épico/ Ação/Guerra/ Drama/ 
Temática: Roma Antiga

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.


COMENTÁRIO

 Emocionante épico dirigido por Ridley Scott, Gladiador é uma superprodução do cinema hollywoodiano que retrata com uma impressionante riqueza de detalhes as famosas lutas de gladiadores que aconteciam no Império Romano, de forma crua e movimentada, sendo vencedora de 5 Oscars e 2 Globos de Ouro, um sucesso de bilheteria estrondoso.
 Mesmo sendo um tema já trabalhado em diversas produções cinematográficas, Gladiador é um filme inovador em vários aspectos, uniu a mais alta tecnologia em computação gráfica e cenários naturais gigantescos, além de retratar de forma realista e sanguinolenta as batalhas entre gladiadores, mas que alguns aspectos lembra os antigos épicos de Hollywood como Demétrius e os Gladiadores, Quo Vadis e Ben Hur.
 Conhecido por criar épicos requintados, Ridley Scott usou muita das fontes históricas para recriar uma trama cheia de ação, aventura e emoção, apresentando os bastidores do poder romano, as intrigas palacianas, a escravidão, os costumes romanos, o expansionismo militar, as lutas contras os povos bárbaros e a terrível rotina dos gladiadores.
 Uma das características mais lembradas do filme é a famosa política do pão e circo, que consistia em dar diversão e comida, no intuito de evitar que o povo se rebelasse contra o império, os iludindo com atividades esportivas violentas em grandes estádios, especialmente as lutas de gladiadores, exibição de animais exóticos e corridas de bigas. De todos estádios existentes, o que ficou mais conhecido foi o Coliseu em Roma, que foi retratado de forma esplendida no filme.

Um grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário