segunda-feira, 31 de agosto de 2015

LIVRO: O PRÍNCIPE- MAQUIAVEL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande nome do Renascimento, Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um dos filósofos mais importantes dentro do pensamento político da História, foi responsável por trazer textos clássicos da Antiguidade para seu tempo, além de ter sido um excelente historiador, poeta, músico e diplomata, vivenciando as mudanças ocorridas entre o fim da Idade Média e começo da Idade Moderna, época de grandes descobertas marítimas, a ciência ganhando espaço, perca do monopólio da Igreja Católica, conflitos sangrentos e de grande ebulição cultural por toda a Europa. 
 Publicada em 1532, O Príncipe é uma das grandes obras escritas por Maquiavel, feita em homenagem ao famoso duque Lourenço II de Medici, é uma obra que é um verdadeiro tratado político, onde ele dá dicas para os príncipes italianos de como governar e manter seus reinos organizados, sendo apologista da unificação italiana, lembrando que na época, a Itália era um amontoado de principados, onde cada um queria ser mais poderoso do que o outro, gerando guerras violentas uns contras os outros, desde o começo da era medieval. É nessa obra que surge a famosa frase os fins justificam os meios.
 Mesmo sendo uma obra que mostra a visão de mundo daquele período, a obra até os dias de hoje recebe interpretações errôneas, devido a sinceridade que Maquiavel demonstra suas idéias e por usar da realidade e não de utopias, por vezes fazendo apologia do uso da violência, do autoritarismo, da astúcia e de outros artífices considerados diabólicos com o passar do tempo, existindo até o termo maquiavélico, que significa esperteza, maldade e tantos outros termos depreciativos.
 Devido a essa interpretação errada da obra de Maquiavel, O Príncipe é usado de forma equivocada por alguns governantes ao redor do mundo, que justificam suas maldades através da obra, graças a uma leitura errada e sem conhecido político, histórico e cultural da época em que foi escrita. Mesmo havendo toda essa confusão há quase 500 anos, os estudos sobre a obra e a vida de Maquiavel mostram o contrário de que muita gente pensa, mostrando a importância que tem até nos dias de hoje, sendo usada em diversos cursos e faculdades, pois ela é considerada sem sombra de dúvida um clássico da ciência política universal. 

Grande abraço, BOA LEITURA, ATE´A PRÓXIMA! 

domingo, 30 de agosto de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: NELORE VALENTE - JOÃO PAULO & DANIEL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dupla sertaneja formada na cidade de Brotas em São Paulo, João Paulo & Daniel fizeram muito sucesso nas décadas de 80 e 90, batendo recordes de vendas de discos, em apresentações na televisão e muitos hits de sucesso, tendo um estilo que mistura sertanejo de raiz com pop romântico. Infelizmente em 1997, João Paulo veio a falecer, vítima de um grave acidente de carro, encerrando assim a dupla, porém Daniel continuou em carreira solo, mantendo o velho estilo que ele cantava junto com João Paulo, estando sempre presente nas paradas de sucesso.
 Lançada em 1996, Nelore Valente faz parte do álbum  Volume 7, narra a estória de um boi desde o nascimento, o qual nasceu doente, mas que por um ato de heroísmo ao salvar uma criança, o dono do animal desistiu de matá-lo, mostrando uma linda lição de amizade entre um boiadeiro e um boi. Confiram abaixo um vídeo com essa linda música, prestem atenção na letra:




Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!  

sábado, 29 de agosto de 2015

POEMA: SIMPLICIDADE


Não precisa de palavras complexas,
Muito menos de gestos grandiosos,
Mas precisa ser de alma e coração,
Ter sinceridade e bondade,
Isso eu chamo de simplicidade.

Autor: Andrio Cardoso Pereira


BOA SEMANA A TODOS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SRS ESPECIAL: INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL (28/08)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Aconteceu nessa última sexta feira (28/08) em Santa Rosa do Sul, a inauguração da nova Biblioteca Pública Municipal Isaura de Freitas Emerim, abrindo novamente aos leitores de sul santarosenses, sendo uma festa bastante bonita, tendo a participação de leitores, autoridades, dos conselheiros municipais de cultura e turismo do município  e da população em geral, sendo um bonito evento cultural. O nome da biblioteca é uma singela homenagem a uma das primeiras professoras que nasceu e trabalhou em Santa Rosa do Sul.
 Localizada na rua Tolentino Ramos de Oliveira (antigo Telecentro), a biblioteca conta inicialmente com um bom acervo livros para todos os públicos, mas a meta é conseguir adquirir mais obras, aumentando cada vez mais o número de livros disponíveis, fomentando ainda mais atividades de incentivo a leitura. Também há uma sala de informática para usar como fonte de pesquisa.
 A grande novidade da nova biblioteca é que terá duas salas, uma para o público geral e outra totalmente voltada ao público infantil, essa sendo decorada coma a temática do Sítio do Picapau Amarelo,  aproveitando o clima e o sucesso do II Festival de Folclore, ficando um ambiente realmente aconchegante. Confirma abaixo um pequeno vídeo mostrando a biblioteca:


 Como não é novidade para ninguém, desde que o blog iniciou as atividades em 2012, venho aqui defendendo a reabertura da biblioteca pública de Santa Rosa do Sul, que estava fechada há anos, depois de mudar de lugar inúmeras vezes, inclusive conversei diversas vezes com a Prefeitura Municipal, insisti com prefeito, secretários de educação e cultura, era um antigo sonho desse humilde autor, que, sem querer me gabar e desmerecer outras pessoas que também lutaram para que esse momento agora tornasse uma realidade, é uma vitória minha, do blog, da prefeitura, dos fãs de livros, enfim, DE TODA POPULAÇÃO DE SANTA ROSA DO SUL e uma lição para todos: QUANDO TODOS QUEREM, SE UNEM EM PROL DE UM BEM COMUM, CONSEGUIMOS ALCANÇAR QUALQUER SONHO.


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

POEMA; AQUILO QUE FAZEMOS E PENSAMOS



Somos aquilo que fazemos e pensamos,
Portanto, sejamos muito atentos em nossos atos,
Antes que seja tarde demais,
Pois dificilmente a vida dá segunda segunda,
Como diz aquele velho ditado:
Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CINE HISTÓRIA: NETO PERDE SUA ALMA (2001)





FICHA TÉCNICA

Título Original: Neto Perde Sua Alma
Duração: 102 min.
Ano: 2001
Diretor: Beto Sousa/ Tabajara Ruas
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Espanhol
Gênero: Aventura/ Épico/ Ação/ Guerra/Drama
Temática: Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

COMENTÁRIO


   Filme muito conhecido especialmente no Rio Grande do Sul, foi inspirado na obra de mesmo nome escrita por Tabajara Ruas, diretor também dessa película, contando a estória de um dos heróis mais conhecidos do sul do Brasil, o general Antônio de Souza Netto, que lutou na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai respectivamente.
 Sendo um filme rodado por pessoas que conhecem a História do Rio Grande do Sul profundamente, os diretores realizam um filme de visual arrebatador, recheado de aventura e exploram com muito realismo e sensibilidade a mitologia guerreira do sul brasileiro, aproveitando ao máximo a atuação impecável de Werner Schünemann como general Netto.
 A questão do orgulho de ser gaúcho e lutar pela liberdade é tema central desse épico, dando para notar nos monólogos que Netto realiza durante o filme todo, inclusive nas sequências que retratam a Revolução Farroupilha, aonde ele fala do orgulho de estar lutando por aquela causa e não se importando se censurariam ele por esse motivo. 
 As cenas de batalhas, tanto na Revolução farroupilha como na Guerra do Paraguai são no mínimo impressionantes, com direito a muita explosões e tiros, bem ao estilo do cinema épico hollywoodiano e europeu, que inspiraram anos depois a minissérie televisa A Casa das Sete Mulheres, que retrata a Revolução Farroupilha de forma aventuresca e romântica, levando inclusive alguns atores desse filme no elenco, inclusive Werner Schünemann.
 A Guerra do Paraguai no filme é retratado como um conflito sem ideal algum, feito apenas pelo Império para tentar demonstrar seu poder no continente, usando da violência sem medidas, deixando os combatentes a merce dos perigos e em hospitais de campanha sujos, infestados de doenças e médicos sem escrúpulos. 
 A  questão dos escravos é apresentada de forma comovente e respeitosa, mostrando os sonhos e decepções dos afro-descendentes numa época aonde a única saída para a liberdade seria lutando com os brancos nas guerras, mas acabam sendo traídos pela ganância dos poderosos.
 Pegando um pouco da mitologia do sul brasileiro e misturando um pouco de elementos greco-romanos e cristãos, o filme tem um tom místico bastante especial, que lembra as antigas epopeias feitas na antiguidade e Idade Média escritas por escritores como Dante Alighieri, Camões e Homero, aonde o real e o fantástico se entrelaçam perfeitamente.
 Grande sucesso do cinema brasileiro, sendo o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado, essa obra épica ganhou recentemente uma continuação chamada Netto e o Domador de Cavalos, aonde conta a origem da famosa lenda do Negrinho do Pastoreio, novamente com Werner Schünemann no papel principal.
 Temática pouco explorada no cinema brasileiro, o heroísmo dos habitantes do sul brasileiro é algo tão extraordinário e exemplar, que muitas vezes é ocultada ou satirizada de forma preconceituosa pela mídia de outros estados. Tá na hora da mídia parar desses regionalismos e mostrar tudo o que o Brasil tem de bom e bonito de norte a sul, apresentando coisas que sejam de "modelo a toda terra", vindo de encontro ao Hino do Rio Grande do Sul.




Um grande abraço, BOM FILME, até a próxima.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

LIVRO: A ILHA DO TESOURO- ROBERT LOUIS STEVENSON



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Grande escritor de romances de terror e aventura, Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um fervoroso ativista político, jornalista e também aventureiro, sendo autores de obras de grande sucesso mundial como O Médico e o Monstro, As Aventuras de David Balfour e O Raptado, todos considerados clássicos da literatura universal.
 Publicado pela primeira vez em 1883, A Ilha do Tesouro é com toda certeza o livro mais conhecido de Stevenson, devido seu texto bastante leve e divertido, além da inúmeras adaptações cinematográficas, teatrais e televisivas, além de ser referenciado de forma direta ou indireta em outras obras literárias e artísticas.
 Ambientado provavelmente no século XVII, o livro conta as aventuras de um garoto bastante curioso  e de um grupo de piratas, onde saem pelos mares, enfrentando outros piratas, tempestades e outros perigos, em busca de uma ilha, onde acreditam que está enterrado tesouros bastante valiosos, tendo um misto de ação, comédia e aventura, bem no estilo da segunda metade do século XIX, mas com personagens tão carismáticos e estórias que chegam até os dias de hoje com muita força, sendo fonte de inspiração para inúmeros autores.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: FOGÃO DE LENHA- CHITÃOZINHO & XORORÓ


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Uma das duplas mais conhecidas da música sertaneja, Chitãozinho & Xororó são destaques por terem vozes afinadas e por uniram em seu repertório música sertaneja de raiz, country music, algumas pitadas de pop e romantismo, estando sempre nas paradas de sucesso desde os anos 70, além de serem referência obrigatória quando se fala em música sertaneja.
 Lançada em 1987 no álbum Meu Disfarce, Fogo de Lenha é um dos grandes hits da dupla, sendo uma das canções mais emotivas da dupla, a letra fala sobre um jovem do interior, que acaba indo para a cidade grande tentar a sorte, só que acaba encontrando decepções, fazendo ele retornar ao interior e matar saudades de sua terra natal, de sua cultura e principalmente de sua família, sendo algo que acontece em muitas famílias brasileiras, mostrando que o essencial para vivermos bem  está mais próximo do que imaginamos. Confiram abaixo um vídeo com a música, prestem atenção na letra:


Grande abraço, até a próxima.

domingo, 23 de agosto de 2015

SRS ESPECIAL: FESTA EM HONRA A SANTA ROSA DO SUL (21/08 A 23/08)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu nesse fim de semana em Santa Rosa do Sul a tradicional festa em honra a padroeira Santa Rosa de Lima e ao Sagrado Coração de Jesus, começando na sexta (21/08) indo até domingo (23/08), atraindo uma multidão,  havendo uma programação festiva e bem variada, com missas especiais, bençãos, procissões e momentos de bastante lazer e confraternização.
 Historicamente, a primeira festa em honra a Santa Rosa de Lima aqui foi realizada no dia 30 de agosto de 1932, quando foi inaugurada a primeira capela na localidade de Três Alfredos, que passou a se chamar Santa Rosa dali em diante. A escolha da padroeira foi feita pelo padre Antônio Luiz Dias, em referência a família Teixeira da Rosa, uma das mais numerosas e influentes famílias que viviam na localidade. Com a passagem do tempo, a festa teve diversas modificações, chegando até o formato que se tem nos dias de hoje, mantendo algumas características tradicionais que iniciaram a há mais de 80 anos atrás.
 Um dos grandes momentos da festa foi sem dúvida a procissão liderada pelo grupo de Motocross Trilheiros da Mata pelas ruas de Santa Rosa do Sul, junto com uma criança vestida de Santa Rosa de Lima, sendo um momento de muita emoção, alegria e de fé, abrilhantado pela Banda Municipal de Araranguá.
 Anteriormente ao dia 21 de agosto, a imagem da padroeira fez a peregrinação em todas as comunidades do município convidando a todos a participar da festa, chegando na noite de sexta na matriz. Durante a peregrinação, houveram momentos de muita emoção, alegria e de demonstrações de fé, reunindo centenas de pessoas.


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.
   

sábado, 22 de agosto de 2015

II FESTIVAL DE FOLCLORE: RESUMO DO TERCEIRO DIA #04



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Depois de três dias de muita diversão, cultura e momentos inesquecíveis, chegou ao fim a segunda edição do Festival de Folclore em Santa Rosa do Sul na última sexta (21/08), sendo um grande sucesso em todos os sentidos, entrando definitivamente para o calendário de eventos culturais do município e também de toda região.
 Sendo um pouco diferente dos outros dias, o público alvo do último dia de evento foi as crianças das séries iniciais, tendo apresentações de danças folclóricas, Boi de Mamão, pequenas peças de teatro e também as divertidas visitações aos stands, onde todos puderam vivenciar as questões culturais e folclóricas do Brasil, do estado de Santa Catarina e de Santa Rosa do Sul.
 A noite, também aconteceram apresentações culturais no palco montado na rua, tendo como destaque apresentações do boi de mamão, Maracatu, Bruxas de Franklin Cascaes, declamação de poesias e Terno de Reis, sendo uma tradição antiga bastante apreciada no município, finalizando a segunda edição do Festival de Folclore.
 Terminando essa cobertura do evento, quero agradecer a todos pelo apoio e por acompanharem as postagens nesses últimos dias, mas também pedir desculpas, foi tudo muito corrido, aguardamos agora ansiosamente pela próxima edição desse evento lindo e divertido, que ganhou a simpatia do povo de Santa Rosa do Sul. Confiram abaixo algumas fotos do evento:







Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!
   

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

II FESTIVAL DE FOLCLORE ESPECIAL: STANDS TEMÁTICOS #03


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Continuando nossa cobertura especial do II Festival de Folclore de Santa Rosa do Sul, além das atrações culturais que encantam a crianças, estudantes e a adultos tanto aquelas realizadas dentro do ginásio ou nas tendas montadas no lado de fora, o qual são os grandes atrativos do evento, os stands temáticos são também bastante visitados, junto é claro do barzinho com lanches e da tendinha feita pela Terceira Idade, onde é distribuídos doces e comidas típicas.
 Feitos pelas escolas e centros de educação infantil do município, os stands temáticos foram feito para serem locais de vivência, onde os visitantes visualizaram os aspectos culturais e folclóricos do Brasil, do estado de Santa Catarina e principalmente de Santa Rosa do Sul, sendo ao mesmo tempo um modo de manter vivo aquilo que os mais antigos cultuavam e conscientizar a importância disso na vida de cada um, sendo uma verdadeira aula de educação patrimonial.
 Dentro dos stands é possível visualizar manifestações culturais como o Boi de Mamão, uma homenagem ao universo do Sitio do Picapau Amarelo e do escritor Monteiro Lobato, as lendas de bruxas descritas pelo estudioso catarinense Franklin Cascaes, as lendas do folclore brasileiro, as brincadeiras antigas, a culinária, pinturas feitas por estudantes e principalmente, a cultura e a História do município de Santa Rosa do Sul, motivo  principal de existir o Festival de Folclore. Confiram abaixo um vídeo mostrando um pouco os stands:


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.


Obs: amanhã será a última postagem da cobertura, NÃO PERCAM  

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

II FESTIVAL DE FOLCLORE ESPECIAL: RESUMO DO SEGUNDO DIA DE FESTIVAL #02


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Iniciando as atividades desde as primeiras horas da manhã, o segundo dia do Festival de Folclore (20/08) foi bastante especial, tendo uma programação vasta até a noite, fazendo alegria de todos, principalmente das crianças e de adultos nostálgicos, que participando das atividades culturais previstas.
 Tanto pela manhã como pela tarde, as atividades se concentraram dentro do ginásio de esportes, onde as escolas do município apresentaram peças, danças e musicais relacionados ao folclore, como o Boi de Mamão, Maracatu e o Sítio do Pica-pau Amarelo, todos feitos ao vivo, depois visitaram os stands temáticos, surpreendendo e emocionando todos aqueles que estavam assistindo.
 A noite aconteceu a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades municipais, abertura dos stands na rua, além de muitas atrações culturais, como danças gauchescas, danças folclóricas e encenações relacionadas ao Sítio do Pica-pau Amarelo, sendo momento de bastante alegria e diversão.
 O grande momento da noite foi sem dúvida a presença do cantor Rubens Daniel, ex-participante do programa The Voice Brasil, cantando com as crianças da Fanfarra Municipal, uma participação mais do que especial, que com toda certeza, vai ficar na memória de quem esteve presente. Assista abaixo ao vídeo com um pequeno trecho da apresentação da Fanfarra e de Rubens Daniel no Festival:
  

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.  

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

II FESTIVAL DE FOLCLORE ESPECIAL: CIRQUINHO DO REVIRADO #01


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Começou ontem em Santa Rosa do Sul (19/08), a segunda edição do Festival de Folclore, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes, estendendo até sexta feira (21/08), tendo muitas atrações, cultura, diversão e alegria, para celebrar o Dia Nacional do Folclore, comemorado dia 22 de agosto, sendo aberto ao público e a entrada é gratuita.
 No primeiro dia de evento, dando inicio a programação do evento a apresentação da peça Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema, do grupo teatral Cirquinho do Revirado (Criciúma), com um espetáculo divertido, bastante colorido e animado, encantado a plateia presente, formada principalmente por alunos das escolas do município, professores e por apaixonados pela cultura, tendo duas apresentações, uma pela manhã e outra no período da tarde.
 Narrada em tom cômico, Colapso no Sistema apresenta como tema principal a questão da boa alimentação, mostrando os problemas que o nosso corpo pode ter com a má alimentação, sendo necessário ter consciência da importante de comer alimentos saudáveis e naturais, sendo essa a mensagem central da peça.    
 Unindo circo e teatro de rua, a peça brinca com os clichês típicos dos romances policiais de Sherlock Holmes e Agatha Christie, usa um humor bastante infantil e leve, além de usar músicas tocadas ao vivo sempre em tom cômico e reflexivo, fazendo o espectador rir e entender facilmente a mensagem. 
 Quero parabenizar ao Cirquinho do Revirado pelo lindo trabalho que fazem, levando cultura ao povo, esperamos que possam voltar muitas vezes em Santa Rosa do Sul, temos a certeza de que começou bem o Festival de Folclore com a apresentação desse grupo maravilhoso e divertido, que encantou a todos, fazem aqueles minutos de apresentação ser bastante recompensadores. Confiram abaixo um vídeo com os melhores da peça:



Grande abraço, até a próxima.  

terça-feira, 18 de agosto de 2015

SRS ESPECIAL: PROGRAMAÇÃO DO II FESTIVAL DE FOLCLORE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Começa hoje em Santa Rosa do Sul (17/08), a segunda edição do Festival de Folclore, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes, estendendo até sexta feira (21/08), tendo muitas atrações, cultura, diversão e alegria, para celebrar o Dia Nacional do Folclore, comemorado dia 22 de agosto, sendo aberto ao público e a entrada é gratuita. Segue abaixo a programação do evento:

Quarta-feira, 19 de Agosto.
09:00 APRESENTAÇÃO DO CIRQUINHO DO REVIRADO
14:30 APRESENTAÇÃO DO CIRQUINHO DO REVIRADO

Quinta-feira, 20 de Agosto.

08:00 ás 11:30 VISITAS GUIADAS NOS STANDS TEMÁTICOS E  APRESENTAÇÕES DAS  ESCOLAS
13:30 ás 17:00 VISITAS GUIADAS NOS STANDS TEMÁTICOS E  APRESENTAÇÕES DAS  ESCOLAS
18:00 RECEPÇÃO DOS VISITANTES
18: 00 ABERTURA DA FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA DO LIVRO
19: 00 CERIMÔNIA DE ABERTURA OFICIAL DO EVENTO COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES
19: 30 APRESENTAÇÕES NO PALCO PRINCIPAL

FANFARRA MUNICIPAL FILHOS DA TERRA

EMÍLIA BONECA GENTE (E.E.B GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS)

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (E.E.B GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS)

GRUPO CRIARTE ESPAÇO DE DANÇA MARUPIARA (ERMO)

CTG DANÇAS E ANDANÇAS  (INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE)

GRUPO CRIARTE ESPAÇO DE DANÇA QUADRILHA TRADICIONAL (ERMO)

Sexta-feira, 21 de Agosto.


08:00 ás 11:30 VISITAS GUIADAS NOS STANDS TEMÁTICOS E  APRESENTAÇÕES DAS  ESCOLAS
13:30 ás 17:00 VISITAS GUIADAS NOS STANDS TEMÁTICOS E  APRESENTAÇÕES DAS  ESCOLAS
18:00 RECEPÇÃO DOS VISITANTES
18: 00 ABERTURA DA FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA DO LIVRO
19:30 MISSA  DA FESTA DA PADROEIRA (IGREJA MATRIZ)
20:30 APRESENTAÇÕES NO PALCO PRINCIPAL

BOI DE MAMÃO NAÇÃO ROSAS DO SUL (E.M.E.B ANA REGIS ARANTES)

AS BRUXAS DE FRANKLIN CASCAES (C.E.I VOVÓ LEONCINA)

DECLAMAÇÃO DE POESIAS SENHOR ANSELMO

TERNO DE REIS
GRUPO DE MARACATU NAÇÃO ROSAS DO SUL  (E.M.E.B ANA REGIS ARANTES)

MINHA PÁTRIA BRASIL- GRUPO DE DANÇAS CEAC (SOMBRIO)


 Como não podia deixar de ser, o Blog do Professor Andrio estará fazendo a cobertura desse grande evento a partir de hoje, com uma postagem diária, mostrando cada ambiente do evento, indo até domingo dia 23 de agosto, confirma a programação do blog:

20/08- APRESENTAÇÃO DO CIRQUINHO DO REVIRADO
21/ 08- ABERTURA OFICIAL E APRESENTAÇÕES NO GINÁSIO
22/ 08- APRESENTAÇÕES CULTURAIS FORA DO GINÁSIO
23/ 08- STANDS E FEIRA DO LIVRO

Quero convidar a todos os fãs do blog e moradores de Santa Rosa do Sul a prestigiarem esse evento maravilhoso, aproveitar ao máximo, convidem sua família e amigos, pois é preciso valorizar a cultura do nosso povo, aqueles que são de fora, convido a acompanharem as postagens diárias do evento e ajudar a compartilhar ou também virem até aqui prestigiarem ao vivo a esse evento o qual já faz parte do calendário de eventos de nosso município.

Grande abraço, BOM EVENTO, até a próxima.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CINE HISTÓRIA: MINIONS (2015)



FICHA TÉCNICA

Título OriginalMinions* 
Duração: 91 min.
Ano: 2015
Diretor:  Pierre Coffin/ Kyle Balda  
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Animação/ Comédia/ Aventura
Temática: História da Humanidade/ Cultura Pop Década de 60 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Seres amarelos milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo. 

COMENTÁRIO 

 Grande sucesso de bilheteria do primeiro semestre de 2015, Minions é um filme que antecedente os eventos apresentados em Meu Malvado Favorito 1 e 2, sendo protagonizado pelos homenzinhos amarelos antes de serem assistentes de Gru, ganhando ainda mais popularidade entre adultos e crianças, entrando de vez para a cultura pop.
  Sem ser  pretensioso e com muito humor, a primeira parte do filme retrata alguns episódios da História da humanidade, tipo a era dos dinossauros, o homem das cavernas, o Egito Antigo, Idade Média e o período napoleônico,  tendo a participação direta dos Minions, que servem aos vilões mais malvados, mas acabam sempre matando graças as suas trapalhadas, fazendo eles percorrem o mundo inteiro nessa busca maluca e divertida.
 Continuando o humor bastante divertido, a segunda parte do filme é ambientada nos Estados Unidos e na Inglaterra no final da década de 1960, bem  em meio a eferverscência cultural daquela época, parodiando os astros do rock, o movimento Hippie, os movimentos sociais e a cultura pop, sendo uma grande homenagem a música, ao comportamento e ao jeito de ser daquela época, sem alterar nomes e seguindo um pouco das fontes historiográficas da época, indo de maneira lúdica.
 Além de ser um filme onde acontecimentos históricos aparecerem do primeiro ao último minuto, as travessuras protagonizadas pelos Minions são hilariantes, é uma atrás da outra, sendo difícil não rir com essas criaturinhas fofas, mas também se emocionar ou encantar com eles, mesmo servindo aos vilões, eles conseguem lutar uns pelos outros, sendo grandes amigos e uma família bastante unida.


Grande abraço, BOA SESSÃO, ATÉ A PRÓXIMA


*Filme ainda em cartaz em alguns cinemas do Brasil.

domingo, 16 de agosto de 2015

LIVRO: UM CAPITÃO DE QUINZE ANOS- JÚLIO VERNE


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Conhecido mundialmente por ser o precursor da ficção científica,  escritor francês Júlio Verne (1828-1905) escreveu romances de aventura que exaltavam os progressos científicos e tecnológicos de sua época, prevendo avanços que aconteceriam posteriormente, como o submarino, máquinas voadores, televisão e viagens pelo espaço, podendo ser sentido sua influência nos escritores até os dias de hoje.
 Publicado originalmente em 1878, Um Capitão de Quinze Anos conta as empolgantes aventuras de um adolescente, que após morrer do capitão do barco onde estava navegando, torna-se capitão, enfrentando diversos perigos e experiências tenebrosas tanto em alto mar como no continente africano, numa desesperada luta pela sobrevivência.
 Ambientado na segunda metade do século XIX, o livro retrata como era a vida dentro de um navio baleeiro e os perigos que os tripulantes passavam, mas também a terrível realidade da escravidão na África, representando cenas onde os próprios africanos escravizando seus próprios conterrâneos, coisa que sabemos a veracidade, além é claro das descobertas científicas da época, sempre em ritmo de muita aventura, bem ao estilo Júlio Verne de narrar estórias.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOA SEMANA, até a próxima! 

sábado, 15 de agosto de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: PÁSSAROS FERIDOS- PADRE ZEZINHO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Grande expoente da música católica do Brasil, o Padre Zezinho é um fenômeno musical que continua presente até hoje, iniciou a cantar na década de 1960, fazendo canções que são ao mesmo tempo religiosas, falam da vida das pessoas do interior e até críticas aos problemas sociais presentes em nosso país, tornando-se extremamente popular até mesmo ao público evangélico, é raro não ir a uma missa ou celebração que não tenha ao menso uma música do Padre Zezinho na litúrgica.
 Lançada em 1985, Pássaros Feridos faz parte do álbum Graça e Paz, é uma linda canção que fala sobre a pobreza no país, uma crítica social bastante forte, mas também um pedido a juventude para ajudar a mudar essa situação, a qual, mesmo trinta anos depois, continua a acontecer, tornando a letra ainda atual. Confiram abaixo um vídeo com essa canção, prestem a atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

RETRÔ: OS TRAPALHÕES



Olá caros amigos, tudo bem com vocês?


 Quem lembra da turma na foto acima? É com toda certeza um dos grupos humorísticos mais famosos do Brasil, conquistando uma verdadeira legião de fãs durante quase três décadas na televisão, lançaram inúmeros filmes de sucesso nacional,  discos e outros produtos, sendo um humor simples, quase infantil e de grande qualidade artística, ultrapassando a barreira do tempo e muito lembrado até os dias de hoje, estou falando logicamente dos Trapalhões.
 Mesmo o grande boom do sucesso da trupe acontecer a partir da década de 1970, a trajetória do grupo iniciou na década de 1960, sendo formado apenas por Renato Aragão (Didi) e Dedé Santana junto com outros humoristas, passaram por diversas emissoras como a TV Tupi, Excelsior e Record, tendo inúmeras formações, até a chegada de Mussum e Zacarias, que formaria o quarteto clássico, chegando em 1977 na Rede Globo, estrelando um programa próprio, o qual seria um tremendo sucesso.
 Durando por trinta anos de exibição na televisão, Os Trapalhões conseguiram sobreviver as mudanças políticas, comportamentais e culturais que o Brasil passou no período  em que estava no ar, sempre fazendo piada de tudo, sem nenhuma apelação, sempre com muita originalidade e carisma, qualidade que foi mantida até os últimos programas gravados com o nome de Trapalhões.
 Mesmo com todo o sucesso, o grupo teve duas grandes perdas: as mortes de Zacarias em 1990 e de Mussum em 1994, acabaram reduzir as atividades do grupo na primeira metade da década de 1990, continuando somente com Didi e Dedé até 1997, quando definitivamente foi extinto o programa, havendo apenas reprises dos antigos programas.
 Como é de costume quando se faz um sucesso imenso, a televisão foi pouco para os Trapalhões, foram protagonistas de 41 filmes, produzidos entre 1965 até 1999, todos grandes campeões de bilheteria em todo o Brasil, estando até hoje em lista de grandes sucessos do cinema nacional, sendo os mais conhecidos  Os Saltimbancos Trapalhões, Os Trapalhões e o Mágico de Oroz, Os Trapalhões na Terra dos Monstros, Os Trapalhões e a Arvore da Juventude e A Princesa Xuxa e Os Trapalhões.  
  Graças também ao grande talento musical, a trupe lançou uma discografia bastante longa de 1974 até 1996, sempre com músicas divertidas e cheios de mensagens positivas para crianças. Além de discos e filmes, Os Trapalhões foram protagonistas de gibis, de brindes de refrigerante, salgadinhos e muitos outros, tornando o grupo ainda mais famoso. Para matar a saudade dessa turma, um vídeo com várias momentos do grupo, confiram:


Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SRS ESPECIAL: FESTIVAL DE FOLCLORE 2014 (RETROSPECTIVA)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Aconteceu em agosto de 2014 (22/08) no Ginásio Municipal de Esportes de Santa Rosa do Sul a primeira edição do Festival de Folclore, evento organizado pelas escolas do município, entidades e Prefeitura Municipal, em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, atraindo uma multidão animada e dos mais variadas faixas etárias, tanto no período da manhã como na tarde.
 O evento contou com uma belíssima decoração, lembrando as origens do nosso município, além de ter stands (organizado por escolas e entidades municipais) mostrando de forma interativa diversos aspectos do folclore brasileiro, catarinense e sul santarosense, inclusive com homenagem ao universo criado pelo escritor Monteiro Lobato, ao pintor Cândido Portinari, e a gastronomia colonial, organizado pela Terceira Idade, sendo esse um dos mais visitados de todo o evento, que também foi responsável por fazer oficinas de contação de estória e música, interagindo com as crianças de forma divertida.
 Para deixar a festa ainda mais bonita, aconteceram  também apresentações de danças folclóricas, como a do Boi de Mamão que divertiu adultos e crianças com toda sua energia nostálgica, além de danças de cantigas de rodas (tradição bastante popular no Brasil), danças homenageando o Sítio do Pica-pau Amarelo e exaltando as brincadeiras infantis de antigamente, encantando o público presente e levando a seguinte mensagem a todos: devemos preservar nossas tradições e incentivar a todos que estão ao nosso redor, do mais novo ao mais velho de que cultura é vida e faz bem ao corpo e a mente.
 Quero parabenizar a todos que organizaram esse belíssimo evento no dia de hoje, ficou simplesmente lindo demais, com toda certeza muita gente voltou a ser criança por algumas horas, torço para que iniciativas lindas como essa repitam mais e mais vezes em Santa Rosa do Sul, pois cultura é algo natural do ser humano e vale a pena trabalhar para que as nossas tradições continuem sendo preservadas. Abaixo confirma um vídeo bem bacana sobre o evento:

   

 Em 2015,  a segunda edição do Festival de Folclore em Santa Rosa do Sul acontecerá entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, tendo inúmeras atividades em três dias de muita cultura, diversão e conhecimento, o Blog do Professor Andrio estará fazendo a cobertura,  a partir de quarta (19/08) com postagens diárias  até domingo (23/08), NÃO PERCAM.

 Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, VIVA O FOLCLORE, até a próxima.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

VÍDEO: HIROSHIMA , UM TRIBUTO PELA PAZ (2009)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Feito em 2009 pela ANDRIOFILMES, esse vídeo retrata um pouco da História do dia 06 de agosto de 1945, quando a cidade de Hiroshima foi arrasada por uma bomba atômica, no fim da Segunda Guerra Mundial, mostrando o horror da capacidade humanidade, além de ser um tributo pela paz mundial, usando de textos e poemas. Que esse vídeo sirva para todos a importância da paz em nossa sociedade, um grande abraço, uma boa semana, até a próxima.



Grande abraço, até a próxima.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

CINE HISTÓRIA: O PIANISTA (2002)




FICHA TÉCNICA

Título Original The Pianist
Duração: 148 min.
Ano: 2002
Diretor: Roman Polanski
País:  Inglaterra/Polônia/França
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Guerra/ Drama/Épico/ Aventura
Temática: Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: adoro Cinema)

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

COMENTÁRIO


     Superprodução do cinema europeu foi baseado no livro homônimo e autobiográfico escrito por Wladyslaw Szpilman (1911-2000), famoso pianista polonês de origem judaica, contando suas experiências de vida durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
     Szpilman, interpretado magistralmente por Adrien Brody, passou todo o período da Segunda Guerra sozinho, sem poder confiar em ninguém, escondido em prédios abandonados, após ter sua família morta pelos nazistas, passa por diversas dificuldades, tendo apenas a vontade de viver e o amor pela música, como motivos para sobreviver.
   De forma sensível e comovente, o filme retrata os feitos da famosa política criada por Adolf Hitler, a chamada Solução Final, que nada mais era, exterminar todos os adversários do regime nazista, inclusive os judeus, acusados pelo povo alemão de serem os responsáveis pela humilhante derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), resultando em um massacre de grandes proporções, conhecido como Holocausto.
 Além da belíssima mensagem mensagem de vida e da fotografia arrebatadora, O Pianista tem uma trilha sonora emocionante, compostas por grandes clássicos de compositores mundialmente conhecidos como Beethoven, Bach, e é claro, Chopin, compositor favorito de Szpilman. Outro elemento é o tom documental o qual Polanski usou no filme, sendo que ele também uma vítima do Holocausto, quando era apenas uma criança, tornando o filme quase auto-biográfico.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Um grande abraço a todos, um bom fim de semana, bom filme, até a próxima.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

LIVRO: A DIVINA COMÉDIA DANTE ALIGHIERI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Obra prima da literatura mundial escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), A Divina Comédia resume em forma de versos todo pensamento religioso, filosófico e cultural da Idade Média, encantando leitores há mais de 800 anos.
  Dante foi um dos escritores mais geniais do período medieval, sendo o percursor do uso da língua nativa (no seu caso, o italiano) em obras literárias, contrapondo o uso do latim como se faziam vários escritores europeus de sua época. Também foi um grande filosofo, devido suas convicções políticas, foi exilado por quase sua vida inteira de Florença, sua cidade natal.
  Feito em forma de um grandioso poema épico, A Divina Comédia apresenta a sua trajetória pelo mundo dos mortos, passando pelo Inferno, Purgatório até o Paraíso, onde encontra sua amada Beatriz, paixão platônica do poeta na época de sua adolescência. Nessa jornada, é acompanhado por poeta Virgílio, maior poeta da Roma Antiga, autor do poema Eneida.
  De forma teológica, Dante apresenta no poema, de acordo com a mentalidade medieval, que a conduta do homem na terra influência muito naquilo que ele passará após a morte. Ou seja, se ele for mal, ele irá se castigado conforme seus vícios de forma eterna e horrenda (Inferno), caso se arrependa em vida passará por uma especie de purificação (Purgatório), mas se viveu uma vida fazendo atos bondosos, irá ter a recompensa eterna (Paraíso).
  Além disso, Dante usou seu poema para criticar os maus costumes de sua terra e também a pessoas malfeitoras e viciosas, colocando-as nos piores lugares possíveis do Inferno. Há muitas referências geográficas, históricas e culturais de diversos lugares conhecidos naquela época, tornando essa obra um verdadeiro manual sobre o mundo medieval. Também acontecimentos de sua vida são retratadas de forma poética e lírica, dando significado emocionante ao poema.
 Devido a todos esses elementos atemporais, A Divina Comédia é uma obra que influenciou e continua influenciando escritores, teólogos, filósofos, pintores, escultores, músicos, artistas de diversas manifestações artísticas, cientistas de diversas áreas da ciência, até jogos de vídeo game e filmes.
Em 1911, o diretor italiano Giuseppe de Liguoro realizou um filme mudo grandioso chamado L'Inferno, baseado na Divina Comédia, recheado de efeitos visuais maravilhosos para a época, que retrata especialmente a saga de Dante e Virgílio pelo Inferno.
Mais recentemente, a temática da Divina Comédia retorna a público com força máxima devido ao lançamento do jogo de vídeo game Dante Inferno, que traz o universo da obra para uma linguagem moderna, com bastante ação, terror, aventura e violência extremada, sem deixar de lado a mensagem principal da obra, chegando ter até um filme de animação baseado no game.
  Como foi apresentado aqui, a Divina Comédia é um clássico da literatura mundial, que retrata costumes antigos, mas que estão ainda presente em diversos locais em todo mundo, tornando a obra muito atual, além de retratar uma busca que todos seres humanos passam: a busca do amor, sendo capaz de fazer as pessoas irem até o fim do mundo atrás da pessoa amada. Um livro para ser lido  e relido diversas vezes em nossa vida.

Grande abraço, BOA LEITURA, ATÉ A PRÓXIMA!

domingo, 9 de agosto de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: DOM QUIXOTE- ENGENHEIROS DO HAWAII


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Surgida em Porto Alegre em 1984, Engenheiros do Hawaii é uma banda de Rock que ganhou enorme popularidade por suas letras inteligentes e críticas, hits radiofônicos e a presença inconfundível de Humberto Gessinger, único integrante que sobreviveu a todas as mudanças de formação e é considerado a alma e voz da banda. 
 Lançada em 2003, faixa do álbum Dançando no Campo Minado, Dom Quixote é uma canção baseada no livro homônimo escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, o qual conta a estória de um fidalgo viciado em romances de cavalaria, pensa ser um cavaleiro, e acaba partindo para uma jornada, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança, vivem loucas aventuras, as quais satirizam impiedosamente o mundo medieval, apresentando dois lados da mente humana: o sonho e a realidade.
 Pegando a essência da obra de Cervantes, a canção situa o personagem nos dias de hoje, havendo uma forte crítica político-social, especialmente sobre a desilusão em relação a sociedade atual. Acima está a belíssima versão da canção feita para o Acústico MTV, lançado em 2004, tendo presença de uma orquestra de música clássica, deixando a música realmente mais bonita e emocionante.


Um grande abraço, até a próxima, uma excelente semana a todos.  

sábado, 8 de agosto de 2015

POEMA: HOMENAGEM AOS PAIS


Pai é um herói sem capa, com superpoderes,
Não é daqueles do gibi, cinema ou  televisão,
Tem o poder de nos dar amor,
Proteger-nos de todo o perigo,
Nos guiar pelo caminho da paz,
Confortar quando estamos no chão caídos,
Apoiar em nossas decisões ou quando precisamos,
Ser pai é um dom divino,
Temos que agradecer aos céus por eles existirem,
Pai, você é importante, sem você não existiríamos,
FELIZ DIA DOS PAIS.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Essa foi uma singela homenagem do blog ao dia dos pais, inclusive ao seu José Reinaldo, meu paizão, um grande abraço a todos, boa semana, tudo de bom, até a próxima.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

POEMA: MUNDO MELHOR


Irmãos de todo planeta,
Devemos no unir e ser um só,
Ajudem aqueles que mais sofrem,
Chega de guerras, maldades e corrupção.

Façamos somente boas ações,
Pensando sempre na coletividade,
Construindo uma sociedade mais justa,
Preparando um mundo lindo para nossos irmãozinhos que nascem agora.

Devemos nos amar uns aos outros,
Respeitar as diferenças do nosso próximo,
Espalhar mensagens positivas e animadoras.

Amigos, a hora é agora,
Vamos transformar a terra em um paraíso,
Onde reine igualdade, alegria, justiça e paz.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

POEMA: VERSOS ALEGRES


Rir é o melhor remédio,
A alegria faz bem a saúde,
Importa é ser feliz,
Estar de bem com a vida,
Sorria sempre,
Contagie a todos com bom astral,
Não precisa de auto-ajuda,
Viva todos os seus dias com alegria,
Que os problemas somem num instante,
Seja feliz e ponto final.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A MÚSICA E A HISTÓRIA: TENTE OUTRA VEZ- RAUL SEIXAS


Olá caro leitores, tudo bem com vocês?

 Maior expoente do Rock nacional nos anos 70, Raul Seixas dispensa qualquer apresentação, todas suas músicas são verdadeiros clássicos da MPB, além de ter toda uma mística e irreverência bem original em suas letras, tornando-o em um mito da cultura brasileira.
 Lançada em 1975, Tente Outra Vez faz parte do álbum Novo Aeon, é um grande hit do Maluco Beleza, é uma letra bastante otimista, fala sobre persistir na luta pelos nossos sonhos, que podemos sim fazer toda a diferença, basta nós querermos e ir a luta. Confiram abaixo um vídeo com essa linda canção, prestem atenção na letra:

  

Grande abraço, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

CINE HISTÓRIA: CAVALO DE GUERRA (2011)




FICHA TÉCNICA

Título Original: War Horse
Duração: 145 min.
Ano: 2011
Diretor: Steven Spielberg
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Guerra/ Drama
Temática: Primeira Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Cineclick)

 O filme mostra a história de amizade entre um cavalo chamado Joey e o jovem Albert (Jeremy Irvine), que o domestica e o treina, na Inglaterra. Quando Joey é vendido à cavalaria e mandado para o combate durante a Primeira Guerra Mundial, eles são forçados a se separar e Albert inicia sua jornada em busca do amigo, na França, inspirando a vida de todos que encontra em seu caminho. 


COMENTÁRIO

  Mais um filme emocionante dirigido por Steven Spielberg, baseado no livro infantil escrito por Michael Morpurgo, traz novamente de maneira espetacular e diferente um tema esquecido por décadas nas telas de cinema: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), também conhecida como a Grande Guerra ou a Guerra das Trincheiras.
  Apresentando a amizade entre um adolescente e um cavalo, Spielberg retrata de forma épica e sensível os horrores das trincheiras da Primeira Guerra, mostrando todo sofrimento dos combatentes, os perigos enfrentando por eles, o medo de morrer, a vontade de voltarem vivos para a casa e o respeito deles pelos animais, especialmente os cavalos. Uma das coisas que chamam a atenção no filme é a não presença de vilões, mesmo mostrando a luta entre ingleses e alemães, talvez o maior vilão dessa obra seja a própria guerra.
  A belíssima fotografia do filme feita pelo diretor de fotografia Janusz Kaminski, antigo colaborador de Spielberg, é simplesmente espetacular, parecendo que deu vida e cor a antigas fotos do conflito, juntando um pouco de computação gráfica na medida certa com cenários reais, dando mais emoção ainda a obra que é recheada de paisagens exuberantes.
  Talvez o tema maior do filme seja o respeito do ser humano pelos animais, que faz coisas inacreditáveis, como por exemplo de homens desafiarem a vida no campo de batalha e inimigos cessarem uma batalha, serem amigos e ajudarem uns aos outros em nome do carinho pelos cavalos, amizade é algo que nunca sai de moda, mesmo em tempos de guerra. Confiram abaixo o filme na integra:



Um grande abraço, um bom fim de semana, até a próxima.  

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

LIVRO: O MÁGICO DE OZ- L. FRANK BAUM


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Grande escritor da literatura infantil estadunidense, L. Frank Baum(1865-1919) foi adepto a uma nova forma de escrever livros para crianças, sem usar lições de morais, sem abusar de inocência delas, sem utilizar violência ou conotações sexuais, usando personagens criativos e divertidos, no intuito de entreter as crianças e motivando elas a despertarem a criatividade.
 Publicado pela primeira vez em 1900, O Mágico de Oz é a obra-prima de L. Frank Baum, considerado o maior clássico da literatura infantil de todos tempos, que formou uma série de quatorze livros, todos eles com grande sucesso e foi adaptado inúmeras vezes para o cinema, televisão e teatro, ganhando maior notoriedade.
 Ambientado no estado do Kansas (Estados Unidos) do começo do século passado, o livro conta as divertidas aventuras de uma menina chamada de Dorothy e seu cãozinho Toto, que depois de serem engolidos por um ciclone (tornado), acabam caindo em uma terra mágica chamada de Oz, onde encontram bruxas, anões divertidos, seres míticos, iniciando em busca do grande mágico de Oz, o único que pode levar a menina e seu cãozinho de volta para sua terra natal, contando com a ajuda de um leão, um homem de lata e um espantalho.
 Usando de diversos símbolos, Mágico de Oz fala de temas bastante infantis sem abusar da inteligência das crianças, como a amizade, a solidão, a coragem diante das grandes dificuldades, o valor dos sentimentos, a solidariedade e a imaginação, tudo com um ritmo bastante engraçado, cheio de passagens inesquecíveis, tornando o livro inesquecível e de leitura obrigatória.


Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 

domingo, 2 de agosto de 2015

SRS ESPECIAL: 4ª TRILHA DA MATA (02/08/2015)


Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 Aconteceu no último domingo, dia 02 de agosto em Santa Rosa do Sul, mais uma edição da Trilha da Mata, agitando a cidade em um belo domingo de sol e calor, completando quatro anos de sucesso, atraindo uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade, fazendo parte do nosso calendário anual de eventos.
 Organizado pelos Trilheiros da Mata, grupo de motocross formado por moradores daqui de Santa Rosa do Sul, o evento contou com a participação de centenas de motoqueiros de várias partes do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que fizeram trilhas pelas principais estradas do interior de Santa Rosa do Sul, atraindo uma multidão gigantesca de apaixonados por motos e por adrenalina.
  A largada da trilha, como já é tradição, acontece na praça Frei Raimundo Simonetto, centro de Santa Rosa do Sul, onde recebem as instruções, montam o equipamento, fazem suas orações, para partir para as estradas do interior, onde fazem as trilhas, unindo esporte radical com ecoturismo e entretenimento, além de ser um momento de confraternização entre os apaixonados por motos e esportes radicais.
  Quero parabenizar a toda organização todo evento, estava maravilhoso e bastante divertido, mandar uma abraço a toda galera que participou da trilha, eventos como esse tem que ser valorizado, pois além de ser uma prática esportiva saudável, a Trilha da Mata traz muita gente ao município e gera renda, portanto apoie e incentive práticas esportivas a todas as pessoas. Assistam abaixo um pequeno vídeo, feito por mim mesmo, de forma amadora, mostrando a largada da quarta edição da Trilha da Mata:



Um grande abraço, boa semana, tudo de bom. 

sábado, 1 de agosto de 2015

RETRO: TEX



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Você conhece o cowboy da figura acima? Ele é considerado um dos personagens de histórias em quadrinhos do gênero faroeste mais conhecidos no mundo inteiro, tendo gibis sendo publicados até nos dias de hoje, sempre lembrado por suas aventuras eletrizantes, estou falando logicamente de Tex Willer, o Texas Ranger mais famoso do Velho Oeste.
Criado em 1948 pelos cartunistas italianos Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, inspirados logicamente na literatura e cinema de faroeste, criaram um personagem inesquecível, defensor da justiça, habilidoso tanto com armas de fogo e na luta corporal, inteligente, bem humorado, cavaleiro, otimista e protetor dos injustiçados, sempre enfrentando criminosos por todo o Velho Oeste dos Estados Unidos, sempre tendo ajuda de seu fiel companheiro, Kit Carson, mas também recebe ajuda dos Texas Rangers, de povos indígenas e de outras pessoas.
 Ambientado nos Estados Unidos da segunda metade do século XIX, os gibis de Tex são recheadas de acontecimentos históricos reais como a marcha para o Oeste, a dizimação dos povos indígenas, a Guerra Civil Americana, o fim da escravidão, a proliferação da criminalidade, o início da industrialização, o surgimento das grandes cidades americanas, os conflitos com o México, os costumes dos índios, a vida de vaqueiro e agricultor, o comportamento do exército, além da própria figura dos Texas Rangers daquele tempo, são temas bastante comuns nos gibis.
 Sendo feita com muitas informações históricas bastante precisas, as aventuras de Tex são recheadas de grandes momentos de ação, comédia e dramaticidade, como é um bom filme de faroeste, que alais, somente uma única vez as aventuras de Tex foi adaptada para o cinema, em 1985, com atuação do inesquecível Guiliano Gemma no clássico Tex e o Senhor do Abismo, que felizmente foi lançado no brasil em VHS e encontra-se com facilidade no Youtube tanto dublado como legendado, para a alegrai dos fãs, que sempre aguardam novidade desse personagem inesquecível e que estará sempre presente no coração de quem gosta de gibis.


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.