quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CINE HISTÓRIA: SCARFACE (1983)



FICHA TÉCNICA

Título Original:  Scarface 
Duração: 170  min.
Ano: 1983
Diretor:  Brian de Palma
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Espanhol/ Português 
Gênero:   Policial/ Ação/ Drama 
Temática: Imigração Cubana nos Estados Unidos anos 70 e 80/ Guerra pelo crime nos Estados Unidos nos anos 70 e 80
   

SINOPSE (Adoro Cinema) 

Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele - mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) - e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está "trocando" dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um "serviço" em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo.


COMENTÁRIO 

 Clássico pop do cinema mundial, Scarface dispensa qualquer apresentação, é originalmente um remake de um filme de mesmo nome feito por Howard Hawks  na década de 1930, é uma obra poderosa em todos os sentidos, sendo conhecida pelas cenas de ação eletrizantes e sanguinolentas, pela trilha sonora bem marcante e atuação impecável de Al Pacino, que dá vida ao perigoso gangster cubano Tony Montana.
 Ambientado entre o fim dos anos 70 e começo dos anos 80, Scarface inicia o filme mostrando a imigração cubana nos Estados Unidos, fazendo uma crítica forte ao regime de Fidel Castro, até mesmo mostrando uma resistência dentro do território americano entre apoiadores e opositores do regime cubano, além disso o filme mostra de forma visceral a luta entre mafiosos pelo monopólio do tráfico de drogas em Miami, também sendo uma crítica ao mundo do crime, a violência e da corrupção.
 Mesmo sendo um filme onde a violência é bastante presente e apresentada de forma bem sangrenta, Scarface tornou-se cult graças ao seu roteiro bastante afiado e incontáveis referências a cultura pop dos anos 70 e 80,  que fazem a obra ficar ao mesmo tempo datada e super atual, mostrando de forma brutal que o crime não compensa em absolutamente nada.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário