segunda-feira, 29 de julho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CIDADÃO-ZÉ GERALDO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Cantor pouco conhecido da MPB, Zé Geraldo tem como marcas registradas por ser um artista totalmente independente das grandes gravadoras e por escrever letras com temas político-socais. Começou a carreira nos anos 70, cantando em inglês, mas somente em 1979 gravou seu primeiro álbum Terceiro Mundo, o qual contém a canção Cidadão, escrita por  Lúcio Barbosa, tornando seu maior sucesso, inclusive ganhando diversas regravações por diversos artistas dos mais variados gêneros musicais. Abaixo está um vídeo feito da canção, ouçam com atenção a letra, confiram:


 A canção Cidadão conta a estória de um retirante do nordestino, que vem para o sul ou sudeste do Brasil em busca de melhores de vida, trabalhando na construção civil, mas acaba se deparando com o preconceito das pessoas e com uma realidade social muito pior do que a vivia anteriormente. A música é uma crítica forte a hipocrisia sociedade brasileira, ao preconceito e aos males que a população mais carente sofre, devido ao descaso das autoridades sociais e políticas, continuando tão atual como na época em que foi lançada.

Um grande abraço, tudo de bom, BOA SEMANA, abraço.   

domingo, 28 de julho de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: II TRILHA DA MATA (2013)




Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Aconteceu no dia 28/07 em Santa Rosa do Sul, a segunda edição da Trilha da Mata, agitando toda a cidade em um belo domingo de sol. Organizado pelos Trilheiros da Mata, o evento contou com a participação de centenas de motoqueiros, que fizeram trilhas pelas principais estradas do interior de Santa Rosa do Sul, atraindo uma multidão gigantesca de apaixonados por motos e por adrenalina. Abaixo confiram um pequeno vídeo feito por mim, dando uma dimensão da grandiosidade do evento, confiram: 



Quero parabenizar a toda organização todo evento, estava maravilhoso e bastante divertido, mandar uma abraço a toda galera que participou da trilha, eventos como esse tem que ser valorizado, pois além de ser uma prática esportiva saudável, a Trilha da Mata traz muita gente ao município e gera renda, portanto apoie e incentive práticas esportivas a todas as pessoas.

Um grande abraço, boa semana, tudo de bom.

sábado, 27 de julho de 2013

DIGA NÃO A SUPERFICIALIDADE (CULTURA DE PAZ)



Diga não a superficialidade,
Não deixe ser escravizado,
Por falsos sonhos e modismos,
Seja autentico sempre e inteligente.

Diga não a ideologia do desapego,
Não precisa passar pro cima de tudo e de todos,
Deixe de ser egoísta, corrupto e mau educado,
Seja apegado com a vida e em fazer o bem.

Diga não a todo tipo de maldade,
Pois ela leva a total destruição,
Ajude o mundo criar uma cultura de paz,
DIGA SIM A VIDA.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA A TODOS







sexta-feira, 26 de julho de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL- CURSO DE ORATÓRIA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu em nosso município nos dias 16, 17 e 18 de julho, o curso de Oratória, Comunicação e Técnicas de Apresentação, ministrado pelo palestrante Giovani Zanetta, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Rosa do Sul, realizado no auditório do CDL.
 Através de dinâmicas bastante divertidas e dicas interessantes, o curso de Oratória mostrou a importância de saber falar bem em público nos dias de hoje, indo além da questão de ter uma voz bonito e ter palavras bonitas na ponta da língua, mas sim de comportamento e de saber utilizar corretamente essas técnicas, trazendo benefícios tanto em seu trabalho, estudo e até mesmo na vida social e sentimental.  
  Abaixo confiram uma reportagem muito bacana feita pelo CDL, mostrando um pouco de como foi o curso, inclusive tendo depoimentos de todos os participantes, falando sobre a importância da Oratória, especialmente o palestrante Giovani Zanetta, comprovando que o evento foi um grande sucesso. 


Sem dúvida, o curso de Oratória foi uma grande iniciativa do CDL ao povo de Santa Rosa do Sul, tive a honra de participar, gostei bastante, sai bastante satisfeito e motivado, acredito que todos colegas que participaram compartilham da mesma idéia. Parabéns ao palestrante Giovani Zanetta, e especialmente ao CDL por trazer esse evento ao nosso município, esperamos que novos eventos como esse aconteçam novamente em Santa Rosa do Sul, oportunizando a outras pessoas realizarem esse importante curso para os dias de hoje, vindo de encontro aquela frase do saudoso Chacrinha: QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TROMBICA. 

Um grande abraço, bom fim de semana, tudo de bom, até a próxima.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CANÇÃO DO MAR- DULCE PONTES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Conhecida mundialmente por unir ritmos tradicionais e folclóricos portugueses com música contemporânea, Dulce Pontes é uma das cantoras mais populares de Portugal atualmente, considerada a sucessora da de Amália Rodrigues (1920-1999), que ficou mundialmente conhecida como A Rainha do Fado, um símbolo da cultura portuguesa.
 Lançada em 1993 no álbum Lágrimas, Canção do Mar é um dos maiores sucessos cantados por Dulce Pontes, é um fado (música típica portuguesa) com influências de músicas contemporânea e árabe, sendo de uma beleza emotiva e dramática, dando um ar de atemporalidade a música. Vale frisar que Canção do Mar é uma regravação de um sucesso antigo de Amália Rodrigues. A canção serviu de tema para a telenovela As Pupilas do Senhor Reitor, exibida no SBT em meados da década de 90.
 Como o título já indica, a música fala sobre o mar, sobre a influência dele na vida das pessoas, comparando com a solidão daqueles que tem um amor que vive distante. Como todos sabem, o povo português tem uma ligação cultural muito forte com o mar, sentida desde o período das Grandes navegações (séculos XV e XVI) até os dias de hoje.
 Quero dedicar essa música a todos descentes e portugueses de nascença, é uma singela homenagem a todo povo português, o qual tem forte influência na cultura brasileira. Assistam acima o belíssimo clipe de Canção do Mar e abaixo está a letra, para todos poderem entender a música. Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

CANÇÃO DO MAR  

Fui bailar* no meu batel*
Além do mar cruel
E o mar bramindo*
Diz que eu fui roubar
A luz sem par
Do teu olhar tão lindo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo.  
*Bailar- Dançar
* Batel-  Pequeno barco
* Bramindo- Rugir, Gritar, Forte Ruído   

sábado, 13 de julho de 2013

DIA MUNDIAL DO ROCK


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje no mundo inteiro comemora-se o Dia Mundial do Rock, havendo muita programação especial nas casas noturnas, bares, canais de televisão, emissoras de rádio, homenageando os monstros sagrados do Rock'N'Roll. 
 Diferentemente dos outros anos, em que fazia homenagens as bandas que eu mais gosto, esse ano o Blog do Professor Andrio vai abrir espaço a cinco bandas de Rock da região sul de Santa Catarina, mostrando o potencial artístico que temos aqui. Quero pedir desculpa as demais bandas que não estão aqui presentes, em outras oportunidades estarei divulgando aqui trabalho de vocês. fiquem agora com o som de:

Velhos Batutas- Noite D

Anônimos da Silva- Longa Estrada

Rapa Daki- Ideologia e Outras Canções

Cassandra 23- Vagabundo Confesso

Tormenta- Emotions

FELIZ DIA MUNDIAL DO ROCK A TODOS, UM GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA.




sexta-feira, 12 de julho de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA (12/07/2013)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul na manhã dessa sexta-feira (12/07) a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, reunindo artistas, professores, funcionários públicos e apaixonados pela cultura.
 Trazendo como tema "Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do Sistema Nacional de Cultura", a Conferência municipal vem de encontro com as conferências estadual e nacional, que aconteceram em setembro e novembro respectivamente, dividindo os debates em quatro eixos, estabelecendo prioridades municipais, estaduais e federais na área cultura. Os eixos debatidos foram:

  1. Implementação do Sistema Nacional de Cultura
  2. Produção Simbólica e Diversidade Cultural (Eixo o qual eu participei)
  3. Cidadania e Direitos Culturais
  4. Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
Os debates transcorreram num clima muito amistoso e criativo, onde todos tiveram a oportunidade de expressar suas idéias, tendo um resultado bastante positivo e gratificante, havendo aprovação unânime daquilo que foi mostrado. Dentre as idéias que apareceram, as mais comuns foram:
  • ·         Criar uma comissão municipal de cultura;
  • ·         Formar agentes culturais;
  • ·         Reativar definitivamente a biblioteca pública municipal;
  • ·         Incentivar festivais culturais nas escolas e no município;
  • ·         Oportunizar que todos os poetas, escritores, bandas musicais, grupos de dança ou folclore e outras manifestações culturais de nosso município possam divulgar seus trabalhos;
  • ·         Criar uma casa da cultura disponibilizando gratuitamente a toda a população cursos, oficinas, espaços para a pesquisa histórica e cultural (arquivo e museu), além de proporcionar eventos, shows e espetáculos culturais;
  • ·          Injetar mais atrações e eventos culturais na programação da Polvilhana;
  • ·         Conseguir apoio do comércio, escolas e todas outras entidades presentes no município;
  • ·         Promover eventos culturais mensais e anuais;
  • ·         Pressionar e apoiar o Congresso Nacional aprovar a PEC 150, que destina verbas a cultura.
No fim da conferência, foi escolhidos pessoas para fazerem parte da delegação que irá participar da Conferência Estadual de Cultural, que acontecerá em setembro em Florianópolis. Eu fui escolhido para fazer parte, fiquei imensamente felizmente por fazer parte da delegação e por ser convidado para participar desse evento, que será, com toda certeza um marco para a cultura de Santa Rosa do Sul.
     Um grande abraço a todos, um bom fim de semana a todos, até a próxima.









quinta-feira, 11 de julho de 2013

LIVRO: CULTURA BRASILEIRA UTOPIA E MASSIFICAÇÃO (1950-1980)- MARCOS NAPOLITANO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Doutor em História Social pela USP, o professor e historiador Marcos Napolitano é um entusiasta do uso da cultura, televisão, cinema, música e das fontes históricas nas salas de aula, tendo inúmeros artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles Como Usar o Cinema na Sala de Aula e Como Usar a Televisão em Sala de Aula.
 Publicado pela primeira vez em 2004, o livro Cultura Brasileira: Utopia e Massificação (1950-1980) retrata a História da cultura brasileira e a sua transformação desde os anos 50 até a década de 80, apresentando o impacto e influências dessas transformações culturais no Brasil dos dias atuais.
 Além de fazer um panorama de tudo o que aconteceu na área cultural nesse período, Napolitano apresenta como pano de fundo as mudanças políticas e sociais no Brasil, inclusive no período do Regime Militar (1964-1985), que influenciou diretamente na produção cultural brasileira, mesmo havendo períodos de intensa censura e perseguições.
 Sem ser ideológico e sendo bastante objetivo, o livro apresenta os dois lados da moeda da cultura brasileira, mostrando os principais movimentos culturais nacionais no rádio, televisão, jornal, cinema, teatro, música e artes plásticas nos 30 anos que a obra cobre, sempre tendo como objetivo de detalhar com precisão o caleidoscópio que é a cultura brasileira.
 Além disso, Napolitano coloca no livro todo material de pesquisa tanto no enredo do livro como na bibliografia usada por ele (discos, filmes, livros, etc), os quais merecem ser vistos, ouvidos e lidos, pois são de extrema importância para entender o contexto trabalhado na oba e poder ver as influências da cultura dos anos 50 e 80 na sociedade brasileira de hoje, um livro imperdível.

Um grande abraço, boa leitura, até a próxima.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA- NOITE D- VELHOS BATUTAS


Olá caros leitores, tudo bem?

Banda surgida em março de 2012, na cidade de Sombrio, Velhos Batutas tem na sua formação músicos experientes, os quais tocaram em diversas bandas que fizeram a História da música na região. O repertório da banda é o Rock'N'Roll, contemplando os mais variados subgêneros do Rock, fazendo cover de canções nacionais e internacionais  sempre de maneira original e muito própria. Os integrantes dos Velhos Batutas são: Romildo (Guitarra), Amarildo (Guitarra), Rodrigo (Baixo), Edmilson (Violão/ Guitarra), Sander (Vocal) e Reginaldo (Bateria).

 Depois de meses realizando shows (Santa Rosa do Sul, Sombrio e Balneário Gaivota) e ensaios, no dia 15 de junho, os Velhos Batutas lançam oficialmente em show realizado durante a festa de Santo Antônio de Pádua em Sombrio, sua primeira música própria, Noite D, escrita pelo vocalista Sander Padilha, inspirada na sua grande paixão, carros antigos.
 A letra é uma homenagem ao Clube do Opala Catarinense e também aquelas pessoas que são apaixonadas por carros antigos, corridas de carro e especialmente ao velho Opala, primeiro carro de passeio fabricado no Brasil, produzido de 1968 a 1992, um clássico dos automóveis brasileiros. Acima está o clipe oficial da música, é só aumentar o som, clicar e curtir o Rock dos Velhos Batutas.
 Quero aproveitar para mandar um grande abraço a todos integrantes da banda Velhos Batutas e dar parabéns pelo belíssimo trabalho que estão desenvolvendo, muito sucesso, o Blog do Professor Andrio estará sempre de portas abertas a vocês e a todas bandas da região.

Um grande abraço, boa semana, até a próxima.