terça-feira, 30 de junho de 2015

CINE HISTÓRIA: O CAÇADOR DE BRUXAS (1968)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalWitchfinder General
Duração: 86 min.
Ano: 1968
Diretor: Michael Reeves 
País:  Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero: Terror/ Aventura/ Drama Histórico 
Temática: Inquisição/ Caça as Bruxas/  Revolução Inglesa/ Fim do Absolutismo na Inglaterra

SINOPSE (Fonte: Filmow)

 Na Inglaterra do século XVII, Matthew Hopkins, um cruel e violento auto-intitulado caçador de bruxas recebe ouro da população em troca de seus serviços. Inocentes e pecadoras eram torturadas e pagavam com a morte por seus supostos envolvimentos com bruxaria. Um homem, Richard Marshal, está determinado em acabar de vez com o reinado de sangue de Hopkins. 

COMENTÁRIO


 Baseado na obra escrita por Edgar Allan Poe, O Caçador de Bruxas é um clássico do cinema britânico, sendo estrelado por um dos atores mais atuantes em filmes de terror, o talentoso e inesquecível Vincent Price, que faz o papel de um inquisidor malvado e corrupto, sendo essa uma das suas atuações mais marcantes de sua carreira cinematográfica.
 Como o título já indica, o tema do filme é os processos realizados pela Inquisição na Inglaterra, ia de cidade em cidade, a procura de pessoas que supostamente tinham envolvimento com bruxaria, promovendo violentos interrogatórios, torturando e matando essas pessoas na forca ou fogueira, mesmo elas sendo inocentes, muitas vezes acusadas injustamente ou por motivos banais, como ciúme, dinheiro e intrigas de cunho religioso ou político.
 Ambientado na Inglaterra do século XVII, o filme mostra o período da Revolução Inglesa (também conhecida como Revolução Puritana) onde o rei Carlos I foi deposto do trono, iniciando o período republicano, que foi comandado por Oliver Cromwell, o qual culminou na derrota finitiva do absolutismo na Inglaterra, no fim do século XVII.
 Diferentemente de outros filmes de terror sobre o tema, O Caçador de Bruxas mostra a sensação de injustiça, pavor e sofrimento que as pessoas passavam durante as horrendas sessões de tortura nos interrogatórios promovidos pela Inquisição, aproximando-se totalmente das fontes históricas oficias, evitando mostrar o lado mitológico e sobrenatural das bruxas.
  O grande ponto alto desse filme sem dúvida é a questão do realismo, usando de cenários reais do século XVII, como castelos, casarões e igrejas, as vestimentas de época e das belíssimas paisagens naturais da Inglaterra, além é claro do enredo bastante empolgante, transformando O Caçador de Bruxas em um verdadeiro clássico do cinema.
 Abaixo confira o filme na integra, basta clicar PLAY e assistir.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário