quarta-feira, 6 de maio de 2015

CINE HISTÓRIA: OS SETE SAMURAIS (1954)





FICHA TÉCNICA

Título Original: Shichinin no samurai
Duração: 208 min.
Ano: 1954
Diretor: Akira Kurosawa 
País: Japão
Idiomas disponíveis e legendas: Japonês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Ação/ Drama
Temática: Feudalismo Japonês.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)


No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida.

COMENTÁRIO


Grandioso épico dirigido por Akira Kurosawa, retrata o período feudal no Japão, através de uma aventura bem movimentada, recheada de ação, de personagens carismáticos e cheios de personalidade, além é claro de uma fotografia arrebatadora. Esse filme, além de ser uma influência fortíssima nos filmes de faroeste tanto na Itália e em Hollywood, foi o fundador do gênero samurai e transformou o ator Toshiro Mifune um dos atores japoneses mais conhecidos no ocidente.
Ambientado no século XVI, durante a era Sengoku, o filme mostra um Japão rural, muito próximo ao período feudal europeu, mas sem toda aquela suntuosidade da Idade Média na Europa, mas sim apresentando pobres camponeses com seus costumes, dedicados a cuidar de suas plantações de arroz por toda a vida, mas castigados pelos intermináveis ataques dos bandidos, que vem ao vilarejo roubar, saquear, estuprar e matar todos os anos.
A vinda dos samurais ao vilarejo, antes visto como ameaçadores, acaba se tornando uma chance de ouro para derrotar os criminosos definitivamente, se tornam heróis. Após aprenderem a se defender dos ataques inimigos, os camponeses iniciam uma impiedosa resistência, sendo um dos momentos mais empolgantes de todo o filme.
Kurosawa além de nos deliciar com uma movimentada aventura, traz no enredo pitadas dramáticas, momentos cômicos de grande vigor, e até romance, que fazem as mais de três horas de duração passar voando e serem muito divertidas, sendo fiel ao gênero jidai-geki, gênero de filme histórico japonês que predominam lutas de espadas retratam o Japão feudal como terra de fantasia.
Além de trazer um período histórico praticamente desconhecido no Ocidente, "Os Sete Samurais" foi o primeiro filme japonês a ser indicado ao Oscar e a fazer sucesso no mundo inteiro, ganhando inclusive um remake em 1961 feito por John Struges chamado "Sete Homens e um Destino", que trocou o Japão medieval pelo Oeste americano do século XIX, sendo assistido e aprovado na estréia pelo próprio Kurosawa, mostrando que sua influência foi muito além de que imaginava, tornando um dos ícones do cinema asiático ao mundo todo.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário