sábado, 5 de outubro de 2024

LIVRO: OS TRÊS MOSQUETEIROS- ALEXANDRE DUMAS


 
Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Mundialmente conhecido por ser um exímio contador de estórias, Alexandre Dumas, pai (1802-1870) criou um estilo literário envolvente e inesquecível, que une aventura, romance e acontecimentos históricos, que podem ser reconhecidos facilmente em livros como O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros, que são verdadeiros clássicos da literatura universal.
 Publicado pela primeira vez em 1844, Os Três Mosqueteiros é sem dúvida a obra mais conhecida e popular de Alexandre Dumas, sendo adaptadas incontáveis vezes para o cinema, narra as aventuras de D'Artagnan e seus colegas mosqueteiros que enfrentam intrigas do cruel Cardeal Richelieu, o qual deseja usurpar o trono da França.
 Ambientado na França do século XVII, o livro mostra de forma aventuresca o absolutismo francês na época do Rei Luís XIII, as lutas palacianas, conspirações de outros reinos europeus que sonhavam invadir a França e a organização dos mosqueteiros, os quais eram soldados fiéis ao rei, são ingredientes a esse grande clássico da literatura mundial, um livro obrigatório para quem gosto de uma estória cheia de aventuras e emoções.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!! 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

CINE HISTÓRIA: JESUS DE NAZARÉ (1977)


FICHA TÉCNICA

Título Original Jesus of Nazareth/ Gesú di Nazareth 
Duração: 382 min.
Ano: 1977
Diretor: Franco Zefirelli 
País:  Itália/Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês, Italiano e Português
Gênero: Épico/ Drama Bíblico  
Temática: Vida de Jesus Cristo/ Invasão Romana na Palestina/ Início do Cristianismo

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

Concebido pela Virgem Maria (Olivia Hussey) e passando por uma sofrida infância de peregrinação, Jesus (Robert Powell) veio a terra com a missão de salvar os homens, mas é traído e humilhado justamente por eles. Após ser preso, torturado e crucificado, ressuscita divinamente. 

COMENTÁRIO

 Superprodução do cinema europeu, Jesus de Nazaré é um épico totalmente inspirado nos quatro evangelhos da Bíblia (Mateus, Marcos, Lucas e João), remontando os fatos mais marcantes da vida de Cristo, desde seu nascimento até a sua ressurreição. Bastante exibido na televisão na Páscoa ou Natal, devido sua longa duração (cinco horas) já foi exibido em forma de minissérie, em uma versão cortada com apenas três horas de duração e de forma integral, geralmente na Record.
 Brilhantemente dirigido pelo diretor italiano Franco Zefirelli, Jesus de Nazaré tem uma belíssima fotografia, trilha sonora emocionante feita por Maurice Jarre e um elenco recheado de estrelas de Hollywood e do cinema europeu como Olivia Hussey, Robert Powell, Rod Steiger, James Mason, Ernest Borgnine, Anne Bancroft, Claudia Cardinale, Anthony Quinn, Laurence Olivier, Fernando Rey, Peter Ustinov e James Earl Jones, todos com atuações memoráveis e carismáticas.
 Sendo considerado um dos filmes mais realistas sobre a a vida de Jesus Cristo, se aproximando dos textos bíblicos, mas também mostrando os antigos costumes do povo judeu, a dominação do Império Romano, as dificuldades enfrentadas por aqueles que não seguiam as autoridades romanas e judaicas e a esperança de um povo com a chegada do Messias, fazem esse filme ir além dos aspectos religiosos, também explorando todo contexto histórico, político, social e cultural na Palestina no século I.
  Interpretado brilhantemente por Robert Powell, Jesus nesse filme é retratado como uma pessoa bastante especial, preocupada com seu povo, carismática, firme em sua missão até o fim e também não exita em dar broncas severas quando vê injustiças contra o povo que ama, tornando ele tanto humano como um ser divino.

Grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

SRS ESPECIAL: HOMENAGEM A RENAN TAVARES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Na postagem dessa semana iremos fazer uma homenagem ao músico e artistas sul santarosense Renan Tavares, confiram sua biografia acima, forte abraço, até a próxima!!!!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: AULINHA 19 IDADE MÉDIA

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Continuando nossa viagem pela História da humanidade, hoje chegamos a Idade Idade, conteúdo relativo ao sexto ano do Ensino Fundamental e ao segundo ano do Ensino Médio, vídeo feito pelo canal Toda Matéria, confiram acima, forte abraço, até a próxima!!!!!!!

terça-feira, 1 de outubro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: GOLDEN AXE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você já jogou o game da imagem acima? É um dos games mais populares lançado pela Sega no fim da década de 80, lançado simultaneamente com Altered Beast, tendo um estilo épico fantástico e ser do gênero briga de rua, porém tem um enredo completamente diferente e complexo, sendo uma franquia de muito sucesso, sendo lançado jogos esporadicamente até hoje, estou falando logicamente de Golden Axe, que foi lançado originalmente em 1988 para Arcade (fliperama), para os consoles caseiras da Sega (Mega Drive e Master System) e posteriormente para outros consoles populares (Playstation, Wii, XBox,  e PC).
 Golden Axe é ambientado em um reino fabuloso, muito semelhante ao do personagem Conan, criado por Robert E. Howard em 1932, que une elementos da era medieval com a antiguidade, além é claro de elementos da mitologia greco-romana, dos povos que viviam nas ilhas britânicas (celtas principalmente), dos povos bárbaros e do universo mítico criado pelo escritor britânico J. R. R Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), além de se inspirar em estudos históricos sobre o período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média, época que possivelmente o jogo passa, apesar de ser um jogo de fantasia. 
 A trama do jogo conta as aventuras de guerreiros com diferentes estilos de combate e de terras distantes, lutam contra Death Adder, tirano que tem poderes sobrenaturais e uma força descomunal, o qual aprisionou o rei e a rainha em seu castelo, causando terror, morte e destruição com seu exército do mal. As sequências de Golden Axe os heróis enfrentam novos vilões e seus aliados que dominam de forma tirana o reino, sempre o bem vencendo o mal, como é uma boa fábula épica.
 Assim como em Altered Beast, Golden Axe inovou graficamente no mundo dos games, trazendo gráficos muito semelhantes a de um desenho animado, alto grau de dificuldade, enredo bastante empolgante, sons com alta fidelidade, que tornava ele muito realista e muito divertido de jogar, mantendo a mesma qualidade em suas sequências,elementos os quais fizeram o sucesso desse game e tornando tão popular até os dias de hoje, forte abraço, até a próxima!!!