quarta-feira, 4 de maio de 2016

CINE HISTÓRIA: O PRÍNCIPE DO EGITO (1998)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalThe Prince Of Egypt
Duração: 98 min.
Ano: 1998
Diretores: Brenda Chapman, Steve Hickner, Simon Wells.
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português
Gênero: Animação/ Musical/ Épico/ Aventura/ Drama Bíblico
Temática: História do Povo Hebreu/ Egito Antigo

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

No Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos e o faraó Seti, temendo o constante nascimento de crianças hebreias  pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma hebreia se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seti. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.

COMENTÁRIO

Uma animação ideal para apresentar aos espectadores, a História que envolveu as culturas egípcias e hebraicas da antiguidade, unindo informações historiográficas com narrativas bíblicas, principalmente sobre o chamado “Êxodo”.
O filme além de apresentar uma versão lúdica, traz personagens como Ramsés II, denominado “O Grande”, um dos maiores líderes políticos do mundo antigo e da região do “Crescente Fértil”, bem como, a figura mítica do personagem bíblico Moisés, um descendente de escravos hebreus que foi criado como filho adotivo de Merith, irmã do Faraó Seth I.
Através do enredo do filme pode ser abordado temas como: escravidão no “mundo antigo”, o imperialismo egípcio, a presença  do grande número de hebreus em território egípcio, a construção de centros urbanos planejados, a religião politeísta dos egípcios em confronto com o monoteísmo hebraico, entre outros.

Outro aspecto que pode ser explorado refere-se ao lado artístico, tais como, pinturas, murais, arquitetura, designer do vestuário, calçados, bem como,veículos de transporte, clima, relevo, vegetação e as relações sócia-política numa época em que homens e deuses viviam num eterno conflito existencial, isto é, tudo era feito para agradar aos deuses, ou em nome dos deuses a custa de sacrifício humano.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário