segunda-feira, 15 de julho de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CANÇÃO DO MAR- DULCE PONTES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Conhecida mundialmente por unir ritmos tradicionais e folclóricos portugueses com música contemporânea, Dulce Pontes é uma das cantoras mais populares de Portugal atualmente, considerada a sucessora da de Amália Rodrigues (1920-1999), que ficou mundialmente conhecida como A Rainha do Fado, um símbolo da cultura portuguesa.
 Lançada em 1993 no álbum Lágrimas, Canção do Mar é um dos maiores sucessos cantados por Dulce Pontes, é um fado (música típica portuguesa) com influências de músicas contemporânea e árabe, sendo de uma beleza emotiva e dramática, dando um ar de atemporalidade a música. Vale frisar que Canção do Mar é uma regravação de um sucesso antigo de Amália Rodrigues. A canção serviu de tema para a telenovela As Pupilas do Senhor Reitor, exibida no SBT em meados da década de 90.
 Como o título já indica, a música fala sobre o mar, sobre a influência dele na vida das pessoas, comparando com a solidão daqueles que tem um amor que vive distante. Como todos sabem, o povo português tem uma ligação cultural muito forte com o mar, sentida desde o período das Grandes navegações (séculos XV e XVI) até os dias de hoje.
 Quero dedicar essa música a todos descentes e portugueses de nascença, é uma singela homenagem a todo povo português, o qual tem forte influência na cultura brasileira. Assistam acima o belíssimo clipe de Canção do Mar e abaixo está a letra, para todos poderem entender a música. Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

CANÇÃO DO MAR  

Fui bailar* no meu batel*
Além do mar cruel
E o mar bramindo*
Diz que eu fui roubar
A luz sem par
Do teu olhar tão lindo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar contigo.  
*Bailar- Dançar
* Batel-  Pequeno barco
* Bramindo- Rugir, Gritar, Forte Ruído   

Nenhum comentário:

Postar um comentário