segunda-feira, 8 de abril de 2013

FILME: OLIVER TWIST (2005)



FICHA TÉCNICA

Título Original Oliver Twist
Duração: 130 min.
Ano: 2005
Diretor: Roman Polanski
País:  Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Drama/ Comédia
Temática: Revolução Industrial/ Era Vitoriana 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.

COMENTÁRIO

  Baseado na obra homônima de Charles Dickens, esse filme é um retrato fiel e dramático das conseqüências da Revolução Industrial na Inglaterra na era Vitoriana, no século XIX, dirigido com maestria pelo cineasta Roman Polanski, que é especialista em adaptar brilhantemente livros para as telonas.
 Nesse filme pode se abrir uma discussão, comparando inclusive com a atual situação, sobre o trabalho infantil e a marginalidade, causa da industrialização em massa, que deixaram muitos na miséria, levando a pessoas ao desespero, ao crime e a prostituição.
 A obra enfatiza a vida de um garoto órfã sonhador, chamado de Oliver Twist, que acaba caindo nas mãos de uma gangue de ladrões e prostitutas mirins, aonde conhece a marginalidade e a violência, mesmo assim luta para realizar seus sonhos e para denunciar os criminosos que o maltratam.
 Além dessas questões, o filme pode servir como forma lúdica para exemplificar a Revolução Industrial e suas causas, a questão da marginalidade infantil, as falhas do sistema capitalista, além é claro, fazer uma analogia dessa situação com a realidade brasileira dos nossos tempos.  

Um grande abraço, boa sessão, até a próxima.

5 comentários: