segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CÁLIX BENTO- MILTON NASCIMENTO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Conhecido por sua voz doce e poderosa, com forte sotaque mineiro, Milton Nascimento é um dos cantores conhecidos  por cantar diversos gêneros musicais e unir elementos de música erudita com a popular, tornando um dos mais versáteis de toda a MPB.
 Lançada em 1976 no álbum Geraes , Cálix Bento foi escritora por Tavinho Moura, baseado no folclore católico de Minas Gerais. A música é muito usada dentro das celebrações de Folia de Reis (em Santa Catarina, Terno de Reis) e também da Bandeira do Divino, falando da origem do cristianismo, símbolos religiosos (cálix bento, hóstia, flor, etc) exaltando a fé na Virgem Maria e principalmente em Jesus Cristo, aquele que veio salvar o mundo do pecado e da destruição.
 O mais interessante dessa versão, é que Milton Nascimento manteve o tom caipiresco da música, tanto no jeito de cantar e na parte instrumental, tornando-a canção folclórica de beleza única. Abaixo confiram um clipe bem bonito dessa canção: 


Um grande abraço, BOA SEMANA, tudo de bom, até a próxima.

5 comentários:

  1. não encontro um instrumental para essa maravilha! como conseguir para que meus alunos possam cantar?

    ResponderExcluir
  2. hola, me gustaría saber si la palabra Oiá está relacionada con: Oiá (Oya en portugués) es una de las deidades de la religión iorubá. En la santería está sincretizada con la Virgen de la Candelaria[1] o (especialmente en Matanzas) con santa Teresa de Ávila.

    Oiá está muy relacionada con la divinidad de la muerte. Propicia los temporales, los vientos fuertes o huracanados y las centellas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim oia uma interjeicao como ahh..da linguagem caipira como uai. Ou expressao de outros estados como oxente...visse...mais ou menos isso

      Excluir
  3. Tive o prazer de compartilhar momentos agradáveis com Tavinho Moura e Cica na Barra do Guaicui/ MG

    ResponderExcluir