segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TRADIÇÃO DO TERNO DE REIS




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dentro das festividades do Natal no litoral catarinense, o Terno de Reis (Folia de Reis ou Reisado em outros estados) é uma das manifestações folclóricas mais conhecidas e celebrados até os dias atuais em vários municípios de Santa Catarina, inclusive no Vale do Araranguá.
  O Terno de Reis surgiu em Portugal e foi trazido ao Brasil no início de sua colonização pelos imigrantes açorianos e portugueses. Celebrada entre o dia 24 de dezembro ao dia 06 de janeiro (dia de Santos Reis), essa manifestação faz alusão ao nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao presépio em Belém, através de grupos de cantoria, alguns com danças e apresentações teatrais que vão de casa em casa anunciando o Natal.
   Em termos musicais, os instrumentos usados nas cantorias são praticamente os mesmos da música sertaneja: o violão, a viola, a gaita, tambor e o violino (conhecido também por rabeca), podendo variar de um grupo para o outro. Outra característica importante é a presença de um mestre, que é aquele responsável pela folia e pela criação dos versos, depois repetidos pelos foliões (coro), o qual há uma voz especial que dá todo tom acaipirado da cantoria: o típe, que faz o famoso e estridente “ai” no fim dos versos, podendo haver dois ou mais.
  Aqui na região em algumas comunidades do interior, essa tradição permanece viva, e geralmente na missa do dia 24 de dezembro, a chamada Missa do Galo, há sempre apresentação de Terno de Reis, fazendo um resgate cultural dessa tradição, que com o passar dos tempos, morre aos poucos, devido à influência de outras culturas que vem de fora, e ficando restrito ao pessoal mais idoso e admiradores dessa linda manifestação cultural.
  Santa Rosa do Sul atualmente existem algumas manifestações isoladas de Ternos de Reis, segundo alguns moradores mais antigos, algumas décadas atrás essa tradição foi mais forte, tendo períodos de grande atividade, mas com o passar do tempo, assim como em outros municípios, agoniza e tem grande possibilidade de sumir, caso não seja feito um resgate cultural de forma adequada imediatamente. Essas manifestações de Terno de Reis aqui no munícipio ocorrem muitas vezes na tradicional Missa do Galo ou em eventos culturais.
 Sou um grande entusiasta do Terno de Reis, sempre defenderei com unhas e dentes que essa tradição não morra e se torne cada vez mais forte, especialmente em meu município e na região onde vivo, pois isso faz parte de nossa História e cultura.
 Quero deixar aqui para todos poderem ver e ouvir, exemplos de Terno de Reis, começando pelo grupo Família Dias, que são os maiores expoentes dessa tradição em Santa Catarina e no Brasil, tendo canções próprias e clássicos da música sertaneja, confiram o DVD completo desse grupo de Blumenau que encanta a todos com sua música folclórica:



Como é uma das raízes da música sertaneja, diversos artistas como Chitãozinho & Xororó, Christian & Ralf, Pena Branca & Xavantinho, Trio Parada Dura e tantos outros já gravaram Terno de Reis, conforme a tradição dos seus estados de origem, vamos abaixo conhecer quatro versões maravilhosas dessa tradição:


REISADO- PENA BRANCA & XAVANTINHO


FOLIA DE REIS- TRIO PARADA DURA

HINO DE REIS- CHRISTIAN & RALF

QUE NOITE TÃO BONITA- VOZES BUGRAS

 Para encerrar essa postagem com chave de ouro, quero postar um vídeo feito por mim de uma apresentação do grupo de Terno de Reis do bairro Lagoão, da cidade de Araranguá, o qual resgata e divulgação a tradição do Terno de Reis em nossa região, confiram:




Um grande abraço a todos, até a próxima.

2 comentários:

  1. Foi a matéria que mais gostei, bem escrita e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela matéria. Sou contadora de história e estou preparando uma história sobre os reis magos para contar. gostei muito de estar lendo essa matéria.

    ResponderExcluir