terça-feira, 31 de julho de 2018

CINE HISTÓRIA: O HOMEM QUE RI (1928)



FICHA TÉCNICA

Título Original: The Man Who Laughs 
Duração:  110 min.
Ano: 1928
Diretor:  Paul Leni  
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/Português 
Gênero:    Aventura/ Romance/ Drama Histórico
Temática:  Inglaterra na época do Rei Jaime II/ Mundo do Circo/ Preconceitos em relação as pessoas com deficiência    

SINOPSE (Adoro Cinema) 


Herdeiro de um ducado, Gwynplaine ( Conrad Veidt ) é sequestrado quando o garoto e, por ordem do rei, desfigurado. Deixando-o com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro. Vira atração de circo e torna-se uma famoso palhaço. Esse, é o início da saga do herói de aparência assustadora , mas, de uma humanidade comovente.


COMENTÁRIO 

 Clássico do cinema mudo, O Homem que Ri é uma obra-prima feito por um dos grandes mestres do movimento do Expressionismo Alemão,  Paul Leni, sendo um dos melhores filmes de sua carreira, assim como do ator Conrad Veidt, que dá um show de interpretação ao dar vida ao herói Gwynplaine, além disso o filme usou com maestria os elementos típicos do expressionismo: maquiagem pesada, intenso jogo de luzes e sombras e cenários que sugerem tristeza, morbidez e a luta entre o bem e o mal.
 Ambientado na Inglaterra no final do século XVII, O Homem que Ri é inspirado em um romance histórico de Victor Hugo, narra a trajetória de Gwynplaine, homem que foi vítima da vingança do Rei Jaime II devido a uma suposta traição de seu pai, que desfigurou seu rosto, deixando-o com uma aparência monstruosa, tornando-se famoso artista circense, acaba atraindo a atenção da família do falecido rei, e tramam um plano maligno para se vingar de Gwynplaine.
 Mesmo tendo todo o clima macabro devido a aparência do protagonista, o que faz muitos pensarem que se trata de um filme  de  terror, O Homem que Ri é na verdade um melodrama,  no qual retrata conspirações palacianas, o universo do circo e principalmente, o preconceito que a sociedade inglesa tinha em relação as pessoas com deficiência na época retratada no filme.
 Ainda falando sobre a aparência do protagonista, bastante revolucionária para sua época, o visual de Gwynplaine foi a inspiração direta para a criação do maior vilão das histórias em quadrinhos: o Coringa, arqui-inimigo do Batman, apesar do comportamento de ambos serem completamente distintos, mostrando que esse clássico do cinema mudo  é uma grande influência para a cultura pop, confiram abaixo esse clássico na integra:



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!!  

segunda-feira, 30 de julho de 2018

MÚSICA: O PAPA É POP (ÁLBUM)- ENGENHEIROS DO HAWAII


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Surgida em Porto Alegre em 1984, Engenheiros do Hawaii é uma banda de Rock que ganhou enorme popularidade por suas letras inteligentes e críticas, hits radiofônicos e a presença inconfundível de Humberto Gessinger, único integrante que sobreviveu a todas as mudanças de formação e é considerado a alma e voz da banda.
 Lançado em 1990, O Papa é Pop é o álbum mais conhecido e famoso dos Engenheiros do Hawaii, recheado de hits radiofônicos tais como a faixa-título, Era um Garoto que como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, O Exército de um Homem Só, Pra Ser Sincero e tantos outros, sendo canções que desferem críticas político-sociais, falam sobre o preço da fama e outros temas filosóficos, tudo numa pegada de Rock Progressivo, um clássico do Rock nacional, confiram abaixo esse belo álbum completo:



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

domingo, 29 de julho de 2018

POEMA: O AMOR ESTÁ VOLTANDO



Tire essas lágrimas do rosto,
A tempestade está passando,
Prepare o seu coração,
O amor está voltando,
Teus dias são de alegria,
Aqueles dias de angústia já são passado,
Sinta o coração bater mais forte,
Aquela paz maravilhosa aos poucos toma conta,
Enfim, tudo será maravilhoso,
Valeu a pena esperar cada minuto.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!


sábado, 28 de julho de 2018

SRS ESPECIAL: FESTA JULINA CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO (14/07)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Presente no município de Santa Rosa do Sul há 15 anos, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) é um projeto assistencial mantido pelo CRAS, o qual oferece atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais para as crianças carentes de nosso município, onde elas têm aulas de música, Capoeira, Taekwondo, futebol, vôlei, artes e artesanato, inclusive tendo vários trabalhos feitos pelos alunos como sofás, quadros, troféus, vasos com flores e muitos outros, expostos na sede do Peti, localizada na comunidade de Parque Rosita.
 No último dia 14 de julho  , foi realizada uma grande festa junina para os alunos e famílias, sendo um dia muito especial, onde tiveram a oportunidade de brincar as brincadeiras típicas dessa tradição (pescaria, jogo da lata, etc), sendo servido um delicioso lanche, seguindo logicamente a tradição junina.
 Gostaria de parabenizar o lindo trabalho dos professores e da equipe do CRAS e dos professores que atendem o Centro de Convivência, é bom demais ver pessoas empenhadas com causas tão nobres em nosso município, aos alunos, fiquei encantado com os trabalhos artesanais e artísticos que vocês fazem, e para finalizar, quero agradecer o convite e pela linda recepção, podem contar com esse humilde blog sempre que precisarem.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CULTURA POP: MACGYVER


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o personagem da foto acima? Ele é considerado o maior herói de ação da televisão mundial dos anos 80 e 90, seu nome é sinônimo da gambiarra e engenhocas, tendo uma inteligência bastante avançada e enciclopédica, estou falando logicamente do grande MacGyver, uma das séries mais divertidas e mundialmente conhecidos de todos os tempos.
 Produzida pela emissora ABC entre 1985 e 1992, MacGyver (conhecida aqui no Brasil como Profissão Perigo) narra as aventuras do agente secreto dos Estados Unidos Angus MacGyver (interpretado por Richard Dean Anderson), ex-combatente da Guerra do Vietnã, que usa todo seu conhecimento em Física para criar engenhocas (bombas e outras coisas) em suas missões, evitando ao máximo o uso de violência e de armas de fogo, enfrentando terroristas e criminosos em missões altamente perigosas, sempre buscando salvar vítimas ou sua própria pele.
 Mesmo sendo uma série cheia de façanhas praticamente impossíveis,  MacGyver foi um tremendo sucesso em sua época de exibição tanto nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, marcando toda uma geração com uma aventura leve, cheia de reviravoltas e recheada de princípios tais como não uso da violência e usar a inteligência para o bem, com toda certeza esse herói deixou para o espectador durante sua exibição.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: CENTRO HISTÓRICO DE GAROPABA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Cidade do litoral sul catarinense conhecida pelas lindas praias e paisagens maravilhosas, Garopaba é uma cidade onde preserva a sua História através de um centro histórico bastante preservado, que retrata toda a colonização açoriana naquele município, apesar de bem pequeno, merece ser visitado, tanto pelo sentido de conhecer um tipo de arquitetura que vem sumindo com os passar dos anos como para ter uma vivência histórica bem bacana, confiram abaixo fotos do centro histórico da bela Garopaba:











Grande abraço, até a próxima!!!!!!

quarta-feira, 25 de julho de 2018

CINE HISTÓRIA: O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006)



FICHA TÉCNICA

Título Original: O Ano em que meus pais saíram de Férias
Duração:  104 min.
Ano: 2006
Diretor:   Cao Hamburguer 
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas:  Português 
Gênero:    Infantil/  Drama Histórico
Temática:  Regime Militar no Brasil    

SINOPSE (Adoro Cinema) 


1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro. 

COMENTÁRIO 

 Filme brasileiro premiado em diversos festivais ao redor do mundo, O Ano em que meus pais saíram de casa foi um grande sucesso de bilheteria e crítica em todo o Brasil, graças ao talento de Cao Hamburguer, cineasta conhecido por diversos trabalhos voltados ao público infantil, sendo o primeiro filme voltado para o público mais maduro, porém sem deixar de lado a temática infantil e a a suavidade de seus trabalhos anteriores.
 Ambientado na época do Regime Militar, o filme narra a comovente estória de um menino que vive entre a euforia do tri campeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 no México e a tristeza do exílio de sua família, retratando o clima de repressão que o Brasil vivia naquela época, tudo com muita sutileza e sensibilidade, mostrando a visão de uma criança diante daquele período, indo do cômico ao dramático com maestria, tornando esse filme uma obra-prima da fase atual do cinema brasileira, confiram abaixo o filme completo:


    

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!! 

terça-feira, 24 de julho de 2018

LIVRO: O CORVO- EDGAR ALLAN POE



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Um dos maiores escritores estadunidenses de todos os tempos, Edgar Allan Poe (1809-1849) dispensa apresentações, foi responsável pela popularização de vários estilos literários como a fantasia, o romance policial, aventura, ficção científica e principalmente, o gênero do terror, o qual foi precursor e ficou mundialmente conhecido, tendo incontáveis adaptações de sua obra para o cinema.
 Publicado pela primeira vez em 1845, O Corvo é um dos poemas mais conhecidos de Edgar Allan Poe, narra a assustadora lenda de um homem que recebe todas as noites a estranha visita de um corvo falante, o qual remete a memórias de sua amada Leonora, a qual está morta e a vê constantemente, remetendo questões como a solidão e principalmente a morte, abrindo margem para presença do sobrenatural, sendo um dos primeiros poemas de terror já lançados, um clássico que já foi adaptado para o cinema, teatro e música, sendo uma das obras mais conhecidas do imortal e assustador Edgar Allan Poe.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!!!! 

segunda-feira, 23 de julho de 2018

MÚSICA: MAIS DO MESMO -LEGIÃO URBANA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda formada em Brasília, liderada pelo grande poeta Renato Russo, a Legião Urbana foi um sucesso tremendo do Rock brasileiro nas décadas de 80 e 90, sempre fazendo um som que unia poesia romântica, letras politizadas e instrumental que mistura ritmos como o punk, new wave, folk, rock, reggae, ska e MPB, fazendo uma verdadeira legião de fãs até os dias de hoje.
 Lançada em 1987, Mais do Mesmo faz parte do mítico álbum Que País é Esse, faz uma crítica bastante forte ao sistema político brasileiro, além de fazer analogia a violência nas periferias de todo o Brasil,  é uma canção bastante ácida, que reflete o pensamento da juventude daquela época, como na grande maioria das letras da Legião, infelizmente essa letra é atual demais, confiram abaixo essa canção importante do Rock nacional:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!

domingo, 22 de julho de 2018

POEMA: O AMOR É LINDO


O amor é lindo, como diz o ditado popular,
Isso é uma grande verdade universal,
É um sentimento que vale a pena deixar entrar em nossa vida,
Ele realiza milagres na vida,
Encurta as distâncias, idade e diferenças,
Não se explica, se vive intensamente,
É a obra mais perfeita do universo,
Amar é divino,
É um presente de Deus ao mundo,
Por isso, quando ele aparecer, se entregue de corpo e alma.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!


sábado, 21 de julho de 2018

CULTURA POP: NINTENDINHO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o console da foto? Foi um dos consoles responsáveis por alavancar a venda dos videogames após a crise dos games de 1983, sendo um grande sucesso de vendas e o mais famoso dentro da geração dos 8 bits, estou falando obviamente do Nintendo 8 bits, também conhecido como NES ou Nintendinho, como ficou conhecido carinhosamente no Brasil, conhecido no Japão como Famicom.
 Lançado no Japão em 1983 e nos Estados Unidos em 1985, o Nintendinho foi um grande sucesso de vendas em todo o mundo, responsáveis por lançar franquias que até hoje tem jogos lançadas nos consoles atuais como Super Mario, Metroid, Zelda e Donkey Kong, além de ser um dos primeiros consoles a ter parceria com produtores de games como a Capcom,  Konami e tantas outras, motivo o qual levou a ter uma vasta biblioteca de jogos, lançada até a descontinuação oficial do Nintendinho, em 1995, mesmo assim devido aos clones e as piratarias, jogos do Nintendinho são lançados até hoje, muitos inspirados em sucessos da atualidade.
 No Brasil, o Nintendinho foi lançado oficialmente somente em 1990, anteriormente os brasileiros conheceram os jogos do console através dos clones tipo Turbo Game, Phanton System e Dynavision ou através  da importação do console original, mesmo sendo lançado posteriormente e numa época que surgiram consoles de 16 bits como o Mega Drive e o Super Nintendo, foi um sucesso de vendas, tornando-se um clássico dos consoles clássicos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!     




sexta-feira, 20 de julho de 2018

LIVRO: POESIAS COMPLETAS- MACHADO DE ASSIS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande escritor da literatura brasileira, Machado de Assis (1839-1908) dispensa qualquer apresentação, venceu o preconceito e uma situação social complicada para ser um dos escritores mais estudados e admirados do Brasil, escrevendo textos, peças de teatro, poemas, romances, artigos e crônicas, além de ajudar na criação da Academia Brasileira de Letras, sendo aclamado presidente perpetuo em 1897, autor de obras como Helena, Quincas Borbas e tantas outras.
 Publicada originalmente em 1901, Poesias Completas  é a obra de poesias mais conhecidas e aclamadas pela crítica que Machado de Assis escreveu, contém quatro livros de poemas escritos por ele na juventude (Crisálidas, Falenas, Americanas e Ocidentais), mostrando todo o vigor romântico de Machado de Assis, sempre exaltando o amor, sendo uma obra importante da literatura brasileira.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2018

CINE HISTÓRIA: RAPOSA DO DESERTO (1953)



FICHA TÉCNICA

Título Original: The Desert Fox: The Story of Rommel
Duração:  88 min.
Ano: 1953
Diretor:   Henry Hathaway
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/Português 
Gênero:    Guerra/ Aventura/ Ação/ Drama Biográfico
Temática:  Segunda Guerra Mundial    

SINOPSE (Adoro Cinema) 


O Marechal Erwin Johannes Rommel (James Mason), líder do Afrika Korps e um dos maiores especialistas em estratégia do exército alemão, não concorda com as decisões de Hitler (Luther Adler) e se junta a um grupo de conspiradores que planeja uma forma de tirá-lo do poder.

COMENTÁRIO 

 Clássico dos filmes de guerra, Raposa do Deserto é um clássico absoluto entre os fãs do gênero por ser diferente daquilo que estava sendo apresentado em outras obras naquela época, apresentando um personagem do lado do Eixo e apresentar mais a questão de estratégias de batalha, porém com cenas de batalha bastante impressionantes e realistas, com direito a ação e aventura de excelente qualidade, tudo aliado a uma fotografia belíssima em preto e branco, que dá um ar mais documental.
 Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme retrata de forma muito sucinta e ágil sem apelar a melodramas, a trajetória do marechal nazista Erwin Rommel, focando em suas missões no Norte da África, no Oriente Médio e da resistência contra o avanço aliado na França após o Dia D, e também sua decepção com o regime nazista e também suposta participação indireta na Operação Valquíria, conspiração organizada por nazistas descontentes na tentativa de assassinar Adolf Hitler, misturando momentos de ação incessante e dilemas pessoais e políticos do personagem.
 Feito há mais de 60 anos atrás, Raposa do Deserto usa e abusa de imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial, tudo feito com muita responsabilidade, os cenários são grandiosos, as atuações do elenco especialmente de James Mason são memoráveis, a escolha de um enredo mais enxuto e ágil misturado a esses elementos citados, tornam esse filme um dos filmes de guerra mais respeitados e lembrados de todos os tempos, confiram o filme na integra abaixo:


   
Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!!

quarta-feira, 18 de julho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: II OSÓRIO AIR SHOW



Olá caros leitores, tudo bem com vocês? 

Cidade importante do litoral norte gaúcho, Osório é a entrada tanto para a serra como para o litoral, sendo conhecida por ter paisagens lindas e por preservar seus patrimônios históricos, culturais e naturais existentes, além de ser uma cidade que valoriza ao máximo as expressões artísticas, havendo shows e espetáculos teatrais gratuitas nas ruas.
  O II Osório Air Show, evento que aconteceu entre os dias 31 de março e 01 de Abril de 2018 no aeroclube Albatroz de Osório, teve diversas atrações aéreas tais como aviões, helicópteros, paraquedismo, planadores, balonismo, aeromodelismo e também atividades culturais como música, danças, exposições, museus e shows, sendo um evento muito bonito e com muita adrenalina, confiram baixo algumas fotos desse super evento:















Grande abraço, até a próxima!!!!!  

terça-feira, 17 de julho de 2018

MÚSICA: SENHORITA- ZÉ GERALDO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grande nome da MPB, Zé Geraldo é autor de grandes clássicos da música brasileira como Cidadão, além de ter participado de vários festivais de música, os quais deram muita fama graças a sua temática bastante politizada cantada com uma linguagem poética bem popular, misturando Rock e ritmos populares brasileiros.
 Lançada em 1981, Senhorita faz parte do antológico álbum Zé Geraldo, é uma canção belíssima que fala de simplicidade de morar no interior e sobre que o verdadeiro amor supera todas as dificuldades que a vida impõem, é uma canção que não tem o tom politizado, mas sim mais romântico, confiram abaixo esse clássico:




Grande abraço, até a próxima!!!!

segunda-feira, 16 de julho de 2018

SRS ESPECIAL: II FESTA JUNINA DA VILA RICA (14/07)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Comunidade localizada no centro do município de Santa Rosa do Sul que surgiu no começo dos anos 1990, Vila Rica inicialmente era composta de poucas casas, com o tempo foi chegando mais famílias e as que estavam ali estabelecidas foram crescendo, hoje, mais de vinte anos depois, tem o quíntuplo de famílias, sendo uma comunidade tranquila e que vem se unindo desde 2017 através do grupo de WhatsApp da Vila Rica, criado além do intuito de questões de segurança pública, aumentar a interação entre os vizinhos.
 Em  várias conversas nesse grupo, surgiu a idéia de realizar uma festa junina reunindo toda a vizinhança de Vila Rica, onde cada um trazia um tipo de comida e bebida, a idéia foi amadurecendo aos poucos, até que foi decidido fazer esse evento, tendo ajuda de todos seja na parte da decoração, comida e apresentações, e em dezembro de 2017 foi realizado uma festa natalina, organizado da mesma maneira.
  No último dia 14 de julho (sábado), a comunidade de Vila Rica realizou a II Festa Junina da Vizinhança, reunindo as famílias para uma noite de muita alegria e festa, com direito a muita música de festa junina, comidas típicas, decoração caprichada, desfile de melhor caracterização de caipira, quadrilha, danças típicas como a Dança da Saia, quadrilha, boi de mamão e outras atrações, sendo realizado na casa da Alda e do Nilton.
 Quero parabenizar a todos moradores de Vila Rica pela linda iniciativa, a festa estava realmente bastante divertida e bonita, iniciativas assim merecem o aplauso de todo município de Santa Rosa do Sul, sinto orgulho de ser morador da Vila Rica, de ter participado desse momento histórico para nós e ver na prática uma das idéias culturais que defendo: a cultura nasce dentro das comunidades e no meio da população, parabéns para todos nós, que continuamos com essa interação e com mais iniciativas assim, todos só tem a ganhar, podem contar sempre comigo e com esse humilde blog. Confiram abaixo algumas fotos do evento:











Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!  

domingo, 15 de julho de 2018

POEMA: AMOR É MAIS FORTE DO QUE TUDO


Distância não é nada para quem ama,
Amor é mais forte do que tudo,
Ele supera todas as expectativas,
Com ele, todo sacrifício vale a pena,
Acredito firmemente nele,
A vida fica mais bonita,
Enfim, amor é uma benção divina.

Autor: Andrio Cardoso Pereira 


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 14 de julho de 2018

SRS ESPECIAL: JORNAL FOLHA SUL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

   Mesmo nos tempos tecnológicos que vivemos, o jornal é um meio de comunicação bastante popular nos dias atuais, onde as pessoas buscam informação e entretenimento através da leitura, existindo hoje no Brasil incontáveis periódicos escritos e publicados, desde jornais de grande circulação até aqueles feitos diretamente para determinado segmento.
 Nos anos 2000, Santa Rosa do Sul ganhou dois jornais que circularam pelo município, o primeiro foi o Santa Rosa Notícias que foi publicado  em 2008 e a Revista Santa Rosa que circulou em 2011, foram as primeiras tentativas de instalar a imprensa escrita, marcaram História, nas duas vezes, escrevi colunas, que foram um grande sucesso de público.
 No último dia 13 de Julho, foi lançado o Folha Sul, mais novo veículo de imprensa da região, o qual terá sede no município de Santa Rosa do Sul. O empreendido jornalístico foi iniciativa do professor, economista e jornalista Alex Bristot, buscando fazer um jornalismo dinâmico e diferente do que existe em nossa região, trazendo uma equipe bastante comprometida e de grandes profissionais nas áreas que atuam.
 Para minha alegria, faço parte dessa equipe, terei minha coluna própria, onde escreverei sobre História, cultura e entretenimento, tendo o mesmo compromisso e estilo que me consagrou aqui nesse blog, na primeira edição falo sobre o centenário da comunidade de Peroba, toda semana estarei publicando um tema diferente, conto com a leitura  de todos, estou muito feliz por voltar a escrever colunas depois de 7 anos.
 Quero agradecer a cada um dos leitores desse blog, a minha namorada Gislaine (a qual dedico a primeira edição de minha coluna, é uma pessoa que sempre me ajuda e me apoia), a toda minha família, aos amigos e a cada um que está vibrando, MUITO OBRIGADO A TODOS, todos da equipe estaremos comprometidos a levar muita informação, conhecimento e entretenimento aos leitores, essa é a grande missão do Folha Sul.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!! 
  

quinta-feira, 12 de julho de 2018

SUL DO BRASIL ESPECIAL: FAROL DE SANTA MARTA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Sendo uma das cidades mais antigas do sul de Santa Catarina, Laguna é uma cidade recheada de História, monumentos e belezas naturais, sendo um passeio bastante divertido e cheio de surpresas, especialmente no centro histórico, tendo bastante presente a memória de Anita Garibaldi, heroína da Guerra dos Farrapos e a Guerra da Unificação da Itália, além de outros personagens importantes da História de Santa Catarina.
 Construído em 1891, o Farol de Santa Marta é um dos patrimônios históricos mais importantes do sul de Santa Catarina, construído com o óleo de baleia sendo arquitetos franceses Barbier Bernard e Turenne, sendo localizado próximo aos sambaquis, outro patrimônio de Laguna, é uma construção belíssima tendo uma das paisagens mais lindas do Brasil, o qual vale a pena visitar.


Grande abraço, até a próxima!!!!!! 

quarta-feira, 11 de julho de 2018

CINE HISTÓRIA: VÍDEO GAMES: O FILME (2014)




Título OriginalVideo Games: The Movie 
Duração: 105 min.
Ano: 2014
Diretor: Jeremy Snead 
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Documentário
Temática: História do Videogames/ Cultura Gamer/ Guerra Fria

SINOPSE (Fonte: Filmes Online Grátis)

Um documentário de longa-metragem, tem como objetivo educar e entreter o público sobre como os videogames são feitos, comercializados e consumidos por olhar para trás na história do jogo e da cultura através dos olhos de desenvolvedores de jogos, editores e consumidores.

COMENTÁRIO

 Grandioso documentário dirigido por Jeremy Snead, Video Games: O Filme é uma obra cinematográfica bastante importante para os fãs de games, seja dos clássicos ou dos mais recentes lançamentos, tendo como objetivo divertir e educar o espectador, mostrando o porque a indústria de jogos eletrônicos é uma das mais promissoras no mundo do entretenimento, ganhando cada vez mais popularidade entre as crianças, jovens e adultos. 
 Na abertura, o diretor montou um eletrizante clipe com imagens de jogos antigos e novos, ao som da empolgante música Don't Stop Me Now da banda de Rock inglesa Queen, enquanto passa os créditos iniciais, já mostrando de cara a adrenalina que somente os games são capazes de proporcionar, além de ser um histórica da evolução tecnológica dos jogos com o passar dos anos, sendo um espetáculo, induzido o espectador assistir o documentário até ao final.
 Assemelhando muito ao excelente documentário A Era do Videogame produzido em 2007 pela Discovery Channel (o qual falei em fevereiro aqui, clique aqui para ler a resenha), esse filme também fala do games mais marcantes, mas focaliza trazer a História dos jogos eletrônicos através de seus consoles mais conhecidos, como eles forma feitos, os jogos mais populares de cada sistema, a contribuição das empresas na industria de games, a influência do cinema e outras expressões artísticas ou culturais, além de mostrar de apresentar o contexto histórico da Guerra Fria (1945-1989), que foi fundamental para que os computadores e também videogames surgissem, mudando completamente o mundo do entretenimento.
 Trazendo depoimento de designers, donos da empresas de games, celebridades e pelos próprios consumidores desses jogos, o documentário além de fazer esse histórico sobre os games, ele mostra o que é a cultura gamer, em outras palavras, uma cultura influenciada pelos jogos eletrônicos, surgindo convenções (mesmo estilo daquelas feitas por fãs de animes e mangás japoneses), feiras e eventos especializados, ganhando tratamento idêntico ao lançamento de filmes de grande produção em Hollywood, relacionando os momentos prazerosos de diversão com acontecimentos importantes na indústria mundial do entretenimento, sendo algo bastante acessível a todas as pessoas, tornando o videogame extremamente popular por toda parte.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!