quarta-feira, 22 de agosto de 2018

CINE HISTÓRIA:LUTERO (2003)



FICHA TÉCNICA

Título OriginalLuther
Duração: 123 min.
Ano: 2003
Diretor:  Eric Till 
País:  Estados Unidos/Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero: Épico/ Drama/ Biografia
Temática: Reforma Protestante

SINOPSE (Fonte: Mega Cine História)

Após quase ser atingido por um raio, Martin Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

COMENTÁRIO

      Grande épico que retrata a vida e obra de Martinho Lutero, um dos expoentes da Reforma Protestante, acontecimento que abalou as estruturas políticas, sociais e religiosas da Europa, e posteriormente a do mundo, realizando uma mudança histórica de grandes proporções.
  A visão que Lutero tinha da Igreja Católica antes de fazer uma visita a Roma, a qual passou por uma transformação radical, devido ver as conseqüências da exploração que o povo passava, iniciando uma luta feroz para convencer que todos mereciam a salvação divina.
Os métodos de dominação usados pela Igreja, as indulgências, a encenação de estórias infernais para atormentar a população mais enfraquecida, a prostituição aos redores do Vaticano, a perseguição aos seguidores e ao próprio Lutero.
As famosas passagens históricas da divulgação das 95 teses contra o Vaticano, o refúgio de Lutero, os constantes conflitos entre protestantes e católicos, e a origem do luteranismo são pontos importantes a ser visualizado pelo o espectador, num filme que tem como grande mensagem a luta pelos ideais, mesmo com grande oposição. Abaixo o filme completo:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário