domingo, 26 de julho de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: PAI JOAQUIM- TRIO PARADA DURA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Um dos grupos mais conhecidos da música sertaneja, o Trio Parada Dura dispensa qualquer apresentação, teve inúmeras formações desde os anos 70, sendo a mais conhecida e clássica a formação com Creone, Barrerito e Mangabinha, a qual emplacou uma infinidades de sucessos, graças as letras de apelo popular e as vozes extremamente afinadas, marca registrada do grupo até nos dias de hoje, mesmo com tantas mudanças de componentes, influenciando gerações de cantores sertanejos, havendo inúmeras regravações de sues sucessos feitas por artistas dos mais variados gêneros musicais.
 Lançada em 1977, Pai Joaquim faz parte do álbum Casa da Avenida, é uma música folclórica em ritmo de Congada, manifestação oriunda da fusão dos costumes dos africanos com os dos portugueses, muito cultuado no interior do Brasil, fala sobre um famoso benzedor, o qual é especializado em curar doenças, de fazer exorcismos e libertar as pessoas de bruxarias, costume muito comum no interior, fazendo parte da cultura brasileira. Confirma abaixo um vídeo com essa bela canção, prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

Um comentário:

  1. Claramente está falando de um Preto Velho, entidade de Umbanda (A corrente está formada, Pai Joaquim pode baixar. Ai, ai, vem curar filho de fé e o terreiro abençoar).
    O estrofe abaixo fala claramente de uma gira de Umbanda:
    "Vamos todos concentrar, vamos todos concentrar
    Para abrir nosso caminho e a corrente andar
    O rei da mata, o rei da terra, o rei do vento, o rei do mar
    Ai, ai, vão proteger os irmãos pra corrente não cruzar"

    ResponderExcluir