quarta-feira, 15 de março de 2017

CINE HISTÓRIA: O NOME DA ROSA (1986)

Título Original:  Der Name der Rose 
Duração: 130 min. 
Ano: 1986 
Diretor:  Jean-Jacques Annaud       
País:  Alemanha/ França/ Itália
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero:  Suspense/ Aventura/ Drama Histórico 
Temática: Inquisição no Período Medieval

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

COMENTÁRIO


 Grande clássico do cinema baseado na obra do historiador Umberto Ecco,  O Nome da Rosa é uma superprodução do cinema dirigida pelo cineasta francês Jean-Jacques Annaud (A Guerra do Fogo, Sete Anos no Tibet), tendo um elenco estrelar encabeçado por Sean Connery, Christian Slater e Ron Perlman, é uma reconstituição precisa de um período bastante conturbado da História em ritmo de suspense policial bem no estilo Sherlock Holmes, tendo auxilio do próprio Ecco e do historiador francês Jacques Le Goff, que ajudaram muito no realismo e precisão histórica da trama, tanto que é constantemente usado em escolas e faculdades para exemplificar o período medieval.  
  Ambientado na Itália do século XIV, o filme conta a estória de dois freis franciscanos, ao visitar uma abadia, são intimados a investigar uma série de crimes que estão acontecendo lá, seguindo o rastro de um assassino bastante inteligente e cruel,  em busca da verdade, arriscando suas próprias vidas nessa caçada perigosa.
 Misturando um poderoso drama de época com um agitado romance detetives, O Nome da Rosa mostra a épica luta entre ciência e fé, as heresias, a intolerância religiosa, o tribunal da Inquisição, a repressão sexual, o preconceito em relação aos deficientes, o uso da violência para conseguir poder, a demagogia e o misticismo exagerado são elementos que representam o período medieval, com dilemas éticos, morais e religiosos dos dias atuais, tornando esse filme em clássico moderno. Confiram o filme na integra abaixo:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário