sexta-feira, 25 de outubro de 2024

CINE HISTÓRIA; MAX SCHMELING (2012)



FICHA TÉCNICA

Título Original Max Schmeling
Duração: 122 min.
Ano: 2012
Diretor: Udo Boll 
País: Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Alemão e Português
Gênero: Aventura/Épico/Guerra/ Drama/ Biografia/ Romance
Temática: Esporte Durante a Segunda Guerra

SINOPSE (Fonte: Ultracine)

Na década de 1930, Max Schmeling é um boxeador famoso na Alemanha, com um ótimo histórico de vitórias, muita fama e casado com a bela atriz tcheca Anny Ondra. Porém, em 1936, tempos de tensão entre a sociedade Ocidental e os ideais nazistas, uma luta clássica entre Max e o norte-americano Joe Louis ganha proporções muito maiores que o simples esporte e coloca em jogo o orgulho de dois países. Apesar de ser contrário à causa de Hitler, o boxeador, como herói nacional, se vê forçado a cooperar com o líder do país para melhorar a imagem da Alemanha perante o restante do mundo. Com a guerra eminente, Max se prende aos seus valores e fica ao lado de sua esposa e de seu grande amigo e empresário Joe Jacobs, que é Judeu e está sendo perseguido. E isso é só o começo da jornada do campeão, que acaba por salvar muitas vidas em seu país, onde decidiu ficar e lutar contra o regime. 


COMENTÁRIO

 Baseado na estória real do boxeador alemão Max Schmeling, O Campeão de Hitler é uma superprodução emocionante que retrata o glamouroso mundo do boxe na Alemanha nazista, recheada de muita ação, emoção, suspense e drama.
 Ambientado nas décadas de 30 e 40, a trama do filme é envolvente, cheia de acontecimentos históricos, em especial a ascensão do nazismo na Alemanha, a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra, fase a qual Schmeling tenta recuperar sua careira no boxe, mas devido sua idade e por causa da restrições impostas pelos aliados, não consegue seguir em frente.
 O aspecto mais interessante do filme foi retratar que Schmeling, mesmo sendo apoiado pelos nazistas, ele não quis colaborar com o regime e lutar contra as malezas feitas por Hitler, protegendo sempre as pessoas indefesas, transformando em um herói de guerra e também no boxe.
 Outra questão muito interessante é o fato da tentativa de mandar Schmeling para o campo de batalha, no intuito de mata-lo, mostra a inveja que os nazistas tinham dele, por ser treinado por um judeu e ter contato com os Estados Unidos, principal adversário da Alemanha na guerra.
 A grande mensagem do filme sem dúvida nenhuma é de superação diante das adversidades, de lutar contra os males que afligem o povo, o louvor ao esporte, pois faz bem ao corpo e a alma, não importa qual você pratique, mas especialmente a paz, coisa a qual precisamos tanto para seguir a vida em frente. BOA SESSÃO, FORTE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário