domingo, 10 de maio de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: EU TE AMO MEU BRASIL- OS INCRÍVEIS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grupo de bastante popular nos anos 60 e 70, Os Incríveis faziam um Pop Rock dançante e divertido, sendo uma das bandas que conseguiram fazer sucesso mesmo com o declínio do movimento Jovem Guarda, no fim da década de 60. Sucessos como Vendedor de Bananas, Marcas do que se Foi, O Milionário, Eu Te Amo Meu Brasil e especialmente, Era um Garoto que como eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones, ganharam inúmeras versões de vários cantores e bandas brasileiras.
 Lançada em 1970, composta pela dupla Dom & Ravel, Eu te Amo Meu Brasil é uma canção que fez muito sucesso nos anos 70, é uma letra explicitamente ufanista, que exalta as belezas naturais e a cultura do Brasil, sendo usada exaustivamente pelo Regime Militar. Mesmo com o estrondoso sucesso, houveram muitas paródias zombando da canção, dizendo EU TE ODEIO MEU BRASIL, uma crítica impiedosa ao tratamento violento que a ditadura dava ao povo brasileiro, fora essa versão feita pelos Incríveis, como dá para se notar, tem forte conotação militar, sendo brevemente censurada. Abaixo confiram um vídeo com a canção, prestem bastante atenção na letra e no instrumental:

 
Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

2 comentários:

  1. Acho que a decadência do quinteto, que era muito bom, começou aí, com essa imprudente gravação, tanto é que logo a seguir pulverizaram em outros grupos (casa das máquinas, som nosso de cada dia etc). o meio artístico explícita e a mídia implicitamente não aceitavam esses apoios ao regime,vide caso Simonal. Por cantar na olímpiada do Exército, Elis quase toma o mesmo caminho, sendo caricatura por Henfil, no Pasquim, como Elis Regente!

    ResponderExcluir
  2. Linda música! O Brasil é lindo de se viver!

    ResponderExcluir