quarta-feira, 14 de março de 2018

CINE HISTÓRIA: CÃO DE BRIGA (2005)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  Danny the Dog  
Duração: 104 min.
Ano: 2005 
Diretor:  Louis Leterrier
País: França  
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português 
Gênero:  Ação/ Drama Psicológico/ Artes Marciais    
Temática: Alienação Psicológica/  Banalização da Violência      

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Desde que Bart (Bob Hoskins) retirou Danny (Jet Li) das ruas, ainda criança, sempre o tratou como um cão, tendo treinado-o para sempre atacar. Danny é hoje uma arma mortal, sendo capaz de partir para cima de qualquer pessoa após uma simples ordem, sem lhe dar qualquer chance de vitória. Isolado do mundo, Danny não tem outra escolha senão aceitar o destino escolhido por Bart. Até que, por acaso, ele encontra Sam (Morgan Freeman), um cego que ganha a vida como afinador de pianos. Sam e Victoria (Kerry Condon), sua nora, fazem com que Danny descubra uma humanidade que ele jamais acreditou que possuísse. A partir de então sua percepção da vida muda radicalmente, o que faz com que Bart e seus asseclas decidam eliminá-lo.

COMENTÁRIO 

  Produzido na França, Cão de Briga é um filmaço de ação estrelado por Jet Li, um dos maiores astros do cinema de artes marciais da atualidade, além de ter um um elenco de apoio talentoso com Morgan Freeman e Bob Hoskins, ter um enredo visceral e emotivo e cenas de ação eletrizantes e cruas, mostrando todas as habilidades marciais de Li.
  Mesmo tendo muita pancadaria como já é de esperar de uma obra de ação, Cão de Briga traz em seu enredo uma forte crítica a alienação e a banalização da violência, a qual escraviza pessoas tanto de forma psicológica e social, simbolizado pelo personagem vivido por Jet Li, que é submetido a uma espécie de adestramento como se fosse um animal, o qual é controlado por seu algoz que o usa para conseguir dinheiro em lutas clandestinas e seus negócios criminosos, que o prende com uma coleira, quando o solta ordena que "pegue" os desafetos, liberando uma fúria descontrolada o qual só para quando seus adversários já estão mortos, o filme também mostra o processo de humanização do herói, que torna esse filme interessante e emocionante, uma obra-prima do cinema de ação feito na Europa.




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário