terça-feira, 11 de agosto de 2015

CINE HISTÓRIA: O PIANISTA (2002)




FICHA TÉCNICA

Título Original The Pianist
Duração: 148 min.
Ano: 2002
Diretor: Roman Polanski
País:  Inglaterra/Polônia/França
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Guerra/ Drama/Épico/ Aventura
Temática: Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: adoro Cinema)

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

COMENTÁRIO


     Superprodução do cinema europeu foi baseado no livro homônimo e autobiográfico escrito por Wladyslaw Szpilman (1911-2000), famoso pianista polonês de origem judaica, contando suas experiências de vida durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
     Szpilman, interpretado magistralmente por Adrien Brody, passou todo o período da Segunda Guerra sozinho, sem poder confiar em ninguém, escondido em prédios abandonados, após ter sua família morta pelos nazistas, passa por diversas dificuldades, tendo apenas a vontade de viver e o amor pela música, como motivos para sobreviver.
   De forma sensível e comovente, o filme retrata os feitos da famosa política criada por Adolf Hitler, a chamada Solução Final, que nada mais era, exterminar todos os adversários do regime nazista, inclusive os judeus, acusados pelo povo alemão de serem os responsáveis pela humilhante derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), resultando em um massacre de grandes proporções, conhecido como Holocausto.
 Além da belíssima mensagem mensagem de vida e da fotografia arrebatadora, O Pianista tem uma trilha sonora emocionante, compostas por grandes clássicos de compositores mundialmente conhecidos como Beethoven, Bach, e é claro, Chopin, compositor favorito de Szpilman. Outro elemento é o tom documental o qual Polanski usou no filme, sendo que ele também uma vítima do Holocausto, quando era apenas uma criança, tornando o filme quase auto-biográfico.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Um grande abraço a todos, um bom fim de semana, bom filme, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário