sábado, 19 de setembro de 2015

RETRÔ: INDIANA JONES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Com toda certeza muitas pessoas lembram do personagem Indiana Jones, um arqueólogo que vive grandes aventuras ao redor do mundo, buscando as relíquias mais importantes da História da humanidade,  interpretado pelo grande ator Harrison Ford, foi um grande sucesso de bilheteria na década de 1980, virando um verdadeiro ícone dos filmes de aventura.
 Série criada pelos magos do cinema Steven Spielberg e George Lucas, as aventuras de Indy (apelido do personagem) são ambientadas nos anos 30, misturando ação, comédia, terror e romance com informações históricas reais e alguns exageros, bem ao gosto do público daquela época.
 O primeiro filme da série Os Caçadores da Arca Perdida, lançado em 1981, Indy busca uma das relíquias mais famosas da Bíblia, a Arca da Aliança, onde estaria guardada as tábuas dos dez mandamentos, antes que os nazistas a encontrem.
  Em 1984, foi lançado o segundo filme da série, O Templo da Perdição, dessa vez Indiana vai a Índia em busca das lendárias Pedras de Sankara, roubadas por um feiticeiro e libertar uma aldeia onde ele fez rituais satânicos, sacrifícios humanos  e escraviza crianças.
  Indiana Jones e a Última Cruzada foi lançado em 1989, mostra a busca de Indy pela maior relíquia da História Cristã, o Santo Graal, antes que os nazistas encontrem. O interessante nesse filme da série é abertura, onde mostra acontecimentos da juventude do personagem, dando um clima épico e emocionante a obra.
  Para a alergia dos fãs, após 20 anos de espera, em 2008 foi lançado uma nova aventura de Indiana Jones, com Harrison Ford interpretando novamente o personagem, mesmo com mais de 60 anos, esbanjando vitalidade. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, ambientado nos anos 50, conta a busca de Indy pela Caveira de Cristal de Akator, sendo perseguido dessa vez por espiões soviéticos.
  Mesmo com algumas idéias bem deturpadas sobre Arqueologia que os filmes apresenta e ter como intuito o mais puro entretenimento, a série retrata algumas questões interessantes sobre a História, como por exemplo a questão dos nazistas sempre estarem a procura de relíquias históricas, das possíveis localizações reais dos objetos retratados em todos os filmes e  dos rituais de magia negra apresentado em O Templo da Perdição. 
 Também vale salientar que muitas pessoas gostam de História devido ter assistido as aventuras de Indiana Jones, inclusive eu, fui muito inspirado, por isso e por outros motivos, Indiana Jones é um ícone do cinema da  década de 80.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário