quarta-feira, 10 de abril de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: ÉPOCAS HISTÓRICAS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Como todos vocês já sabem, sou um verdadeiro apaixonado por História, desde muito jovem meus livros favoritos eram aqueles ambientados no passado, os filmes e desenhos animados também foram decisivos para minha decisão profissional, isso com toda certeza não é novidade para ninguém, tanto que me considero atualmente um historiador do que professor, apesar de que as duas coisas me complementam. 
 Ser historiador é viver em permanente estudo, ser inquieto e entender que a História é uma ciência que está sempre em constante transformação, a qual dialoga com praticamente todas as ciências criadas pelo ser humano, e principalmente, entender que é  uma ciência que busca através de reflexão os mais diversos aspectos do passado, pesquisando as realizações humanas durante a passagem do tempo, para causar entendimento sobre o tempo presente e nos preparar para os tempos futuros, não é um contador de anedotas, piadas ou estórias da carochinhas.
 É bastante evidente que o historiador tem a visão de seu tempo, faz uma interpretação de um fato do passado com olhar da época em que vive, recorrendo a inúmeros métodos de pesquisa e de datação histórica, facilitando tanto o seu entendimento como o de seu público alvo, existindo inúmeros tipos, sendo algumas mais tradicionais e outras mais contemporâneas, indo de acordo com a linha de pensamento de cada  historiador. 
 A variedade de temas trabalhados pela História é imenso e precisa de várias postagens, hoje vamos falar um pouco sobre os períodos históricos, tema que muitas vezes é motivo de confusão, pois existem muitas divisões, alguns bastante preconceituosos, que acaba gerando dúvida entre as pessoas e estudantes. Para facilitar, usarei a cronologia histórica tradicional nessa postagem, em outras oportunidades, pretendo falar de outros tipos de cronologia e como elas funcionam. Os períodos históricos, segundo a historiografia tradicional são:

Pré-História: período que vai desde o surgimento do Homem na Terra até o surgimento da escrita, por volta do ano 4000 a.c. . É um período onde o homem apreende a manusear os objetos extraídos da natureza (pedra, madeira, água, fogo, etc), a conviver com a natureza, sendo no primeiro momento nômade e caçador-coletor, posteriormente sendo sedentário, graças a invenção da agricultura e da pecuária, formando os primeiros núcleos de povoação, que mais tarde formariam as primeiras cidades.
Idade Antiga: período que vai de 4.000 a.c. até 476 d.c., é a época das primeira civilizações do mundo, surgidas no Oriente Próximo como os mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus, além das civilizações de origem europeias, gregos e romanos.
Idade Média: período que vai de 476 d.c. com a Queda do Império Romano do ocidente até 1453, com a Queda de Constantinopla pelos turcos otomanos, é a época de predomínio da Igreja Católica, do sistema feudal, das Cruzadas, de guerras entre feudos por toda a Europa, do império muçulmano, do surgimento de grandes cidades e de forte ebulição cultural. Devido a presença forte que o catolicismo tinha na sociedade medieval, o período medieval foi equivocadamente chamado de a Era das Trevas.
Idade Moderna:  período que vai  de 1453 até 1789 com a Revolução Francesa, é uma época onde a economia capitalista se consolida de vez, as descobertas marítimas de várias nações europeias, o nascimento das primeiras nações, o fortalecimento das monarquias, o contato entre europeus e povos indígenas americanos, a colonização do continente americano, a Reforma Protestante, o Renascimento e o Iluminismo.
Idade Contemporânea: período que vai de 1789 até os dias de hoje, é a época do fim do absolutismo dos reinos europeus, do período napoleônico, das unificações e independências de inúmeros países ao redor do mundo, da Revolução Industrial e Tecnológica, da colonização dos continentes asiático e africano,  de conflitos mundiais, de disputas tecnológicas e armamentistas, da descolonização da África e Ásia, dos regimes autoritários, das lutas sociais e de grandes movimentos culturais.        
 Sendo simplificado ao máximo para o entendimento de todos, a divisão de períodos acima não é algo definitivo, ela é muita usada nos livros e nas salas de aula, existem muitas outras formas de dividir a História, como já foi frisado, mas isso são temas para muitas outras postagens, a História é uma verdadeira ciência mutante, a qual requer atenção, estudo e entendimento.

Grande abraço, até a próxima!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário