domingo, 31 de agosto de 2014

POEMA: SEJA LIVRE FELIZ



Seja livre,
Não deixe os outros para traz,
Seja Feliz.


Autor: Andrio Cardoso Pereira

 Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.   

sábado, 30 de agosto de 2014

POEMA: ABAIXO O PRECONCEITO



Algo muito ultrapassado,
Sem sentido algum,
Machuca as pessoas de forma violenta,
Dividi as pessoas em um muro de hipocrisia,
Destrói famílias inteiras,
Preconceito é uma praga,
Diga não a esse mal,
Pois quem é preconceituoso não tem inteligência,
Então, respeite seu próximo,
Ajude a construir uma sociedade mais justa.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, GRANDE ABRAÇO

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SRS ESPECIAL: TARDE CULTURAL NA FESTA DE SANTA ROSA DE LIMA



Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Aconteceu no último sábado, dia 23/08, feriado municipal em Santa Rosa do Sul, a Tarde Cultural em honra a Santa Rosa de Lima, fazendo parte da programação da festa da padroeira, animando a todos com várias atrações culturais na praça da Igreja Matriz, sendo um momento bem especial e bonito, reunindo famílias e pessoas das mais diversas idades.
 Abrindo as atividades culturais da tarde, dezenas de ciclistas organizaram um divertido passeio de bicicleta, percorrendo as principais ruas de Santa Rosa do Sul,  incentivando a população a importância fazer exercícios físicos, que além de melhorar a saúde, traz momentos de bastante alegria e de companheirismo, coisas que são fundamentais para um melhor qualidade de vida.
 Logo após, todos os participantes do passeio ciclístico receberam os prêmios de participação, dando inicio as apresentações culturais no palco montado na praça, tendo apresentações musicais da Terceira Idade, dança do grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade e demonstração de Taekwondo, mostrando os talentos de nossa cidade. Além disso, foi aproveitada a estrutura da VI Polvilhana, para servir um delicioso café colonial e quitutes típicos de nosso munícipio, além de ter um parque para as crianças, promovendo momentos de muita diversão. Confirma abaixo um vídeo com alguns momentos desse belíssimo evento:


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.  

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

POESIA: HUMANA COMÉDIA



Alegrias, tristezas vem e vão,
Assim é o ritmo da vida,
Tudo pode mudar num instante,
Precisamos estar preparados para tudo.

Amamos, mas as vezes não somos correspondidos,
Erramos feio, vitórias merecidas também acontecem,
Imperfeitos sim, totalmente tolos, nem pensar,
Cada um com suas peculiaridades, atores de um palco chamado Terra.

Muitas perguntam bombardeiam nossa mente,
Quem somos? Para onde vamos?,
Tentamos responder, mas somos uma incógnita.

Caminhamos rumo ao desconhecido,
Sabemos que nascemos, vivemos e morremos,
Não devemos temer, isso faz parte da comédia humana.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CINE HISTORIA:TEMPOS DE PAZ (2009)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Tempos de Paz
Duração: 90 min. 
Ano: 2009
Diretor:  Daniel Filho 
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Alemão 
Gênero:  Guerra/ Drama
Temática: Fim da Segunda Guerra Mundial/ Fim do Estado Novo no Brasil  

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


18 de abril de 1945. Durante anos centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas mas, com a pressão externa decorrente do fim da Segunda Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam a liberdade. Segismundo (Tony Ramos) é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, tendo por função evitar a entrada de nazistas. Em uma averiguação habitual ele interroga Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que, por recitar Carlos Drummond de Andrade, lhe foi enviado por um subalterno. Para convencer que não é nazista, Clausewitz precisa usar todo o seu talento como ator.

COMENTÁRIO

 Filme baseado na peça escrita por Bosco BrasilTempos de Paz é uma apelo emocionante pela paz, tendo no elenco dois atores bem conhecidos da nossa televisão, cinema e teatro que dão um show de interpretação, Tony Ramos e Dan Stulbach.
  Ambientado no fim da Segunda Guerra Mundial, o filme conta o encontro entre um duro agente da alfândega brasileira, encarregado de não deixar entrar nazistas no país, e um simpático ator polonês, o qual tem que usar todos seus talentos para conseguir entrar no Brasil, convencer que não é um espião a serviço de Hitler e começar uma vida nova. Nesse encontro, ambos acabam aprendendo sobre lições sobre a vida, respeito e dignidade.
  Misturando teatro e documentário, Tempos de Paz mostra o lado mais obscuro do Estado Novo, onde eram comuns torturas, falsos julgamentos e preconceito, mas também de que nessa época os refugiados da guerra viram no Brasil uma terra de boas oportunidades para recomeçar suas vidas. Um filme comovente e chocante que apresenta um dos momentos mais dramáticos da História do Brasil. Assistam abaixo a esse belíssimo filme do cinema nacional:



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

LIVRO: OS TRÊS MOSQUETEIROS- ALEXANDRE DUMAS


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Mundialmente conhecido por ser um exímio contador de estórias, Alexandre Dumas, pai (1802-1870) criou um estilo literário envolvente e inesquecível, que une aventura, romance e acontecimentos históricos, que podem ser reconhecidos facilmente em livros como O Conde de Monte Cristo, Os Irmãos Corsos e O Homem da Máscara de Ferro, que são verdadeiros clássicos da literatura universal. 
 Publicado pela primeira vez em 1844, Os Três Mosqueteiros é uma das obras mais conhecidas de Alexandre Dumas, sendo adaptada inúmeras vezes para o cinema, revistas em quadrinhos, séries de televisão e desenhos animados, tornando esse livro ainda mais celebre e atemporal e com toda certeza, será para sempre revisitada e admirada no mundo inteiro.
Basicamente o livro conta a estória  de D'Artagnan, um jovem que tem o sonho de pertencer a guarda de elite do rei da França, conhecida como mosqueteiros, mas acaba vivenciando grandiosas aventuras juntamente com Athos, Pothos e Aramis, três guardas reais que tentam ajudar o rei Luís XII a enfrentar poderosos inimigos e intrigas palacianas criadas pelo Cardeal Richelieu, o grande vilão de toda a trama, que sonha em ser rei da França a qualquer custo.
 Ambientado na França do século XVII, Os Três Mosqueteiros é baseado em eventos históricos reais, retrata bem o clima do Absolutismo francês, com todas suas intrigas palacianas, membros da nobreza e do clero almejando o poder, guerras contra inimigos estrangeiros, a defesa da fé católica, o luxo da corte, e as vontades do rei sendo inquestionáveis, divinas e que supostamente "atenderiam" os anseios das camadas mais populares, misturado com doses fortes de aventura, aumentando ainda mais o tom de epopeia e consagrando definitivamente Alexandre Dumas como um imortal da literatura universal.

Um grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.          

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A MÚSICA E A HISTÓRIA: MAMÃE EU NÃO QUERIA- RAUL SEIXAS


Olá caro leitores, tudo bem com vocês?

 Maior expoente do Rock nacional nos anos 70, Raul Seixas dispensa qualquer apresentação, todas suas músicas são verdadeiros clássicos da MPB, além de ter toda uma mística e irreverência bem original em suas letras, tornando-o em um mito da cultura brasileira.
 Lançada em 1984, Mamãe eu não Queria faz parte do décimo segundo álbum lançado por Raulzito, Metro Linha 743, é uma canção bastante irônica, que faz uma poderosa crítica a obrigatoriedade do serviço militar e também ao ufanismo em relação ao exército durante a Ditadura Militar, sendo claramente notado pela voz feminina que aparece na música, aumentando ainda mais o tom de denuncia ao que estava ocorrendo naquela época. Confiram um clipe da canção abaixo e prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

domingo, 24 de agosto de 2014

POEMA: JUNTOS PELA PAZ


 Precisamos criar uma cultura de paz,
Defender os oprimidos de mãos tiranas,
Abaixemos vossas as armas no chão,
Cantemos canções de amor,
Vamos ajudar a salvar o planeta do aquecimento global,
Digamos "Eu Te Amo" com toda sinceridade a todos,
Juntos poderemos fazer coisas maravilhosas,
Hei você, isso não é loucura,
Devemos expulsar os corruptos do poder,
Dizer sim a liberdade e não ao preconceito,
Lutar contra os males que afligem a humanidade,
O futuro da da Terra está em nossas mãos,
Façamos dela um maravilhoso paraíso,
Aonde reine a paz, a alegria e o amor,
Não precisando de cidades imaginárias e de teorias miraculosas,
Mas sim de pessoas ajudando uma das outras,
A História tem que ser diferente, sem sangue, tristeza e destruição,
Aonde todos tenham sua chance de ser feliz para sempre,
Acreditar que podermos ser melhores,
Uma andorinha sozinha não faz verão,
As palavras-chaves para mudarmos o mundo são UNIÃO, AMOR, PAZ E ALEGRIA. 

Autor: Andrio Cardoso Pereira.

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA A TODOS.

sábado, 23 de agosto de 2014

POEMA: CARLITOS


Rei do riso e do choro,
Eterno vagabundo,
Mestre do cinema,
Charlie Chaplin, o cinema não existiria sem você.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Um BOM FIM DE SEMANA, até a próxima. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SRS ESPECIAL: I FESTIVAL DE FOLCLORE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu nessa sexta (22/08) no Ginásio Municipal de Esportes de Santa Rosa do Sul a primeira edição do Festival de Folclore, evento organizado pelas escolas do município, entidades e Prefeitura Municipal, em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, atraindo uma multidão animada e dos mais variadas faixas etárias, tano no período da manhã como na tarde.
 O evento contou com uma belíssima decoração, lembrando as origens do nosso munícipio, além de ter stands (organizado por escolas e entidades municipais) mostrando de forma interativa diversos aspectos do folclore brasileiro, catarinense e sul santarosense, inclusive com homenagem ao universo criado pelo escritor Monteiro Lobato, ao pintor Cândido Portinari, e a gastronomia colonial, organizado pela Terceira Idade, sendo esse um dos mais visitados de todo o evento, que também foi responsável por fazer oficinas de contação de estória e música, interagindo com as crianças de forma divertida.
 Para deixar a festa ainda mais bonita, aconteceram  também apresentações de danças folclóricas, como a do Boi de Mamão que divertiu adultos e crianças com toda sua energia nostálgica, além de danças de cantigas de rodas (tradição bastante popular no Brasil), danças homenageando o Sítio do Picapau Amarelo e exaltando as brincadeiras infantis de antigamente, encantando o público presente e levando a seguinte mensagem a todos: devemos preservar nossas tradições e incentivar a todos que estão ao nosso redor, do mais novo ao mais velho de que cultura é vida e faz bem ao corpo e a mente.
 Quero parabenizar a todos que organizaram esse belíssimo evento no dia de hoje, ficou simplesmente lindo demais, com toda certeza muita gente voltou a ser criança por algumas horas, torço para que iniciativas lindas como essa repitam mais e mais vezes em Santa Rosa do Sul, pois cultura é algo natural do ser humano e vale a pena trabalhar para que as nossas tradições continuem sendo preservadas. Abaixo confirma um vídeo bem bacana sobre o evento:

  

 Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, VIVA O FOLCLORE, até a próxima.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LIVRO: A FESTA DO BOI DE MAMÃO- CRISTIANI INÁCIO & MARTA D. MARTINS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O folguedo do Boi de Mamão é uma das manifestações culturais mais presentes em todo o litoral de Santa Catarina, oriundo das antigas tradições açorianas, une cantoria, dança, folclore e teatro popular, contando a estória de Mateus e sua esposa Moreninha, que está grávida e sente desejo de comer o boi de estimação da família, então o animal é sacrificado, porém com a ajuda de uma benzedeira, o boi ressuscita, havendo uma grande festa , onde surgem personagens como o cavalinho, a cabra, macaco, ursos, a Maricota, a bernúncia e tantos outros, variando de uma região para outra. Em outra oportunidade, iremos trabalhar aqui no blog mais detalhadamente essa manifestação folclórica, AGUARDEM.
 Vendo a importância dessa manifestação cultural em Santa Catarina, a editora Cuca Fresca publicou em 2013 o livro A Festa do Boi de Mamão, escrito por Cristiani Inácio e Marta D. Martins com lindas ilustrações feitas pela artística plástica Marcella Faria de Andrade, é uma obra que traz esse universo folclórico de Boi de Mamão para o público infantil, através de um poema mostrando todos os personagens e suas principais características, finalizando com um artigo muito legal e explicativo do historiador Gelci José Coelho, contando a História do boi de Mamão e ressaltando a importância desse folguedo na cultura catarinense.
  Enriquecendo ainda mais a mentalidade de preservar a tradição do Boi de Mamão, juntamente com o livro vem um CD com dez faixas musicais desse folguedo cantadas por grupos folclóricas de várias partes de Santa Catarina, mostrando que apesar das variações regionais, tornando o material bastante didático, divertido e comprovando que essa manifestação ainda continua a encantar crianças e adultos de todas as idades e merece ser preservada por todos os catarinenses.     

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CINE HISTORIA: NASCIDO PARA MATAR (1987)


Ter certeza daquilo que quer,
Evitar ir pela opinião alheia,
Fazer aquilo que é para ser feito,
Tudo vai dar certo.

Autor: Andrio Cardoso pereira

terça-feira, 19 de agosto de 2014

POEMA: A HISTÓRIA SOMOS TODOS NÓS



Recordar é viver,
Todos temos um passado,
Ninguém foge a regra,
Somos hoje aquilo que vivenciamos antes.

O que fazemos agora ecoará na eternidade,
Pode ser uma única pessoa, mas sempre alguém lembrará de nós,
Sempre pense no presente, se espelhando no passado e projetando o futuro,
Você é atemporal.

Saber conciliar tempo e o tempo é uma grande vantagem,
Faz de nós agentes da História,
Além de perceber nosso lugar na sociedade.

Sim, ela é uma ciência e matéria escolar,
Não podemos jamais desprezar,
Pois todos nós somos História.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Essa foi uma homenagem a todos os HISTORIADORES, em comemoração ao DIA NACIONAL DO HISTORIADOR, celebrado no dia 19 de agosto.

GRANDE ABRAÇO A TODOS, ATÉ A PRÓXIMA.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A MÚSICA E A HISTÓRIA: O VIRA- SECOS & MOLHADOS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O maior fenômeno da música brasileira na década de 70, a banda Secos & Secos fundiu Rock, MPB, poesia, contestação política, teatro e humor, criando um som sofisticado e de extrema qualidade poética, tendo como grande destaque a voz inconfundível de Ney Matogrosso, além de suas famosas performances de palco, elementos o qual projetou no cenário musical brasileiro e internacional, estando muito ativo até hoje.
 Lançada no no álbum de estréia da banda em 1973, O Vira é um grande hit dos Secos & Molhados, o título da música faz uma referência e homenagem a música portuguesa, juntando com uma batida bem Rock'N'Roll. A música fala sobre mitos do folclore, como o lobisomem, saci e fadas, mostrando a diversidade da mitologia brasileira, além descrevendo cenário bem fantástico, onde esses seres se encontram para fazer uma grande festa. Abaixo está a apresentação dos Secos & Molhados na televisão em 1973, cantando esse super sucesso, confiram:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

domingo, 17 de agosto de 2014

POEMA: VOU VIAJAR



Vou viajar para onde quiser,
Não interessa o lugar,
Seja na imaginação,
O que importar é chegar no destino.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

sábado, 16 de agosto de 2014

POEMA: BELEZA



A beleza é encontrada nas coisas mais singelas,
Nos dias que o sol nasce,
A natureza proporcionando grandes espetáculos,
Em uma mulher gerando um filho,
Jovens ajudando uns aos outros serem felizes,
As pessoas ajudando os necessitados,
No casal de namorados que se amam profundamente,
O sorriso de cada pessoa,
Em todas manifestações artísticas, culturais e intelectuais,
Nas palavras Respeito e Amor,
Enfim, a beleza é a própria vida,
Dom maravilhoso dado para nós,
Não importa religião ou ideologia,
Todos temos direito de sermos felizes,
O belo não pode ser só exterior,
Deve ser totalmente completo,
Como a vida realmente é,
Então, logo, a vida é bela,
Essa é a grande conclusão da arte de viver bem.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SRS ESPECIAL: VISITA DA IMAGEM DE SANTA ROSA DE LIMA AO PARQUE ROSITA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No último sábado (09/08) iniciou em Santa Rosa do Sul a peregrinação da imagem da padroeira de nossa terra, Santa Rosa do Lima a todas as comunidades católicas do munícipio, sendo que só volta no dia 22 de agosto a Matriz, na véspera da festa em honra a santa, que vai até o dia 24 de agosto, tendo uma programação bem especial.
 Além de percorrer todas as comunidades de Santa Rosa do Sul, o grande objetivo dessa peregrinação da imagem de Santa Rosa de Lima é preparar o povo para a festa e convidar a todos a participarem das festividades que aconteceram  no penúltimo fim de semana de agosto, sendo esse mês todo dedicado a padroeira.
 A primeira comunidade receber a visita de Santa Rosa de Lima foi a do Parque Rosita, iniciando com uma carreata bem animada organizada pelos festeiros e pela comunidade da Matriz, depois tendo a recepção dos moradores frente a capela Sagrada Família, encerrando com uma emocionante missa, celebrada pelo padre Sidnei Vitali e animada pelo grupo Shalom, sendo esse o momento mais bonito e emocionante de toda a visita da imagem de Santa Rosa de Lima no Parque Rosita. Confirma abaixo um clipe com fotos, mostrando os momentos mais importantes dessa visita:

      


BOM FIM DE SEMANA, GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA.



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

POEMA: VITÓRIA


Depois da tempestade vem a calmaria, diz o ditado,
A vida é assim mesmo o tempo todo,
Um dia derrota, no outro glória,
Mas todos dias há batalhas a serem vencidas.

Não temas as barreiras, por mais difíceis que sejam,
Se cair, levante e continue a caminhar como se nada tivesse acontecido,
Sem perder o ânimo jamais, com um sorriso no rosto,
Perder também faz parte do show, uma preparação para ganhar.

Acredite em teus sonhos e em teu potencial,
Nunca subestime da sua sorte,
A vida é um jogo, onde tudo pode mudar em um piscar de olhos.

Sempre sinta vontade de vencer, em todos os sentidos,
Pois uma coisa eu digo caros amigos,
A vitória só vem para aquele que nela acredita.

Autor: Andrio Cardoso Pereira  

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

POEMA: NÃO SEI


Estou em 2018,
Mas o poema em 2014,
O que pensarmos?
Simplesmente não sei!

Autor: Andrio Cardoso Pereira

terça-feira, 12 de agosto de 2014

LIVRO: NORTE CONTRA SUL- JÚLIO VERNE


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Conhecido mundialmente por ser o precursor da ficção científica,  escritor francês Júlio Verne (1828-1905) escreveu romances de aventura que exaltavam os progressos científicos e tecnológicos de sua época, prevendo avanços que aconteceriam posteriormente, como o submarino, máquinas voadores, televisão e viagens pelo espaço, podendo ser sentido sua influência nos escritores até os dias de hoje.
 Publicado pela primeira vez em 1887, Norte Contra Sul é um dos romances históricos mais empolgantes de Júlio Verne, misturando uma eletrizante aventura com um épico de guerra, faroeste e um drama social, apresentando a estória de James Burbank e usa família,  nortista e abolicionista, que percorre o território do sul dos Estados Unidos fugindo dos horrores da guerra e da fúria vingativa de um assassino que deseja destruir ele e toda sua família.
 Ambientado na Guerra Civil Americana ( 1861-1865), um dos conflitos mais sangrentos ocorridos nos Estados Unidos, motivado pela rivalidade entre os estados do sul (escravista e agrícola) e do norte (abolicionista e industrial), o livro retrata esse conflito de forma clara e leve, sem esconder a face maléfica da escravidão, a luta dos escravos e abolicionista pela liberdade e a destruição causada pela guerra, além de apresentar uma belíssima estória familiar, cuja busca viver em paz, mesmo passando por violentas humilhações, mas se mantém unida e forte, conseguindo vencer todos os obstáculos, sendo essa a grande mensagem dessa poderosa aventura escrita pelo inesquecível Júlio Verne.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MÚSICA E A HISTÓRIA: DEIXE A TERRA EM PAZ- COLERA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Fundada em 1979 na cidade de  São Paulo, o Cólera é uma das primeiras bandas de Punk Rock criadas no Brasil, tem maior longevidade dentro do cenário punk nacional, estando em atividade até os dias de hoje,  mantendo sempre suas marcas registradas como a qualidade instrumental e letras focadas em problemas sociais, pacifismo, antimilitarismo, proteção ambiental e temas políticos, o qual tornou a banda no Brasil e em outros países muito conhecida.
 Canção-título do álbum de mesmo nome lançado em 2004, Deixe a Terra em Paz é uma canção com as características presentes nos álbuns do Cólera, é uma canção de protesto que resume o conjunto de todas outras canções da banda, sendo um pedido para a paz, proteger as pessoas de mãos malavadas, cuidar da natureza, transformando a Terra em um lugar bom de se viver, onde todos os seres vivam em harmonia. Confiram o clipe a cima e deixem-se contagiar pela energia dessa música incrível. Confirma abaixo o clipe original e prestem bastante atenção na letra:



Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

domingo, 10 de agosto de 2014

POEMA: HOMENAGEM AOS PAIS


Pai é um herói sem capa, com superpoderes,
Não é daqueles do gibi, cinema ou  televisão,
Tem o poder de nos dar amor,
Proteger-nos de todo o perigo,
Nos guiar pelo caminho da paz,
Confortar quando estamos no chão caídos,
Apoiar em nossas decisões ou quando precisamos,
Ser pai é um dom divino,
Temos que agradecer aos céus por eles existirem,
Pai, você é importante, sem você não existiríamos,
FELIZ DIA DOS PAIS.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Essa foi uma singela homenagem do blog ao dia dos pais, inclusive ao seu José Reinaldo, meu paizão, um grande abraço a todos, boa semana, tudo de bom, até a próxima.

sábado, 9 de agosto de 2014

POEMA: CORAGEM



Devemos ignorar nossos medos,
Fazer aquilo que o coração manda,
Encarar os desafios que a vida nos traz,
Sermos felizes de verdade.

O desconhecido não deve ser uma barreira,
Mas sim uma motivação para vencer,
As vezes precisamos andar sobre terreno que não conhecemos,
Para saber onde chegaremos.

Não importa ganhar ou perder, mas sim aprender,
Esse é um dos sentidos de viver,
Disso não podemos escapar.

Coragem meus caros amigos, por mais que os dias estejam escuros,
Nada nesse mundo acontece por acaso,
Nascemos para evoluirmos como seres humanos.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SRS ESPECIAL: COMUNIDADE SANTA ROSA DO SUL- PATRIMÔNIO, CULTURA E HISTÓRIA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Como eu já venho dizendo a bastante tempo, Santa Rosa do Sul é um município que tem uma História bastante interessante e tem uma cultura muito peculiar, além de ser cercado de belezas naturais, as quais merecem ser conhecidas e valorizadas pelos moradores. O nosso munícipio faz parte também da região turística do Caminho dos Canyons, tendo um fortíssimo potencial para o turismo rural, devido ter muitas trilhas, morros, lagos, campos e mata atlântica, além de uma diversidade de festas típicas do interior e também no centro, como a Festa do Polvilho e da Banana (Polvilhana) que acontece a cada dois anos, festa da padroeira Santa Rosa de Lima (agosto), Festa Cívica (setembro) e o Natal Iluminado (dezembro).
 Nesse sentido, o Blog do Professor Andrio tem a honra de anunciar no dia de hoje o lançamento da comunidade no Facebook Santa Rosa do Sul: Patrimônio, Cultura e História, é um meio de comunicação para mostrar fotos, artigos, vídeos, reportagens e outros materiais relacionados a cultura, História e patrimônio de Santa Rosa do Sul, com intenção de divulgar o que temos de melhor e abrir debates com toda a população sobre esses temáticas, tudo feito com muito respeito a todas as opiniões, organização, carinho e dedicação, possivelmente criando fóruns tanto no ambiente virtual como fora dele, consequentemente formando propostas para colocar futuramente nos planos municipais de cultura, conforme for a vontade popular.
 Vendo a necessidade de trabalhar essas temáticas com os mais variados segmentos de nossa sociedade, essa comunidade é sem fins lucrativos, não tem bandeira ideológica ou partidária e todos podem participar e contribuir, é uma iniciativa para quebrarmos todos juntos muitos paradigmas impertinentes em relação a cultura, História e patrimônio sul santarosense, para quem sabe futuramente, servir de inspiração para livros,m documentários ou trabalhos acadêmicos (artigos, teses, monografias, etc). Em breve aguarde, muitas novidades vão pintar em nossa comunidade, AGUARDEM. Abaixo está o link da comunidade e o e-mail para quem quiser entrar em contato:

https://www.facebook.com/groups/srspch/

srspch@outlook.com

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.






quinta-feira, 7 de agosto de 2014

POEMA: EDUCAÇÃO



A educação é vital para um país ir pra frente,
Vai muito além da sala de aula,
Não pode ser tratada como fosse uma brincadeira,
Pois o que aprendemos levamos para vida toda.

Fora a psicologia do medo, violência e coisas desnecessárias nas escolas,
Alunos, diretorias e professores tem que viver pacificamente, 
Precisamos criar uma cultura educativa de paz,
Pois episódios assim ter que acabar de uma vez por todas.

Educador e aluno devem serem exemplares em todos os sentidos,
Nenhum pode ser maior do que o outro, todos são iguais,
Pode sim um ensinar o outro ser melhor cada vez mais.

Estamos no mundo para ajudar as pessoas,
Todos somos professores e alunos a vida toda,
Portanto valorize a educação, pois ela é ferramenta para construirmos um mundo melhor.

Autor: Andrio Cardoso Pereira.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CINE HISTÓRIA: KATYN (2007)




FICHA TÉCNICA

Título Original: Katyn 
Duração: 118 min.
Ano: 2007
Diretor: Andrzej Wajda 
País: Polônia
Idiomas disponíveis e legendas: Polonês/ Russo/ Alemão/ Português
Gênero: Drama/Guerra/ Romance
Temática: Segunda Guerra Mundial.

SINOPSE (Fonte: E-Pipoca)


   Meses após a invasão nazista na Polônia, em 1939, aproximadamente 15 mil (algumas fontes registram que tenham sido mais de 25 mil) prisioneiros de guerra poloneses são mortos pela polícia secreta soviética nas florestas da cidade de Katyn. 


COMENTÁRIO
  O cineasta polonês Andrzej Wajda é um dos diretores mais consagrados da Europa, dispensando qualquer apresentação. Com 85 anos, na sua filmografia há clássicos inesquecíveis do cinema europeu como Cinzas e Diamantes (1958) e Danton, O Processo da Revolução (1983). Katyn foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008.
 Uma das características mais interessantes desse diretor é quantidade de filmes históricos que realizou sobre a História política e social da Polônia e da Europa, indo de encontro com as fontes historiográficas e sem esconder a verdade, doa a quem doer, trazendo fatos desconhecidos nos livros de História, em tom de denúncia. 
 Uma das temáticas constantes de seus filmes sem dúvida nenhuma é a Segunda Guerra Mundial, pois Wajda foi membro da resistência polonesa durante o conflito.
 Em Katyn, ele apresenta ao espectador um acontecimento da História silenciado por mais de 60 anos na Polônia, o massacre na floresta de Katyn, realizada pela polícia secreta soviética, sob comando de Stalin, aonde milhares de poloneses foram assassinados a sangue frio e sem qualquer forma de defesa.
 As várias versões sobre o acontecimento ocorridas durante e depois da guerra são apresentadas, gerando violentas trocas de acusações entre soviéticos e nazistas, aonde um culpava o outro pelo massacre, dividindo opiniões entre o povo polonês durante anos.
 Em forma de superprodução, sem exageros típicos do gênero, Katyn foge daquela velha visão de que somente os nazistas cometeram crimes durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando também atrocidades cometida por outros exércitos no conflito, no caso específico o exército soviético.
 O que mais impressiona nesse filme são as imagens reais da época, filmadas em preto e branco, feita tanto por alemães como por soviéticos como propaganda de guerra um contra o outro, mostrando as valas recheadas de cadáveres em Katyn, são assustadoras e revelam o tom de denúncia dessa obra.
  Outra coisa impressionante desse filme é a fotografia, belíssima por sinal, mostrando as belezas naturais da Polônia, mesmo nas tenebrosas cenas que recriam o massacre, apoiada com uma trilha sonora assustadora e comovente, tornam o filme uma verdadeira obra de arte.
 Mesmo sendo um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, o filme também se passa na Guerra Fria, quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética, aonde mostra pessoas que vão atrás da verdade e saber o que aconteceu aos seus entes queridos desaparecidos durante a guerra.
 Sabiamente, Andrzej Wajda apresenta o enredo de forma melodramática, apresentando a busca desesperada de uma mulher pelo seu marido durante e depois da guerra, mas sem cair na pieguice ou no sentimentalismo barato, tornando o filme mais belo e sensível.
  Katyn pode ser considerada uma verdadeira aula de cinema, despertando nossa curiosidade em busca de conhecer o outro lado História, sem ter medo e de que existem mais coisas além daquilo que vemos, lemos ou ouvimos, além de nós alertar sobre o perigo do autoritarismo, não importando a matiz de onde vem. Um filme fortemente triste, emocionante e sensível, que vale ser assistido não somente pela sua bela mensagem pacifista, mas também pela lição grandiosa de História o qual Andrzej Wajda apresenta ao mundo.




Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

POEMA: VIVA OS ESCRITORES GAÚCHOS


Viva Scliar,
As epopeias de Érico,
As piadas engraçadas de Luis Fernando,
O gaúcho heroico de Tabajara Ruas,
Os poemas de Mario Quintana,
Viva todos escritores gaúchos,
Essa singela homenagem.

Autor: Andrio Cardoso Pereira 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

14º ARRAIALFEST: A CULTURA NO EVENTO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Agitando o fim de semana de toda a região sul de Santa Catarina, a décima quarta edição do Arraialfest em Sombrio encerou no domingo (03/08) tendo um enorme sucesso de público e nos meios de comunicação locais, mostrando a força que esse evento tem em toda a região, além de ter uma variada programação, a qual agradou todos os tipos de públicos.
 Dentre a realização do evento aconteceram seminário sobre cultura e turismo; reunião dos prefeitos da AMESC, encontro de carros antigos e de motoqueiros; programação especiais para crianças e terceira idade; missa solene e culto ecumênico; as feiras Agrocultural e Feindes; apresentações de dança, música e folclore e shows dos mais variados gostos tanto no palco principal como no palco instalado dentro da praça gastronômica.
 Um dos grandes destaques desse Arraialfest foi sem dúvida a valorização da cultura sombriense, focalizando na origem açoriana do munícipio com sua gastronomia, música, dança, folclore e jeito de se vestir, mas abrindo espaço para manifestações de cultura italiana, alemã, japonesa, africana e de outras regiões do Brasil, especialmente a gaúcha, devido a nossa proximidade com o estado vizinho, tornado essa festa uma verdadeira referência cultural no sul catarinense.
 O vídeo abaixo produzido e editado por mim, ressalta a idéia acima, mostrando um pouco do que foi a parte cultural do Arraialfest, com fotos de minha autoria e trilha sonora com sucessos da música sertaneja, confiram:


Para encerrar essa cobertura cultural, quero parabenizar toda a comissão organizadora pelo belíssimo evento, pedir desculpa a todos sombrienses e aos fãs do blog pela demora e por não fazer uma cobertura mais completa, tive outros compromissos durante o fim de semana, mas fiz aquilo que foi possível, estou satisfeito e espero na próxima edição do Arraialfest participar bem mais ativamente a esse evento o qual eu admiro e gosto de participar.

Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

domingo, 3 de agosto de 2014

A MÚSICA E A HISTÓRIA: C'ERA UN REGAZZO CHE COME ME AMAVA BEATLES I ROLLING STONES - GIANNI MORANDI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Com seu Rock romântico e cheio de energia, Gianni Morandi conquistou uma verdadeira legião de fãs tanto na Europa como na América, sendo um dos artistas mais conhecidos da música pop italiana, atuando em diversas áreas do entretenimento, seja na música, literatura, cinema e televisão, continuando muito ativo nos dias de hoje.
 Lançada em 1966, C'era un Regazzo che Come me amava Beatles I Rolling Stones é um dos grandes hits de Gianni Morandi, regravada inúmeras vezes e feitas versões para várias idioma, inclusive para o português, que ficou conhecida de Era um Garoto que como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, gravado pela primeira vez pelos Incríveis e posteriormente pelos Engenheiros do Hawaii, mantendo a mensagem pacifista da música original.
 A letra da música conta a estória de um jovem hippie nos Estados Unidos, o qual vivia uma vida cheia de liberdade, sonhando ser um astro do rock, mas o seu país o convocando para  servir o exército e acaba indo lutar na Guerra do Vietnã, vivenciando um verdadeiro pesadelo, presenciando amigos sendo mortos, destruição e todas as injustiças típicas de um conflito, mas acaba morrendo no meio de uma batalha, transformando essa música é uma apelo antibelicista e o retratado da juventude dos anos 60, tornando-a muito popular na época em que foi lançada. Abaixo confiram o clipe dessa música traduzida, feito por mim com imagens de época:

 
Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

sábado, 2 de agosto de 2014

14 º ARRAIALFEST ESPECIAL: DECORAÇÃO DE RUA E PROGRAMAÇÃO DA FESTA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Sombrio é um munícipio do extremo sul catarinense que tem uma ligação muito forte com a cultura açoriana, podendo ser notado em diversos aspectos, especialmente no Arraialfest, maior festa do munícipio, que exalta principalmente a herança deixada pelos imigrantes açoriano e a cultura do povo do interior, sendo um dos maiores eventos desse gênero no sul de Santa Catarina.
 Durante o evento, nas ruas da cidade podemos ver toda uma decoração bastante especial, homenageando a cultura açoriana, começando pelos bonecos Joãozinho e Mariazinha, que estão na entrada de Sombrio, que são os mascotes oficiais do Arraialfest, representando um típico casal açoriano, vestidos com seus trajes, e na rótula do centro, bonecos representando as figuras do Boi de mamão (Boi, Maricota e a Bernunça), dança folclórica muito presente em todo o litoral catarinense. Além disso tem painéis representando toda a temática açoriana e caipira. Confiram as imagens abaixo:


 Além dos shows com Paula Fernandes (sexta), Bruno & Marrone (sábado) e Chimarruts (domingo, sendo esse o único show gratuito da festa), o Arraialfest tem uma programação extensa e bem diversificada, a qual pode ser conferida abaixo:

31/7 - Quinta feira
8h - Montagem operacional geral
8h30 – Seminário da Cultura e Turismo-Prefeitura de Sombrio/ AMESC (Casa de Pedra)
9h30 - Abertura da Central Administrativa e Operacional
10h- Abertura da Praça de Alimentação
10h - Abertura do Parque de Exposições
10h 30 – Juramento à Bandeira / Entrega de Certificados de Dispensa Militar (Palco da Praça Gastronômica)
18h- Formatura do PROERD
19h30min -3º ARRAIAL FASHION
21h- Culto Ecumênico - Pastor Josué Barbosa e Pe. Daniel Pagani(Palco da Praça Gastronômica)
21h30 - Solenidade oficial de abertura do 14º ArraialFest (Palco da Praça Gastronômica)
22h – Apresentação do Grupo Açor Sul Catarinense (Palco da Praça Gastronômica)
22h30 - Showcom Look At Me  (Palco da Praça Gastronômica)

1/8 - Sexta feira
9h- Abertura da Central Administrativa e Operacional
9h- Reunião dos prefeitos da AMESC (Casa de Pedra)
10h- Abertura da Praça de Alimentação
10h- Abertura do Parque de Exposições
11h 30 - Show comMarcelo Vignali e Alexsandro Cardoso (Morango)  - Almoço AMESC
13h 30 - Show com Tio Lino e Moreninho (Praça de Alimentação)
14h –10º Arraial da Melhor Idade
17h– Apresentação do Grupo Pacheco (Palco da Praça Gastronômica)
18 h- Organização “CANTA ARRAIAL”(Palco da Praça Gastronômica)
19h- Início do “'CANTAARRAIAL”   (Palco da Praça Gastronômica)
22h - Premiação “CANTAARRAIAL”
22h–Show com Eliege e Luan(Palco da Praça Gastronômica)
22h – Show com a Banda Tratamento Vip (Palco Alternativo - Arena de Shows)
23h30 - Show com a Banda Dom Ramon (Palco Alternativo - Arena de Shows)
1h- SHOW NACIONAL COM PAULA FERNANDES (Palco Principal - Arena de Shows)
2h30 - Show com JohnSombra   (Palco Alternativo - Arena de Shows)

2/8– Sábado
7h30 - Abertura do Parque de Exposições (3ª Feira Agrocultural)
9h30 - Abertura da Central Administrativa e Operacional
9h30 – Arraial Motors Show – Sombras do Asfalto – Brakiarasda Trilha –
Chacais da Trilha – Caranguejos da Areia.
10h- Abertura da Praça de Alimentação
10h – Apresentação de Capoeira/Casa da Cultura (Palco da Praça Gastronômica)
12h –Show com Banda Nativa (Palco da Praça Gastronômica)
13h30 – Apresentações Culturais – EscolasMunicipais, Estaduais e Particulares, Educação Infantil do Município e Grupos de Danças (Palco da Praça Gastronômica)
17h- Musical Infantil – Grupo Atitude de Garopaba (Palco da Praça Gastronômica)
17h – Apresentação Grupo Folclórico Pacheco (Palco da Praça Gastronômica)
19h- Show de FreeStylede Motos (Saltos e Acrobacias de Motos)
19h- Show com Léo Vignali (Palco da Praça Gastronômica)
20h – Show com Giovane e Eliete (Palco da Praça Gastronômica)
21h- Show comBanda Matriz  (Palco da Praça Gastronômica)
22h– Show com a Banda Tratamento Vip(Palco da Praça Gastronômica)
23h– Showcom a Banda Don Ramon (Palco da Praça Gastronômica)
23h– Show com Neguinho e Emanuel (Palco Alternativo - Arena de Shows)
1h- SHOW NACIONAL COM BRUNO E MARRONE (Palco Principal - Arena de Shows)
2h30 - Show com a Banda Sociedade do Pagode(Palco Alternativo - Arena de Shows)

3/8 – Domingo
9h –Recepção da Exposição de Veículos Antigos e Raros
9h30 - Abertura da Central Administrativa e Operacional
10h– Missa das Famílias Sombrienses – Pe. Daniel Pagani (Parque de Eventos)
10h- Abertura da Praça de Alimentação
10h - Abertura do Parque de Exposições
10h30 – Exposição CARS – Clube dos Antigos e Raros de Sombrio
11h30–Show com a Banda Disco Voador (Palco da Praça Gastronômica)
12h30 –Showcom a Banda Musical Municipal de Turvo (Palco da Praça Gastronômica)
13h30 - Apresentações Culturais de  Grupos Folclóricos (Palco da Praça Gastronômica)
17h –Show com a Banda Filtro (Palco da Praça Gastronômica)
18h –Show com Banda Marcelo Vignale e Os Carinhas(Palco da Praça Gastronômica)
18h – Show com a Banda Vinil P K7 (Palco Alternativo - Arena de Shows)
19h 30 - SHOW NACIONAL COM CHIMARRUTS (Palco Principal - Arena de Shows - entrada franca)

UM BOM FIM DE SEMANA, GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

14 º ARRAIALFEST ESPECIAL: SEMINÁRIO REGIONAL DE CULTURA E TURISMO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nessa quinta feira (31/07) em Sombrio, foi aberta a décima quarta edição do Arraialfest, uma das festas culturais mais importantes do sul de Santa Catarina, que agitará toda a região nesse fim de semana com uma programa com shows, gastronomia, seminários, eventos esportivos, dança, feiras, enfim um evento para todos gostos e idades. 
 O evento que deu inicio as festividades do Arraialfest foi o Seminário Regional de Cultura e Turismo Caminho dos Canyons, realizado na Casa de Pedra, tendo a presença de pessoas de vários municípios da AMESC, todos vindo buscar conhecimento e novidades, no intuito de aprender e colocar em práticas aquilo que foi mostrado pelos palestrantes.
  Entre os diversos assuntos abordados no seminário, o que mais foi abordado por todos os palestrantes foi a valorização da nossa cultura e turismo, por sermos uma região bastante promissora, devido estarmos muito próximos da serra e do mar e termos uma diversidade cultural grande, podendo ser criado atividades de aventura, gastronômicas, ambientais, rurais e de cunho histórico-cultural. abaixo, vejam um folder com todas as palestras e temas que forma apresentados no seminário:


  Além das empolgantes palestras, o seminário abriu espaço para apresentações musicais do grupo Açor Sul e da Casa de Cultura de Sombrio, as quais encantaram a todos os presentes, mostrando o grande valor cultural que Sombrio tem a mostrar a todos os municípios de AMESC. Confiram abaixo fotos de alguns momentos do Seminário:






Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.