sábado, 30 de junho de 2018

CINE HISTÓRIA: O TEMPO E O VENTO (2013)



FICHA TÉCNICA

Título Original: O Tempo e o Vento 
Duração: 127 min.
Ano: 2013
Diretor: Jayme Monjardim  
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Castelhano 
Gênero: Aventura/ Épico/ Guerra/ Drama Histórico
Temática: Formação Cultural, Geográfica e Histórica do Rio Grande do Sul/ Sete Povos das Missões/ Guerra contra os Castelhanos/ Revolução Farroupilha/ Revolução Federalista

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

COMENTÁRIO

 Épico dirigido pelo cineasta Jayme Monjardim, essa superprodução do cinema brasileiro é baseada na obra imortal de Érico Veríssimo, mais especificamente em O Continente, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, uma das mais conhecidas dessa obra, devido a presença de personagens carismáticos como Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bibiana e Capitão Rodrigo, muita aventura, romance e por representar bem o espírito do povo do Rio Grande do Sul, tornando muito celebre.
 Com um elenco recheado de estrelas como Thiago Lacerda, Cleo Pires, Fernanda Montenegro, Majorie Estiano, José de Abreu e Paulo Goulart, O Tempo e o Vento tem uma belíssima fotografia, que exalta as belezas naturais do Rio Grande do Sul, cenários grandiosos e cenas de batalhas empolgantes, tornando esse filme um belíssimo espetáculo.
 Narrado do ponto de vista de Bibiana e Capitão Rodrigo, o filme narra a trajetória de uma família por 150 anos, desde meados do século XVIII até o fim do século XIX, tendo como cenário a cidade de Santa Fé, passando por todas as transformações históricas e políticas que o Rio Grande do Sul passou, participando ativamente desse longo processo, o qual culminou nas delimitações das fronteiras e da cultura que esse estado tem até os dias de hoje.
 Como é uma trama já bastante conhecida de todos, vamos agora falar resumidamente dos acontecimentos históricos que o filme retrata, para facilitar vocês leitores na localização  do enredo enquanto estiverem assistindo O Tempo e o Vento.
 O primeiro acontecimento histórico retratado no filme é os massacres realizados por tropas portuguesas e espanholas nos Sete Povos das Missões em meados do século XVIII, onde o pequeno Pedro Missioneiro é testemunha ocular e sobrevivente do banho de sangue que por lá aconteceu, além de apresentar de forma breve características do estilo de vida que os jesuítas e os índios tinham nas Missões.
 Logo após, os acontecimentos retratados são os conflitos entre os gaúchos e os castelhanos ocorridos entre o fim do século XVIII e início do XIX, gerando violentos massacres por toda parte, motivados por conquistar definitivamente as fonteiras do sul do Brasil, sendo esse um dos pontos mais estratégicos da América do Sul na época.
 Como não podia deixar, a Revolução Farroupilha é o fato histórico com grande destaque em O Tempo e o Vento. Conflito ocorrido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina de 1835 e 1845, durante o período regencial, estanceiros gaúchos enfrentaram as forças imperiais, em um dos conflitos mais longos e sangrentos da História do Brasil. No filme, a família Terra-Cambará representam os idéias farroupilhas, enquanto a família Amaral representa os interesses imperiais.
 Finalizando o filme, o último fato histórico retratado em O Tempo e o Vento é a Revolução Federalista, conflito sangrento que aconteceu no sul do brasil entre 1893 e 1895, de um lado estavam os republicanos (chamados de chimangos ou pica-paus, vestiam lenço branco) defendendo o governador Júlio de Castilho, de outro os federalistas (chamados de maragatos, vestiam lenço vermelho), que faziam oposição e pretendiam tirar ele do poderNo enredo do filme,  os Terra-Cambará defendem os ideais republicanos, já os Amaral defendem os federalistas.
 Desde o primeiro minuto do filme, nota-se uma grande dualismo durante a desenvolvimento do enredo, sendo apresentado a vida e morte, amor e ódio, vingança e reconciliação, guerra e paz, alegria e tristeza, bem e mal e derrota e vitória, tornando o filme mais interessante e divertido.
 Tendo uma linguagem próxima da teledramaturgia, O Tempo e o Vento é uma obra cinematográfica obrigatória a todos os fãs dos livros de Érico Veríssimo e que querem conhecer um pouco mais da História do Rio Grande do Sul e também do Brasil, sendo uma grande aula de História realizada pelo cinema, simplesmente um filme imperdível. CONFIRAM O FILME NA INTEGRA ABAIXO:


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2018

LIVRO: A ILHA PERDIDA- MARIA JOSÉ DUPRÉ



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Uma das grandes escritoras da literatura brasileira no começo do século XX, Maria José Dupré (1898-1984), foi autora de livros de grande sucesso especialmente ao público infanto-juvenil, muitas delas fizeram parte da famosa coleção Vaga-lume, tornando-a conhecida no cenário nacional, especialmente por sua obra-prima, Éramos Seis.
 Publicada originalmente em 1944 e posteriormente na coleção Vaga-lume na década de 1970, A Ilha Perdida segue bem fiel aos romances clássicos de aventura escritos por escritores como Julio Verne e Robert Louis Stevenson, mostrando a estória dos irmãos Eduardo e Henrique, que se aventuram a visitar uma ilha que fica próxima a fazenda onde estão passando porém ficam perdidos após o rio encher, enfrentando a fúria da natureza e outros perigos, além de terem a companhia de um homem misterioso, tendo um enredo de cheio aventura e suspense no melhor estilo da coleção Vaga-lume, um clássico da literatura nacional.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!  

quinta-feira, 28 de junho de 2018

MÚSICA: RUN THROUGH THE JUNGLE- CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda americana muito popular nos anos 60 e 70, o Creedence Clearwater Revival criou uma sonoridade única, misturando country music com blues, hard rock, rockabilly, rock psicodélico e rock feito no sul dos Estados Unidos, sintetizando todos os estilos de Rock'N'Roll na época, emplacando sucesso atrás de sucesso a cada novo álbum, sendo que suas músicas continuam a serem regravadas por inúmeros artistas e muito presentes até nos dias de hoje.
 Lançada em 1970, Run Through The Jungle faz parte do mitológico Cosmo's Factory, essa canção faz uma forte crítica a Guerra do Vietnã, falando sobre os horrores da guerra, desde os ataques de um inimigo invisível e o terror que os jovens soldados passavam em combate, sendo uma canção constante em filmes ambientados na Guerra do Vietnã, confiram abaixo um vídeo com cenas originais  da Guerra do Vietnã e em seguida a tradução dessa canção poderosa do velho Creedence:

  

Corra Pela Selva

Achei que fosse um pesadelo

Olhe, é tudo tão verdadeiro
Eles me disseram, "Não vá andar devagar"
Pois o Diabo anda solto".

É melhor correr pela selva

É melhor correr pela selva
É melhor correr pela selva
Não olhe para trás para ver

Pensei ter ouvido um estrondo

Chamando meu nome
Duzentos milhões de armas estão carregadas
Satã exclama, "Apontar!"

É melhor correr pela selva

É melhor correr pela selva
É melhor correr pela selva

 Não olhe para trás para ver

No alto da montanha

O trovão mágico falou
"Deixe as pessoas conhecerem minha sabedoria 
Encha a terra de fumaça".

É melhor correr pela selva

É melhor correr pela selva
É melhor correr pela selva 


Não olhe para trás para ver.



Grande abraço, até a próxima!!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: MONUMENTO AO GENERAL OSÓRIO, OSÓRIO RS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Cidade importante do litoral norte gaúcho, Osório é a entrada tanto para a serra como para o litoral, sendo conhecida por ter paisagens lindas e por preservar seus patrimônios históricos, culturais e naturais existentes, além de ser uma cidade que valoriza ao máximo as expressões artísticas, havendo shows e espetáculos teatrais gratuitas nas ruas.
 Localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, o monumento ao General Osório é uma homenagem ao grande herói da Guerra do Paraguai (1864-1870), tendo uma estatua em tamanho real do personagem na praça da cidade, inclusive o nome do município de Osório é uma referência a ele, que nasceu no território onde hoje é o município Osório, inclusive a questão de ter base do exército brasileiro e a cidade ter uma forte ligação com esse passado militar, sendo um patrimônio histórico desse lindo município.

Grande abraço, até a próxima!!!!!!  

terça-feira, 26 de junho de 2018

CULTURA POP: ASTERIX & OBELIX



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Você conhece os personagens da figura acima? Eles são os personagens mais engraçados e carismáticos das histórias em quadrinhos, já foram adaptados para incontáveis mídias, inclusive para o cinema e desenho animado, mantendo populares até os dias, estou falando obviamente da dupla Asterix & Obelix, personagens criados pelos cartunistas franceses Albert Uderzo e René Goscinny em 1959.
 Ambientado na Gália, província situada na França e dominada pelo Império Romano,  os gibis de Asterix & Obelix são gauleses, povos de origem céltica que viviam em território francês na época da invasão dos romanos, que lutam contra a dominação dos exércitos de Júlio Cesar usando uma poção que dá uma super força e invencibilidade a eles e a toda a vila que eles vivem, além disse eles viajam pelo mundo dominado pelos romanos, para ajudar aqueles que sofrem com as maldades cometidas pelos romanos.
 Mesmo sendo totalmente uma criação literária, Asterix & Obelix bebe bastante nas fontes históricas sobre os povos da antiguidade, retratando os costumes, cultura e geografia dos locais onde a dupla visita,  além disso o misto de aventura, comédia pastelão e épico agrada bastante o público, em todas as adaptações em outras mídias, seja em games, cinema ou desenhos animados, segue a receita criada há quase 60 anos, tornando figuras carimbadas na cultura pop.

Grande abraço, até a próxima!!!!!    




segunda-feira, 25 de junho de 2018

POEMA: VERSOS A RAUL SEIXAS


Quando acabar, o maluco sou eu,
Dizia o inesquecível Raulzito,
Foi uma grande Metamorfose Ambulante,
Nasceu Há Dez Mil Anos Atrás,
Previu o Dia em que a Terra Parou,
Esteve nas Minas do Rei Salomão,
Com seu Amigo Pedro Visitou a Cidade de Thor,
Mesmo com Medo da Chuva, Esperou o Trem das Sete,
Desvendou os mistérios de Gita,
Criou a Sociedade Alternativa,
Enfrentou Al Capone em Anarkilópolis,
Foi um Cowboy Fora da Lei,
Inicio, Meio e Fim,
O verdadeiro Maluco Beleza.


Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!



domingo, 24 de junho de 2018

SRS ESPECIAL: FESTA JUNINA ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

No Brasil, os meses de junho e julho é tradicionalmente conhecido por causa das tradicionais festas juninas, que fazem alusão as santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e especialmente  a São João, sendo realizadas em diversos lugares do país.
 Em Santa Rosa do Sul, não é diferente, as festas juninas são muito populares a bastante tempo, realizadas pelas escolas, instituições, igrejas e em algumas ocasiões, pela prefeitura municipal, sempre atraindo um grande publico.
 Aconteceu na último sábado, dia 23 de junho, a festa junina da escola Governador Pedro Ivo Campos da comunidade de Vila Albina, sendo focada na temática das famílias que pertencem a comunidade escolar, reunindo uma multidão nas dependências da escola.
 Como já é de costume, as atrações culturais e folclóricas estiveram presentes, mostrando os talentos de toda a comunidade, com apresentações musicais, brincadeiras, danças, peças teatrais, desfiles e casamento do Jeca, além é claro, de deliciar as tradicionais comidas típicas de festa junina, com as famosas barraquinhas, que tinham também jogos como a pescaria, onde as crianças ganham presentes bastante legais, como brinquedos e materiais escolares.
  Mantendo a cultura intacta mesmo com a passagem do tempo, a Festa Junina da escola Governador Pedro Ivo Campos é um exemplo  de uma comunidade escolar unida, que trabalha todo mundo em prol do evento, o qual mostra ser maior a cada ano que passa, é mais um exemplo claro a todas comunidades de Santa Rosa do Sul, quando une forças em prol da cultura, educação e diversão, para um propósito do bem, no caso melhorias para a escola, as coisas acontecem de maneira positiva, a tal ponto que deixa de ser uma simples festa, transformando em um importante evento do calendário cultural de Santa Rosa do Sul.


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!

sábado, 23 de junho de 2018

SRS ESPECIAL: FESTA JUNINA ESCOLA ANA REGIS ARANTES PEROBA


Olá caros leitores, tudo bem com você?

 No Brasil, os meses de junho e julho é tradicionalmente conhecido por causa das tradicionais festas juninas, que fazem alusão as santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e especialmente  a São João, sendo realizadas em diversos lugares do país.
 Em Santa Rosa do Sul, não é diferente, as festas juninas são muito populares a bastante tempo, realizadas pelas escolas, instituições, igrejas e em algumas ocasiões, pela prefeitura municipal, sempre atraindo um grande publico.
 Aconteceu na último sexta, dia 22 de junho, na aconchegante comunidade de Peroba, uma das festas juninas escolares mais tradicionais de Santa Rosa do Sul, a Festa Junina da Escola Municipal de Ensino Básico Ana Regis Arantes (também conhecida como EMEBARA), atraindo uma grande multidão, mesmo com o forte frio.
 Como já é de costume nas festas dessa escola, as atrações culturais e folclóricas estiveram presentes, mostrando os talentos de toda a comunidade, com apresentações musicais, brincadeiras, danças, peças teatrais, desfiles e casamento do Jeca, além é claro, de deliciar as tradicionais comidas típicas de festa junina, com as famosas barraquinhas, que tinham também jogos como a pescaria, onde as crianças ganham presentes bastante legais, como brinquedos e materiais escolares. Uma das grandes atrações da festa foi a presença do Homem de Ferro, personagem do filme Vingadores, que alegrou a criançada.
  Mantendo a cultura da comunidade de Peroba praticamente intacta, mesmo com a passagem do tempo, a Festa Junina da escola Ana Regis Arantes é um exemplo  de uma comunidade escolar unida, que trabalha todo mundo em prol do evento, o qual mostra ser maior a cada ano que passa, é mais um exemplo claro a todas comunidades de Santa Rosa do Sul, quando une forças em prol da cultura, educação e diversão, para um propósito do bem, no caso melhorias para a escola, as coisas acontecem de maneira positiva, a tal ponto que deixa de ser uma simples festa, transformando em um importante evento do calendário cultural de Santa Rosa do Sul. Confira abaixo fotos do evento:




Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!!!

sexta-feira, 22 de junho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: RUAS ANTIGAS DE LAGUNA SC



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Sendo uma das cidades mais antigas do sul de Santa Catarina, Laguna é uma cidade recheada de História, monumentos e belezas naturais, sendo um passeio bastante divertido e cheio de surpresas, especialmente no centro histórico, tendo bastante presente a memória de Anita Garibaldi, heroína da Guerra dos Farrapos e a Guerra da Unificação da Itália, além de outros personagens importantes da História de Santa Catarina.
 Como é comum em uma cidade bastante antiga, as ruas do Centro Histórico mantiveram o estilo colonial, seguindo a risca a arquitetura açoriana, com os paralelepípedos feitos com bastante perfeição e ruas estreitas, mantendo-se intacto mesmo passado quase 3 séculos, sendo uma grande herança deixado pelos antigos habitantes  de Laguna.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!

quinta-feira, 21 de junho de 2018

CULTURA POP: MEU GOSTO POR ESCREVER


Olá caros leitores, tudo bem com você?

  Desde muito novo, como já disse em algumas postagens, sou uma pessoa completamente fascinado pela literatura e pelos livros, me considero um verdadeiro rato de biblioteca, mas essa paixão facilitou para que surgisse um dos meus hobbies favoritos, escrever.
  Devem estar se perguntando, quando você começou a escrever professor? Bom, a primeira vez que escrevi foi uma redação na escola, não lembro qual série ou ou o tema, só lembrei que gostei muito de fazer, apesar de ser algo sem ter liberdade criativa, feito apenas para ganhar notar e passar ano.
   Bem no auge de minha adolescência, comecei a escrever meus primeiros versinhos, na grande maioria poemas românticos, no intuito de conquistar o coração das garotas e também versos com tom cômico, apenas por pura diversão.
    Lá pro volta dos 16 até os 18 anos, ainda na escola, devido ao contato com o mundo do Rock e com ideias políticas, comecei a escrever poemas mais politizados, fazendo verdadeiras críticas aos males da humanidade e da sociedade aonde vivo.
    Durante três anos consecutivos, 2002 a 2004, participei do festival de poemas Cruz e Souza, organizado pela escola João dos Santos Areão, conseguindo ficar em boas colocações e alcançando reconhecimento das pessoas daí em diante, e não parei mais de escrever.
  Quando iniciei a faculdade de História em 2007, conheci a produção acadêmica histórica, me apaixonando, sem que percebesse, escrevi meus primeiros artigos científicos, passando a maior do curso escrevendo sobre História, Cultura e Artes, inclusive sendo convidado a ter uma coluna no jornal Santa Rosa Notícias em 2008, ficando apenas por nove meses.
   Desse período até março de 2011, continue sempre escrevendo artigos, reportagens e poemas, publicando em vários blogs e voltei a escrever em jornal, mas devido algumas decepções, decidi parar, excluindo todos os blogs, crendo que jamais voltaria.
      Eis que no começo de fevereiro de 2012, graças ao apoio de muitos amigos e familiares retornei a escrever poemas, e meses depois, decidi voltar escrever reportagens e artigos, surgindo esse blog que vocês estão lendo agora.
      Criei o Blog do Professor Andrio no dia 19 de maio de 2012, há exatos seis anos atrás, com intenção de levar cultura, informação, diversão, educação e arte a todas as pessoas do mundo, com poemas, artigos e reportagens feitas com muito respeito ao leitor.
     Gosto de escrever por que me sinto mais livre, sinto uma tremenda necessidade de me comunicar, escrevendo creio conseguir fazer isso com muita perfeição. Gosto de escrever coisas simples, que todos entendam e gostem, sem intelectualismo enlatado, sem complicações, mas com muita sensibilidade, paixão e dedicação, apoiando e mostrando tudo que acontece de bom em Santa Rosa do Sul e região sul de Santa Catarina.
     Para finalizar, quero agradecer a cada um de vocês, amigos leitores pelo apoio, muito obrigado, por interagirem comigo constantemente, fico feliz em ver que todos gostam do meu jeito de escrever, e pretendo a cada dia, melhorar mais e mais, pois esse blog é feito para cada um de vocês, disso podem ter a plena certeza.

Um grande abraço até a próxima.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CINE HISTÓRIA: VALE DOS ESQUECIDOS (2012)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Vale dos Esquecidos  
Duração:  75 min.
Ano: 2012
Diretor: Maria Raduan  
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas:  Português 
Gênero:    Documentário  
Temática:  Conflitos no Centro-Oeste do Brasil entre os anos 60 e 2000     

SINOPSE (Adoro Cinema) 


Este documentário relata a briga pela posse de terras no Mato Grosso. Todos os lados são escutados: índios, fazendeiros, sem-terras e posseiros mostram seus pontos de vista, citando especialmente o caso da fazenda Suiá-Missu, conhecida nos anos 70 como o maior latifúndio brasileiro.

COMENTÁRIO 

 Poderoso documentário dirigido por Maria Raduan, Vale dos Esquecidos causou bastante polêmica em seu lançamento por tratar com muita crueza a realidade de uma região bastante conflituosa do Brasil, mostrando todos os lados envolvidos no conflito, sempre buscando a imparcialidade e mostrar a realidade por mais cruel e sangrenta que ela seja.
 Com forte tom de denúncia, o filme mostra os conflitos por terra que ocorrem no Centro-Oeste do Brasil, onde fazendeiros, índios, sem-terras, políticos poderosos, posseiros e pequenos agricultores, os quais iniciaram  nos anos 60 e seguem até os dias de hoje, manchando de sangue e cinzas aquela região, sendo vítimas principalmente pessoas inocentes, o documentário mostra todo o processo que levou a essas disputas, os interesses de cada um dos envolvidos e os métodos usados para a conquista de território, não poupando o espectador de cenas fortes e revoltantes, sendo um dos documentários mais importantes dos últimos anos, confiram abaixo na integra: 





Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!

terça-feira, 19 de junho de 2018

LIVRO: COMO USAR A TELEVISÃO NA SALA DE AULA- MARCOS NAPOLITANO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Doutor em História Social pela USP, o professor e historiador Marcos Napolitano é um entusiasta do uso da cultura, televisão, cinema, música e das fontes históricas nas salas de aula, tendo inúmeros artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles Cultura Brasileira: Utopia e Massificação (1950-1980) Como Usar o Cinema em Sala de Aula.
 Lançado pela editora Contexto em 2004,  Como Usar a Televisão em Sala de Aula é um livro de grande sucesso de Marcos Napolitano, que trabalha um tema bastante comum entre os professores: como usar o material exibido na televisão em suas aulas de forma correta e conforme o proposto de suas disciplinas, aproveitando ao máximo as vantagens que esse recurso podem trazer aos professores, tornando as aulas bem mais atrativas e divertidas.
 Trabalhando com todas as disciplinas escolares e seguindo as orientações dados pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Marcos Napolitano demonstra nesse livro ser possível trabalhar coma televisão de forma eficaz e divertida, demonstrando várias técnicas, descreve situações onde podem ou não usar o cinema, faz um histórico da televisão no Brasil e os tipos de programas televisivos, finalizando com sugestões de programas que podem ser trabalhados nas escolas, com fichas técnicas, conteúdo, sinopse, classificação conforme as cenas apresentadas e onde o professor pode fazer intervenção dessa obra com o conteúdo trabalhado, tornando esse livro um ótimo guia sobre a relação televisão e educação.

Um grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.


segunda-feira, 18 de junho de 2018

MÚSICA: 20 ANOS AO VIVO- CÓLERA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Fundada em 1979 na cidade de  São Paulo, o Cólera é uma das primeiras bandas de Punk Rock criadas no Brasil, tem maior longevidade dentro do cenário punk nacional, estando em atividade até os dias de hoje,   mantendo sempre suas marcas registradas como a qualidade instrumental e letras focadas em problemas sociais, pacifismo, antimilitarismo, proteção ambiental e temas políticos, o qual tornou a banda bastante conhecida no Brasil e em outros países.
 Álbum lançado em 2002, 20 anos Ao Vivo é um álbum gravado no show que celebrou 20 anos de carreira do Cólera em 1999, tendo todos os grandes sucessos da banda, desde aqueles mais antigos até os mais atuais, apresentando de cara o estilo de Punk engajado e ao mesmo tempo divertido, sem cair na mesmice e feito com grande qualidade, como já é marca registrada dessa banda clássica, confiram o disco completo abaixo:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!!

domingo, 17 de junho de 2018

POEMA: AS FLORES DA POESIA


O tempo traz os poemas certos,
Rimas e versos livres com muita precisão,
Apelos pelo paz mundial,
Sonhos extremamente loucos,
A busca por um grande amor,
O desejo por melhorias na sociedade,
Relato de suas experiências e sentimentos,
Exaltação as coisas boas da vida,
A crítica aos males que afligem o mundo,
Enfim, a mente de um poeta é um imenso jardim,
Onde existe encanto e mistério,
Poucos conseguem descrever,
O poeta é o jardineiro, e seus versos belas flores.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!

sábado, 16 de junho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: ESCADARIA DE SANTO ANTÔNIO, SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA RS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Município que fica entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, Santo Antônio da Patrulha é um dos municípios mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, tendo mais de 200 anos de História, considerada a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, é uma cidade que preserva sua História e cultura através de seus equipamentos patrimoniais, grande maioria bem preservados e tombados.
 Feito na escadaria da rua em que fica localizada a Igreja Matriz, o monumento a Santo Antônio de Pádua é um local de peregrinação em Santo Antônio da Patrulha, sendo o santo padroeiro da cidade, é um lugar que tem uma vista espetacular da cidade e da igreja, onde os turistas vão para rezar ou ficar observando a cidade, confiram abaixo fotos do patrimônio:









Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

SRS ESPECIAL: I LIVE CULTURAL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Sendo um recurso bastante inovador disponível gratuitamente nas redes sociais como o Facebook e Youtube, a live serve para as pessoas e celebridades poderem se comunicar através de vídeo ao vivo com seus amigos e fãs, sendo uma ótima ferramento de comunicação e de divulgação de trabalho, tanto que está sendo utilizada em emissoras de rádio nos programas jornalísticas, até mesmo muitas web TVs estão sendo criadas usando o recurso. Para fazer uma live basta ter uma webcam ou uma câmera que tenham função de webcam, pode ser feito em casa ou em qualquer outro lugar, sendo esse o grande diferencial da live. 
 Percebendo essa grande vantagem que esse recurso traz, decidi no último dia 08 de Junho fazer uma live no Facebook, consistindo num programa com uma hora de duração, vindo com um uma proposta a qual já usei no programa Correio Cultural na rádio 87,9 FM entre 2015 a 2017, enfatizando a cultura, educação e  entretenimento de qualidade, sem esquecer das questões regionais.
 Batizado como Live Cultural basicamente será inicialmente um programa quinzenal com informações sobre cultura, História, cinema, literatura, artes, curiosidades interessantes e poesia, sempre valorizando a cultura da Santa Rosa do Sul, Santa Catarina e Brasil, de uma maneira divertida, de fácil entendimento, responsável e comprometida com o público, sem exageros filosóficos, polêmicas ou falsos intelectualismos, assim como é feito aqui no blog nesses seis anos de trabalho. A próxima live será realizada no dia 23/06 ás 21:30 horas. Cliquem abaixo  o link da primeira Live Cultural:


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!



quinta-feira, 14 de junho de 2018

CULTURA POP: KIRBY



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Vocês conhecem o simpático personagem da figura acima? Ele é um dos heróis mais fofos e engraçados do mundo dos games, tendo incontáveis games para praticamente todos os consoles da linha Nintendo, indo do inesquecível Nintendinho (Famicom ou NES) até o recente Nintendo Switch, estou falando obviamente do Kirby, personagem criado por Masahiro Sakurai em 1992 para o game Kirby's Dream Land para o Game Boy. 
 Sendo uma bola de cor rosa a qual absorve os adversários, pegando seus poderes e técnicas além de inflar dando a ele habilidades de voo, Kirby vive aventuras em um planeta fictício chamado Pop Star, onde busca combater invasores que invadem os territórios do planeta, contando algumas vezes com ajuda de armaduras e outros power ups que adquire durante suas aventuras, sempre tendo músicas empolgantes, cenários belos e jogabilidade divertida, lembrando muito o clima dos animes feitos no Japão.
 Devido a esses traços de animação japonesa e o imenso carisma que o personagem passa, Kirby recebeu inúmeros games em todos os consoles da Nintendo no decorrer desses mais de 20 anos, sendo na grande maioria do gênero plataforma, sempre mantendo os elementos clássicos da franquia, voltado especialmente ao público infantil, é sem dúvidas um dos games mais divertidos e fofos da História dos games.


Grande abraço, até a próxima!!!!!! 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

CINE HISTÓRIA: CURTINDO A VIDA ADOIDADO(1986)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Ferris Bueller's Day Off 
Duração:  102 min.
Ano: 1986
Diretor: John Hughes  
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português 
Gênero:    Comédia/ Aventura  
Temática:  Juventude e Cultura Pop dos anos 80      

SINOPSE (Adoro Cinema) 




No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

COMENTÁRIO 


 Clássico absoluto na Sessão da Tarde desde o fim dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado é sem sombra de dúvidas um dos filmes feito para o público jovem mais queridos de todos tempos, tanto que tudo nele, desde os atores, cenários, canções e trama são lembradas com muita facilidade tanto por quem assistiu nos anos 80 e 90 como para o público dos dias atuais, é uma obra que marcou profundamente o público, tanto pelo estilo como pelo carisma de todos os elementos nele presentes, que se tornou cult. 
 Feito diretamente para a juventude dos anos 80, o filme narra as aventuras de um jovem que juntos dos amigos,decidem não ir a escola e matar aula, buscando realizar um dia inesquecível de diversão,além de ter que escapar do diretor da escola e de serem flagrados pelos seus pais, sendo um misto de aventura e comédia, com a assinatura do maior expoente de filmes para o público adolescente feitos nos anos 80, John Hughes e estrelado por Matthew Broderick, que dá um verdadeiro show de interpretação.
 Além é claro demostrar um sonho antigo de todos os estudantes acontecer com perfeição, ou seja, matar aula sem ser descoberto, Curtindo a Vida Adoidado traz no seu enredo uma chuva de referências a cultura pop dos anos 80, tais como músicas, moda, gírias, equipamentos eletrônicos, a obras antigas do cinema e da música, fora que tem uma mensagem que ultrapassa a barreira do tempo sobre aproveitar a vida, um filme que não envelheceu e continua adorado há mais de 30 anos, um clássico inesquecível!!! 



Grande abraço, BOA SESSÃO,até a próxima!!!

terça-feira, 12 de junho de 2018

LIVRO: CARTAS FILOSÓFICAS- VOLTAIRE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Um dos maiores representantes do Iluminismo, Voltaire (1694-1778) foi filosofo, enciclopedista, poeta, dramaturgo e romancista, sendo um dos mais versáteis dentro do movimento, sendo presos inúmeras vezes por ser um forte defensor da liberdade, além de ser conselheiros de inúmeros reis da Europa naquela época.
 Publicada originalmente em 1734, Cartas Filosóficas (também conhecido como Cartas Inglesas), é baseado nas experiências vividas por Voltaire na Inglaterra entre 1722 a 1734, essa obra é uma síntese daquilo que ele pensa da cultura, religião, comércio, política, filosofia e outras coisas que existiam na  Inglaterra naquela época, sem deixar sua ironia ácida e feroz, sempre fazendo comparação com a França, um clássico que poe servir de base para conhecer a obra desse filosofo importante do movimento iluminista.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!   

segunda-feira, 11 de junho de 2018

MÚSICA: INDIGNAÇÃO - SKANK



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Uma das bandas de Pop Rock mais ativas do Brasil, Skank surgiu em Belo Horizonte na década de 1990, tendo na bagagem uma lista grandes de hits radiofônicos, mesclando romantismo, humor e crítica social, marcas que permanecem em todos os discos da banda, inclusive nos mais recentes, tendo presença garantida na TV e em festivais por todo o Brasil, mantendo sua formação original desde o começo da banda. 
 Lançada originalmente em 1992, Indignação  faz parte do álbum de estréia do Skank intitulado com o mesmo nome da banda, foi lançado primeiramente de forma independente sendo um grande sucesso e em 1993 foi lançado com o selo Sony Music. A música é uma crítica bem humorada aos problemas socais, políticos e culturais ocorridos no Brasil no início dos anos 90, servido de tema  para as manifestações a favor do impeachment de Fernando Collor em 1992, sendo um verdadeiro hino naquele acontecimento histórico, confiram abaixo um vídeo com essa canção:


Grane abraço, BOA SEMANA, até próxima!!!!!!

domingo, 10 de junho de 2018

POEMA: HERÓIS DE VERDADE E AÇÃO


Viva aos heróis de verdade e ação,
A aqueles que lutam mesmo na pior situação,
Em busca de paz, amor, cultura, igualdade e diversão,
Trazendo a sociedade uma nova visão.

São aqueles que não ficam de demagogia e nem de mãos amarradas,
Enfrentam sem medo todo tipo de mal,
Ajudando as pessoas que são judiadas,
Transformando o mundo num lugar legal.

Jamais são adeptos a violência ou a qualquer tipo de baixaria,
Detesta vulgaridade, filosofia de botequim,bandeiras ideológicas e diversões exageradas,
Faz seus sonhos um motivo de sua alegria.

Esses heróis fazem aquilo que o coração manda,
Deixam suas mentes abrirem para coisas boas e para a verdade,
Dizem NÃO aos falsos valores impostos violentamente pela sociedade.


Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA,ATÉ A PRÓXIMA!!

sábado, 9 de junho de 2018

CULTURA POP: CHICO BENTO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o personagem da figura acima? Ele é um dos personagens mais queridos da Turma da Mônica, criado pelo grande cartunista brasileiro Maurício de Souza, representando o povo e a cultura do interior do Brasil, estou falando obviamente do Chico Bento, o qual foi apresentado ao público em 1961, sendo um sucesso e rapidamente ganhando seu gibi próprio.
 Inspirado na figura do tio-avó de Maurício de Souza que morava no interior de São Paulo, Chico Bento é um menino que vive na cidade fictícia de Vila Abobrinha, lugar onde vive suas aventuras junto com sua família e amigos, sempre tendo características as tradições, os costumes, a cultura,o linguajar, as lendas e o jeito de ser do caipira brasileiro, lembrando muito o estilo humorístico imortalizado por Mazaroppi no cinema.
 Buscando mostrar o personagem na adolescência, Mauricio de Souza criou em 2013 o gibi Chico Bento Moço,apresentando um Chico Bento estudante de engenheiro-agrônomo na cidade Nova Esperança, onde passa viver aventuras também com os colegas estudantes e seus amigos de infância, mostrando outro aspecto comum do interior: a ida de jovens colonos para os grandes centros buscando entrar e fazer faculdade, no intuito de ajudar a família. Foi um grande sucesso de vendas,aproximando as novas gerações do caipira mais querido do Brasil.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!!






sexta-feira, 8 de junho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: DOCES SELEÇÃO, SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA RS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Município que fica entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, Santo Antônio da Patrulha é um dos municípios mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, tendo mais de 200 anos de História, considerada a terra da cachaça, do sonho e da rapadura, é uma cidade que preserva sua História e cultura através de seus equipamentos patrimoniais, grande maioria bem preservados e tombados.
 Construída em um prédio antigo, a loja da Doces Seleção foi inaugurada em 2010, é um patrimônio gastronômico, histórico e cultural de Santo Antônio da Patrulha, onde são fabricados e comercializados produtos derivados de cana-de-açúcar tais como rapaduras, cachaças, mandolates e outros doces, além de haver produtos para chimarrão, churrasco e lembrancinhas, tudo com preços bastante acessíveis, estacionamento amplo, acesso fácil e o cliente pode degustar os produtos que lá são fabricados.
 Além da questão comercial, a Doces Seleção pode ser considerado um museu, pois há expostos objetos antigos, destilaria, uma reprodução bem fiel de um comércio antigo, moendas de cana, alambiques e um estatua dedicada ao padroeira da cidade Santo Antônio de Pádua, sendo um lugar que exalta a História e a cultura de Santo Antônio da Patrulha, valendo a pena visitar, confiram abaixo fotos desse lugar incrível:













Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2018

SRS ESPECIAL: I CAFÉ COOPERATIVO, ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS (12/06)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Aconteceu no último dia 12 de maio no Parque Municipal de Eventos de Santa Rosa do Sul, o Iº Café Cooperativo da escola municipal Governador Pedro Ivo Campos, evento alusivo ao “Dia da Família na escola”.
O evento contou com a parceria da Prefeitura municipal e do SICOOB CREDIJA através do programa Cooperjovem, que há seis anos vem trabalhando na escola com projetos sócio-educativos voltados á prática da cooperação.     
Tendo a presença do prefeito municipal Nelson Cardoso de Oliveira que realizou a entrega das apostilas do Sistema Educacional Positivo e em seu pronunciamento destacou a importância da união família e escola, parabenizou a todos envolvidos no evento e enfatizou o compromisso com as questões da educação municipal.
Logo em seguida, aconteceram apresentações de teatro, palestra motivacional com a psicóloga Vera Miranda, uma linda homenagem ao Dia das Mães feita pelos alunos do pré-escolar e sorteio de brindes. Em seguida foi servido um delicioso café que foi feito em cooperação com as famílias, escola e prefeitura. Além disso, foi disponibilizado brinquedos para as crianças e uma linda decoração para as fotos da família. 


Grande abraço, até a próxima!!!!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

CINE HISTÓRIA: CORAÇÃO DE LUTO (1967)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Coração de Luto
Duração: 100 min.
Ano: 1967 
Diretor:  Eduardo Llorente 
País: Brasil 
Idiomas disponíveis e legendas:  Português 
Gênero:  Drama Biográfico/ Musical   
Temática: Vida do cantor Teixeirinha        

SINOPSE (Adoro Cinema) 


Um velho fazendeiro rico decide casar-se novamente, tendo um filho. Mas os três filhos mais velhos de seu primeiro casamento são ambiciosos e cruéis, e quando o pai morre, expulsam o caçula e sua mãe. Quando mais uma tragédia recai sobre a família, o pequeno Vitor se vê sozinho no mundo.

COMENTÁRIO 


 Inspirado num dos maiores clássicos da música gauchesca e brasileira, Coração de Luto é o filme que marca a estreia de Teixeirinha nos cinemas, fazendo uma longa e bem sucedida carreira como ator entre o final dos anos 1960 até o inicio dos anos 1980, seguindo a receita de sucesso dos filmes de Mazaroppi, misturando humor, música e drama, porém ambientando seus filmes no Rio Grande do Sul, mostrando aspectos culturais do gaúcho.
 Sendo uma canção autobiográfica, Coração de Luto narra a vida de Teixeirinha desde sua infância sofrida, o qual perde sua mãe num terrível incêndio (tema retratado na canção), a sua luta pela sobrevivência, os primeiros passos na música, a consagração nos palcos e seu casamento com a também cantora Mary Teresinha são apresentados ao espectador, além de ter canções  de Teixeirinha na trilha sonora, sendo que o filme é ambientado entre os anos 1920 e 1960, sendo uma obra interessante para quem não conhece a música de Teixeirinha, um clássico do cinema nacional, confiram abaixo esse filme lindo na integra:



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!

terça-feira, 5 de junho de 2018

LIVRO: TEODORO, UM ÍDOLO SERTANEJO- APOLLO THEODORO E DOMINGOS PELLEGRINI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Sendo uma das duplas mais conhecidas e queridas do Brasil, Teodoro & Sampaio são ícones da música sertaneja desde a década de 1980, lançado muitos hits que estão na boca do povo tais como Vestido de Seda, Mulher Chorona, Paixão Proibida, Filho da Tuta e tantos outros, sempre mesclando bom humor com romantismo, tendo uma linguagem bem popular e carisma, em 2017 a dupla esteve fazendo show aqui em Santa Rosa do Sul na VII Polvilhana, conheci eles pessoalmente, são artistas talentosos, brincalhões e receptivos com seu público.
 Buscando narrar a trajetória da dupla, em 2012 foi lançado o livro Teodoro um ídolo sertanejo, escrito por Apollo Theodoro  e Domingos Pellegrini, que conta a estória de Teodoro desde a infância, a vida humilde na roça, a paixão pela música sertanejo, a ajuda de seus pais no começo de carreira, as duplas a qual Teodoro fez parte nos anos 50 e 70, o dia em que conheceu Sampaio no começo dos anos 1980, a formação da dupla, a trajetória de sucesso de Teodoro & Sampaio, os bastidores de shows e apresentações na televisão, o sucesso do programa Amigos do Teodoro & Sampaio, fatos da vida familiar e muitas curiosidades, sendo um livro dedicado aos fãs da dupla e da música sertaneja, uma obra emocionante e divertida, tais como as canções de Teodoro & Sampaio.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

MÚSICA: MASSA FALIDA- DUDUCA & DALVAN



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Dupla sertaneja que ficou bastante conhecida nos anos 70 e 80, Duduca & Dalvan  ficaram conhecidos pelas capas de discos bem curiosas e engraçadas, além das letras com temáticas político-sociais, que transformaram-se em hinos durante o movimento das Diretas Já e em outras manifestações ocorridas na segunda metade dos anos 80.
 Lançada em 1986, Massa Falida  faz parte do álbum de mesmo nome, sendo um dos de maior sucesso da dupla, é uma canção de cunho político e social no qual desfere uma forte  crítica ao sistema político brasileiro da época e a todas as mazelas que afligem o povo, convidando o povo para não desistir de lutar, mesmo passado mais de 30 anos, essa músicas infelizmente é bastante atual, confiram um vídeo com essa música triste e verdadeira:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!! 

domingo, 3 de junho de 2018

POEMA: TELEVISÃO CINE TRASH


Ligamos a televisão e ficamos loucos,
Parece um verdadeiro filme de horror,
É só crimes, escândalos de corrupção e coisas banais,
Por mais que tentamos escapar, não conseguimos.

Além de querer controlar nossa vida,
Muitas vezes usa de sensacionalismo para tentar nos iludir,
Fazendo engolir cada absurdo,
Parecendo que nossa sala vai ficar suja de sangue e lixo.

Claro que há exceções, mas infelizmente são poucas,
De emissoras que transmitem programação de qualidade,
Essa merecem nosso apoio sempre.

Diga não a televisão Cine Trash,
Vamos divulgar as coisas boas que a televisão tem,
Pois aquilo que é bom, é para ser divulgado.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 2 de junho de 2018

SRS ESPECIAL: CORPUS CHRISTI (31/05)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  O dia 31 de Maio foi muito especial e festivo em Santa Rosa  do Sul, dia de Corpus Christi, festa comemorada 60 dias após a Páscoa, baseada em antigas tradições bíblicas, mas foi instituída com objetivo de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, além da passagem do Espírito Santo na Terra, sendo feriado religioso no mundo católico.
 Desde os tempos mais antigos, em Santa Rosa do Sul tem como tradição no dia de Corpus Christi, confeccionar os tapetes nas ruas principais da cidade, onde o padre passa com a Eucaristia durante a procissão, chegando até a igreja matriz, onde é celebrada uma missa solene em honra ao corpo e sangue de Jesus Cristo, além de relembrar a passagem do Espírito santo pela terra.
 Além de tintas das mais variadas cores, aqui em Santa Rosa do sul costuma-se usar como material para confecção dos tapetes, serragem, sipilho, areia, flores, pó de café, giz, farinha, papel, e em alguns casos, agasalhos, bandeiras. Os desenhos variam com os costumes de cada grupo que confecciona, mas na grande maioria são temas religiosos e da cultura luso-açoriana.
Os tapetes são feitos pela população local que se reúne nas primeira horas da manhã para iniciar a confecção, sendo um dia de muita descontração, troca de conhecimento e unindo diversas entidades e pastorais importantes daqui do munícipio, um ajudando ao outro, seja com idéias, material ou mão de obra, tornando um momento bastante bonito e divertido.
 A tradição de confeccionar tapetes no dia de Corpus Christi faz parte da cultura sul santa rosense, além de enfeitar nossas ruas, essa tradição representa valores importantes de nossa sociedade e consegue unir inúmeras pessoas diferentes com o mesmo objetivo, transformando esse dia bastante especial no calendário cultural de Santa Rosa do Sul. Confiram abaixo fotos dos famosos tapetes e da procissão:


































Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!