quarta-feira, 3 de abril de 2013

FILME: O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997)


FICHA TÉCNICA

Título Original O Que É Isso, Companheiro?
Duração: 105 min.
Ano: 1997
Diretor: Bruno Barreto
País:  Brasil/ Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Inglês
Gênero: Aventura/Ação/ Drama Político
Temática: Luta Armada Durante a Ditadura Militar no Brasil   

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

COMENTÁRIO

  Inspirado no livro homônimo do jornalista Fernando Gabeira, essa obra destaca a importância da luta armada no Brasil durante a ditadura militar, liderada por um grupo de jovens militantes. Esse filme foi um dos responsáveis pela retomada do cinema brasileiro nos anos 90.
A recriação do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, as negociações com os militares, a perseguição desse grupo pela polícia, a tortura sofrida para alguns membros, o clima de conspiração são aspectos importantes para se compreender o regime militar.
A trilha sonora, recheadas com as músicas de sucesso na época, os jogos de futebol, considerada pelos brasileiros como “paixão nacional”, cartazes de filmes brasileiros como “Terra em Transe” de Glauber Rocha, enfatiza a cultura brasileira.
O ritmo de aventura do filme, elenco recheado de jovens atores, a trama tendo vários clichês de filme hollywoodiano, a inspiração de outros filmes policiais na trama, pode abrir um leque de discussões com os alunos, sobre a tentativa bem sucedida de mostrar um momento histórico do Brasil de forma ágil e dinâmica, com padrões bem típicos de Hollywood. Um verdadeiro clássico do cinema brasileiro, filme indispensável sobre o período do Regime Militar no Brasil.

Um grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário