quinta-feira, 30 de agosto de 2018

SRS ESPECIAL: 86 ANOS DA IGREJA MATRIZ SANTA ROSA DE LIMA (1932/2018)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Na virada do século XIX para XX, o território de Santa Rosa do Sul (na época conhecida como Morro das Mortes ou Três Alfredos) começou a receber as primeiras famílias vindas de outras partes do Brasil, formando um povoado que aos poucos transformou em vila, surgindo um pequeno comércio que atendia a comunidade e suas primeiras residências.
Sendo um povoado o qual a grande maioria professava a fé católica, iniciou na década de 1920 um movimento para a construção de uma capela, a qual foi feita de madeira,sendo autorizada pela Mitra Arquidiocesana em 1928, através do padre Antônio Luiz Dias. Antes disso, as celebrações religiosas eram realizadas na casa de Alfredo Emerim.
Paralelamente a construção da capela, estava acontecendo uma pesquisa a qual definiria o padroeiro da vila, muito nomes foram sugeridos porém a comunidade não acabava entrando em um consenso. Vendo essa indecisão, o Padre Antônio Luiz Dias dá uma sugestão para a padroeira: Santa Rosa de Lima, em homenagem a família mais numerosa e influente da vila, os Teixeira da Rosa. A sugestão foi acolhida pela comunidade, e Santa Rosa de Lima foi escolhida padroeira, sendo imediatamente providenciado uma imagem da santa.
No dia 30 de agosto de 1932, finalmente foi inaugurada a capela, havendo uma grandiosa festa, reunindo uma grande multidão, havendo muitos fogos e música, coisa nunca antes vista na comunidade como foi relatado pelo Padre Raulino Reitz me seu livro Paróquia de Sombrio (1948), sendo que o primeiro festeiro foi Alfredo Teixeira da Rosa, dando início a uma das festas religiosas mais importantes do munícipio, a festa em honra Santa Rosa de Lima, celebrada sempre nas últimas semanas do mês de Agosto, completando 86 anos em 2018.
No começo dos anos 70, com a chegada do frei Raimundo Simonetto, a pequena capela se transformou em curato, tornando-se paroquia em 1975.
Passado mais de oito décadas, a Festa de Santa Rosa de Lima teve inúmeras alterações no decorrer do tempo, tais como a data do feriado munícipio me homenagem à padroeira que antes era dia 30 de Agosto, o qual fazia alusão a fundação da capela, passou a ser no dia 23 de agosto dia que a liturgia católica celebra Santa Rosa, porém muitas coisas permaneceram iguais como a procissão regada a fogos e música, a novena, missa festiva, tarde dançante e a escolha dos festeiros, outras sumiram com o passar do tempo, mesmo com todas as mudanças que aconteceram, a festa faz parte da cultura de Santa Rosa do Sul, devemos preservar essa História, nossas tradições e cultura, para que as próximas gerações possam participar e passar para as gerações seguintes.

Grande abraço, até a próxima!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário