terça-feira, 31 de maio de 2016

LIVRO: WATERLOO- BERNARD CORNWELL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Considerado um dos maiores escritores de romances históricos da atualidade, Bernard Cornwell  é autor de obras consagradas como Crônicas Saxônicas, As Crônicas de Artur As Aventuras de Sharpe, livros que são Best-Sellers em todo o mundo, sendo traduzido para 16 idiomas. Seus romances misturam estudos históricos, aventura e tons dramáticos, sendo grandiosas epopeias, retratando geralmente acontecimentos históricos acontecidos na Inglaterra, sua terra natal.
Publicado em 2015, Waterloo é um grandioso épico escrito por Cornwell, retrata uma das batalhas mais famosas da História: a Batalha de Waterloo, ocorrida na Bélgica em 1815, batalha a qual deu fim ao império de Napoleão Bonaparte e suas ambições de reconquistar a Europa, tornando fonte de inspiração para obras de arte, livros, músicas e até mesmo filmes, tendo uma aura realmente de um mito, devido seus relatos e documentos que comprovam sua grandiosidade.
 Escrito numa linguagem bastante acessível, misturando romance épico com informações históricas baseadas em estudos recentes, Waterloo conta detalhadamente uma visão completa da batalha, através da visão de todos os personagens principais envolvidos como o Duque Wellington e o próprio Napoleão Bonaparte, além de trazer a visão de soldados comuns e pessoas que viram a batalha acontecer, através de cartas, mapas bem precisos e documentos históricos, tornando esse livro uma verdadeira aula de História, sendo mais uma grandiosa obra-prima escrita pelo maior escritor da atualidade, Bernard Cornwell.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

RETRÔ/ A MÚSICA E A HISTÓRIA/ INFORMATIVO ESPECIAL: THE WALL, O ÁLBUM MAIS FAMOSO DO PINK FLOYD


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Um dos álbuns mais emblemáticos do Rock mundial, The Wall é a obra-prima do Pink Floyd, sendo lançado na Inglaterra no dia 30 de novembro de 1979, há 35 anos atrás, mudando totalmente a História da música, sendo talvez um dos únicos álbuns duplos a ficar tanto tempo nas paradas de sucesso em todo o mundo.
 Sendo concebido para ser uma opera-rock, The Wall é uma obra pacifista,  o muro na obra  do Pink Floyd representa tudo aquilo que te cega, aliena, oprimi, como por exemplo a intolerância, as guerras, a violência, as drogas, a diversão vazia, as desigualdades sociais, enfim todos os males que a humanidade viveu e continua vivendo, tornando esse disco tão atual como no fim da década de 70, e talvez continuará por muito tempo, esperamos que não.
  Baseado em suas lembranças mais amargas, Roger Waters, ex líder da banda, escreveu The Wall no intuito de exorcizar seus demônios interiores e também para fazer uma crítica forte as maldades do mundo, sendo elas representadas de forma metafórica pelo muro, derrubar ele será o primeiro caminho para um mundo melhor, libertando também nossa mente de coisas ruins.
 O sucesso do álbum foi tão estrondoso, que em 1982, o diretor britânico Alan Parker decidiu fazer um filme baseado em The Wall, realizando uma superprodução, a qual dava vida a todas as canções do álbum, tornando-as ainda mais conhecidas.
 Em 1990, Roger Waters liderou uma apresentação ao vivo de The Wall em Berlim, em virtude a Queda do Muro de Berlim, tendo como convidados Scorpions, Cindy Lauper, Bryan Adams e muitos outros, realizando um show emocionante e histórico. Anos depois, Waters iniciou uma turnê comemorativa aos 30 anos do lançamento do filme, remodelando a obra com a mais alta tecnologia, sem deixar de fora o verdadeiro espírito do álbum. Abaixo o álbum completo para ouvir:


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TRADUÇÃO DE TODAS AS MÚSICAS DA ÓPERA THE WALL

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME PINK FLOYD - THE WALL (1982)

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 29 de maio de 2016

POEMA: CUIDE BEM DAS PESSOAS QUE AMA


Cuide bem das pessoas que ama,
Não deixe elas se perderem no caminho,
Dê amor, carinho, respeito e incentivo,
Evite que pessoas maldosas  se aproxime delas,
Ajude elas toda vez que precisarem,
Dê palavras de conforto na hora do sofrimento,
Esteja sempre por perto, seja nos momentos bons ou ruins,
Seja a pessoa mais importante na vida delas,
Nunca as importune com ideias que elas não concorde,
Sempre dê a chance para elas se expressarem,
Não xingue, não compare com outros,
Jamais destrua os sonhos delas,
Não encha a cabeça dela com ideologia dos ismos e dos istas,
 A única coisa que tem que prevalecer é o amor,
Se elas errarem, ajude a consertar, 
Em hipótese alguma as critique,
Ao contrário, ensine as de forma tranquila como chegar aos resultados,
Mostre que elas são capazes de alcançar seus objetivos,
Motive-as de forma alegre e carinhosa,
Mostre que você as ama de verdade,
Com toda certeza, você será retribuído em dobro,
Assim faremos as nossas vidas valer a pena,
Somente o amor salvará o mundo,
Sem amor, não adianta protestar ou fazer discursos,
Isso não surtirá efeito nenhum,
Em qualquer índice de violência ou qualquer outro tipo de maldade,
Somente amando e cuidando das pessoas que amamos,
Poderemos mudar a realidade e sermos ainda mais felizes.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, até a próxima!

sábado, 28 de maio de 2016

PROGRAMA CORREIO CULTURAL: MAIO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quase  um mês depois da apresentação do último, na última sexta (27/05/2016) foi ao ar na rádio 87. 9 FM Cidade Sul de Santa Rosa do Sul mais uma edição do Correio Cultural, programa apresentado por mim,  sendo o quinto da temporada 2016. Confira o programa sem cortes no link abaixo:



Nessa edição do programa, prosseguindo com a grande novidade que está agitando o programa: divulgação de artistas locais, no intuito de mostrar o trabalho deles no rádio, nesse programa falamos da banda Ju Malinverni & Os Argonautas. e tocamos a música Itália. Dessa vez, o programa foi voltado a temáticas mistas,dando bastante enfoque a cultura local, sendo os seguintes temas foram:

Filme: Fuga Para a Vitória (1982)
Livro: Uma Professora Muito Maluquinha
Poema: Versos em Prol de um Mundo Melhor
Músicas:
              Amigos do Peito - Chitãozinho e Xororó & Trapalhões
              Rattle That Lock- David Gilmour 

II Masterclass Beneficente de Zumba
I Cãocientiza
Dia da Comunidade
Corpus Christi
Star Wars 
Primeiro game da História: Pong
Canais do Youtube: Nostalgia e Você não Sabia?


Para finalizar,  seja quem ouviu ao vivo ou pela internet, quero agradecer de coração a todos, meu programa é feito com muito carinho e dedicação. Como todos sabem, não sou profissional, estou me esforçando ao máximo nesse projeto, vejo que está dando ótimos frutos e que a cultura tem vez no mundo do rádio, em maio teremos mais uma edição do programa, quem quiser sugerir algum tema cultural, pode me chamar inbox pelo Facebook, acessar a página https://www.facebook.com/correioculturalandrio/, comentando nessa postagem daqui do blog ou  pelo mail andriocardosopereira@hotmail.com e correiocultural@outlook.com que irei anotar com todo carinho. Sobre a divulgação das bandas e artistas locais no programa, todo programa  terá uma ou duas bandas homenageadas, mande a música, nome dos componentes e um pequeno histórico da banda através dos contatos citados acima. Apoiadores culturais, basta entrar em contato comigo, no momento preciso de patrocínios para manter esse projeto no ar.



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 

sexta-feira, 27 de maio de 2016

SRS ESPECIAL: CORPUS CHRISTI (26/05/2015)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  O dia 26 de maio foi muito especial e festivo em Santa Rosa  do Sul, dia de Corpus Christi, festa comemorada 60 dias após a Páscoa, baseada em antigas tradições bíblicas, mas foi instituída com objetivo de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, além da passagem do Espírito Santo na Terra, sendo feriado religioso no mundo católico.
 Desde os tempos mais antigos, em Santa Rosa do Sul tem como tradição no dia de Corpus Christi, confeccionar os tapetes nas ruas principais da cidade, onde o padre passa com a Eucaristia durante a procissão, chegando até a igreja matriz, onde é celebrada uma missa solene em honra ao corpo e sangue de Jesus Cristo, além de relembrar a passagem do Espírito santo pela terra.
 Além de tintas das mais variadas cores, aqui em Santa Rosa do sul costuma-se usar como material para confecção dos tapetes, serragem, sipilho, areia, flores, pó de café, giz, farinha, papel, e em alguns casos, agasalhos, bandeiras. Os desenhos variam com os costumes de cada grupo que confecciona, mas na grande maioria são temas religiosos e da cultura luso-açoriana.
Os tapetes são feitos pela população local que se reúne nas primeira horas da manhã para iniciar a confecção, sendo um dia de muita descontração, troca de conhecimento e unindo diversas entidades e pastorais importantes daqui do munícipio, um ajudando ao outro, seja com idéias, material ou mão de obra, tornando um momento bastante bonito e divertido.
 A tradição de confeccionar tapetes no dia de Corpus Christi faz parte da cultura sul santa rosense, além de enfeitar nossas ruas, essa tradição representa valores importantes de nossa sociedade e consegue unir inúmeras pessoas diferentes com o mesmo objetivo, transformando esse dia bastante especial no calendário cultural de Santa Rosa do Sul. Confiram abaixo um vídeo do Vlog do Andrio mostram os tapetes:



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima. 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

POEMA: AUTO RETRATO



Transformo coisas simples em arte,
Sou direto ao assunto sem rodeios,
Não tenho papas na língua,
O mundo é um grande poema.

Tenho origem humilde e continuo do mesmo jeito,
Gosto da simplicidade, do romantismo e da verdade,
Não tenho tempo para futilidade,
Escrevo para o povão.

Sempre estou ligado com o que acontece no mundo,
Nada passa despercebido pelos meus olhos,
Tudo é uma grande aprendizagem.

Dizem que a arte imita a vida,
Tenho que concorda plenamente,
Meus poemas são um retrato de mim mesmo.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

quarta-feira, 25 de maio de 2016

CINE HISTÓRIA: ROMA, CIDADE ABERTA (1945)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalRoma, Citta Aperta 
Duração: 100 min.
Ano: 1945
Diretor: Roberto Rossellini 
País:  Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano/ Português
Gênero: Guerra/ Drama Histórico
Temática: Resistência ao Nazismo na Itália Durante a Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

COMENTÁRIO

 Grande clássico do cinema mundial, Roma Cidade Aberta é a obra-prima do cineasta italiano Roberto Rossellini, sendo uma das fundadoras da escola cinematográfica Neo Realismo Italiano, o qual mostrava a situação social e o sofrimento da população italiana no fim da Segunda Guerra Mundial, usando de atores amadores e de estórias reais, influenciando fortemente inclusive o nascimento do Cinema Novo no Brasil na década de 60.
 Filmado durante as últimas batalhas da Segunda Guerra Mundial na Itália, o filme foi todo feito em meio a destruição da cidade de Roma,  usou praticamente atores amadores, com exceção de Aldo Fabrizi e Anna Magnani, além de usar nos extras soldados nazistas de verdade, dando maior realismo ainda as cenas, sendo o único filme de ficção feito no calor da guerra, tornando-o inesquecível.
 Retratando a resistência dos italianos a ocupação nazista, Roma Cidade Aberta mostra as formas de luta que a população usavam, seja táticas de guerrilha ou investindo dinheiro para os grupos de resistência, além de apresentar a participação da Igreja Católica na luta, práticas de tortura realizadas pelos nazistas, a colaboração de italianos com o nazismo e a difícil situação econômica e social da cidade de Roma naquela época.
 Uma das características mais fortes desse filme sem dúvida é a preocupação de focar o enredo em estórias de pessoas comuns, que tem seus dramas pessoais e desejam ter uma vida normal mesmo no meio do caos da guerra, mas que acabam sendo forçadas a lutar pela sobrevivência, tornando-se heróis, sem apelar para o heroísmo épico tradicional dos filmes de guerra feitos em Hollywood.  
 Filmado com uma simplicidade imensa, Roma Cidade Aberta tem no fundo tom documental de mostrar ao mundo a situação que a Itália estava passando naquele momento, transformando-o em um dos dramas mais comoventes e bonitos já feitos na História do cinema mundial, um verdadeiro apelo pela paz.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

Grande abraço, BOA SESSÃO, ate a próxima.

terça-feira, 24 de maio de 2016

LIVRO- O AUTO DA COMPADECIDA - ARIANO SUASSUNA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande nome de nossa literatura, Ariano Suassuna foi (1927-2014) um grande apoiador da cultura brasileira, especialmente a do nordeste, membro da Academia Brasileira de Letras, tendo destaque em sua obra peças teatrais, além de ter escrito romances e livros de poesias, também viajando pelo país fazendo palestras sobre literatura e cultura popular, tendo sua obra traduzida para diversos idiomas e públicas em vários países ao redor do mundo.
 Publicada em 1955 e encenada pela primeira vez um ano depois, O Auto da Compadecida é uma das peças mais conhecidas de Ariano Suassuna, sendo adaptada tanto para a televisão como para o cinema, tornando-a ainda mais popular em todo o Brasil, além é claro de conquistar os críticos literários e ter novas encenações da peça circulando pelo país.
 Ambientado no nordeste provavelmente entre o fim do século XIX e começo do XX, a peça narra as divertidas confusões da dupla João Grilo e Chicó, que vivem aventuras tentando de fugir das malezas da pobreza, do autoritarismo, da violência e da seca, topando no caminho com perigosos cangaceiros, trambiqueiros, autoridades religiosas, militares e até figuras das religiões judaico-cristãs como Jesus Cristo, Virgem Maria e Satanás.
 Muito semelhante as peças teatrais da Europa medieval, O Auto da Compadecida mistura poesia com literatura de cordel, crítica social, elementos da cultura nordestina, comédia do período barroco brasileiro, elementos religiosos, tradição oral, linguajar bem típico do nordeste e acontecimentos históricos especialmente da época da Primeira República (1889-1930), tendo essa peça uma mensagem bastante legal e atemporal, transformando em um clássico da dramaturgia brasileira.


Um grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima. 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: AMIGOS DO PEITO- CHITÃOZINHO & XORORÓ E OS TRAPALHÕES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Uma das duplas mais conhecidas da música sertaneja, Chitãozinho & Xororó são destaques por terem vozes afinadas e por uniram em seu repertório música sertaneja de raiz, country music, algumas pitadas de pop e romantismo, estando sempre nas paradas de sucesso desde os anos 70, além de serem referência obrigatória quando se fala em música sertaneja.
 Grupo humorístico que fez bastante sucesso entre os anos 70 e 90, Os Trapalhões dispensam qualquer apresentação, programa que ficou por 30 anos no ar, fez uma verdadeira legião de fãs com seu humor ingênuo, fizeram dezenas de filmes para o cinema, álbuns músicas e especiais na televisão, tendo também um lado emotivo e com reflexões sociais.
 Lançado em 1991, Amigos do Peito faz parte do álbum de mesmo nome, sendo comemorativo aos 25 anos dos Trapalhões, tendo a participação mais do que especial de Chitãozinho & Xororó e outros grandes artistas da música brasileira, nessa canção fala sobre a importância da amizade em nossas vidas, sendo tema do programa especial anual Criança Esperança, CONFIRAM ABAIXO ESSA LINDA CANÇÃO, PRESTEM ATENÇÃO NA LETRA:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 22 de maio de 2016

RETRÔ: TETRIS



Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Game criado em 1984 pelos designers gráficos russos  Alexey PajitnovDmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, Tetris foi um game que fez um imenso sucesso em todo mundo, ganhando versões para diversos consoles de videogame, sendo um dos primeiros games viciantes da História dos jogos eletrônicos.
 Sendo um jogo de quebra-cabeças, Tetris consiste em empilhar as peças que vão surgindo de forma horizontal, tendo que o jogador alinhar as peças, fazendo que elas desapareçam e a dificuldade do jogo vai aumentando, antes que as peças fiquem empilhadas e o jogo acabe, tornando um verdadeiro desafio de inteligência.
 O sucesso do jogo na Rússia foi tão grande, que o jogo acabou parando na Europa e depois, no Japão e Estados Unidos, iniciando uma luta para quem comprava os direitos do jogo, saindo vencedor a Nintendo, mas as outras empresas criaram jogos similares ao Tetris, especialmente as poderosas Sega e Atari.
 Mesmo tendo uma enorme complexidade, Teris tem uma enorme legião de fãs e continua a fazer sucesso em suas novas versões, até em jogos super populares de hoje como Candy Crush Saga tem uma forte influência desse game, tornando ele um dos maiores clássicos dos jogos de videogame de todos os tempos.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sábado, 21 de maio de 2016

POEMA: AMOR



Bom mesmo é quem dorme e acorda feliz,
Sabendo que existem pessoas maravilhosas perto de nós,
As quais tem um amor e carinho especial por você,
Deixando nossas vidas mais animadas.

Ruim é saber que estas sozinho no mundo,
Sentir-se abandonado, não amado,
É uma tortura imensa,
Algo díficil de descrever em palavras.

Mas o amor faz transformações em nossas vidas,
Traz a paz no coração e afasta a solidão,
Deixando a vida mais leve.

Acredite sempre no amor,
Por mais díficil que as coisas estejam,
Ele sempre virá para transformar vidas.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

LIVRO: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA- ZIRALDO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Nascido no dia 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga, interior de Minas Gerais, Ziraldo é um grande cartunista, jornalista e humorista brasileiro, é autor de inúmeros livros para o público infantil, como O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e muitos outros clássicos. Também escreve para o público adulto e lutou bravamente contra a censura opressiva do Regime Militar através de suas charges humorísticas.
 Publicado pela primeira vez em 1995, Uma Professora Muito Maluquinha narra a estória de uma professora que usa uma metodologia completamente diferente das tradicionais, cativando seus alunos através do seu modo de ser e de suas atividades pra lá de divertidas, tornando-se fundamental na vida deles, despertando o ciúme de outros professores e da sociedade conservadora de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais.
 Ambientado na década de 40, esse livro remonta um pouco da infância de Ziraldo, especialmente seus tempos de escola, onde iniciou sua paixão pela literatura e pelos gibis, além de retratar didáticas inteligentes e plausíveis para educar e também cativar os alunos, tornando as aulas muito mais divertidas.
 O sucesso de Uma Professora Muito Maluquinha é tão grande, que em 2010 foi realizada uma adaptação cinematográfica, dirigida por André Alves Pinto e estrelado pela atriz Paola Oliveira, além da participação especial de Chico Anysio, em sua última aparição nas telas de cinema. 
 Unindo quadrinhos, poesia e conto, esse livro além de mostrar práticas educativas, incentiva e diverte o leitor através de uma estória emocionante, com uma linguagem bastante simples, tornando a leitura bastante prazerosa, recomendo a todos, especialmente aos meus colegas professores.

Um grande abraço, boa leitura, BOM FIM DE SEMANA.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: OLHO DE VIDRO- VALDERI E MIZAEL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

A canção abaixo é um dos grandes exemplos de que a música sertaneja tem bastante preocupação em relatar acontecimentos históricos ou simplesmente contar causos do interior brasileiro, podendo ser trabalhadas em sala de aula e ser material de pesquisa. Infelizmente, muitas das canções e duplas que fazem e cantam letras assim não são conhecidas do grande público, um exemplo essa dupla, Valderi & Mizael, a qual tem diversas canções de excelente qualidade, porém desconhecidas.
 Olho de Vidro é uma música que relata uma linda estória ocorrida na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, onde envolve um menino vestido com um uniforme nazista, um batalhão de soldados aliados e um capitão o qual tem um olho de vidro, o qual lança um desafio ao menino: qual é o olho de vidro? O fim dessa estória é no mínimo interessante. Ouçam atentamente a canção e descubram o desfecho dessa belíssima canção.


Grande abraço, até a próxima!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

CINE HISTÓRIA: 50 ANOS DO ROCK BRASILEIRO (2013)



FICHA TÉCNICA

Título Original: 50 Anos do Rock Brasileiro
Duração: 312 min.
Ano: 2013
Diretor: Marcelo Rossi
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português
Gênero: Documentário
Temática: História da Música Brasileira/ Rock no Brasil

COMENTÁRIO


 Grandioso documentário dirigido por Marcelo Rossi (conhecido pelo apelido de Reverendo), esse filme é um verdadeiro documento histórico sobre o Rock feito no Brasil, sendo uma das primeiras obras cinematográficas a retratar essa temática de forma detalhada e séria, com grande qualidade de áudio e vídeo.
 O filme traz como protagonistas os próprios músicos, produtores e empresários que participaram ativamente da História do Rock brasileiro desde os anos 50 até os dias atuais, revelando estórias bem curiosas e divertidas, como iniciaram as suas carreiras, shows marcantes, inspirações, sonhos e como imaginam o futuro do Rock em terras tupiniquins.
 Além dos depoimentos emocionados de feras como Tony Campello, Serguei, Clemente, João Gordo, André Mattos, Ronnie Von, Netinho e muitos outros, o filme apresenta imagens raras de shows, dos bastidores e de álbuns, e como é de se esperar, a trilha sonora é recheada de clássicos do Rock nacional e cita discos importantes, os quais são indispensáveis na coleção de todos os fãs do Rock feito no Brasil, tornando as mais de cinco horas de duração numa verdadeira aula de História de música brasileira.
 Para facilitar o acesso a todos internautas, os produtores do filme decidiram postar o filme no YouTube em forma de uma minissérie, dividida em quatro capítulos mais o making off e os trailers, irei colocar o link do canal onde se encontra os vídeos, é só clicar, aumentar o som e se divertir bastante com essa turma da pesada que fez História dentro do Rock nacional e também da música brasileira.

http://www.youtube.com/channel/UC_VSZNXa24ODoCGpMTJgIPQ/feed

Um grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.


terça-feira, 17 de maio de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: HOLOCAUSTO, UMA VERGONHA PARA A HUMANIDADE(VÍDEO)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Feito pela ANDRIOFILMES em 2009, esse vídeo é uma forma de lembrar um dos momentos mais tristes da humanidade, o Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial, fato histórico o qual fez um número incalculável de vítimas em toda Europa, a mando do regime nazista liderado por Adolf Hitler na Alemanha, que ordenou construções de campos de concentração e prender os inimigos do regime, especialmente os judeus. Chegando lá, os prisioneiros enfrentavam um pesadelo sem fim e viviam em condições subumanas, a grande maioria não resistiu. O vídeo fala sobre isso e também sobre o dia mundial em memória as vítimas do Holocausto, celebrado no dia 27 de janeiro, em alusão a libertação do terrível campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. 
 Quero deixar bem claro, sou uma pessoa que tem aversão de violência, não gosto de sensacionalismo e não gosto de fazer coisas para chocar, esse vídeo fiz com a intenção de mostrar a todos que a paz é importante e devemos lutar por ela, para que eventos como o Holocausto nunca mais se repitam. Confiram o vídeo abaixo:


Grande abraço, até a próxima!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

SRS ESPECIAL: DIA DA COMUNIDADE (15/05/2016)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu em Santa Rosa do Sul nesse último domingo (15/05) o Dia da Comunidade, grande festa o qual é celebrada em todas as quatorze comunidades católicas de Santa Rosa do Sul, fazendo alusão ao Dia de Pentecostes, data que segundo a tradição cristã, cinquenta dias após a Páscoa, o Espírito Santo veio até os apóstolos de Jesus, os quais iniciaram sua peregrinação ao redor do mundo, iniciando assim a História da Igreja.
 Mesmo com a chuva insistente e frio, não desanimou a população que participou ativamente de todas as atividades propostas, sendo momentos de muita alegria, confraternização e também de oração. Cada comunidade organizou suas atividades conforme sua cultura, além de cada pastoral ou pessoas doarem comida para realizar o lanche, sendo interessante perceber que a grande maioria dos pratos trazidos eram de comidas típicas de nossa culinária, como bolo de banana, roscas e tantos outros quitutes, sendo um momento de confraternização e partilha muito bom, tal como eram as primeiras comunidades cristãs.
 Além do delicioso lanche, o Dia da Comunidade, brincadeiras, shows de cantores de cada localidade, teatro, missa ou celebração religiosa, mas a grande atração foram as apresentações da Bandeira do Divino, tradição oriunda da cultura açoriana, o qual começa a ser celebrada a partir da festa de Pentecostes, sendo um momento de muita emoção e nostalgia, bem caraterísticos dessa manifestação folclórica.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

domingo, 15 de maio de 2016

SRS ESPECIAL: III MASTERCLASS BENEFICENTE (14/05)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Criado na  década de 1990  pelo coreografo colombiano Beto Perez na Colômbia, a Zumba é uma dança que une elementos de ritmos latino-americanos como a salsa, merengue, mambo e o samba, tudo com uma batida alegre bastante envolvente e sendo difundido como uma forma de promover o condicionamento físico, além de dar uma pequena amostra cultural de todos os ritmos musicais presentes na América Latina.
Atualmente, uma das dança mais populares em Santa Rosa do Sul sem dúvida é a Zumba, havendo dois grupos bastante fortes que divulgam esse ritmo no munícipio: a SistersZ, organizado pelas irmãs Mirian e Mirela Fernandes e o do Studio Funcional Bodyfit , organizado por  Niraila Lummertz. Ambos talentosos, os grupos atraem um grande números de adeptos, tornando a Zumba ainda mais popular em Santa Rosa do Sul. 
 Aconteceu no último sábado (14/05) a terceira edição do Masterclass Beneficente, evento organizado pelo grupo de Zumba SistersZ, reunindo inúmeros grupos de Zumba da região e adeptos da dança, lotando o Salão Paroquial, sendo uma tarde de muita alegria, diversão e festa, aliás o clima festivo é um dos ingredientes responsáveis pelo sucesso da Zumba em toda a América Latina, servindo além como exercício físico, serve para aliviar as tensões da rotina diária.
 Além de difundir a Zumba em Santa Rosa do Sul, o Masterclass Beneficente tem um motivo muito especial: arrecadar dinheiro em prol da Lar do Idoso São José de Sombrio, que precisa de doações para poder continuar funcionando, ajudando os idosos que lá vivem terem dias mais felizes, sendo uma instituição que precisa da atenção de todos, esperamos que a atitude das SistersZ inspire outros grupos e instituições a fazer eventos em prol do Lar do Idoso .
 Quero parabenizar as SistersZ pela bela iniciativa,, mostrando que a dança e a cultura podem ajudar ao próximo, como já foi frisado antes, que o Masterclass Beneficente seja motivação para todos os setores da sociedade se mobilizarem em prol das causas importantes, a galera da Zumba deu um show de solidariedade, comprovando o calor humano que existe nessa dança é grande e muito bacana, sendo capaz de mobilizar a sociedade para fazer o bem ao próximo,sendo um misto maravilhoso de talento com solidariedade, isso é digno de aplausos e de apoio de toda a sociedade.


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

sábado, 14 de maio de 2016

RETRÔ: TINTIN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quem lembra do Tintin? Ele é um dos personagens mais conhecidos dos gibis europeus, tem uma verdadeira legião de fãs no mundo inteiro, estrelou games, desenhos animados e filmes, é uma grande influência para inúmeros cartunistas, escritores, produtores de animação, e cineastas, sendo uma referência obrigatória quando se pensa em histórias em quadrinhos.
 Criado pelo cartunista belga Herge em 1929, as estorias de Tintin primeiramente foram publicados em forma de tiras em jornais, posteriormente virando em livros, sendo publicado em formato de série (24 volumes no total, sendo um publicado após a morte de Herge em 1983), a qual ficou mundialmente conhecido como As Aventuras de Tintin, sendo traduzido para mais de 50 idiomas e vendendo mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.
 Misturando diversos elementos da literatura de aventura, ficção científica, suspense policial e comédiacomo Júlio Verne e Charles Dickens, Tintin é um jovem repórter belga, que viaja pelo mundo em busca de grandes reportagens, desvenda mistérios bem ao estilo Sherlock Holmes, envolve-se em tramas políticas e de espionagem, enfrenta criminosos, participa de expedições arquelógicas e ambientais, acompanhado de seu fiel cão Milu e de outros aliados, como o capitão Haddock, dos  divertidos detetives da Interpol Dupond e Dupont, além do cientista Professor Girassol.
 Logicamente, os gibis de Tintin refletem bastante os acontecimentos da época em que eles foram publicados, tais como o neocolonialismo, as inovações tecnológica, o surgimento das ideologias totalitárias, a Segunda Guerra Mundial, o surgimento do crime organizado, as técnicas de investigação, o choque entre o novo e o antigo  e o campo de atuação do jornalista são apenas alguns dos inúmeros temas retratados nos 24 volumes, que tornam esse personagem tão interessante e divertido.
 Como já frisado, Tintin ultrapassou as fronteiras de tempo, tornando-se protagonista de games, séries de animações, a melhor delas feita em 1991, que é bastante fiel as quadrinhos, a qual ganhou imensa popularidade no Brasil nos anos 90, a qual merece ser assistida (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR TODOS OS EPISÓDIOS), e em 2011 ganhou uma versão cinematográfica dirigida por Steven Spielberg e Peter Jackson, dois aficionados pelo personagem, o qual deu nova roupagem a Tintin, ganhando novos públicos.
Com todos esses ingredientes, Tintin é um personagem muito querido pelos fãs de histórias em quadrinhos, devido ser carismático, fazer o público imaginar viagens maravilhosos e principalmente, por nos propiciar o gostoso e nostálgico sentimento de viver grandes aventuras, coisa que não deixa esse personagem sair de moda, ser atemporal.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima. 

sexta-feira, 13 de maio de 2016

POEMA: BALADA AO AMOR



Cansei de muita ingenuidade,
Poderia fugir e de tudo esquecer,
Mas não sou um covarde,
Sinto que a solidão em breve irei vencer.

Helena*, por ti vou esperar,
O tempo que for necessário,
Uma semana, meses, um centenário,
Pois só contigo quero namorar.

Por mais que a vida seja pequena, 
Minha florzinha, em verdade te digo: 
Quero fazer nosso amor valer a pena.

Vamos escrever nossa História,
Com muito amor, carinho, confiança, seriedade,
Em busca de nossa plena felicidade.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

* Personagem que personifica a namorada ideal


BOM FIM DE SEMANA A TODOS, FORTE ABRAÇO 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

SRS ESPECIAL: I CÃOCIENTIZA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Acontece no último sábado (07/05) na praça de Santa Rosa do Sul o I Cãocientiza, evento organizado pelo Instituto SOS Bicho Urbano em parceria com a Prefeitura Municipal, realizaram uma tarde com atividades culturais, atraindo uma grande multidão e conseguindo alcançar os objetivos traçados pela comissão organizadora.
 O objetivo principal do evento era conscientizar a população, em especial as crianças, a importância de cuidar bem dos animais de estimação, de não maltratar e de fazer a doação consciente, além de mostrar que os animais tem sentimentos iguais aos seres humanos e que não merecem ser tratados com violência, mas sim com muito amor e carinho, como um verdadeiro membro da família.
 Durante toda tarde, além de doações de cães e gatos, o Cãocientiza teve  exposição de produtos agrícolas, distribuição de plantas, parque com brinquedos infláveis, atividades de leitura e pinturas com as crianças, além de apresentações do projeto de Taekwondo, Grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade e do Grupo de Maracatu Rosas do Sul da escola Ana Regis Arantes da comunidade de Peroba, finalizando com um delicioso lanche para todos os presentes no evento.
 Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o encontro entre os grupo Rosa do Sul e Grilhões da Liberdade, que tocaram juntos pela primeira vez, unindo a Capoeira e o Maracatu, duas manifestações de origem afro-brasileira que falam a respeito da cultura e herança deixada pelos africanos, sendo um momento histórico em Santa Rosa do Sul, que ao finalizar essa linda apresentação, teve uma grande salva de palmas do público, que aprovou essa apresentação surpresa.
 Sendo o primeiro evento totalmente voltado para a defesa dos animais, o Cãocientiza mostrou que é fundamental defendermos não só cães e gatos, mas todo tipo de vida animal que existe na Terra, que não são brinquedos e tem sentimentos  idênticos de qualquer pessoa, merecendo  respeito e amor, com toda certeza é um marco histórico para o munícipio de Santa Rosa do Sul.


Grande abraço, até a próxima!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

CINE HISTÓRIA: SAMURAI X (TRILOGIA)



FICHA TÉCNICA

Título OriginalRurôni Kenshin: Meiji kenkaku roman tan (Samurai X)/ Rurouni Kenshin: Kyoto Taika-hen (Samurai X: Inferno em Kyoto)/ Rurouni Kenshin: Densetsu no Saigo-hen ( Samurai X: O Fim de uma Lenda)
Duração: 135 min./ 139 min/ 136
Ano: 2012/ 2014
Diretor: Keishi Otomo
País:  Japão
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês e Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Ação/ Drama Histórico
Temática: Era Meiji/ Fim do Xogunato no Japão/ Cultura Samurai

SINOPSE (Fonte: Entendo.com)

Kenshin Himura (Takeru Satoh)um espadachim que ficou conhecido pela facilidade em matar em nome do imperador e passou a ser chamado de Battousai, o Retalhador. Arrependido de seu passado, ele então promete não cometer mais assassinatos. Mas seu violento passado fará com que vários inimigos retornem em busca de vingança e ele se verá de diante do maior dilema de sua vida.

COMENTÁRIO

 Um dos personagens japoneses mais conhecidos no Ocidente, a trilogia Samurai X foi baseado no anime, que por sua foi adaptado do mangá (revista em quadrinhos) escrito por Nobuhiro Watsuki, ambos com grande sucesso, alçando grande popularidade no Japão e diversos países, inclusive no Brasil.
 Ambientado no Japão do século XIX, mais precisamente na Era Meiji, período que aquele país começou a receber forte influencia do Ocidente e iniciou seu processo de industrialização, gerando imensa criminalidade e dando fim a era dos samurais, os quais começaram a ter restrições e passar por violentas humilhações, havendo forte resistência.
 Dentro desse contexto histórico, Kenshin (personagem principal do filme), tenta sobreviver a essas mudanças no Japão, se redimindo dos crimes que cometeu no passado, jurando nunca mais usar sua espada para matar, vive vagando pelas cidades japonesas ajudando as pessoas indefesas, mas antigos inimigos em buscam de vingança, fazem que ele questione sua própria vida.
 Lembrando muito os antigos filmes de samurai realizados pelo diretor Akira Kurosawa, a trilogia Samurai X tem enredos empolgantes e divertidos, fotografia belíssima, trilha sonora que une Rock com música tradicional japonesa, cenas de luta muito bem coreografadas e elenco carismático, inclusive muito semelhantes aos personagens do anime, dando maior realismo ao filme.
 Além de retratar com seriedade a era Meiji, Samurai X tem momentos de grande humor e de melodrama, tendo uma belíssima mensagem sobre honra, respeito e principalmente, sobre amizade, sendo isso um grande motivo para Kenshin ajudar as pessoas, apagando um passado de sangue, violência e sofrimento, tornando uma nova pessoa, bondosa e extremamente feliz com aquilo que faz.




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 


terça-feira, 10 de maio de 2016

LIVRO: MIGUEL STROGOFF- JÚLIO VERNE


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Conhecido mundialmente por ser o precursor da ficção científica,  escritor francês Júlio Verne (1828-1905) escreveu romances de aventura que exaltavam os progressos científicos e tecnológicos de sua época, prevendo avanços que aconteceriam posteriormente, como o submarino, máquinas voadores, televisão e viagens pelo espaço, podendo ser sentido sua influência nos escritores até os dias de hoje.
 Publicado originalmente em 1876, Miguel Strogoff conta as extraordinárias aventuras de um capitão dos correios russos, que tem como missão de atravessar todo território da Rússia, chegando ate´a Sibéria, com o objetivo de entregar uma mensagem ao grão-duque da Sibéria avisando da invasão tártara, enfrentando a fúria da natureza, florestas cheia de animais selvagens, paisagens geladas altamente perigosas e armadilhas criadas pelos inimigos tártaros, que querem eliminar Miguel a todo custo.
 Ambientado na Rússia do início do século XIX, Miguel Strogoff retrata bem o ambiente da corte czarista, com suas intrigas palacianas e guerra contra inimigos estrangeiros, além de retrata as belíssimas e exóticas paisagens russas tudo em ritmo de um emocionante épico de aventura, recheado de ação, drama e reviravoltas, tudo no melhor estilo Júlio Verne, um clássico de leitura obrigatória.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.       

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: EU NASCI HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS- RAUL SEIXAS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Música bem conhecida de Raul Seixas lançada em 1976, escrita por ele e por Paulo Coelho, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, conta a estória de um mendigo tocando violão e cantando que começa a contar uma estória, onde ele participa de vários acontecimentos históricos, culturais e políticos do Brasil e do mundo , dizendo que tem dez mil anos de vida. 
 Como é de se esperar de Raul Seixas, esse personagem é enigmático, havendo inúmeras teorias, dizendo que pode ser Deus, Diabo, um personagem qualquer ou até mesmo o próprio Raul, mas o título da música refere-se ao período que o homem passou por mudanças as quais forma importantes para a formação da humanidade em que vivemos atualmente.
 Como há um verdadeiro desfile de acontecimentos da História da humanidade, o professor pode utilizar essa canção numa introdução ao estudo de História, além de ter uma letra divertida e ritmo contagiante do Rock, gênero musical favorito da grande maioria do público infanto-juvenil.





Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima. 

domingo, 8 de maio de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: PALESTRA SOBRE MITOLOGIA GREGA, BY PROFESSOR ANDRIO (2012)




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O vídeo acima é uma pequena amostra da palestra sobre mitologia grega que eu realizei em 2012, na escola João dos  Santos Areão, para as turmas de sexto ano, sob regência do professor Jairo de Borba, somente aparece o áudio, apenas alguns trechos são as imagens são ilustrativas, espero que se divirtam:


Grande abraço, BOA SEMANA, FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES, até a próxima!

sábado, 7 de maio de 2016

RETRÔ: CASTELO RÁ-TIM-BUM


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece a turma da foto acima? Eles fazem parte de um dos programas educativos voltados ao público infantil de maior sucesso da televisão brasileira, bastante lembrado pelas esquetes cheias de músicas divertidas, pelas grandes lições educativas e pelos personagens carismáticos, estou falando é claro do Castelo Rá-Tim-Bum, completando 20 anos que foi exibido pela primeira vez.
 Exibido pela primeira vez no dia 09 de maio de 1994 pela TV Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum conta as aventuras de Nino, Doutor Victor e Morgana que vivem em um castelo mágico, localizado na cidade de São Paulo, onde recebem diariamente a visita das crianças Biba, Zeca e Pedro, as quais interagem diretamente com o universo mágico que existe lá e conhecendo seres mitológicos e outros personagens que aparecem no decorrer da série e aprendendo lições para suas vidas, além de inibir os planos maquiavélicos e atrapalhados do Doutor Abobrinha, o vilão da série, que tenta a todo custo comprar o castelo.
 Estrelado por um elenco de peso, começando por Sergio Mamberti, Rosi Campos, Marcelo Tas, Luciano Amaral, Chintya Rachel, Freddy Allan, Fernando Gomes, Eduardo Silva, Cássio Scapin, Pascoal da Conceição e André Abujamra (também responsável pela trilha sonora), o seriado foi criado por Flávio de Souza e Cao Hamburguer (diretor de filmes como Xingu O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, além de outros programas de televisão do gênero infantil).
 O grande segredo de sucesso do Castelo Rá-Tim-Bum sem dúvida é a misturar a fantasia com questões atuais como a reciclagem, a higiene, o respeito as diferenças culturais, a importância de estudar, os benefícios da leitura, conhecimento das mais variadas formas de arte, questões ambientais e também apresentar de forma divertida os conteúdos escolares, fazendo que essa série alcançasse níveis altos na audiência, ultrapassando outros programas da TV Cultura, sendo o Castelo Rá-Tim-Bum um dos programas educativas mais conhecidos a amados da televisão brasileira.
 Devido ao grandioso sucesso da série, surgiram inúmeros produtos relacionados ao Castelo Rá-Tim-Bum, como gibis, jogos de videogame, enfeites de festas infantis, espetáculo teatral, um filme e um documentário, chamado Desconstruindo o Castelo: o Boom do Rá-Tim-Bum, feito em 2010 por universitários, contando segredos da produção, elenco, o qual está no vídeo abaixo, vale bastante a pena assistir e saber um pouco mais sobre essa série nostálgica:



Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

SRS ESPECIAL: DOIS PRIMEIROS POEMAS ESCRITOS SOBRE O MUNICÍPIO (2012)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Como todos podem perceber, praticamente todo fim de semana nesse blog posto  poemas, todos escritos por mim mesmo, tendo diversas temáticas como o amor, vida, amizade, alegria, tristeza, problemas sociais, cultura, História, arte e também sobre o munícipio onde vivo, Santa Rosa do Sul, alguns falando diretamente, outros totalmente de forma lírica.
 Entre todos poemas que escrevi sobre o munícipio, os dois primeiros são bastante especiais, escritos durante a quinta edição da Polvilhana, que aconteceu em 2012. O primeiro conta  a História do munícipio e o segundo exalta o agricultor dessa terra, sendo ambos uma linda homenagem a Santa Rosa do Sul e inspirados na realidade e História dessa terra. Confira abaixo os poemas.

SANTA ROSA DO SUL

No inicio, os Carijós foram os primeiros habitantes dessa terra,
Séculos depois, Manoel Rodrigues da Silva comprou terras localizadas na região,
Eram tempos difíceis, sertão bravio, colonos e índios em guerra,
Iniciando assim o processo de colonização.

Houve aqui um episódio que continua mexer com o imaginário da cidade,
Um terrível assassinato que ocorreu em um morro com requintes de crueldade,
O qual fez toda a sociedade daquela época de indignação estremecer,
Morro das Mortes, dali em diante passou esse lugar a conhecer.

Tempos depois, apareceu nosso primeiro colonizador,
Chico do Mato, grande homem e desbravador,
Foi o primeiro a ter contato pacífico com os índios aqui, tendo com eles uma bonita amizade,
Oferecendo a eles produtos cultivados em sua propriedade.

Após chegar as primeiras famílias aqui, a colonização começou a acentuar,
Chefiados por Alfredo Teixeira da Rosa, Alfredo Emerim e Alfredo José dos Santos,
Dali em diante de Três Alfredos a localidade passou a se chamar.

O tempo passou, o pequeno povoado virou vilarejo,
Foi fundada a capela local, com muito festejo,
Também sendo comemorada a chegada da imagem da santa milagrosa,
Sendo o lugar conhecido definitivamente como Santa Rosa.

De vilarejo, Santa Rosa  cresceu progressivamente, até virar distrito do município de Sombrio,
Depois de anos de tentativas, em 1988 chegou a nossa emancipação,
As ruas de Santa Rosa do Sul foram tomadas por uma imensa comemoração.

De 1988 até o atual momento, o munícipio continua crescer rumo ao futuro,
Tendo um povo trabalhador, simpático, festivo, paisagens exuberantes, um lindo céu azul,
Essa é a História de Santa Rosa do Sul.

Autor: Andrio Cardoso Pereira


VERSOS AO AGRICULTOR DE SANTA ROSA DO SUL

Andando pelas ruas e vilas de Santa Rosa do Sul,
Observo calmamente tudo o que vejo,
Tudo aqui relembra o passado, há tranquilidade, novo e antigo num só lugar,
Há também belas paisagens, bela gastronomia, festas muito divertidas,
Mas o que impressiona aqui é o povo,
Mesmo sendo de costumes simples, não deixa de lutar pelos seus sonhos,
Trabalha duro na roça, de inverno a verão, sol forte, vento, geada, frio e chuva,
Passa dificuldades, mas sempre está com um sorriso no rosto,
Acolhe a cada um que chega aqui com muita alegria,
Se orgulha de trabalhar na agricultura e na pecuária,
Fala de modo engraçado, porém não mente e é honesto,
Trabalha para sustentar sua família e a também a dos outros,
Fica feliz em levar a todo Brasil seus produtos,
Para mim, o agricultor daqui é um herói,
Não aqueles de gibis, do cinema ou da televisão,
Mas sim de carne e osso,
Que fazem essa cidade crescer cada dia mais,
Merecem meu respeito e toda minha admiração,
Por isso esses pequenos versos são dedicados ao agricultor desse munícipio.

Autor: Andrio Cardoso Pereira. 


Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, tudo de bom.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

POEMA: MISTÉRIO



Minha princesa Helena*,
Apareceu em minha vida feito um furacão,
Fui pego totalmente de surpresa,
Afinal, quem tu és?

Entraste em meus sonhos**,
Serás um anjo ou a perdição?
Sinto algo forte quando penso em ti,
Estou aqui, na solidão, esperando por ti.

Esse seu mistério me intriga,
Deixa cada dia com mais vontade de desvendar,
Sinto que em breve alcançarei esse objetivo.

Você personifica o amor para mim,
Não vejo a hora de você chegar,
Para trazer alegria a esse coração apaixonado.

Autor: Andrio Cardoso Pereira


* Persoangem fictício que personifica a mulher ideal para mim
** Poema baseado em sonhos que eu tive

quarta-feira, 4 de maio de 2016

CINE HISTÓRIA: O PRÍNCIPE DO EGITO (1998)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalThe Prince Of Egypt
Duração: 98 min.
Ano: 1998
Diretores: Brenda Chapman, Steve Hickner, Simon Wells.
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português
Gênero: Animação/ Musical/ Épico/ Aventura/ Drama Bíblico
Temática: História do Povo Hebreu/ Egito Antigo

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

No Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos e o faraó Seti, temendo o constante nascimento de crianças hebreias  pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma hebreia se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seti. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.

COMENTÁRIO

Uma animação ideal para apresentar aos espectadores, a História que envolveu as culturas egípcias e hebraicas da antiguidade, unindo informações historiográficas com narrativas bíblicas, principalmente sobre o chamado “Êxodo”.
O filme além de apresentar uma versão lúdica, traz personagens como Ramsés II, denominado “O Grande”, um dos maiores líderes políticos do mundo antigo e da região do “Crescente Fértil”, bem como, a figura mítica do personagem bíblico Moisés, um descendente de escravos hebreus que foi criado como filho adotivo de Merith, irmã do Faraó Seth I.
Através do enredo do filme pode ser abordado temas como: escravidão no “mundo antigo”, o imperialismo egípcio, a presença  do grande número de hebreus em território egípcio, a construção de centros urbanos planejados, a religião politeísta dos egípcios em confronto com o monoteísmo hebraico, entre outros.

Outro aspecto que pode ser explorado refere-se ao lado artístico, tais como, pinturas, murais, arquitetura, designer do vestuário, calçados, bem como,veículos de transporte, clima, relevo, vegetação e as relações sócia-política numa época em que homens e deuses viviam num eterno conflito existencial, isto é, tudo era feito para agradar aos deuses, ou em nome dos deuses a custa de sacrifício humano.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

terça-feira, 3 de maio de 2016

LIVRO: O MUNDO MÁGICO DO SENHOR DOS ANÉIS- DAVID COLBERT



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 O escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973), foi responsável por criar um mundo fantástico absolutamente incrível e convincente, a Terra Média, cenário das aventuras dos livros O Hobbit,  O Silmarillion e especialmente, O Senhor dos Anéis, sua maior obra-prima, a qual foi adaptada magistralmente para o cinema pelo cineasta Peter Jackson.
 Para construir a Terra Média, Tolkien usou todo conhecimento que tinha de línguas antigas, mapas, culturas extintas, mitologia e contos antigos de diversas partes do mundo, criando personagens, seres mitológicos, monstros e cidades imaginárias, sendo um mistério até hoje todas as referências que usou para descrever seu mundo fantástico, dando ele mais veracidade o possível.
 Tentando descobrir as possíveis inspirações de Tolkien, o historiador e escritor inglês David Colbert publicou o livro O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, lançado em 2002, em meio a euforia do lançamento dos filmes da trilogia Senhor dos Anéis.
 De forma inteligente e divertida, Colbert conta toda a trajetória de vida de Tolkien e a criação de seus personagens, monstros, seres mitológicos e cidades, em forma de perguntas e respostas, com curiosidades e dicas de leitura, assim como fez em seu livro anterior, O Mundo Mágico de Harry Potter (2001).
 Além de ser um guia indispensável aos fãs de Tolkien, O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis é uma obra para quem quer conhecer um pouco mais da Terra Média e da obra de seu criador, mostrando que num simples livro de aventura fantástica, pode existir uma fonte inesgotável de conhecimento, a qual merece ser estudada e divulgada. Um livro indispensável a todos aqueles que tem sede por cultura pop e também por novos conhecimentos.

Uma boa leitura, grande abraço, até a próxima.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: SARJETA- CÓLERA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Fundada em 1979 na cidade de  São Paulo, o Cólera é uma das primeiras bandas de Punk Rock criadas no Brasil, tem maior longevidade dentro do cenário punk nacional, estando em atividade até os dias de hoje,  mantendo sempre suas marcas registradas como a qualidade instrumental e letras focadas em problemas sociais, pacifismo, antimilitarismo, proteção ambiental e temas políticos, o qual tornou a banda bastante conhecida no Brasil e em outros países.
 Lançada em 1984, Sarjeta faz parte do álbum de estreia da banda, Tente Mudar o Amanhã, sendo um grande clássico do Rock Nacional, esse disco tem músicas bastante rápidas, letras de temática político-social e instrumentais bem pesados e velozes, características bastante presente nos álbuns seguintes do Cólera, tornando verdadeiros ícones do Punk brasileiro.
 Como a letra já indica, Sarjeta fala sobre o problema dos moradores de rua, que ficam a mercê da fome, da criminalidade, das drogas e do descaso das autoridades e dos políticos, sendo um convite a todos para mudar essa triste realidade, que infelizmente continua tão atual em nossa sociedade. Confiram abaixo um vídeo com a música e prestem a atenção na letra ;)


Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

domingo, 1 de maio de 2016

RETRÔ: SAMURAI SHODOWN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece os personagens da foto acima? Eles fazem parte de uma franquia de games mais lembrados quando se fala nos saudosos fliperamas, revolucionou o modo de fazer jogos de luta, tanto pela narrativa bastante empolgante com pela jogabilidade complexa, a qual conquistou uma verdadeira legião de fãs no mundo todo, estou falando no Samurai Shodown, que também é conhecido como Samurai Spirits.
 Lançada para Arcade (fliperama) em 1993 pela empresa de games SNK, Samurai Shodown sai dos cenários contemporâneos dos jogos lutas como Street Fighter e Fatal Fury, para transportar os jogadores para o período Edo, um dos mais conturbados da História do Japão, sendo que a franquia é ambientado entre o fim do século XVIII e inicio do século XIX.
 O enredo dos jogos conta a estória de Haomaru, um jovem samurai que juntamente com outros guerreiros japoneses e de outras nacionalidades, luta contra as forças do mal que pretendem dominar o Japão e depois o mundo, levando uma era de trevas e destruição a toda humanidade, sendo ele sempre o protagonista da trama, apesar de praticamente todos os personagens serem selecionáveis, também tendo popularidade como Hanzo, Galford, Cenjuro, Charlotte, Cham Cham e Tam Tam.
 Como o nome do jogo já indica, é um game apresentando a cultura e a História dos samurais, além de retratar de fundo intrigas políticas ocorridas na época retratada pela franquia, além de trazer uma grande variedade de personagens, tendo logicamente samurais, ninjas, esgrimistas, soldados, atores, sacerdotes, assassinos, feiticeiros, aventureiros e lutadores, cada um tendo um objetivo, técnica de luta, personalidade e arma diferente.
  A grande atração do jogo, além dos personagens carismáticos, enredo histórico e jogabilidade altamente complexa, a qual torna o game totalmente imprevisível e divertido, os gráficos são bastante bonitos, assemelhando muito com um anime, inclusive ganhando uma versão em anime e para mangá (gibis japoneses) posteriormente.
  Com todos esses atributos a favor, Samurai Shodown será sempre lembrado pelos fãs de games, especialmente por aqueles que frequentavam os saudosos fliperamas e ficavam horas tentando chegar no fim do jogo e vencer o chefão final, para poder saber o destino do personagem que escolheu, tornando um dosa games épicos mais populares da SNK.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.