sábado, 20 de junho de 2015

RETRÔ: PICA-PAU


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Criado em 1940 pelo cartunista estadunidense Walter Lantz, o Pica-Pau (Woody Woodpecker) é um dos personagens mais populares dos desenhos animados, sendo exibido até os dias de hoje na televisão, sempre conquistando as crianças com suas maluquices e trapalhadas.
 Segundo o próprio Lantz, a inspiração para a criação do personagem foi a sua lua-de-mel em Sherwood Lake, na Califórnia, onde a paz dele e de sua esposa era interrompida inúmeras vezes por um pica-pau barulhento, que ficava bicando o teto do quarto. Logicamente, essa estória da criação está envolto em lendas, pois Lantz sempre acrescentava um elemento novo cada vez que contava ela.
A primeira aparição do Pica-Pau foi em um curta-metragem do Andy Panda, lançado em 1940 e conhecido no Brasil como Pica-Pau Ataca Novamente (Knock Knock), onde o Pica-Pau infernizava a vida do pai do Andy Panda.
 Inesperadamente, o Pica-Pau acabou conquistando o público mesmo sendo o antagonista do curta, obrigando Lantz a produzir um desenho próprio para o Pica Pau, e em 1941 ganha seu primeiro desenho exclusivo, conhecido como Pica-Pau Biruta (The Craked Nut), onde o nosso herói é tachado de louco pelos bichinhos da floresta, que acabam mandando-o para um psiquiatria. 
 O sucesso do curta foi grandioso, a ponto de transformar o Pica-Pau imediatamente num astro dos desenhos animados, que Walter Lantz realizou curtas dele por 32 anos, obtendo cada vez mais popularidade. Em 1957, foi exibida pela primeira vez na televisão os desenhos do Pica-Pau. Em 1972, forma feito os últimos curtas do personagem. No começo dos anos 2000, foi produzido uma nova série do Pica-Pau, recheada de elementos novos, porém com as características clássicas do personagem.
 Além do comportamento anárquico e maluco, o Pica-Pau é um anti-herói, ou seja ele é carismático e engraçado, porém passa a perna em todos, comete delitos, quebra pau com todos e absolutamente nada o consegue impedir de fazer suas travessuras e de se dar bem em todas as situações. Conforme a passagem do tempo, o personagem foi mudando de comportamento, de cor e de formas, mas sempre sendo hilariante e completamente biruta.
 Um das características mais lembradas do Pica-Pau sem dúvida é a sua risada maluca e estridente, a qual permanece inigualável. Foi feita por Mel Blanc (dublador da Turma do Pernalonga). No Brasil, houveram diversos dubladores como Garcia Júnior (dubador brasileiro oficial do ator Arnold Schwarzenegger) e Olney Cazarré.
 Atualmente, o desenho do Pica-Pau é constantemente exibido na emissora Rede Record nos fins de semana, tantos antigos como os da nova série, fazendo a alegria das novas gerações e dos fãs mais nostálgicos, que se divertem com as trapalhadas do personagem mais biruta e divertido dos desenhos animados. Assista abaixo uma seleção divertida de episódios do Pica-Pau, confiram:



Grande abraço, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário