terça-feira, 26 de maio de 2015

CINE HISTÓRIA: CORAÇÕES SUJOS (2012)



FICHA TÉCNICA

Título Original Corações Sujos
Duração: 107 min.
Ano: 2012
Diretor: Vicente Amorim
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês e Português
Gênero: Ação/ Drama Histórico/ Romance
Temática: Imigração Japonesa no Brasil/ Fim da Segunda Guerra Mundial/ Derrota do Japão na Guerra 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 O tratado de rendição assinado pelo imperador japonês Hirohito ao general americano Douglas MacArthur marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no Brasil o anúncio não marcou o fim do período de violência. Os imigrantes japoneses que viviam no interior do estado de São Paulo, formando a maior colônia do país fora do Japão, se dividiram em dois grupos. Os que acreditavam na notícia eram chamados de traidores da pátria, apelidados de "corações sujos", e perseguidos por aqueles que endeusavam o imperador e ainda acreditavam na vitória do Japão. É neste contexto que vive Takahashi (Tsuyoshi Ihara), dono de uma pequena loja de fotografia e casado com Miyuki (Takako Tokiwa), uma professora primária. Incitado pelo coronel Watanabe (Eiji Okuda), ele se torna o vingador daqueles que pregam a supremacia japonesa e passa a atacar todos aqueles que acreditam que o país foi derrotado na guerra.

COMENTÁRIO

 Baseado no livro escrito por Fernando Morais, que por sua vez se baseou em acontecimentos reais, Corações Sujos conta a polêmica estória do grupo paramilitar Shindo Renmei, que agia na colonia japonesa do Brasil, perseguindo aqueles que aceitaram a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, acusados pelos membros de traição ao imperador japonês, apelidados de "corações sujos".
 Ambientada na década de 40, a trama do filme é bastante complexa, apresentando episódios históricos desconhecidos por muitos brasileiros em ritmo de ação, drama e uma pitada de romance, ocorridos no Brasil. Além disso tem uma belíssima fotografia e trilha sonora, lembrando em muitos aspectos  as obras cinematográficas de Akira Kurosawa e de Tizuka Yamasaki, cineasta nipo-brasileira que realizou filmes sobre a imigração japonesa no Brasil como Gaijin- Os Caminhos da Liberdade (1980).
 Além de mostrar como agia o grupo Shindo Renmei, o filme mostra a vida dos imigrantes japoneses no Brasil, trabalhando na agricultura, sendo restritos de demonstrar publicamente seu amor pelo Japão,  de falar ou aprender nas escolas sua língua vernácula e de realizar encontros, inclusive sendo submetidos a humilhações pelas autoridades brasileiras, devido o seu país de origem ser das forças do Eixo, e o Brasil da base aliada durante a Segunda Guerra Mundial, ou em outras palavras, eram inimigos.
 Retratando alguns costumes trazidos pelos imigrantes japoneses, Corações Sujos faz o espectador viajar no tempo, retratando uma estória de vingança e redenção, onde todos o atos que cometemos, sejam bons ou ruins, seja brasileiro, japonês ou de qualquer outra etnia, sempre tem consequências, portando sempre devemos evitar que episódios como os retratados no filme jamais volte acontecer novamente.



Um grande abraço, boa sessão, até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário