Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Entre os meses de março e julho de 2012, estive trabalhando na biblioteca da escola João dos Santos Areão, em Santa Rosa do Sul, quero a a partir de agora contar a todos vocês, um pouco como foi essa experiência tão significativa para minha carreira.
Quando entrei pela primeira vez na biblioteca, vi o estado lastimável em que se encontrava, já senti que além de dar novamente vida ao ambiente, um desafio maior me aguardava: organizar toda a bagunça de maneira que deixasse a biblioteca impecável e limpa. As fotos acima foram tiradas no meio da organização, pois antes disso era praticamente intransitável, devido a sujeira e livros jogados por todo canto, uma situação de deixar qualquer pessoa nervosa, mas não desanimei e aceitei o desafio.
Após uma semana arrumando toda a bagunça, organizando os livros por seções e jogando fora aquilo que não servia mais, finalmente liberei a biblioteca para os alunos poderem pegar livros para a leitura, além de fazerem suas pesquisas e trabalhos. O que eu não esperava foi ver a alegria de todos com a reabertura da biblioteca, muitos contavam os dias para poder usá-la novamente, fiquei muito feliz em ser responsável por esse momento tão importante.
Nesses cinco meses que estive cuidando a biblioteca, aprendi como cuidar do acervo, mas também todo procedimento de entrada e devolução dos livros de literatura e didáticos, além de catalogar o material novo que chegava no acervo e realizar atividades de incentivo a leitura com algumas turmas.
Dessas atividades realizadas na biblioteca, uma das mais notáveis que realizei foi a contação de estórias para as crianças da quinta série vespertina, com orientação da professora Angelita Munari, que consisti em contar estórias clássicas uma vez por semana, incentivando os alunos a ler. Essa atividade ainda continuo a realizar, é uma das mais gratificantes e divertidas de fazer, acima tem um vídeo com o áudio de eu realizando uma dessas sessões de contação de estória, confiram.
Durante esse período, a grande lição que aprendi, além de conhecer o gosto literário dos alunos, é que a biblioteca não é só um espaço de aprendizado, mas sim um lugar de cultura e diversão, onde precisa estar sempre a disposição da comunidade escolar, ser dinâmico, jamais pode estar com as portas fechados, muito menos ser tratado como um depósito de lixo ou ser uma prisão para alunos indisciplinados.
Além disso tudo, aprendi que a biblioteca também é um ótimo lugar para se fazer amizades e um excelente ambiente para conhecer a realidade de determinado lugar, ou seja, a biblioteca é o coração cultural de um munícipio ou de uma escola.
Trabalhar na biblioteca foi uma experiência maravilhosa, a qual juntou duas grandes paixões minhas: livros e educação, se eu gostava de literatura antes, agora nem se fala, espero um dia poder trabalhar novamente em uma biblioteca, pois não tem coisa mais gratificante para a vida do que o conhecimento e a alegria de um jovem ao ler um livro, a leitura é importante para a evolução cultural das pessoas.
Um grande abraço, até a próxima