terça-feira, 4 de julho de 2017

SRS ESPECIAL: FEIRA DO AGRICULTOR (ENSAIO FOTOGRÁFICO)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Santa Rosa do Sul é um munícipio que tem uma economia basicamente voltada para agricultora, seguindo o exemplos de cidades vizinhas, havendo dois tipos de agriculturas praticadas em nosso município: a de exportação e a familiar, sendo que ambas são importantes para a geração de renda em todas as comunidades de Santa Rosa do Sul.
 A agricultura de exportação é aquela voltada para levar os produtos aqui plantados e feitos para fora do munícipio, necessitando um grande aparato (empresa, equipamentos agrícolas, caminhões, motoristas, peões, etc), chegando a diversas partes do Brasil. Já a agricultura familiar é voltada para o consumo local, geralmente feita para ser uma renda a mais para as famílias do interior dos municípios, sendo feitas feiras para eles poderem vender seus produtos.
 Em Santa Rosa do Sul, nos últimos anos a agricultura familiar vem ganhando destaque no munícipio graças a feirinha, que anteriormente era realizada todas as quartas feiras no centro da cidade, sendo que em 2014 foi construído um espaço coberto e com todas as adequações legais, a Feira do Agricultor, sendo inaugurado durante a realização da VI Polvilhana, agora sendo realizada toda quarta e sábado no período da manhã.
 Na Feira do Agricultor, os pequenos agricultores vendem seus produtos, tais como hortaliças, queijos, pamonhas, pães caseiros (inclusive o famoso pão de Jesus, feito sem fermento), broas, bolacha, peixes, conservas, doce de leite, chimia, enfim uma grande variedade de produtos, tudo feito de maneira artesanal e plantado de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos, sendo produtos bastante saudáveis e tendo um preço muito popular.
 Além dos maravilhosos produtos oferecidos, a Feira do Agricultor também tem uma amostra de artesanato feito por artesãos do munícipio, tendo tapetes, panos de prato lindamente bordados, objetos decorativos feitos de várias formas (madeira, biscuit e de renda), chinelos, sapatinhos feitos para bebês e muitos outros, tornando a feirinha uma oportunidade de negócios para os pequenos agricultores.
 Lembrando um grande galpão tipicamente do interior, a Feira do Agricultor tem um ambiente rústico, com uma decoração ligada ao mundo rural, com mesinhas e cadeiras feitas de forma artesanal com toras de madeira e luminárias feitas com rodas de carro de boi, sendo uma grande homenagem a cultura de Santa Rosa do Sul, que valoriza as antigas tradições dos colonos que aqui fizeram e continuar a fazer a História de nosso município com seu trabalho, transformando esse espaço num local turístico e qual merece ser visitado por cada sul santarosense. confiram abaixo um ensaio fotográfico feito na feirinha no último dia 24 de junho : 



































Grande abraço, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário