terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CINE HISTÓRIA: LÁGRIMAS DO SOL (2003)



FICHA TÉCNICA

Título Original Tears of the Sun 
Duração: 120 min.
Ano: 2003
Diretor: Antoine Fuqua
País: Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português 
Gênero:  Guerra/ Ação/ Drama
Temática: Conflitos em Países africanos na Década de 1990 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

A.K. Waters (Bruce Willis) é um dedicado e fiel tenente da Marinha, que recebe como missão ir até as selvas da Nigéria e resgatar a médica missionária Lena Hendricks (Monica Bellucci). Ao chegar ao local com sua unidade, Water precisa lidar com a imposição feita pela doutora: ou é levada juntamente a outros 70 refugiados de guerra, que seriam deixados na fronteira com Camarões, ou ficará onde está. Em dúvida entre cumprir sua missão e prestar ajuda humanitária aos refugiados, Waters decide atender ao apelo de Hendricks e levá-los com sua unidade. Porém logo a Marinha descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia rebelde nigeriana, o que põe toda a missão em perigo.

COMENTÁRIO 

  Superprodução estrelada por Bruce Willis e Monica Bellucci, Lágrimas do Sul é um poderoso filme de guerra com contexto político e social atual, saindo totalmente dos épicos bélicos que foram produzidos no final dos anos 90 e na primeira década de 2000, onde prevalecem fatos históricos e atos de heroísmo, nessa obra dirigida por Antoine Fuqua o tom é mais sombrio e sério, mesmo tendo muitas sequências de ação bem produzidas e eletrizantes.
 Ambientado em um conflito na Nigéria na década de 1990, o filme retrata os horrores das guerras civis no continente africano, seja por motivos étnicos, religiosos ou políticos, onde milicias armadas invadem cidades e vilas, destruindo e matando quem vem pela frente, deixando um rastro de sangue, miséria, buscando legitimar o poder que tem ou tentar tomar o poder, sendo necessário as famílias atingidas pela guerra pedirem ajuda humanitária e refúgio em países que não estão em conflito, iniciando uma luta desesperada pela sobrevivência, como é apresentado nesse filme de forma nua e crua, sendo uma grande denúncia aos crimes de guerra que aconteceram e que continuam acontecendo na África, filme fortíssimo e muito poderoso.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário