quarta-feira, 24 de maio de 2017

CINE HISTÓRIA: OS DEZ MANDAMENTOS (1956)



Título Original:  The Ten Commandments
Duração: 232  min.
Ano: 1956
Diretor: Cecil B. DeMille 
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero:  Aventura/ Épico/ Drama Bíblico 
Temática: Egito Antigo/ Povo Hebreu

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

A épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.

COMENTÁRIO

  Grande clássico do cinema mundial, Os Dez Mandamentos é um filme que não envelheceu com o passar do tempo, continua sendo um espetáculo cinematográfico gigantesco feito pelo imortal Cecil B. DeMille, um dos cineastas mais talentosos de todos os tempos, um verdadeiro especialista em filmes baseados na Bíblia e em acontecimentos históricos, obras que merecem ser vistas pelos cinéfilos.
 Sendo um remake de um filme mudo de mesmo nome e dirigido pelo próprio DeMille na década de 1920, Os Dez Mandamentos têm cenários grandiosos, trilha sonora inesquecível conduzida por Elmer Bernstein, efeitos especiais belíssimos os quais não perderam seu charme, trama que é um misto de drama bíblico com uma aventura cheia de ação e elenco cheio de estrelas como Charlton Heston, Yul Brynner, Vincent Price e Edward G. Robinson, os quais entregam atuações impecáveis, servindo de referência para outras adaptações da mesma estória que surgiram no decorrer dessas seis décadas de seu lançamento.
 Baseado em uma das estórias mais clássicas da Bíblia, o filme narra a vida de Moisés, homem o qual libertou os judeus da escravidão no Egito, levando seu povo até a Terra Prometida, enfrentando o poderoso exército do faraó e os perigos de uma jornada de 40 anos no deserto, sofrendo traições, a fúria da natureza, a incredulidade e o desprezo, continuando firme na missão dada por Deus, mesmo com todas as dificuldades, triunfando sobre todas as adversidades.
 Mesmo sendo uma estória bastante conhecida por todos, Os Dez Mandamentos retrata questões de forma brilhante como a cultura do Antigo Egito, o Êxodo dos hebreus, a origem da Páscoa judaica, a criação do judaísmo e as bases mais primordiais do cristianismo, além de recriar com muito realismo os momentos mais importantes da vida de Moisés, são 3 horas e meia de uma trama que se mantêm atual, um verdadeiro espetáculo no sentido máximo da palavra.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário