quinta-feira, 20 de novembro de 2014

INFORMATIVO ESPECIAL: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Como hoje é dia da Consciência Negra, o Blog do Professor Andrio dá três dicas imperdíveis a aqueles que querem entender um pouco mais do significado desse dia para a cultura afro-brasileira. O dia da Consciência Negra faz alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que lutou pela liberdade de seus povo no século XVII, sendo um exemplo de luta pelos direitos dos afro-brasileiros.

LIVRO: A ERA DA ESCRAVIDÃO

 Lançado pela Revista de História da Biblioteca Nacional, o livro A Era da Escravidão reúne artigos escritos por grandes historiadores e publicados na revista, todos tendo uma temática em comum: a escravidão no Brasil.
 Abrangendo várias temáticas, como as revoltas, comparações da escravidão e das lutas sociais do Brasil com a dos Estados Unidos, a visão dos poemas abolicionistas de Castro Alves, a questão do significado da abolição da escravatura, a realidade do passado e de hoje das populações quilombolas e muito mais, mostrando um panorama completo e interessante sobre a escravidão nos períodos colonial e imperial, além de comparar com a situação racial e social atual do Brasil.
 De um jeito bem fácil de entender, A Era da Escravidão é um excelente livro para iniciantes no tema, sem deixar de ser interessante, e faz referências a grandes nomes da historiografia brasileira como Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. Um dos melhores artigos do livro sem dúvida é a entrevista com o historiador estadunidense Joseph Miller, maior perito mundial em escravidão colonial. Um livro importante, que não pode faltar na prateleira das bibliotecas em todo o Brasil, indico a todos.

MÚSICA: OS RETIRANTES- DORIVAL CAYMMI



Canção tema da novela A Escrava Isaura, produzida pela Rede Globo em 1976, escrita e cantada por Dorival Caymmi, Os Retirantes fala sobre as dificuldades dos escravos naquela época, além das duríssimas condições de trabalho, a saudade da terra natal, criando assim um sentimento de tristeza e revolta, inclusive levando alguns escravos ao suicídio, chamado de banzo, acreditando que iam ser libertos do cativeiro e voltariam para a África. Uma música histórica, inesquecível, um verdadeiro clássico da MPB, a qual recomendo aos professores em sala de aula quando trabalhar escravidão.

FILME: QUILOMBO (1984)



Superprodução do cinema brasileiro, dirigido pelo mestre Cacá Diegues, Quilombo é um filme épico que retrata a estória do Quilombo dos Palmares, especialmente de seus dois principais líderes: Ganga Zumba e Zumbi, desde a criação do quilombo até a morte de Zumbi, no dia 20 de novembro de 1695, misturando aventura, drama, romance e História, um filme imperdível, que mostra o acontecimento o qual inspirou o dia da Consciência Negra.
Espero que todos tenham gostado das dicas, curtam bastam, divulguem, e não se esqueçam: respeite o próximo em todos os sentidos, esse dia serve para pensarmos em nossas atitudes e também para nos inspirar a lutar pelos nossos direitos e também a valorizar a nossa cultura, pois além dos índios e europeus, os africanos tiveram grande influência na formação da identidade brasileira. uma grande abraço, até a próxima.

VIVA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário