terça-feira, 30 de abril de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: PUXA-PUXA BATATINHA


Olá caros amigos, tudo bem com vocês? Quem lembra desse brinquedo?

 Lançado pela Estrela na década de 1980, o Puxa-Puxa Batatinha é um jogo onde precisa muita concentração e raciocino, os jogadores tem que puxar as batatas-fritas do copo uma por uma, sendo que algumas acionam um dispositivo que faz as batatinhas voarem para fora, ganha quem não pegar essas batatas que acionam o dispositivo.
 Muito popular entre os anos 1980 e 1990, o Puxa-Puxa Batatinha retornou aos mercados em 2017, sendo um brinquedo muito presente em creches e escolas de todo o Brasil, também havendo em consultórios de Psicologia, sendo bastante divertido.

Forte abraço, até a próxima!!!

segunda-feira, 29 de abril de 2024

TEA EM PAUTA: EXPOSIÇÃO AUTISMO: APENAS UM JEITO DIFERENTE DE SER (CASA DA CULTURA DE SANTA ROSA DO SUL)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno que afeta indivíduos nas habilidades comunicativas, interativas e comportamentais, caracterizado por comportamentos repetitivos e restritivos. A classificação dos níveis de suporte (1-leve, 2-moderado e 3-grave) é feito conforme a possibilidade da autonomia de cada autista, sendo que todos autistas precisam de suporte, independente do seu grau (nível).
 Além da questão terapêutica, a inclusão é de fundamental importância para os autistas em todos os sentidos de sua vida (familiar, social, profissional, escolar, religiosa, etc), quando mais inclusivo e acolhedor for o ambiente que ele estiver, é bastante visível a melhora de sua qualidade de vida.
 Buscando trazer uma reflexão sobre o autismo e extinguir com as visões discriminatórias e preconceituosas sobre o tema, a ONU estabeleceu no dia 02 de Abril de 2007, o Dia de Conscientização Sobre o Autismo, o qual se estende por todo mês de Abril, onde ações por todo o mundo buscam trazer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista. 
 A Casa da Cultura em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas de Santa Rosa do Sul (AMA), está com a exposição Autismo: Apenas um Jeito Diferente de Ser, sendo produzida por mim, apresentando meu trabalho literário e fotográfico, além de ter camisetas usadas pela AMA, o livro Prazer Eu sou Autista do escritor e influenciador autista Marcos Petry, o laço com quebra-cabeças (símbolos do autismo) e o poema Jeito Diferente de Ser, de minha autoria.
 A intenção da exposição, além de apresentar um pouco da História da minha estória, que sou autista nível de suporte 1, mostrar a importância de se ter empatia, respeito e incluir as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A exposição estará na Casa da Cultura até o dia 28 de Maio, de segunda a sexta das 08:00 ás 11:30 e 13:00 ás  17:30, para visita monitorada basta entrar em contato com o perfil da Casa da Cultura no Instagram (@casadaculturadesantarosadosul). Confiram baixo fotos da exposição:




Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!


domingo, 28 de abril de 2024

POEMA: NOSSA CHANCE

 


Viver a vida levemente,
Sem ter pressa alguma,
Aproveitar cada momento,
Evitar toda forma de conflito,
Dizer não para o que faz mau a mim e aos outros,
Ter paz no coração,
Sorriso no rosto,
Estar de bem comigo e com os outros,
Oferecer o meu melhor para o mundo,
A felicidade está em nossas mãos,
Essa é a nossa chance.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

sábado, 27 de abril de 2024

LIVRO: FLICTS- ZIRALDO




 Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nascido no dia 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga, interior de Minas Gerais, Ziraldo foi um grande cartunista, jornalista e humorista brasileiro, é autor de inúmeros livros para o público infantil, como O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e Uma Professora Muito Maluquinha e muitos outros clássicos tanto para o público infantil como para o público adulto. No último dia 06 de Abril de 2024, infelizmente Ziraldo faleceu aos 91 anos de idade, porém deixando um legado imortal tanto nos quadrinhos como na cultura brasileira, a postagem de hoje é uma homenagem a esse grande nome de nossa literatura.
 Lançado em 1969, Flicts é o primeiro livro infantil lançado por Ziraldo, conta a divertida estória de Flicts, uma diferente das existentes que não consegue se encaixar em nenhuma bandeira ou padrão de cores, buscando encontrar o seu lugar no mundo, após passar por um processo de descoberta.
 Bastante divertido e empolgante, Flicts foi um grande sucesso editorial na época, daí pra frente, Ziraldo escreveu muitos livros para crianças, usando de uma sensibilidade poética enorme misturado com humor, é uma obra muito importante e atemporal, que continua tão bela e emocionante.

BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!
 
 

sexta-feira, 26 de abril de 2024

CINE HISTÓRIA: A NOITE QUE MUDOU A MÚSICA POP (2024)

 


FICHA TÉCNICA

Título Original: The Greatest Night in Pop  
Duração:  104 min.
Ano: 2024
Diretor: Bao Nguyen
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero:  Documentário/ Musical
Temática: História da Música Pop dos anos 1980 
   

SINOPSE (Google/Netflix) 

Em uma noite de janeiro de 1985, as maiores estrelas da música se reuniram para gravar "We Are the World". O documentário se aprofunda nos bastidores do evento para descobrir como tantos artistas se juntaram para fazer algo histórico.

COMENTÁRIO 

 Lançado em janeiro desse ano pela Netflix, A Noite que Mudou a Música Pop é uma obra imperdível para quem viveu os anos 1980 e é fã de carteirinha da música feita naquela época, mostrando os bastidores de um dos maiores hits daquela época: We Are the World, feita com intenção de conscientizar sobre o pobre da fome na África através da música, tendo um time de primeira linha da música daquela época: Michael Jackson, Tina Turner, Lionel Ritchie,Stevie Wonder,  Cindy Lauper, Paul Simon, Diana Ross, Bruce Springsteen, Willie Nelson, Ray Charles, Bob Dylan, Al Jerreau e tantos outros. 
 O documentário conta momento por momento da gravação, os bastidores de como foram escolhidos os artistas, os dias que antecederam, o dia do evento, os conflitos que aconteceram, os grandes momentos de cada artista durante a canção, a inspiração da letra e como ficou a música no final, tendo depoimentos dos artistas e quem trabalhou na gravação, havendo muita emoção e nostalgia.
 Além de mostrar como foi concebido o maior hit da música pop oitentista, A Noite que Mudou a Música Pop  traz um pequeno resumo da história dos artistas que participaram da canção We Are The World, os efeitos na carreira de cada um e no na música pop após seu lançamento em 1985, é um documentário que diverte, emociona e mostra o poder atemporal que a música pop dos anos 1980 tem até nos dias de hoje.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima, BOM FIM DE SEMANA!!!

quinta-feira, 25 de abril de 2024

SRS ESPECIAL: ESPECIAL POLVILHANA EPISÓDIO 02: IX POLVILHANA (2022)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Dando sequência a nossa série sobre a Polvilhana, nesse segundo episódio iniciamos a nossa viagem pela História da festa, iniciando pela última edição, a qual aconteceu em 2022, confiram abaixo:



Grande abraço, até a próxima!!!!

quarta-feira, 24 de abril de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: CONCEITOS (ARTE, CULTURA E HISTÓRIA)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Como já foi dito na primeira postagem, esse blog tem finalidade divulgar todo material que produzo de forma clara, independente e de fácil entendimento. Entre os vários temas que trabalho aqui, além de educação, poemas, conscientização sobre o autismo, nostalgia e entretenimento, três são especiais: História, Cultura e Arte. Vamos agora conceituar brevemente essas três importantes áreas do conhecimento humano.
  A História é uma ciência que busca através de reflexão os mais diversos aspectos do passado, pesquisando as realizações humanas durante a passagem do tempo, para causar entendimento sobre o tempo presente e nos preparar para os tempos futuros.
 Já a Cultura pode ser entendida como um conjunto de modos de vida criados e transmitidos de geração em geração entre membros de um determinado lugar. Ela pode ser material, o qual são objetos produzidos que forma o ambiente concreto de uma sociedade, podendo ser utensílios, construções, tecidos, transportes e muito mais; imaterial são as formas tradicionais e populares de cultura, sendo passado de geração em geração, como por exemplo, festas, lendas, receitas, danças, músicas, etc.
  A Arte é todas as manifestações de ordem estética ou existencial feita por um artista, a partir da percepção, emoção ou ideia, com o objetivo de estimular as mesmas no espectador, dando um significado único e diferente a cada obra. Exemplos; pintura, música, escultura, cinema, literatura, dança, etc.
  Logicamente, essas três áreas do conhecimento humano se relacionam entre si e com outras áreas, existindo muitas outras formas de serem interpretadas, aqui foi colocado aproximadamente como cientificamente é compreendidas, como uma pequena introdução.

Grande abraço, tudo de bom, até a próxima!!!

terça-feira, 23 de abril de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: PELÉ'S SOCCER

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem lembra do game acima?

 Lançado em 1980 pela Atari, Pelé's Soccer é um dos primeiros games licenciados com nome de uma celebridade, sendo um game esportivo de futebol e tendo como garoto propaganda um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Pelé, tricampeão mundial pela seleção brasileira de futebol.
 A funcionalidade do jogo é bastante simples: os jogadores são representados por dois times de quadrados (um azul e outro vermelho), vencendo o time que fizer mais gols ao terminar o tempo. A jogabilidade do game lembra muito a do futebol de botão, porém aqui aplica as regras do futebol profissional, um game que vale a pena conhecer, sendo o início da História dos games de futebol.

Grande abraço, até a próxima!!!! 

segunda-feira, 22 de abril de 2024

TEA EM PAUTA: EXPOSIÇÃO A ARTE DO ESPECTRO

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril no auditório Ruy Hulse da UNESC em Criciúma a primeira edição da exposição A ARTE DO ESPECTRO, fazendo parte da quarta edição do Simpósio LAND de Autismo e TDAH, organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento (LAND), reunindo pinturas, obras de artes e poemas desenvolvidos por pessoas com autismo, além de medalhas, diplomas e troféus de conquistas feitas pelos autistas.
 Estive participando do evento com meu poema Jeito Diferente de Ser, o qual coloquei em um banner. Quero agradecer a todos que estiveram visitando o meu trabalho e dos demais irmãos autista, gratidão, acredito que a arte é um meio importante para o desenvolvimento em todas as fases da vida do autista. Confiram abaixo as fotos do evento:









Grande abraço,  BOA SEMANA,  até a próxima!!!
 

domingo, 21 de abril de 2024

POEMA: LUTE SEMPRE

 


Lute pelos teus sonhos,
Não desista, permaneça firme sempre,
Mesmo que as dificuldades sejam maiores,
Ou haja conspirações para derrubar,
Acredite em você e em teu potencial,
Pode ter certeza:
Você chegará em teus objetivos.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 20 de abril de 2024

LIVRO: URUPÊS- MONTEIRO LOBATO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês? 

 Monteiro Lobato (1882-1948), foi romancista, contista e tradutor brasileiro, ficou conhecido por publicar obras voltadas para o público infantil como os da série O Sítio do Picapau Amarelo, que mistura a cultura do interior brasileiro com elementos de diversas culturas, considerada um grande clássico da literatura brasileira, além disso publicou obras voltadas para o público adulto como Zé Brasil, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu e tantas outras que estão no imaginário popular brasileiro.
 Publicado em 1918, Urupês é uma coletânea de contos e crônicas escritas por Monteiro Lobato entre 1914 a 1917, retrata o universo do caboclo brasileiro e das cidades do interior do Brasil com humor bastante ácido, fazendo críticas sociais contra o coronelismo vigente da época, retratando situações que variam entre o hilariante, comovente e até por vezes mórbido, e descrevendo de forma bem humorada o cotidiano das cidades do interior brasileiro, sendo uma obra importante da literatura brasileira.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!
 

sexta-feira, 19 de abril de 2024

SRS ESPECIAL: POLVILHANA ESPECIAL EP 01- O QUE É A POLVILHANA E SEU PRINCIPAL OBJETIVO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 A partir de hoje (19/04), tanto aqui na coluna Santa Rosa do Sul Especial como no Projeto Cultura e História de Santa Rosa do Sul, iremos abordar um especial sobre a Polvilhana, maior festa cultural de Santa Rosa do Sul e do extremo sul catarinense, confiram abaixo o primeiro episódio da série:



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

quinta-feira, 18 de abril de 2024

CINE HISTÓRIA: VERMELHO BRASIL (2014)

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Rouge Bresil/ Brazil Red 
Duração:  104 min.
Ano: 2014
Diretor:  Sylvain Archambault  
País:  Brasil/Portugal/ França
Idiomas disponíveis e legendas: Francês/Português
Gênero:  Aventura/ Épico/ Drama Histórico
Temática: Brasil Colônia/ França Antártica 
   

SINOPSE (Wikipedia) 

A história relata a passagem da expedição francesa de Nicolas Durand de Villegagnon na baía e nas terras em que hoje é a atual Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro, por volta da década de 1550.
Com o patrocínio da Coroa Francesa, Villegagnon tenta criar uma colônia, a chamada França Antártica, mas este projeto é fracassado, pois a resistência portuguesa, com a ajuda dos índios, expulsam os invasores da região.

COMENTÁRIO 

 Grandioso épico produzido por três grandes estúdios de televisão mundial (TV Globo, France 2 e RTP), Vermelho Brasil tem um elenco internacional com Stellan Skarsgård, Joaquim de Almeida, Giselle Motta, Pietro Mario, Théo Frilet e muitos outros, tem cenários belíssimos, cenas de ação de tirar o fôlego e uma estória pouco conhecida da História do Brasil.
 Ambientado nas primeiras décadas da colonização do Brasil, o filme retrata o período que a França criou uma colônia onde hoje é o Rio de Janeiro chamada de França Antártica, que durou de 1550 a 1575, apresentando a fundação, a relação entre franceses e os povos indígenas, a harmoniosa convivência entre católicos e protestantes na colônia, além de retratar o conflito com os portugueses e o fim da França Antártica.
 Baseado no romance de mesmo do escritor francês Jean-Christophe Rufin, Vermelho Brasil retrata acontecimentos históricos pouco conhecidos do Brasil colonial, também aborda temas como a ambição de franceses e portugueses pelo pau-brasil e pelo território do litoral brasileiro, a escravização dos povos indígenas, o reflexo da Reforma Protestante no Brasil, a cultura indígena e os costumes dos europeus daquela época são abordados nessa aventura emocionante.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!

quarta-feira, 17 de abril de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: MÊS DO LIVRO (ABRIL)



 Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

O mês de abril é bastante especial para os amantes da leitura, duas datas comemorativos que homenageiam os livros e três grandes autores representativos da literatura universal, no dia 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, alusão ao nascimento de Monteiro Lobato e no dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, alusão ao nascimento de dois grandes autores renascentistas: Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Vamos conhecer agora as biografias desses grandes autores:




 Monteiro Lobato (1882-1948), foi romancista, contista e tradutor brasileiro, ficou conhecido por publicar obras voltadas para o público infantil como os da série O Sítio do Picapau Amarelo, que mistura a cultura do interior brasileiro com elementos de diversas culturas, considerada um grande clássico da literatura brasileira, além disso publicou obras voltadas para o público adulto como Urupês, Zé Brasil, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu e tantas outras que estão no imaginário popular brasileiro.




  Miguel de Cervantes (1547-1616), nasceu na Espanha, foi romancista, poeta e dramaturgo, autor do romance Dom Quixote de la Mancha, uma impiedosa sátira as novelas de cavalaria medieval, narrando a saga de um fidalgo espanhol, o qual apaixonado por livros de cavalaria, perde a razão e acredita ser um cavaleiro de verdade, vivendo assim suas aventuras, ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança.



  Willian Shakespeare (1564- 1616), nasceu na Inglaterra, foi poeta e dramaturgo, escreveu importantes peças teatrais, muitas delas são encenadas até hoje e forma inúmeras vezes adaptadas para as telas de cinema. Obras como Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo, Mercador de Veneza, Sonhos de uma Noite de Verão e A Tempestade transformaram Shakespeare no maior escritor de todos os tempos.
 Como já falei em outras oportunidades, sou um apaixonado pelos livros e por bibliotecas, sou um leitor voraz, diariamente leio, adoro praticamente todos os gêneros literários. Também incentivo a leitura em todos os meios, seja aqui no blog, nas redes sociais, escolas ou numa conversa entre amigos, acredito demais no poder de transformação dos livros.
 Além de desenvolver a capacidade de ler e escrever bem, o livro serve para divulgação de idéias, estudar novas teorias, conhecer novos mundos, viver grandes aventuras, ter as mais variados tipos de emoções, pensar sobre os problemas do mundo, divertir, enfim, são tantos benefícios que a leitura traz, sendo impossível elencar todas numa só vez.
 Para encerrar, parafraseando um pouco a postagem sobre o Dia Nacional do Livro Infantil feita alguns anos atrás, não basta apenas comemorar, datas comemorativas vem e vão anualmente, as vezes passam batidas, tem que incentivar a leitura em todos os lugares, criar espaços para essa atividade, como bibliotecas e clubes de leitura, exigir as autoridades municipais a dar suporte para criação desses ambientes, essas datas comemorativos servem exatamente para isso, abrir nossa consciência e fazer as pessoas se apaixonarem pela leitura.

Grande abraço, até a próxima e VIVA O LIVRO!!!!!!!

terça-feira, 16 de abril de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: ESQUADRILHA DA FUMAÇA (GIBI)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quem conhece a Esquadrilha da Fumaça? Acredito que todos os brasileiros devem conhecer essa grande equipe de acrobacias aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), que encanta em seus espetáculos por todo Brasil e pelo mundo há mais de 70 anos, sendo uma das equipes de acrobacias aéreas mais respeitadas do mundos. Vocês sabiam que existiu gibi da Esquadrilha da Fumaça?
 Em 1994, a Price Editora lançou uma série de gibis protagonizados pela Esquadrilha da Fumaça, criado por Arthur Garcia, onde os pilotos viviam grandes aventuras, as quais envolviam todo universo da aviação brasileira, acontecimentos fantásticos e fatos da História da Esquadrilha da Fumaça. os personagens eram inspirados nos aviadores da equipe naquela época. A série durou apenas quatro edições, confiram abaixo os gibis dessa série fantástica e inesquecível da História dos quadrinhos brasileiros:






Grande abraço, até a próxima!!!!





segunda-feira, 15 de abril de 2024

TEA EM PAUTA: EVENTO DIÁLOGOS INCLUSIVOS SAMA/UNESC 10/04

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu na última quarta-feira (10/04) no auditório Ruy Hulse da UNESC Criciúma um evento Diálogos Inclusivos: Fortalecendo Laços entre Escola, Famílias e Comunidade para Apoiar Alunos com TEA, alusivo ao Abril Azul, organizado pela SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), voltado para os acadêmicos de Psicologia, Enfermagem e Pedagogia, no intuito de discutir sobre a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista na sociedade e principalmente no meio acadêmico.
 O evento iniciou com a apresentação musical da acadêmica Milena Minatti Andrade, que fez uma belíssima homenagem a sua mãe, a professora Leila Minatti Andrade, falecida há 18 dias, cantando as suas músicas favoritas.Em seguida, a gestora do SAMA, Zélia Medeiros fez o discurso de abertura, falando sobre a importância do evento e do dialogo entre a comunidade acadêmica com as pessoas autistas e seus familiares.
 Após o momento de abertura, o autor desse blog realizou a palestra "Eu Sou Autista: Um Relato de Vida", na qual contou sua trajetória de vida, seu diagnóstico tardio de autismo, suas vitórias e passou uma mensagem de inclusão. Em seguida, a psicologa Bruna Santos Ferreira, que é mãe atípica, relatou suas experiências com seu filho, e fechando esse primeiro momento, a pedagoga Beatriz Santos Ferreira, trouxe seu trabalho realizado com alunos autistas na APAE de Içara.O segundo momento do evento, foi realizado uma rodada de perguntas dos participantes para os palestrantes, esclarecendo dúvidas. 
 Quero encerrar essa matéria, agradecendo a UNESC/SAMA pela oportunidade que recebi de participar desse lindo evento junto com a Bruna, Beatriz e Milena, foi uma grande oportunidade da comunidade acadêmica conhecer mais sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de oportunizar ao autista e famílias atípicas contarem suas experiências, em prol da inclusão, GRATIDÃO. Confiram abaixo fotos do evento, que foram feitas pela Agência de Comunicação da UNESC e pelo SAMA:







Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!



  

domingo, 14 de abril de 2024

POEMA: AS MELHORES COISAS DA VIDA


 As melhores coisas da vida,
Vem de forma gratuita e de dentro do coração,
Não há fortuna que possa pagar,
Nem precisa ir longe para encontrar,
Elas são:
PAZ, ALEGRIA E O AMOR!!!

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, forte abraço, até a próxima!!!

sábado, 13 de abril de 2024

LIVRO: CHAPLIN POR ELE MESMO- MARTIN CLARET


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Charles Chaplin (1889-1977) é sem dúvida um dos grandes nomes do cinema, além de grande cineasta e ator, divertia e conscientizava o público dos problemas sociais através da comédia, a qual satirizava os males do mundo, unindo humor e drama social. Além disso, foi um dos maiores pacifistas que o mundo já viu, escrevendo inúmeros discursos, poemas e frases, muitos das quais são bastante populares e usadas frequentemente nas redes sociais, em convites de festas, etc.
 Devido a enorme popularidade de Chaplin, o escritor e editor de livros Martin Claret organizou e publicou na década de 80 o livro Chaplin por Ele Mesmo, o qual conta  através de uma coletânea de textos, poemas, depoimentos e discursos, a biografia de Charles Chaplin de forma emotiva e interessante, sendo uma grande homenagem a esse ícone do cinema.
 Usando de uma material vasto, o livro busca detalhes antes nunca falado sobre a vida e obra de Chaplin, trazendo a tona de onde ele se inspirou para criar o personagem Carlitos, suas idéias em relação ao cinema, seu pensamento pacifista, seus filmes, suas conquistas e derrotas, trazendo depoimentos de fãs, pessoas que conviveram com ele, atores, diretores, e especialmente, ele próprio contando sua épica trajetória.
 Além de ser um livro interessante para os fãs do eterno Carlitos, Chaplin por Ele Mesmo é indispensável para todos aqueles que amam a arte cinematográfica, pois além de emocionar com a incrível trajetória de um dos pioneiros do cinema, mostra de como a arte pode nos ensinar belíssimas lições de humanidade, indo muito além do mero entretenimento, assim como o grande e saudoso Charles Chaplin acreditava.

Um grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA até a próxima. 

sexta-feira, 12 de abril de 2024

CINE HISTÓRIA: O ALEIJADINHO (1978)


 
FICHA TÉCNICA

Título Original O Aleijadinho
Duração: 23 min. 
Ano: 1978
Diretor:  Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Documentário/ Biografia
Temática: História das Artes no Brasil/ Período Barroco Brasileiro


COMENTÁRIO

 O cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) é considerado um dos grandes nomes do cinema brasileiro, sempre defendeu a cultura brasileira em seus filmes, adaptando obras da literatura ou fazendo documentários sobre personalidades brasileiras, sendo seus maiores sucessos Macunaíma, Os Inconfidentes, Garrincha a Alegria do Povo, O Padre e a Moça O Homem do Pau-Brasil, considerados verdadeiros clássicos de nosso cinema.
 Baseado em texto e roteiro de Lúcio Costa, tendo a narração emotiva do poeta Ferreira Gullar, O Aleijadinho é um documentário que narra a trajetória do maior expoente da arte barroca no Brasil, Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), que mesmo tendo lepra (motivo o qual ganhou o apelido de Aleijadinho), realizou inúmeras obras de arte em diversas cidades de Minas Gerais no século XVIII, obras as quais causam admiração em turistas e inspiram artistas até os dias de hoje.
 Mesmo sendo uma produção feita na década de 70, o filme é uma belíssima viagem por onde Aleijadinho passou, mostrando as paisagens mineiras e as obras por ele feitas, montando uma biografia bastante precisa sobre a vida desse artista e também sobre a arte feita no Brasil do período colonial, a qual tinha ligação forte com a religiosidade e viu no Barroco a melhor forma de expressar esse sentimento.
 Além das belíssimas imagens, roteiro bastante informativo, a trilha sonora é outra coisa que chama a atenção nesse filme, toda feita com música sacra e barroca, dando uma beleza de grande magnitude a obra, tornando os 23 minutos do filme em uma aula sobre a História da arte brasileira. 

Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!


 

quinta-feira, 11 de abril de 2024

SRS ESPECIAL: LIVROS SOBRE NOSSO MUNICÍPIO

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Na postagem de hoje, iremos apresentar os principais livros que narram a História e a cultura do  município de Santa Rosa do Sul, confiram abaixo:



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!




quarta-feira, 10 de abril de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: ÉPOCAS HISTÓRICAS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Como todos vocês já sabem, sou um verdadeiro apaixonado por História, desde muito jovem meus livros favoritos eram aqueles ambientados no passado, os filmes e desenhos animados também foram decisivos para minha decisão profissional, isso com toda certeza não é novidade para ninguém, tanto que me considero atualmente um historiador do que professor, apesar de que as duas coisas me complementam. 
 Ser historiador é viver em permanente estudo, ser inquieto e entender que a História é uma ciência que está sempre em constante transformação, a qual dialoga com praticamente todas as ciências criadas pelo ser humano, e principalmente, entender que é  uma ciência que busca através de reflexão os mais diversos aspectos do passado, pesquisando as realizações humanas durante a passagem do tempo, para causar entendimento sobre o tempo presente e nos preparar para os tempos futuros, não é um contador de anedotas, piadas ou estórias da carochinhas.
 É bastante evidente que o historiador tem a visão de seu tempo, faz uma interpretação de um fato do passado com olhar da época em que vive, recorrendo a inúmeros métodos de pesquisa e de datação histórica, facilitando tanto o seu entendimento como o de seu público alvo, existindo inúmeros tipos, sendo algumas mais tradicionais e outras mais contemporâneas, indo de acordo com a linha de pensamento de cada  historiador. 
 A variedade de temas trabalhados pela História é imenso e precisa de várias postagens, hoje vamos falar um pouco sobre os períodos históricos, tema que muitas vezes é motivo de confusão, pois existem muitas divisões, alguns bastante preconceituosos, que acaba gerando dúvida entre as pessoas e estudantes. Para facilitar, usarei a cronologia histórica tradicional nessa postagem, em outras oportunidades, pretendo falar de outros tipos de cronologia e como elas funcionam. Os períodos históricos, segundo a historiografia tradicional são:

Pré-História: período que vai desde o surgimento do Homem na Terra até o surgimento da escrita, por volta do ano 4000 a.c. . É um período onde o homem apreende a manusear os objetos extraídos da natureza (pedra, madeira, água, fogo, etc), a conviver com a natureza, sendo no primeiro momento nômade e caçador-coletor, posteriormente sendo sedentário, graças a invenção da agricultura e da pecuária, formando os primeiros núcleos de povoação, que mais tarde formariam as primeiras cidades.
Idade Antiga: período que vai de 4.000 a.c. até 476 d.c., é a época das primeira civilizações do mundo, surgidas no Oriente Próximo como os mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus, além das civilizações de origem europeias, gregos e romanos.
Idade Média: período que vai de 476 d.c. com a Queda do Império Romano do ocidente até 1453, com a Queda de Constantinopla pelos turcos otomanos, é a época de predomínio da Igreja Católica, do sistema feudal, das Cruzadas, de guerras entre feudos por toda a Europa, do império muçulmano, do surgimento de grandes cidades e de forte ebulição cultural. Devido a presença forte que o catolicismo tinha na sociedade medieval, o período medieval foi equivocadamente chamado de a Era das Trevas.
Idade Moderna:  período que vai  de 1453 até 1789 com a Revolução Francesa, é uma época onde a economia capitalista se consolida de vez, as descobertas marítimas de várias nações europeias, o nascimento das primeiras nações, o fortalecimento das monarquias, o contato entre europeus e povos indígenas americanos, a colonização do continente americano, a Reforma Protestante, o Renascimento e o Iluminismo.
Idade Contemporânea: período que vai de 1789 até os dias de hoje, é a época do fim do absolutismo dos reinos europeus, do período napoleônico, das unificações e independências de inúmeros países ao redor do mundo, da Revolução Industrial e Tecnológica, da colonização dos continentes asiático e africano,  de conflitos mundiais, de disputas tecnológicas e armamentistas, da descolonização da África e Ásia, dos regimes autoritários, das lutas sociais e de grandes movimentos culturais.        
 Sendo simplificado ao máximo para o entendimento de todos, a divisão de períodos acima não é algo definitivo, ela é muita usada nos livros e nas salas de aula, existem muitas outras formas de dividir a História, como já foi frisado, mas isso são temas para muitas outras postagens, a História é uma verdadeira ciência mutante, a qual requer atenção, estudo e entendimento.

Grande abraço, até a próxima!!!!!

terça-feira, 9 de abril de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: ODISSEY 2

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem jogou nesse console?

 Criado pela Magnavox/Philips em 1978, o Odissey 2 era uma evolução do console anterior, o Odissey, que foi lançado em 1972, sendo o primeiro console caseiro lançado no mercado mundial. O seu visual similar e tendo funcionalidade de um computador (quando o jogo era compatível, obviamente) e tem games muito similares ao do Atari o diferenciava do seu antecessor.
 No Brasil, o console chegou em 1983 com o nome de Odissey, lançado alguns games com nomes em português como Senhor das Trevas, Come-Come (versão de Pac-Man), Gato e o Rato, Didi na Mina Encantada (protagonizado pelo personagem Didi Mocó do programa humorístico brasileiro Os Trapalhões), Fórmula 1, Duelo no Velho Oeste, Acrobatas, Telegrafista e tantos outros, que fizeram a alegria da garotada naquela época, além de ser um dos pilares junto com o Atari 2600 da cultura gamer do Brasil a partir dos anos 1980, sendo possível jogar toda a biblioteca desse console clássico através da emulação.

Grande abraço, até a próxima!!!


segunda-feira, 8 de abril de 2024

TEA EM PAUTA: PEDÁGIO DA AMA SANTA ROSA DO SUL (06/04)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
   A AMA de Santa Rosa do Sul é uma iniciativa que veio de pais atípicos na esperada dos atendimentos de seus filhos na estimulação precoce da APAE de Santa Rosa do Sul antes do período pandêmico, criando um grupo de Whattsapp, no intuito de trocar ideias e buscar criar uma associação, tanto para trabalhar a questão da conscientização sobre o TEA como para ter uma sede que oferecesse atendimento as crianças a partir dos sete anos. 
 Nesse último sábado (06/04) aconteceu nas ruas de Santa Rosa do Sul o pedágio solidário da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Santa Rosa do Sul, no intuito de arrecadar fundos para a AMA, que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de conscientização sobre o autismo para o município e região e sonha ter uma sede própria, para iniciar os atendimentos com as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pedágio aconteceu em dois pontos, um na Avenida Damásio Peres e o outro na frente do Mercado Machado na Vila São Cristóvão. Em nome da AMA, queremos agradecer a todos que colaboraram no pedágio, MUITO OBRIGADO. 
 Para quem quiser conhecer o trabalho da AMA de Santa Rosa do Sul e adquirir as camisetas para ajudar a associação, entre no perfil do Instagram CLICANDO AQUI .Confiram abaixo fotos desse belíssimo evento de conscientização:
















Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!