terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CINE HISTÓRIA: ÁTILA, O HUNO (2000)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Attila the Hun
Duração: 177 min.
Ano: 2000
Diretor: Richard Lowry
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Guerra/ Drama
Temática: Povos Bárbaros/ Fim do Império Romano

SINOPSE (Fonte: Cineplayers)

 A história gira em torno de Átila e conta como foi a sua caminhada para tornar-se um dos maiores líderes da história. Com seus pais mortos no início do filme, ele é criado pelo seu tio, que já tem um sucessor para o trono. Como guerreiro, conseguiu impor medo até na gigante Roma, que com sua crueldade e esperteza vai tentar de tudo para não ser atacada pelos exércitos do guerreiro principal.

COMENTÁRIO

O filme trata do período em que as invasões bárbaras começaram a por em risco os domínios do império romano, dentro do próprio continente europeu. Traz para o espectador a discussão sobre os movimentos de povos que se digladiavam pelo espólio de povos que havia se tornado sedentário e criado bases econômicas como criação de animais, agricultura em larga escala, bem como, grande concentração de metais preciosos e bens de consumo. Para isso, era preciso fazer da guerra um fator primordial de conquista e sobrevivência.
A analise antropológica pode destacar as diferenças relacionadas aos hábitos culturais, diferenças étnicas, idiomas, religiosidade, bem como, outros aspectos que os diferenciavam dos romanos. Ainda é possível destacar a importância dos cavalos como meio de locomoção rápida e fonte de riqueza entre os povos nômades do leste europeu.
Outro aspecto que pode ser analisado é desestruturação do sistema político e econômico que se instalou nos altos escalões da administração romana após os contatos prolongados que os mesmos tiveram com os povos orientais, e suas conquistas no Oriente Médio e no norte da África. O filme ainda pode auxiliar o espectador na leitura do espaço onde se desenvolveram as principais batalhas, bem como, as regiões geográficas dominadas pelo império romano e pelos povos ditos bárbaros.
O figurino pode ser outra fonte historiográfica importante para se fazer a leitura sobre a produção artesanal tanto em termos de fibras trabalhadas, quanto o designer utilizados pelos povos envolvidos nas chamadas invasões bárbaras que durante dois séculos arrasaram grandes áreas da Europa. Abaixo confiram o filme na integra, é só clicar PLAY e assistir.

Um grande abraço, bom filme, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário