sábado, 13 de junho de 2015

RETRÔ: RAUL SEIXAS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quem nunca ouviu ou cantarolou sucessos Gita, Rock das Aranhas ou Sociedade Alternativa? Ou simplesmente ouviu ou gritou a famosa frase, a qual não escapa de nenhum show de rock: TOCA RAUL? Pois bem o autor dessas canções se chama Raul Seixas, um dos pioneiros na formação do Rock'n'Roll do Brasil, um verdadeiro ícone da música brasileira, criando uma vasta discografia de sucesso.
  Nascido no dia 28 de junho de 1945, na cidade de Salvador, Bahia, Raul Seixas começou sua carreira nos anos 60 com a banda Raulzito & Os Panteras, gravando apenas um disco, mas acabou sendo um fracasso de vendas.
  Somente em 1972 consegue obter projeção nacional participando do Festival Internacional da Canção com a canção Let Me Sing, Let Me Sing, daí em diante nunca mais parou de fazer sucesso, batendo todos os recordes de vendas de disco, sendo insuperáveis até hoje.
  No ano de 1973, Raul Seixas conhece o hoje renomado escritor Paulo Coelho, iniciando uma longa parceria, escrevendo inúmeras canções inesquecíveis, as quais são incorporadas no cancioneiro popular brasileiro.
   Misturando a energia contagiante do rock com elementos da música nordestina, ocultismo, misticismo, movimento hippie e filosofia oriental, Raul Seixas criou canções irreverentes, inteligentes, provocativas e filosóficas, muitas das quais foram censuradas pelos órgãos de repressão do Regime Militar (1964-1985), acusadas descriminadamente de serem subversivas.
   Inspirando no pensamento do famoso mago britânico Aliester Crowley, velho conhecido do mundo do rock, Raulzito criou a irreverente Sociedade Alternativa, baseada em uma de suas canções de maior sucesso, com o lema "faça tudo o que tu queres, há de ser tudo da lei". Devido as letras e a criação dessa sociedade, teve que se exiliar nos Estados Unidos até passar o período mais violento da ditadura, mas isso não impediu de continuar fazendo sucesso.
   A partir de 1978, Raul Seixas começa a ter problemas de saúde, devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de drogas, ficando progressivamente debilitado, realizando alguns shows e participações na televisão, até que no dia 21 de agosto de 1989, acaba falecendo com apenas 44 anos, causando uma grande comoção nacional.
   É inegável a contribuição de Raul Seixas na MPB, devido a suas letras inovadoras, influenciando inúmeros cantores e bandas de rock do Brasil, tamanha a influência havendo inclusive tributos e show em homenagem, alguns inclusive gravados em DVD ou vídeos espalhados no Youtube.
   Recentemente foi lançado o filme O Início, o Fim e o Meio, belíssimo documentário o qual conta a vida e obra de Raul Seixas com diversos depoimentos do próprio Raulzito e de pessoas que conviveram com ele e fãs, apresentando também os grande sucessos de sua carreira, um filme indispensável para quem é fã ou quer conhecer sua obra profundamente. Para matar a saudade, abaixo uma coletânea de sucessos do eterno Maluco Beleza, confiram:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário