terça-feira, 29 de setembro de 2015

CINE HISTÓRIA: A PAIXÃO DE CRISTO (2004)


FICHA TÉCNICA

Título Original The Passion of Christ 
Duração: 127 min.
Ano: 2004
Diretor: Mel Gibson
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Aramaico/ Hebraico/ Latim e Português
Gênero: Épico/Drama Bíblico 
Temática: Vida de Jesus/ Primórdios do Cristianismo   

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judeia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galileia  pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo.


COMENTÁRIO

  Polêmico épico dirigido por Mel Gibson, retrata de forma detalhada as doze últimas horas de vida de Jesus Cristo, A Paixão de Cristo é um filme forte, que vai de encontro com estudos historiográficos e com as passagens da Bíblia, sendo o mais real já feito sobre esse tema.
 O filme retrata de forma comovente e realista todo martírio que Cristo passou, desde sua prisão, interrogatórios que foi submetido, tortura, condenação, caminho doloroso até o Calvário, sua agoniante crucificação e morte, sem deixar de mostrar o violento tratamento que os prisioneiros recebiam dos romanos, sendo mais do que uma declaração de fé feita pelo diretor, mas sim uma ilustração histórica bem reconstituída dos tempos bíblicos.
 Além da violência sanguinolenta, para dar mais realidade a obra, os idiomas usados no filme são o aramaico, hebraico e latim, que eram falados na Palestina naquele tempo. Os belíssimos cenários do filme, muito semelhantes com a Jerusalém daquela época, foram filmados ao arredores de Roma, dão ainda mais um ar realista a trama, sendo utilizado pouca computação gráfica.
 O filme também é rico em símbolos que dão a ele uma grandiosidade épica e religiosa, como por exemplo a figura do demônio que sempre aparece para tentar Cristo, é no mínimo enigmática e assustadora, foi interpretada pela atriz italiana Rosalinda Celentano. Também o bode em decomposição, os corvos atacando um dos crucificados, as crianças demoníacas que atormentam Judas Iscariotes, são representações do mal, enquanto á gota de chuva que caiu do céu, são as lágrimas de Deus pela morte de seu filho, e o túmulo vazio, representa a ressurreição de Cristo.
 Mesmo com toda brutalidade presente, A Paixão de Cristo é um filme indispensável de assistir, mostra como era de fato uma crucificação e como era ser prisioneiro naquela época, mas a grande mensagem é saber perdoar aqueles que nos fazem mal e saber a amar todas as pessoas, assim como o próprio Jesus falou, e mostra o verdadeiro significado da Páscoa.

CLIQUE PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário