quarta-feira, 9 de agosto de 2017

CINE HISTÓRIA: CONAN, O BÁRBARO (1982)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Conan, The Barbarian  
Duração: 129 min.
Ano: 1982
Diretor:  John Milius     
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Alemão/ Inglês/ Português
Gênero:   Aventura/  Ação/ Épico 
Temática: Fantasia inspirada em mitos da antiguidade e período medieval    

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Há milhares de anos Thulsa Doom (James Earl Jones), um demoníaco feiticeiro, comanda um ataque por motivos até hoje não revelados que poderia ser simplesmente pelo prazer de matar ou para descobrir o segredo do aço, que era guardado pelos moradores desta aldeia. Conan (Arnold Schwarzenegger), um cimério, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado, sendo que ele, ainda criança, é levado para um campo de escravos. Os anos passam e ele desenvolve uma enorme força física, o que faz Conan se tornar gladiador. Ele ainda se mantém determinado a vingar a morte dos pais e quando é libertado tenta alcançar seu objetivo. Conan descobre que Thulsa Doom lidera o misterioso culto da serpente e, tentando se aproximar do feiticeiro, faz amizade com dois ladrões, Valeria (Sandahl Bergman) e Subotai (Gerry Lopez). Ao trio é prometida uma vultosa recompensa pelo rei Osric (Max von Sydow), que quer que o trio de guerreiros resgate sua filha, que se tornou uma seguidora de Thulsa Doom.

COMENTÁRIO 

 Grandes sucesso de bilheteria da década de 1980, Conan o Bárbaro marcou a estreia de Arnold Schwarzenegger nas telonas, além de provocar muita polêmica pelo grande excesso de violência e doses de sexo, o filme foi baseado nas histórias em quadrinhos do Conan, criados pelo cartunista e escritor estadunidense Robert E. Howard na década de 1930, é uma superprodução, recheada de ação, aventura, efeitos especiais e uma trilha sonora arrebatadora feita pelo maestro grego Basil Poledouris, além de uma cenografia gigantesca.
 Ambientado numa época que mistura elementos antigos e medievais no mesmo ambiente, o filme narra a estória de um homem que busca vingança pelo responsável que massacrou o seu povo, sua família e o tornou escravo, tendo ajuda de pessoas de outros povos, gerando numa luta sangrenta entre o bem e o mal num ambiente violento, aterrorizante e mágico.
 Mesmo no começo do filme dizendo que o filme se passa numa época antes das grandes civilizações, o filme tem elementos de civilizações como os mesopotâmicos, persas, chineses, gregos, romanos, egípcios e tantos outros, além de pegar cenários típicos dos períodos antigo e medieval, misturando num caldeirão cultural, tendo um resultado incrível e encantador, o qual não envelheceu com o passar dos anos.
 Tendo um impacto cultural fortíssimo, Conan o Bárbaro gerou uma sequência intitulada Conan o Destruidor (1984) e Os Guerreiros do Fogo (1984), todos estrelados por Arnold Schwarzenegger, sendo que o último citado se passa no universo fictício do Conan, além disso o épico inspirou um dos personagens mais queridos dos desenhos animados, He-Man, além da franquia de games Golden Axe, obviamente iniciando as grandes adaptações de gibis para as telas do cinema, um clássico o qual todo cinéfilo e fã de gibi deve assistir.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário