Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Na edição passada de Santa Rosa do Sul Especial, foi contada um pouco da evolução do povoado de Santa Rosa, desde a chegada das primeiras famílias de imigrantes, os nomes que a localidade já teve (Morro das Mortes, Três Alfredos) até a construção da capela de Santa Rosa de Lima, santa a qual deu originou o nome do nosso município.
Continuando nossa aventura pela História de Santa Rosa do Sul, chegamos agora na década de 1930, período em que na Europa surge regimes totalitários, como o nazismo e o fascismo, no Brasil começa a era do presidente Getúlio Vargas através da Revolução de 1930 e consolidada com Revolução Constitucionalista de 1932. Enquanto isso, Santa Rosa era um pequena vilarejo a qual pertencia ao município de Araranguá.
Nessa época, era muito comum a passagem dos tropeiros pela região, que traziam produtos de outras regiões do Brasil, especialmente da serra gaúcha, para Santa Rosa, abastecendo o comércio local, havendo um grande fluxo de pessoas que por aqui passavam. Como é de se imaginar, a grande maioria das famílias viviam basicamente da agricultura, especialmente do cultivo da mandioca, surgindo então grandes engenhos onde era fabricados a farinha e o polvilho.
O tempo foi passando, o povoado foi crescendo, até se tornar uma pequena e aconchegante vila. Com a emancipação política de Sombrio, ocorrida em 1953, Santa Rosa passou a pertencer a esse munícipio. Dois anos depois, após pressão popular, o prefeito sombriense Santelmo Borba, através da Resolução 01/55 de 24 de Novembro de 1955, transforma Santa Rosa em distrito de Sombrio.
A partir dos anos 80, devido o forte desejo da população de Santa Rosa pela emancipação política do distrito, surge o movimento emancipacionista. Criando um diretoria para trabalhar pela criação do munícipio, o movimento emancipacionista realizou um plebiscito com a população no dia 18 de outubro de 1987, a qual a grande maioria votou SIM pela emancipação.
Após ser ratificada pela Assembléia Legislativa do Estado, o então governador Pedro Ivo Campos tentar vedar o pedido de emancipação, mas o veto acaba sendo derrubado pela Assembléia. Assim, abriu caminho para Santa Rosa e outros seis distritos catarinenses se transformaram em municípios.
Finalmente no dia 04 de janeiro de 1988, o distrito de Santa Rosa emancipa-se de Sombrio, ganhando o nome de Santa Rosa do Sul, começando assim oficialmente a História política do município. A primeira eleição foi marcada para o dia 16 de abril de 1989, com a posse prevista para o dia 01 de junho daquele mesmo ano. Abaixo vem os nomes de todos os prefeitos e vice que governaram a cidade de 1988 até 2012, confiram:
Primeiro Mandato (1989-1992)
Prefeito: José Aquino Isoppo
Vice: José Pereira da Rosa
Segundo Mandato (1993-1996)
Prefeito: José Pereira da Rosa
Vice: José Moacir Bez
Terceiro Mandato (1997-2000)
Prefeito: José Aquino Isoppo
Vice: Geci Gertrudes de Oliveira Casagrande
Quarto Mandato (2001-2004)
Prefeito: Nelmo Emerim
Vice: Antônio Juvenal Varela
Quinto Mandato (2005-2008)
Prefeita: Geci Gertrudes de Oliveira Casagrande
Vice: Nelson Cardoso de Oliveira
Sexto Mandato (2009-2012)
Prefeita: Geci Gertrudes de Oliveira Casagrande
Vice: Geovano Cândido Gomes
Sétimo Mandato (2013-2016)
Prefeito: Nelson Cardoso de Oliveira
Vice: Nelmo Emerim
De 1988 até o atual momento, Santa Rosa do Sul vem crescendo em grande escala, deixando de ser aquela vila dos tempos primitivos, tornando-se um munícipio ativo na região sul de Santa Catarina. Relembrar sua evolução histórica as novas gerações é criar raízes de identidade com o lugar, portanto nunca devemos de deixar que essa nossa História morra.
Agora, começa um novo capítulo da História de Santa Rosa do Sul, o quais nós começamos a escrever, e as novas gerações irão conhecer e admirar. Portanto, devemos plantar coisas positivas, para que no futuro, nossos filhos e netos colham bons frutos, essa é a missão de todos os sul santarosenses.
Um grande abraço, bom fim de semana, até a próxima.