terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A MÚSICA E A HISTÓRIA: MOSCA NA SOPA- RAUL SEIXAS



Olá caro leitores, tudo bem com vocês?

 Maior expoente do Rock nacional nos anos 70, Raul Seixas dispensa qualquer apresentação, todas suas músicas são verdadeiros clássicos da MPB, além de ter toda uma mística e irreverência bem original em suas letras, tornando-o em um mito da cultura brasileira.
 Lançada em 1973, Mosca na Sopa é um de seus hits mais conhecidos, tanto pela letra bem chiclete e irreverente, como pelo ritmo da música que mistura Rock com ritmos de origem afro-brasileiros, como a capoeira e a dos pontos cantados nos terreiros de Umbanda e Candomblé.
 Usando da metáfora e do humor, Raul Seixas em Mosca na Sopa dispara uma poderosa crítica a censura patrocinada pela Ditadura, dizendo que nem mesmo usando o método mais cruel, não conseguirá calar a voz das massas oprimidas, podiam matar um, dois ou mais, viria outros substituírem e incomodar cada vez mais, ou em outras palavras, a mosca é a representação povo e dos grupos de oposição, o homem que tem seu sono perturbado é o Regime Militar e seus aliados. Abaixo confiram um vídeo da música e divirtam-se com esse clássico do saudoso Maluco Beleza:


Grande abraço, até a próxima.

14 comentários:

  1. ajudou bastante em minha pesquisa :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ajudou a Minha pesquisa super importante

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    O conhecimento é a base de tudo. Quando eu era adolescente me diziam para eu não ouvir Raul pois seus músicas eram letras do Diabo e esta música em si, era a que eu mais tinha medo. E hoje vejo que não era nada disso. A maioria de suas letras era para conscientizar, sobre o poder do povo. Viva Raul

    ResponderExcluir
  4. Porque tanta gente ao meu redor diz que essa música faz referencias à coisas satanicas, como se a mosca fosse o diabo incomodando nós? seria pura ignorancia ou tem algo haver mesmo?

    ResponderExcluir
  5. obrigada me ajudou pra vale não fazia ideia de como era as musicas na ditadura militar .

    ResponderExcluir
  6. obrigada me ajudou muito não fazia ideia de como era as musicas na ditadura militar , agora vou escutar muitas por que adorei .

    ResponderExcluir
  7. Obrigada,ajudou bastante em Meu trabalho

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, obrigada.

    ResponderExcluir