segunda-feira, 29 de abril de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: IMAGINE- JOHN LENNON


Olá caros amigos, tudo bem com vocês?


 John Lennon (1940-1980) dispensa apresentações,  um dos integrantes mais badalados dos Beatles, nasceu na Inglaterra em plena Segunda Guerra Mundial, além de exímio músico e compositor, foi escritor e ativista, percorreu o mundo em campanhas pacifistas junto com sua esposa Yoko Ono e outros nomes da contracultura mundial.
 Diferente das canções feitas nos Beatles, em sua carreira solo, devido seu ativismo político, John Lennon escrevia e cantava letras de cunho social, sempre falando sobre paz, alegria e amor, criticando as guerras e injustiças, criando hits inesquecíveis, sempre o mantendo no topo nas paradas de sucesso em todas as partes do mundo.
 Dentre todas músicas feitas por Lennon, uma das mais belas e conhecidas sem dúvida é Imagine, lançada em 1971. Descrevendo uma visão utópica, a canção faz um apelo a humanidade a pensar e começar a lutar para construir um mundo ideal, onde a paz e o amor iram reinar em todos os cantos.
 Considerada um hino pela paz mundial, Imagine é uma canção que sintetiza todo o pensamento e luta de Lennon, não perdendo sua atualidade, mesmo sendo lançada a mais de 40 anos atrás, fazendo todos nós sonharmos para viver em uma humanidade harmônica. Confiram a cima o vídeoclipe original da canção traduzido, faz jus a essa belíssima canção feita pelo eterno John Lennon.

Um grande abraço, tudo de bom, até até próxima.   

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: MORRO DAS MORTES, PRIMEIRO NOME DA LOCALIDADE


     (Mapa antigo da Amesc, feito na década de 40, Santa Rosa está localizada no ponto vermelho)

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Santa Rosa do Sul é um município pequeno e politicamente jovem, sendo que sua emancipação política aconteceu apenas em 1988,quando se desmembrou da cidade de Sombrio, mas sua História começou quando era habitado por índios, sendo que os carijós, que pertenciam ao tronco linguístico Tupi, foram os primeiros moradores de onde se localiza o atual município e tiveram contato com os colonizadores europeus que por aqui passaram, especialmente espanhóis e portugueses.
 Um dos acontecimentos históricos mais antigos que aconteceu aqui vem de relatos orais, só foi registrado no livro Paróquia de Sombrio, escrito em 1948 pelo padre Raulino Reitz, irmão mais novo do padre João Reitz, um dos párocos que impulsionou a criação de capelas e igrejas na região, inclusive aqui, ajudando a escolher a padroeira da vila, Santa Rosa de Lima, na década de 30.
 O relato consiste em um caso de assassinato ocorrido em uma sanga próximo ao morro onde hoje fica localizado a Prefeitura de Santa Rosa do Sul. Mesmo com vários estudos históricos feitos, não se sabe ao certo a causa, nomes das pessoas assassinadas, data e ano, pois esse acontecimento veio até nós através da fonte oral, e foi modificada com o passar do tempo, mas algo todos sul santa-rosenses acreditam na veracidade desse fato macabro.
 Abaixo segue a versão do acontecimento descrita na década de 40 pelo padre Raulino Reitz em seu livro Paróquia de Sombrio:

....dois assassinos cruzando as fronteiras, fugiram do Estado do Rio Grande do Sul e se asilaram no atual morro de S. Rosa, bela montanha arredondada. A polícia, porém, não descansou. Foi ao alcanço de ambos e encontrou um pescando nas costas da lagoa Sombrio. Sob pena de morte foi intimado a indicar seu companheiro. Levou então os policiais até as cabeceiras da Sanga de S. Rosa onde ambos foram executados... (página 70)  

 Devido a esse acontecimento chocante, a região passou a se chamar MORRO DAS MORTES, sendo um dos primeiros nomes conhecidos da localidade onde se localiza o munícipio de Santa Rosa do Sul. Atualmente o morro onde aconteceu esse assassinatos é ainda conhecido por esse nome, e também pelo apelido de MORRO DA CAIXA D'ÁGUA, onde ficar o reservatório de água da Samae. 
 Como em todo lugar onde acontecem crimes bárbaros no passado, o Morro das Mortes não é diferente, há muitos relatos de aparições fantasmagóricas, pessoas que sonham com potes de ouro estão lá enterrados, enfim uma infinidades de estórias fantásticas, que tornam o acontecimento cada vez mais intrigante para quem é apaixonado de História.
 A questão da veracidade desse acontecimento é uma unanimidade entre os moradores de Santa Rosa do Sul, todos acreditam que sejam reais os acontecimentos acima relatados. Saberemos o que realmente aconteceu naquele dia? Saber as causas?Quem eram de fato as pessoas que forma mortas? Data certa? Isso somente a História poderá nos responder futuramente.

Um grande abraço, até a próxima, um bom fim de semana.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL: NOVA COLUNA DO BLOG DO PROFESSOR ANDRIO

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje o Blog do Professor Andrio vem com uma grande novidade para todos sul santarosenses: o SANTA ROSA DO SUL ESPECIAL. Essa coluna dará destaque a História, cultura, notícias e curiosidades, dando um carinho e atenção especial ao nosso município. A partir dessa semana, toda sexta feira haverá  uma reportagem, convido a todos meus a prestigiar e compartilhar as postagens especias feitas no blog.
 Mesmo já abrindo um espaço para Santa Rosa do Sul desde quando comecei o blog, a idéia de criar uma coluna específica tem a intensão de chamar mais atenção de toda a população, apresentando informações importantes sobre nossa cidade.
 Abaixo estará o link de todas as 30 postagens que já realizei sobre Santa Rosa do Sul, começando da mais nova até a mais antiga, para que todos possam conferir e compartilhar também com seus amigos, fortalecendo cada vez mais a idéia desse blog, levar cultura e conhecimento de graça a todos sul santarosenses, cliquem e confiram:











DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM SANTA ROSA DO SUL (2012)

A FAVOR DE UM MUSEU E CASA DA CULTURA EM SANTA ROSA DO SUL

CAMPEONATO DE XADREZ EM ESCOLA DE SANTA ROSA DO SUL

A VIDA DE SANTA ROSA DE LIMA, PADROEIRA DO MUNICÍPIO

PORQUE DEFENDO A CULTURA EM SANTA ROSA DO SUL?

FESTIVAL DE MÚSICA INTERNACIONAL (2002)

VERSOS AO AGRICULTOR DE SANTA ROSA DO SUL

ESPECIAL POLVILHANA (2012): ÚLTIMO DIA

ESPECIAL POLVILHANA (2012): LANÇAMENTO DO LIVRO E FILME SOBRE SANTA ROSA DO SUL, E FEMUC

ESPECIAL POLVILHANA (2012): TARDE GOSPEL

ESPECIAL POLVILHANA (2012): MARATONA CROSS COUNTRY

ESPECIAL POLVILHANA (2012): ABERTURA OFICIAL

ESPECIAL POLVILHANA (2012): TARDE DA MELHOR IDADE

ESPECIAL POLVILHANA (2012): MANHÃ DAS CRIANÇAS

ESPECIAL POLVILHANA (2012): PRIMEIRO DIA

A HISTÓRIA DA POLVILHANA

POEMA: SANTA ROSA DO SUL

CURTA-METRAGEM: BEM-VINDO A SANTA ROSA DO SUL (2010)

CORPUS CHRISTI EM SANTA ROSA DO SUL (2012)

DIA DA COMUNIDADE, PARQUE ROSITA (2012)

 Espero que essas reportagens e as que virão adiante sirvam para pesquisa ou simplesmente para satisfazer a curiosidade dos leitores. Quero mandar um grande abraço a todo povo de Santa Rosa do Sul e sintam-se a vontade para sugestões, convites para eventos, elogios e críticas construtivas, toda ajuda é bem vinda, quando é feita na intenção de melhorar cada vez mais, estou a disposição de todos pelos contatos:

E-MAIL: andriocardosopereira@hotmail.com

FACEBOOK: ANDRIO CARDOSO PEREIRA

Um excelente fim de semana, tudo de bom, grande abraço, até a próxima.








  

quarta-feira, 17 de abril de 2013

GAMES INSPIRADOS EM MITOLOGIA, FATOS HISTÓRICOS, LITERATURA E CINEMA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Desde que surgiu o primeiro console de videogame nos anos 70, o mundo dos games sempre estão inovando graficamente e também nos enredos, criando jogos cada vez mais bem elaborados e divertidos, transformando um dos setores mais lucrativos na atualidade e o meio de entretenimento favorito da juventude.
 Assim como em praticamente todos meios artísticos, visando atrair um público variado, existem inúmeros jogos de videogame que tem enredo baseado na mitologia e em epopeias clássicas e modernas. A vantagem, ao contrário do cinema e da literatura, onde você só pode visualizar ou imaginar, nos games você pode interagir na estória, ou seja ser o próprio personagem principal do jogo, controlando todas as ações, vivenciando aventuras fabulosas.
 Apesar de serem obras de ficção, muitos desses jogos podem ser utilizados como maneira educativa e de pesquisa para historiadores, pois tem nas suas narrativas elementos de pesquisa histórica, cinematográfica e literária, tanto na recriação dos cenários, eventos históricos, personagens, monstros, elementos culturais de época, enfim, ajudando o game a ter realismo e serem muito divertidos.
 Como eu já tinha dito antes, os games estão muito presente, não tem como negar que os jogos influenciam na vida cultural do jovens, então, os jogos de videogame podem ser trabalhados de forma ilustrativa, como uma forma de apresentar determinado período histórico, assim como acontece com as obras cinematográficas, cabe apenas ao professor pesquisar e conhecer o mundo dos games. Pretendo trabalhar muito com esses games aqui no blog, em outras oportunidades falarei sobre mais jogos de gênero, e mostrar que o videogame é sim diversão, mas pode ensinar coisas bacanas e muito interessantes.
 Abaixo, está pequena uma lista de games que tem o enredo baseado em mitologia, acontecimentos históricos, livros e em filmes, escolhidos pelo autor desse blog, usando os mesmos critérios trabalhados nas resenhas dos filmes, porém de forma mais curta e direta, trabalhando com jogos de aventura realmente empolgantes.
 A intenção aqui é mostrar que os games também podem ser ferramentas pedagógicas importantes e também fazer uma viagem no tempo, pois os jogos que serão elencados a seguir são clássicos e tem versões nos diversos consoles como Atari, Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros.  Então vamos embarcar nessa viagem e matar saudades de jogos incríveis, nostálgicos de plantão apertem os cintos e boa viagem. Em outra oportunidade, farei uma postagem contando detalhadamente a História do videogame.

PITFALL (1983)- ATARI


 Clássico dos jogos do Atari, Pitfall é um game onde o personagem principal vive aventuras no estilo Tarzan, personagem criado em 1912, pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs. Devido ao estrondoso sucesso do jogo, houveram diversas versões de Pitfall em praticamente todos os consoles, incrementando elementos de filmes do Indiana Jones, tornando o personagem em um aventureiro, explorador e arqueólogo em busca de relíquias históricas.   

CASTLEVANIA (1986)- NINTENDINHO


 Baseado no livro Drácula publicado em 1897 pelo escritor irlandês Bram Stoker e em filmes de terror, Castlevania é ambientado no fim do século XVII, conta as aventuras de Simon Belmont na Transilvânia, Romênia, descendente de uma família especialista em caçar monstros e demônios, para derrotar o Conde Drácula, que ameaça destruir o mundo. Existem muitas continuações de Castlevania, sempre contando as aventuras de um membro do clã Belmont, na luta contra as forças do mal. Além das lendas de vampiros, fantasmas, lobisomens, gárgulas, múmias e outras criaturas mitológicas surgem para derrotar o herói.       

KENSEIDEN (1988)- MASTER SYSTEM


 Inspirado nas antigas lendas japonesas, Kenseiden tem como protagonista um samurai destemido que viaja pelo Japão lutando contra as forças do mal que ameaçam destruir toda a nação. Ambientado no século XVI, esse game recheado de ação e de criaturas fantasmagórica transporta o jogador para um cenário sombrio, onde somente um herói de verdade poderá vencer e trazer a paz, em uma fábula que retrata um período conturbado da História japonesa.

ALTERED BEAST (1988)- MEGA DRIVE


 Primeiro game do console Mega Drive, Altered Beast foi revolucionário na época, pois tinha gráficos bem feitos, semelhantes aos de um desenho animado, vozes digitalizadas e um enredo bem movimentado, tornando-se um clássico de imediato. Baseado totalmente na mitologia grega, esse game conta a aventura de um guerreiro ressuscitado por Zeus, para resgatar sua filha Atena, raptada por Neff, um demônio que tem a capacidade de se transformar em monstros horripilantes. Esse guerreiro pode se transformar em poderosas bestas com habilidades especiais, necessária para vencer o vilão.

GOLDEN AXE (1989)- ARCADE, MEGA DRIVE E MASTER SYSTEM


Outro game revolucionário, Golden Axe é ambientado em um reino fabuloso, muito semelhante ao do personagem Conan, criado por Robert E. Howard em 1932, que une elementos da era medieval com a antiguidade. A trama do jogo conta as aventuras de guerreiros com diferentes estilos de combate e de terras distantes, lutam contra um tirano que aprisionou o rei e a rainha em seu castelo, destruindo vilas, escravizando e matando pessoas inocentes, logicamente sempre o bem vencendo o mal.

SUNSET RIDERS (1993)- SUPER NINTENDO


Empolgante e divertido jogo de plataforma, Sunset Riders transporta o jogador para o Velho Oeste, baseado no universo dos cowboys. A trama é ambientada no século XIX, onde quatro caçadores de recompensas viajam pelo oeste dos Estados Unidos buscando os mais perigosos foras-da-lei, recheada de aventura, ação e humor, semelhante aos enredos dos  filmes de faroeste.

SAMURAI SHODOWN (1993)- ARCADE 


Criado pela SNK, Samurai Shodown é um game muito popular nos fliperamas, modificou a forma de realizar jogos de luta, com direito a gráficos idênticos aos de desenho animado, movimentações de câmera  e personagens completamente diferentes um dos outros, com estilo próprio de lutar e variações de comportamento, algo inédito nos games. Diferente de Street Fighter, a ação do jogo se passa no Japão do século XVIII, onde guerreiros de várias partes do mundo lutam para vencer um torneio de artes marciais, mas um bruxo deseja destruir o mundo, dividindo esse grupo em heróis e vilões, fazendo esse torneio numa luta de vida e morte. Misturando eventos históricos com fantasia, Samurai Shodown é um grande épico dos games, onde resgata as tradições milenares da era dos samurais, ninjas e guerreiros japoneses e de outras nacionalidades.

MEDAL OF HONOR (1999)- PLAYSTATION, PC


Popular jogo de tiro em primeira pessoa, Medal Of Honor foi criado pelo famoso cineasta Steven Spielberg, devido ao estrondoso sucesso de épico, O Resgate do Soldado Ryan, lançado em 1998. Assim como o filme, o tema do game é a Segunda Guerra Mundial, onde o personagem realiza missões de espionagem e sabotagem pela Europa durante o conflito, para deter o avanço nazista.

GOD OF WAR (2005)- PLAYSTATION 2


Baseado no universo da mitologia grega, God of War mostra a saga de Kratos, guerreiro de Esparta, que viaja pela Grécia combatendo monstros e deuses, em eletrizantes aventuras. Muitos dos mitos que conhecemos da Grécia Antiga, como o da Medusa, Minotauro, a Caixa de Pandora e tantos outros são ingredientes para esse jogo épico e de tremendo sucesso.

DANTE'S INFERNO (2010)- PLAYSTATION 3


Incrível game que recria o famoso poema épico A Divina Comédia, escrito por Dante Alighieri no período medieval. Na trama do game, Dante é um cavaleiro templário que lutou nas Cruzadas da Terra Santa, acaba indo ao Inferno para resgatar sua amada Beatriz das mãos de Lúcifer, travando uma batalha mortal contra as forças do mal. Segue muito bem as descrições do poema, porém há algumas modificações, que tornaram esse jogo de aventura um verdadeiro sucesso.

Um grande abraço a todos, até a próxima.
   











  

terça-feira, 16 de abril de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO- FRANCISCO ALVES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Francisco Alves (1898-1952), conhecido como o Rei da Voz, foi um dos cantores mais populares do Brasil entre as décadas de 20 e 50,  gravando inúmeras músicas, muitas das quais conhecidas até os dias de hoje,  inclusive a Canção do Expedicionário, sendo seu maior sucesso.
  Escrita em 1944 por Guilherme de Almeida e musicada pelo maestro Spartaco Rossi, Canção do Expedicionário retrata a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) homenageando os pracinhas brasileiros que foram para a Itália lutar contra os nazistas, além de exaltar as belezas naturais, cultura e a pátria brasileira. 
  O vídeo acima está a gravação em áudio original, uma verdadeira raridade, mostrando toda a emoção que Francisco Alves passa nessa canção, o qual ele interpreta de forma brilhante. Infelizmente, devido não existir maior rotação nos discos na época, a letra foi encurtada, mesmo assim não perdeu o significado. Abaixo, está uma versão atual feita pelo Exército, o qual a letra aparece completa, convido a todos a escutarem as duas versões, pois são belíssimos exemplos de canções que retratam a História do nosso país.


Um grande abraço a todos, tudo de bom, até a próxima.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

LIVRO: OS ESCRAVOS- CASTRO ALVES



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nascido na Bahia, Castro Alves (1847-1871) é um dos mais importantes poetas da literatura brasileira, ajudando na divulgação do Romantismo em nosso país. Fortemente influenciado pelo escritor francês Victor Hugo e por idéias abolicionistas, Castro Alves ficou conhecido poe escrever poemas de cunho social, o qual criticava fortemente os males em que o Brasil vivia naquela, especialmente a escravidão.
 Os Escravos é o livro que tornou Castro Alves ganhou o apelido de Poeta dos Escravos. Publicado doze anos após sua morte, em 1883, é a coletânea completa de poemas de temática abolicionista escrita pelo poeta, sendo a sua obra mais famosa no Brasil e em todo mundo.
 Como o título já sugere, os poemas falavam sobre os horrores da escravidão, desde a captura na África, passando pela tortuosa viagem  nos navios negreiros, a chegada em território brasileiro, o tratamento desumano que recebiam nas fazendas, enfim, um retrato fiel da vida do escravo africano no Brasil no século XIX.
 Em tom épico, os poemas contidos nesse livro podem ser entendidos como graves denúncias a escravidão, sempre mantendo o ritmo lírico romântico, de forma belíssima e emotiva. Dentre todos os poemas do livro, Navio Negreiro, escrito em 1869, é um dos mais conhecidos da literatura brasileira, sendo fonte de inspiração para filmes, novelas, seriados e livros.
 Abaixo está um vídeo com cenas do filme Amistad (1998) de Steven Spielberg,  juntamente com a declamação do poema Navio Negreiro de Castro Alves, feita pelo ator Paulo Autran. Mesmo sendo um filme que fala sobre a escravidão nos Estados Unidos, Spielberg possivelmente se baseou nesse poema de Castro Alves para recriar as famosas cenas dentro dos navios negreiros, sendo possível afirmar que ali está sendo feita uma encenação detalhada de tudo que é descrito no poema, confiram:


 Além de ser belos exemplos de poemas sociais escritos no Brasil, Os Escravos podem ser considerados documentos históricos sobre a escravidão nos períodos colonial e imperial, sendo morais os quais nos lembram tristes capítulos da História brasileira e nos ensinam que temos que abolir toda forma de preconceito de nossos corações, só assim poderemos fazer um país melhor, eis o legado deixado pelo grande poeta Castro Alves.

Um grande abraço a todos, até a próxima.     

terça-feira, 9 de abril de 2013

MÚSICA E A HISTÓRIA: LEGIÃO URBANA- QUE PAÍS É ESSE?



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Banda formada em Brasília, liderada pelo grande poeta Renato Russo, a Legião Urbana foi um sucesso tremendo do Rock brasileiro na década de 80, sempre fazendo um som que unia poesia romântica, letras politizadas e instrumental que mistura ritmos como o punk, new wave, folk, rock, reggae, ska e MPB, fazendo uma verdadeira legião de fãs até os dias de hoje.
 Escrita em 1978 na época em que Renato Russo cantava na banda punk Aborto Elétrico, a qual originou  as bandas Legião Urbana e Capital Inicial posteriormente, a canção Que País é Esse? foi censurada pelos órgãos de repressão durante o Regime Militar no Brasil, logicamente devido o conteúdo da letra, podendo somente ser lançada em 1987 no disco de mesmo nome.
 Como é de se imaginar, a canção fala explicitamente sobre a corrupção política no Brasil, também sobre as consequências desse ato no país, o qual gera grandes problemas sociais, onde gera a pergunta que é o título dessa música, a qual infelizmente, não perdeu sua atualidade, mesmo depois de 30 anos de seu lançamento, um verdadeiro clássico da música brasileira. Acima está o clipe original da canção, feita pelo Fantástico, confiram.

Um grande abraço, tudo de bom, até a próxima.
    

segunda-feira, 8 de abril de 2013

FILME: OLIVER TWIST (2005)



FICHA TÉCNICA

Título Original Oliver Twist
Duração: 130 min.
Ano: 2005
Diretor: Roman Polanski
País:  Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Drama/ Comédia
Temática: Revolução Industrial/ Era Vitoriana 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.

COMENTÁRIO

  Baseado na obra homônima de Charles Dickens, esse filme é um retrato fiel e dramático das conseqüências da Revolução Industrial na Inglaterra na era Vitoriana, no século XIX, dirigido com maestria pelo cineasta Roman Polanski, que é especialista em adaptar brilhantemente livros para as telonas.
 Nesse filme pode se abrir uma discussão, comparando inclusive com a atual situação, sobre o trabalho infantil e a marginalidade, causa da industrialização em massa, que deixaram muitos na miséria, levando a pessoas ao desespero, ao crime e a prostituição.
 A obra enfatiza a vida de um garoto órfã sonhador, chamado de Oliver Twist, que acaba caindo nas mãos de uma gangue de ladrões e prostitutas mirins, aonde conhece a marginalidade e a violência, mesmo assim luta para realizar seus sonhos e para denunciar os criminosos que o maltratam.
 Além dessas questões, o filme pode servir como forma lúdica para exemplificar a Revolução Industrial e suas causas, a questão da marginalidade infantil, as falhas do sistema capitalista, além é claro, fazer uma analogia dessa situação com a realidade brasileira dos nossos tempos.  

Um grande abraço, boa sessão, até a próxima.

domingo, 7 de abril de 2013

TEMPOS DE LIBERDADE



Eu gostaria de ver um mundo melhor,
Sem guerras, sem violência, drogas,
Campos de extermínio, muros, intolerância,
Tudo na mais santa paz.

Eu gostaria De ver todos unidos,
Sem distinção ou racismo,
Um ajudando ao outro,
Criando uma perfeita harmonia.
Eu gostaria de ver todas as gerações se divertindo,
Sem se preocupar com coisas banais,
Fazendo a vida ser mais proveitosa.
Eu gostaria que tudo isso fosse real,
Mesmo que a situação estiver feia, não deixará de acreditar
Enquanto eu viver, sonharei com tempos de liberdade.
Autor: Andrio Cardoso Pereira

quarta-feira, 3 de abril de 2013

FILME: O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997)


FICHA TÉCNICA

Título Original O Que É Isso, Companheiro?
Duração: 105 min.
Ano: 1997
Diretor: Bruno Barreto
País:  Brasil/ Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Inglês
Gênero: Aventura/Ação/ Drama Político
Temática: Luta Armada Durante a Ditadura Militar no Brasil   

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

COMENTÁRIO

  Inspirado no livro homônimo do jornalista Fernando Gabeira, essa obra destaca a importância da luta armada no Brasil durante a ditadura militar, liderada por um grupo de jovens militantes. Esse filme foi um dos responsáveis pela retomada do cinema brasileiro nos anos 90.
A recriação do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, as negociações com os militares, a perseguição desse grupo pela polícia, a tortura sofrida para alguns membros, o clima de conspiração são aspectos importantes para se compreender o regime militar.
A trilha sonora, recheadas com as músicas de sucesso na época, os jogos de futebol, considerada pelos brasileiros como “paixão nacional”, cartazes de filmes brasileiros como “Terra em Transe” de Glauber Rocha, enfatiza a cultura brasileira.
O ritmo de aventura do filme, elenco recheado de jovens atores, a trama tendo vários clichês de filme hollywoodiano, a inspiração de outros filmes policiais na trama, pode abrir um leque de discussões com os alunos, sobre a tentativa bem sucedida de mostrar um momento histórico do Brasil de forma ágil e dinâmica, com padrões bem típicos de Hollywood. Um verdadeiro clássico do cinema brasileiro, filme indispensável sobre o período do Regime Militar no Brasil.

Um grande abraço, até a próxima.