domingo, 31 de janeiro de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: BOATE KISS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Três anos depois, sinto uma enorme tristeza com o que aconteceu na cidade de Santa Maria, no estado de Rio Grande do Sul, naquele dia 27 de janeiro de 2013, será um dia que jamais esquecerei, foi difícil não conter as lágrimas ao ver na televisão imagens do terrível incêndio na boate Kiss, onde centenas de jovens perderam a vida de forma trágica e outras centenas de outros ficaram feridos.
 Eu sendo jovem, me solidarizei com os familiares e amigos das vítimas, não é nada fácil ter vivenciado momentos aterrorizantes, inclusive os sobreviventes, que até hoje precisam de tratamento médico e psicológico, sei que palavras ou indenizações milionárias não irão trazer ninguém de volta e a amenizar o sofrimento, mas o apoio de cada um de nós, nossas orações, homenagens sinceras as pessoas que perderam entes queridos nessa tragédia sirvam uma motivação para continuaram a vida em frente.
 Infelizmente, existem dias ruins, o dia 27 de janeiro de 2013 é um desses dias que mexem com a gente, mesmo não tendo parentesco algum com as vítimas, sofremos e choramos juntos, como se aquelas pessoas fossem da nossa família, é difícil não ficar sensibilizado com esse acontecimento que com certeza será lembrado para sempre na História do Brasil, três anos se passaram, as famílias das vítimas e do sobreviventes continuam a lutar pelos seus direitos, mesmo com a demora da Justiça brasileira, acredito que todos ganharam aquilo que eles tem direito, podem certeza, esse dia vai chegar mais cedo ou mais tarde.
 Quero dedicar essa postagem a todas as vítimas dessa tragédia, mandar um grande abraço a todos familiares, amigos, minhas sinceras condolências, a aos sobreviventes, peço a Deus que os conforte e também que as autoridades tomem as medidas necessárias, para que os responsáveis pelo ocorrido sejam devidamente punidos, torço para tragédias como essas jamais repitam, esse informativo é para sensibilizar e pedir que a Justiça seja feita da forma mais breve possível, não para chocar ou para causar sensacionalismo. Para encerrar, um vídeo homenageando as vítimas dessa lamentável tragédia:


Grande abraço, LUZ E PAZ PARA TODOS, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA! 

sábado, 30 de janeiro de 2016

PROGRAMA CORREIO CULTURAL: JANEIRO (PRIMEIRO DE 2016)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Mais de um mês depois da apresentação do especial de Natal e de férias, na última sexta feira (29/01/2016) foi ao ar na rádio 979 FM Cidade Sul mais uma edição do Correio Cultural, programa apresentado por mim, sendo o primeiro apresentado esse ano, abrindo a temporada 2016. Confira o programa sem cortes no link abaixo: 


Nessa edição do programa, contamos com uma grande novidade, que com toda certeza vai agitar essa temporada: divulgação de artistas locais, no intuito de mostrar o trabalho deles no rádio, começando com a banda sul santarosense Cassandra 23. Cada programa, será uma banda, onde falaremos um pouco da História dela, os integrantes, estilo musical e divulgaremos uma música feita pela banda, pode ser música própria ou cover, sendo uma homenagem a quem contribui com a cultura musical na região, não importando rótulos. Outros temas trabalhados nessa edição

Feriado de Emancipação Política de Santa Rosa do Sul
Posse dos Conselheiros Tutelares de Santa Rosa do Sul
Festa da Figueirinha, Amostra Cultural, Concurso Gata/Gatinha e Opala Beach Em Balneário Gaivota
Músicas: Casinha Branca- Gilson e Dom Quixote- Engenheiros do Hawaii
Filme: Minions
Livro: O Menino do Pijama Listrado-  John Boyne
Vida do Frei Raimundo Simonetto
Homenagem a José Aquino Isoppo
As Etnias que formam a identidade de Santa Rosa do Sul

 Para finalizar,  seja quem ouviu ao vivo ou pela internet, quero agradecer de coração a todos, meu programa é feito com muito carinho e dedicação. Como todos sabem, não sou profissional, estou me esforçando ao máximo nesse projeto, vejo que está dando ótimos frutos e que a cultura tem vez no mundo do rádio, dia 26 de fevereiro teremos mais uma edição do programa, quem quiser sugerir algum tema cultural, pode me chamar inbox pelo Facebook, acessar a página https://www.facebook.com/correioculturalandrio/, comentando nessa postagem daqui do blog ou  pelo mail andriocardosopereira@hotmail.com que irei anotar com todo carinho. Sobre a divulgação das bandas e artistas locais no programa, inicialmente será apenas uma por programa, mande a música, nome dos componentes e um pequeno histórico da banda através dos contatos citados acima. Apoiadores culturais, basta entrar em contato comigo, no momento preciso de patrocínios para manter esse projeto no ar.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SRS ESPECIAL: GRUPO DE CAPOEIRA GRILHÕES DA LIBERDADE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Estando presente em terras brasileiras há quase 500 anos, os africanos contribuíram de forma consistente na formação da identidade cultural do Brasil, seja no linguajar, a gastronomia, religiosidade, artes plásticas, artesanato, vestimentas  e nas manifestações folclóricas, que conseguiu chegar viva aos dias de hoje, enfrentou os horrores da escravidão e continua a enfrentar o preconceito racial existente em nosso país. 
 Em Santa Rosa do Sul,  existem muitos relatos de moradores antigos sobre a existência de uma comunidade afro-descendentes bastante ativa no munícipio, inclusive reunindo-se anualmente na Festa de Nossa Senhora do Rosário, quando acontecia o famoso Baile dos Morenos, onde era frequentado somente por afrodescendentes, marcando toda uma época, que infelizmente hoje não existe mais, além de acontecer um processo de miscigenação cultural no decorrer da passagem do tempo, esse tema pretendo em breve fazer um informativo sobre esse tema. Atualmente, a cultura afro-brasileira está presente em Santa Rosa do Sul através dos grupos do Grupo Rosas do Sul da comunidade de Peroba, que está inspirando o surgimento de outros projetos dentro das escolas municipais que valorizem a cultura afro, como o Projeto Afro: Brasil de muitas cores, que no dia 20 de novembro de 2015, realizou duas lindas exposições relacionadas ao tema, uma na Prefeitura Municipal e outra no Sicoob, sendo uma grande sucesso. Outro grande representante da cultura afro brasileira em Santa Rosa do Sul é o grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade.
 Presente em Santa Rosa do Sul por quase uma década, o Grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade vem fazendo um lindo trabalho sócio-cultural junto ao CRAS, com as crianças e adolescentes carentes de nosso munícipio através do trabalho do Mestre Corisco, motivando eles a praticar esportes e a não irem para o perigoso caminho do crime e das drogas através da Capoeira, manifestação esportiva e folclórica de origem africana, que une dança, canto e artes marciais, a qual foi tombada recentemente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e do Brasil.
 Anualmente, principalmente próximo ao Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro,  o Batizado de Capoeira, cerimônia solene onde os alunos recebem sua primeira corda e os demais passam  para graduações superiores, consistindo em uma roda, onde os alunos jogam com os mestres, eles só são considerados batizados a hora que for derrubado carinhosamente no chão pelo mestre com que está jogando com ele, sendo momento de emoção e muita alegria, sempre tendo a presença de capoeiristas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul numa celebração de amor a cultura e a Capoeira.
 Além desse evento, os Grilhões da Liberdade também participam de inúmeros eventos culturais que acontecem no calendário cultural de Santa Rosa do Sul, sempre trazendo a História de resistência do povo afro com seus cantos e malabarismo, encantando a todos com seu ritmo contagiante. Para finalizar, quero parabenizar ao Mestre Corisco e a todo pessoal do CRAS por esse belo trabalho, que é importante para motivar crianças e adolescentes a terem uma vida melhor através da cultura e trazer de volta uma herança cultural tão importante como foi  afro para o Brasil e para Santa Rosa do Sul, digno de aplausos e torço para ver uma infinidades de apresentações dos Grilhões da Liberdade por muitos e muitos anos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA ATÉ A PRÓXIMA!  

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA- WILLIAN SHAKESPEARE



Olá caros leitores, tudo bem com você?

Um dos maiores dramaturgos da História da literatura universal, Willian Shakespeare (1564-1616) dispensa qualquer apresentação, suas peças são encenadas até os dias de hoje, tendo diversas adaptações em livros, televisão, cinema e no teatro, como Romeu e Julieta, Macbeth, Rei Lear, Sonho de uma Noite de Verão e tantas outras, consideradas clássicos e de leitura obrigatória nas universidades de todo o mundo.
 Publicado pela primeira vez em 1603, narra a trágica estória de Otelo, um general mouro (habitante do norte da áfrica e praticante do Islã) de bastante prestígio na República de Veneza, que para viver um grande amor, é obrigado a enfrentar a fúria de seus inimigos, a violenta guerra contra os turcos e as intrigas palacianas, numa trama cheia de dilemas filosóficos, traição, aventura e romance, bem ao estilo shakespeariano.
 Ambientado na República de Veneza do século XVI, a obra retrata as já famosas intrigas palacianas bem típicas da época, a guerra dos venezianos contra a invasão turca, a luta dos estrangeiros para conseguir serem bem sucedidos numa sociedade preconceituosa e racista, além da eterna luta entre o bem e o mal são temas dessa obra atemporal, um clássico absoluto da dramaturgia universal.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!
  

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SUL DO BRASIL ESPECIAL: AMOSTRA CULTURAL, BALNEÁRIO GAIVOTA SC (23/01/2016)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nessa última semana, o munícipio de Balneário Gaivota teve uma programação cultural bastante intensa, além da famosa Festa da Figueirinha que aconteceu na última quarta feira (20/01), o fim de semana também foi bem agitado, graças ao emocionante concurso Gata e Gatinha Gaivota 2016 que aconteceu na noite de sábado (23/01), trazendo uma grande multidão, e no domingo (24/01) foi a vez do Opala Beach, maior encontro de fãs de carros antigos da região, principalmente o clássico e querido Opala.
 No meio dessa agitação toda, aconteceu na manhã e tarde de sábado na avenida Beira Mar um evento bastante importante e especial, o qual chamou a atenção de quem caminhava ou passava pelo local, a Amostra Cultural, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota, Secretária Municipal de Educação, Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e a Biblioteca pública Municipal Paulo Freire.
 Mostrando um pouco da potencialidade cultural do munícipio, essa amostra focou bastante na questão artesanal do munícipio, com a confecção de lindos tapetes com estampas de personagens de desenhos animados, clubes de futebol e outras estampas, as quais podiam ser compradas por preços bastante acessíveis.
 Também teve exposição muito especial, o qual unia moda, coleção de brinquedos e artesanato, a de bonecas vestidas com roupas luxuosas, principalmente da coleção Barbie, tudo feito de forma artesanal, sendo uma mais encantadora do que a outra, lembrando muito aquelas coleções expostas em museus ao redor do mundo, algo realmente de muito bom gosto e elegância, causando admiração e nostalgia em quem visitava o stand.
 Além dessas exposições,  o evento contou com uma amostra da Biblioteca Pública Municipal Paulo Freire, para divulgar um pouco do acervo que o espaço tem disponível e convidar as pessoas para frequentar mais o espaço, tendo a presença de escritores gaivotenses e sombrienses Antônio Natálio Vignale, Américo de Souza, Lúcia Pereira e Alfredo Lopes, que divulgaram um pouco dos trabalhos literários que cada um realizou, abrilhantando ainda mais o evento. Confiram abaixo um vídeo mostrando um pouco do evento:


 Quero parabenizar a toda comissão organizadora pelo belíssimo evento e dizer que iniciativas como essa merecem aplausos, foi realmente muito especial ver que existem pessoas preocupadas com cultura mesmo nessa época de férias e de muitas festas as quais tiram um pouco de foco a cultura, mesmo assim, são iniciativas assim que precisamos tanto nas praias como nos municípios de interior , pois cultura é bom para o corpo e para alma em qualquer lugar ou época do ano.

Grande abraço, até a próxima!   

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CINE HISTÓRIA- NADA DE NOVO NO FRONT/ SEM NOVIDADE NO FRONT (1930)




FICHA TÉCNICA

Título Original All Quiet on the Western Front
Duração: 130 min.
Ano: 1930
Diretor: Lewis Millestone 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Ação/ Guerra/Drama
Temática: Primeira Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. 

COMENTÁRIO



 Realizado na época que o cinema sonora estava dando seus primeiros passos, esse clássico do cinema é um relato de uma geração que foi completamente destruída pelos horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), baseado no romance antibelicista de mesmo nome escrito por Erich Maria Remarque, ex combatente desse conflito.
 Apresentando em forma de autobiografia do escritor, o filme narra como era a vida dos combatentes alemães nas trincheiras de forma aterrorizante e comovente, sem poupar nenhum detalhe, tornando-o quase um documentário sobre a Primeira Guerra.
 Um dos primeiros épicos sonoros da História do cinema, Sem Novidade no Front é uma impiedosa crítica ao falso heroísmo e ao alto-comando, que se preocupava apenas com seus cargos, deixando os combatentes de lado e a merce de sua própria sorte.
 Não usando de trilha sonora, as cenas de batalha são impressionantes e ultrarrealistas, com direito a muitas explosões e ação, como já tradicional dos filmes de guerra, com efeitos sonoros incríveis para a época, usando dos sons da filmagem.
 A difícil vida nas trincheiras é o ponto auto desse clássico, apresentando um lugar tenebroso e sujo, aonde soldados conviviam com ratos, piolhos, doenças e corriam o risco de morrer sem saber o porque e de enlouquecer, devido ao confinamento nesses lugares durante o bombardeio inimigo, que durava as vezes semanas ou meses.
 Polêmico na época de seu lançamento, esse filme continua tão atual e real como na década de 30, foi proibido em diversos países, inclusive na Alemanha com o surgimento do nazismo, que acusavam a obra de ser anti-patriótica. Além do filme, o livro também foi censurado e o escritor Erich Maria Remarque foi exilado da Alemanha durante o governo de Adolf Hitler.
 Ao apresentar jovens cheio de sonhos, que acabam sendo iludidos por uma propaganda falsa e destruídos tanto de forma física como psicológica pela guerra, Sem Novidade no Front é um clássico do cinema, nos fala dos absurdos da guerra, sempre nos mostrando que o melhor para humanidade seria a paz.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 




segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: CIO DA TERRA- MILTON NASCIMENTO, PENA BRANCA & XAVANTINHO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Conhecido por sua voz doce e poderosa, com forte sotaque mineiro, Milton Nascimento é um dos cantores conhecidos  por cantar diversos gêneros musicais e unir elementos de música erudita com a popular, tornando um dos mais versáteis de toda a MPB.
 Dupla surgida no interior de São Paulo na década de 60, Pena Branca & Xavantinho representou o que tem mais de autêntico na música sertaneja, sempre trazendo em suas músicas a realidade do homem que trabalha no campo, a cultura e religiosidade do caipira que vive no interior do Brasil.
Lançada originalmente em 1977, Cio da Terra é uma canção escrita por Milton Nascimento e Chico Buarque, a versão que iremos falar foi lançada por Pena Branca & Xavantinho em 1987 com participação especial de Milton Nascimento, é um canção emotiva que fala sobre a vida do agricultor, sobre a plantação e sobre a realidade de quem trabalha na roça, sendo inspirada nos cantos das mulheres camponesas, sendo cantigas de trabalho. Confiram abaixo um vídeo com essa bela música, prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 24 de janeiro de 2016

RETRÔ: PULA PIRATA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Você lembra do brinquedo da figura acima? Ele é um dos únicos que continua a serem fabricados até os dias de hoje, foi símbolo  principalmente na década de 80, sendo um dos maiores sucessos de vendas no mercado de brinquedos no Brasil, estou falando do clássico, divertido e inesquecível Pula Pirata.
Lançado pela maior empresa de brinquedos do Brasil a Estrela primeira vez em 1979, o Pula Pirata é um jogo que consiste colocar espadas nos buracos num barril onde está um pirata, quem fazer o pirata pular, é eliminado, somente aquele que manter o pirata dentro do barril é o vencedor, sendo um jogo bastante divertido e imprevisível.
Mesmo passado mais de 30 anos de seu lançamento, o Pula Pirata continua sendo um brinquedo bastante popular, tanto que não parou de ser fabricado, sendo um dos únicos brinquedos clássicos que se mantém na lista dos favoritos das crianças e de nostálgicos de plantão, principalmente colecionadores, sendo um item de destaque em qualquer coleção de brinquedos e objetos antigos, tornando esse jogo num verdadeiro clássico.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!   

sábado, 23 de janeiro de 2016

SRS ESPECIAL: GRUPO ROSAS DO SUL, COMUNIDADE DE PEROBA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O ano de 2015 foi bastante especial em Santa Rosa do Sul, principalmente no setor cultural, onde tivemos consolidação do Festival de Folclore, sediamos o Circuito Artístico da Unesc, tivemos grandes exposições no Museu do Instituto Federal Catarinense, a posse do Conselho Municipal de Cultura, a criação do plano Municipal de Cultura enfim foi um ano realmente bastante intenso e de muitas atividades.
 Dentre todas coisas novas que surgiram, maior destaque cultural de 2015 em Santa Rosa do Sul foi sem dúvida o Grupo Rosas do Sul, que nasceu dentro do projeto Mais Educação, coordenado pela professora Ana Gorete Santos da Silva, na escola Ana Régis Arantes, localizada comunidade de Peroba.
 Buscando motivar os alunos através da música e da cultura, o grupo traz uma herança importante deixada pelos africanos no Brasil: o Maracatu, que é um ritmo musical que une batida de percussão, cantoria e sincretismo religioso, surgida em Pernambuco no período colonial, sendo uma manifestação que retrata de forma alegre a História dos africanos em território brasileiro, relatando sua resistência a escravidão, os antigos reis, a mitologia afro-brasileira com canções emotivas como Baque de Bamba, Nossos Tambores e Ha Silêncio, tudo tocado ao vivo, com instrumentos musicais originais com a regência do professor Ramon Trajano, figurino caprichado o qual relembra roupas dos antigos afro-brasileiros e emotividade. Confira abaixo um vídeo mostrando uma das apresentações do grupo:


 Além das apresentações de Maracatu, o Grupo Rosas do Sul também faz uma linda apresentação do folguedo do Boi de Mamão, manifestação de origem açoriana, unindo os personagens tradicionais como o boi, a Maricota, a Bernúncia, a cabra, o cavalinho e muitos outros, com o ritmo e cantoria do Maracatu, tudo feito ao vivo, sendo uma mistura diferente e com um resultado realmente emocionante, iniciando e encerrando a apresentação com a música Asa Branca de Luiz Gonzaga, lançada em 1948, dando um ar de brasilidade ao espetáculo, tudo feito com muita originalidade e moção, sendo um dos únicos grupos a fazer essa mistura no sul catarinense.
 Graças ao talento e a qualidade das apresentações, o grupo foi convidado para participar de inúmeros eventos em cidades do sul de Santa Catarina e também do litoral norte de Rio Grande do Sul, sendo uma turnê bastante grande a qual foi de agosto até próximo ao Natal, fazendo muito sucesso e chamando a atenção tanto do público como da mídia, representando de forma magistral o munícipio de Santa Rosa do Sul por onde passou e em 2016 tem inúmeras apresentações agendadas, mostrando que será um ano bastante produtivo para o grupo. Para finalizar, quero parabenizar a diretora da escola, Andreia Monteiro e a toda equipe  que organiza o grupo, é um trabalho lindo e merecedor de aplausos, sou fã desse trabalho, já perdi a conta de quantas vezes já assisti as apresentações do grupo, todas as vezes me emocionar quando precisarem, já sabem, podem contar com esse humilde blog.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA!


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

POEMA: VERSOS AO PINK FLOYD



Sou mais um tijolo no muro,
Brilho como um diamante branco,
Não preciso de drogas, de controle de pensamento ou de sorrisos sarcásticos,
Preciso de altas esperanças, 
Hei você, quero que você esteja aqui,
Preciso de sentimentos verdadeiros mais alto que as palavras,
Nunca iremos ao fatalismo, sempre voltaremos a vida,
Grande e velho sol, quero aprender a voar,
Vamos derrubar todos os muros,
Velho Floyd, obrigado por tudo.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!





quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SUL DO BRASIL ESPECIAL: FESTA DA FIGUEIRINHA, SOMBRIO/BALNEÁRIO GAIVOTA 20/01/2016



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Nascido na França durante a dominação romana, São Sebastião viveu nos tempos do terrível imperador Diocleciano, foi um grande soldado e defensor dos cristãos, sendo duramente perseguido, sofrendo primeiramente o doloroso martírio das flechas, o qual conseguiu sobreviver, e logo em seguida foi assassinado a pauladas, vindo a falecer, se tornando um grande herói da cristandade, recebendo homenagens em incontáveis cidades brasileiras e ao redor do mundo, onde o santo é padroeiro.
 A comunidade de Figueirinha, que fica na divisa entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota, tem como padroeiro São Sebastião, nascendo ali uma forte devoção no final da década de 1920, quando um morador daquela comunidade, após ser atingido por uma epidemia que atingiu seu gado, fez orações ao santo, caso seu gado sobrevivesse, faria uma capela em honra ao santo, fato que acabou se concretizando.
 Com essa graça alcançada, iniciou peregrinações naquele lugar vindo de diversas partes, inicialmente a maioria a pé ou de a cavalo, dando origem a uma das romarias mais famosas de todo o sul de Santa Catarina, atraindo uma verdadeira multidão, todos procurando graças ao agradecer algo de bom que aconteceu, ganhando força com o passar dos anos, considerado o primeiro grande evento religioso de nossa região.
 Mantendo a antiga tradição bastante viva, hoje a festa além de a pé e cavalo, tem romeiros que vão de bicicleta, correndo ou até mesmo de carro, iniciando na madrugada do dia 20 de janeiro indo até o termino da festa, vindo pessoas de inúmeras cidades do sul Santa Catarina e também do litoral norte do rio Grande do Sul, cada um com seus objetivos e metas. Além da romaria, das tradicionais fitinhas e das missas campais com benção especial, outra tradição são os pães com formato de coração, mão, boneco, perna, dependo da graça alcançada da pessoa que doa, tornando bastante curioso.
 Diferente das outras duas vezes que fui na festa, há mais ou menos 10 anos atrás, o qual eu ia de Sombrio no dia anterior, posava na casa de minha falecida tia e ia para festa de lá, esse ano resolvi ir de Santa rosa do Sul até a Figueirinha, sendo aproximadamente 18 km e mais de 3 horas de caminhada duríssima e perigosa, porém chegar lá é uma grande recompensa, vale muito fazer esse percurso, da cidade onde mora até a festa. Confirma abaixo um vídeo com fotos da Festa da Figueirinha 2016:



Grande abraço, ATÉ A PRÓXIMA! 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CINE HISTÓRIA: ROGER WATERS THE WALL (2015)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Roger Waters The Wall* 
Duração: 132 min.
Ano: 2015
Diretor:  Roger Waters/ Sean Evans 
País:  Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Inglês
Gênero: Documentário/ Show Musical
Temática: Bastidores da Música/ Segunda Guerra Mundial/ Nazismo/ Repressão Escolar/ Consumo de Drogas/ Alienação/ Violência/ Guerras Atuais/ Opressão/ Prostituição/ Loucura/ Consumismo/ Temas Polêmicos  

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

A turnê Roger Waters The Wall, que rodou o mundo entre os anos de 2010 e 2013, filmada detalhadamente em três cidades. A megaestrutura, que inclui um cenário faraônico que relembra os clássicos dos anos 1970, provoca as mais diversas sensações nos fãs. Paralelamente, o próprio Roger Waters embarca em uma viagem pessoal ao visitar os túmulos do pai e do avô, mortos na Segunda e na Primeira Guerra Mundial, respectivamente.


COMENTÁRIO 

 Dirigido por Roger Waters e Sean Evans, The Wall é um grandioso documentário e espetáculo musical, revitalizando um dos álbuns mais icônicos do Pink Floyd, além de trazer uma nova visão dessa obra, sendo a parte documental bastante sentimental e pessoal, o qual reflete as perdas que Roger Waters teve durante sua vida, sendo uma longa viagem pela Europa mescla com cenas de shows que fez durante a turnê entre 2010 e 2013, executando todas as músicas do álbum em versões totalmente novas.
Usando de todos os recursos digitais e visuais possíveis atualmente tanto no show como no filme, Roger Waters revitaliza sua opera-rock com força total, trazendo as clássicas temáticas de The Wall para os dias de hoje, também aproveitando as  cenas em animação do longa-metragem feitas pelo cartunista Gerard Scarfe, unindo o antigo e o novo, criando um clima de atemporalidade.
  Seguindo também um pouco o famoso espetáculo feito em 1990 por Roger Waters na comemoração a Queda do Muro de Berlim, na Alemanha, é construído e destruído um muro gigantesco, onde imagens são projetadas, também sendo interativo com a platéia. Também é interessante notar a enorme quantidade de efeitos sonoros e efeitos especiais, que encanta a platéia e a leva ao delírio.
   Além de proporcionar ao espectador um show inesquecível e fazer uma homenagem ao maior clássico de sua carreira, mostra em mais de duas horas de espetáculo que The Wall é uma obra pacifista,  o muro na obra de Waters representa tudo aquilo que te cega, aliena, oprimi, como por exemplo a intolerância, as guerras, a violência, as drogas, a diversão vazia, as desigualdades sociais, enfim todos os males que a humanidade viveu e continua vivendo, tornando esse disco tão atual como no fim da década de 70, e talvez continuará por muito tempo, esperamos que não.
  Baseado em suas lembranças mais amargas, Waters escreveu The Wall no intuito de exorcizar seus demônios interiores e também para fazer uma crítica forte as maldades do mundo, sendo elas representadas de forma metafórica pelo muro, derrubar ele será o primeiro caminho para um mundo melhor, libertando também nossa mente de coisas ruins.
  Como é de se esperar de Waters, o show é perfeito musicalmente, sua banda é extremamente competente composta de músicos realmente bons, dá todo o tom novo de canções já bem conhecidas e adoradas pelo público como Hey You, Comfortably Numb e Another Brick In The Wall, as quais o público sabem a letra de cor e salteado e cantam do início ao fim.
  Dividido em dois atos, a opera The Wall Tour faz lindas e emocionantes homenagens as vítimas da violência, da intolerância e da guerra, sendo projetada imagens dessas pessoas no muro, inclusive na hora dos créditos finais do filme, com um fundo musical fúnebre. Entre os homenageado, está o brasileiros Jean Charles de Menezes, que foi assassinado por engano pela polícia de Londres em 2005, a quem Waters dedicou todos os shows dessa turnê. Outro homenageado especial, tendo inclusive várias canções desse disco fazendo referência a essa pessoa, é o pai de Waters, Eric Fletcher Waters, o qual faleceu durante a Batalha de Anzio, Itália, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Um filme imperdível para os fãs de Pink Floyd e da incrível obra-prima de Roger Waters.


Grande abraço, BOA SESSÃO, ATÉ A PRÓXIMA!


* Não disponível em download

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

LIVRO: AS PUPILAS DO SENHOR REITOR- JÚLIO DINIS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande expoente do Romantismo em Portugal,  Júlio Dinis ( 1839-1871) foi escritor, professor e médico que nasceu e viveu na belíssima cidade de Porto, ficou conhecido por escrever romances ambientados em ambientes rurais, inspirados em pessoas reais e indo pelo caminho do otimismo, da alegria, fraternidade, esperança, do amor sem vulgaridade e o triunfo do bem com textos escritos de forma simples e de fácil entendimento.
 Sendo seu romance de estréia, As Pupilas do Senhor Reitor foi publicada inicialmente em formato folhetim em 1866 e em 1867 em formato livro, é sem dúvida o maior sucesso de Júlio Dinis, sendo adaptada inúmeras vezes para teatro, cinema e televisão, sempre conquistando o público graças a sua mistura deliciosa de romance com comédia bem leve.
 Ambientado em uma aldeia portuguesa na segunda metade do século XIX, o livro narra a vida de duas jovens órfãs, Clara e Margarida, que são cuidadas pelo Reitor (padre), pessoa a qual elas tem grande estima, vivendo romances e situações bastante cômicas juntamente com personagens engraçados, retratando costumes das comunidades rurais portuguesas daquela época, numa trama bastante delicada, leve e bem divertida, sendo um grande clássico da literatura em todos os países que em como idioma a língua portuguesa,  inclusive o Brasil.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!   
    

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: THE HAPPIEST DAYS OF OUR LIVES/ ANOTHER BRICK IN THE WALL PART II- PINK FLOYD



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda inglesa surgida no fim dos anos 60, O Pink Floyd encantou o mundo com uma fusão perfeita  de psicodelismo, música erudita, experimentalismo e vários subgêneros do Rock, sempre trazendo a tona temas existenciais, espaciais, políticos, sociais e passagens épicas, tornando uma banda versátil a cada novo álbum, além de fazer shows espetaculares, com uso de shows de luzes e pirotecnia, e as capas dos álbuns serem verdadeiras obras de arte , tornaram o Pink Floyd uma verdadeira referência quando se fala em música altamente sofisticada e de extrema qualidade artística.
 Lançadas em 1979, The Happiest Days of Our Lives e Another Brick In The Wall Part II  fazem parte do consagrado álbum The Wall, um dos maiores sucessos comerciais da banda, é uma das Opera Rock mais conhecidas da História da música, além de serem os hits mais conhecidos do Pink Floyd, apesarem de ser duas músicas, uma é continuação da outra, sendo a primeira introdução da segunda.
 Conhecidas popularmente como a música do helicóptero, essas duas músicas tem um tema em comum: a metodologia do ensino adotado pela Inglaterra e aliados após a Segunda Guerra Mundial, sendo uma poderosa crítica a esse tipo de ensino, o qual escravizava os alunos, não dava liberdade de expressão e alguns professores descontavam suas frustrações pessoais nos alunos com ironia e muita violência, sendo essa música um hino contra a repressão nas escolas. Confiram abaixo o clipe da música com legendas, prestem atenção na letra e nas cenas:  


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 17 de janeiro de 2016

RETRÔ: SAMURAI X


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece os personagens da figura acima? Eles fazem parte de uma das animações japonesas mais eletrizantes da década de 90, fez um tremendo sucesso tanto no Japão como na Europa, Estados Unidos e América Latina, especialmente no Brasil, sendo uma animação recheada de ação, momentos cômicos, drama e aventura, considerado um clássico por fãs de animes, estou falando logicamente de Samurai X.
Surgido primeiramente pelas páginas de mangá criado em 1994 por Nobuhiro Watsuki, publicado na mítica revista japonesa Shõnen Jump, a mesma que revelou séries conhecidas no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e tantos outros, Samurai X ganha finalmente sua versão em anime em 1996, tendo no total 96 episódios, dividida em três ela em três temporadas, além de três  filmes especiais em animação e mais três com atores reais. O estilo dele é idêntico aos antigos filmes de chambara, que nada mais são produções cinematográficas que retratam o Japão na época feudal e as lutas de espada entre samurais, lembrando em bastante aspectos os faroestes feitos nos Estados Unidos.
 Ambientado no Japão na segunda metade de século XIX, Samurai X conta a emocionante estória de Kenshin Himura, um habilidoso e pacífico espadachim que promete nunca mais matar, que vaga por dez anos anos pelo Japão, ajudando as pessoas em troca de comida e conforto, buscando se redimir de seu passado de retalhador, o qual matou inúmeras pessoas, até encontrar um dojo, local onde ensina artes marciais, se estabelecendo lá e sendo amigo de todos que lá vivem ou que chegam, defendendo o estilo proposta pelo dono do dojo, Kaoru, jovem espadachim o qual Kenshin se apaixona, mas infelizmente é obrigado a levantar novamente sua espada, pois gangues formadas por antigos inimigos ameaçam a paz do Japão e ao estilo pacífico do dojo, iniciando uma jornada épica, onde ele questionará o mundo que ele vive.
 Como já diz já nos primeiros segundos do primeiro capítulo do anime, a trama se passa nos primeiros anos da Era Meiji no Japão 1868 - 1912), época que iniciou a industrialização no país, vieram  as primeiras influências filosóficas, culturais e industriais estrangeiras, o fim da era dos samurais e o surgimento de gangues de criminosos, que espalhavam o terror e destruição por todo o território japonês, geralmente formada por ex-samurais marginalizados, sendo um dos grandes atrativos da série, tendo  muita ação, comédia, drama e aventura, sendo uma das séries mais divertidas já exibidas no Brasil, que inclusive passou em 1999 na TV Globo, sendo um sucesso tremendo. Para relembrar e finalizar, curtam abaixo a abertura dessa animação clássica:


  

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!    

sábado, 16 de janeiro de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: A NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL.


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

   Diariamente na televisão, internet ou em outros formatos de mídia, assistimos com perplexidade a grande quantidade de notícias relacionadas a desmatamentos, maus-tratos a animais, poluição, áreas de preservação sendo invadidas com objetivo de lucro, enfim, vemos uma verdadeira catástrofe ambiental de norte a sul do Brasil, a qual vem crescendo a cada vez mais, colocando-nos em alerta para o futuro que nos aguarda logo adiante.
 Além das notícias que a mídia vem trazendo de várias parte do país, basta sairmos de casa e andarmos pelas ruas de nossas cidades, para sentir o tamanho do impacto ambiental, lugares onde antigamente existiam campos, árvores ou mata atlântica, hoje dão lugar a grandes construções, casas, edifícios, shoppings, comércio e prédios públicos, feitos na grande maioria das vezes em lugares impróprios, devastando a fauna e a flora, mudando cursos de rios, lagoas e lagos daquele ambiente, além de haver claras e assustadoras mudanças climáticas, tais como enchentes, chuvas intensas de granizo, tornados, ciclones, mares altas e outros fenômenos que antes não eram vistos em território brasileiro, como foi o caso do Furação Catarina, ocorrido em março de 2004 no sul de Santa Catarina.
 Diante desse quadro preocupante, surge uma pergunta bastante desafiadora: como podemos reverter essa situação catastrófica nos patrimônios ambientais do Brasil?
 Respondendo a pergunta acima, obviamente que existem inúmeras maneiras de reverter esse quadro preocupante, isso começa com nós mesmos em casa, quando não desperdiçamos água, quando não jogamos lixo no meio da rua, quando protegemos os animais e quando evitamos desmatar uma área verde ou desviar rios, lagos e lagoas em nome da preservação da fauna e da flora, é uma questão de consciência ecológica e de possivelmente garantir um futuro melhor para as próximas gerações, inclusive de nossos filhos, netos e das outras espécies de seres vivos que vivem naquele lugar.
  Outra maneira de preservamos os patrimônios ambientais do Brasil, é denunciar pessoas ou empresas que comentem crimes contra a natureza em nome do lucro ou de poder, tais como desmatamentos, queimadas, poluindo nossas águas, usando nossos animais para terríveis experiências genéticas, existindo órgãos responsáveis para fazer essas denúncias, além de manifestações que mobilizem toda a sociedade, poder público e entidades ambientais.
 As reservas ambientais e parques ecológicos também é uma alternativa para reverter o processo de degradação ambiental do Brasil, pois elas são protegidas por leis municipais, estaduais e federais, além de manter a fauna e a flora original daquela região onde pertencem, sendo um excelente espaço de educação ambiental e de contemplação da natureza, dando continuidade as espécies e seres vivos daquele ambiente.
 A educação ambiental também é uma alternativa bastante importante para conseguirmos um resultado bastante significante, principalmente com crianças e jovens, sejam nas escolas, universidades por iniciativa de ONGs ou mesmo pelo poder público, sendo realizadas atividades que despertem o interesse pelas questões ambientais e possivelmente, criem consciência e passem a lutar pela preservação dos patrimônios ambientais do Brasil.
 Apesar de parecer isso muito clichê, essas são alternativas bastante plausíveis para protegermos os patrimônios ambientais no Brasil e reverter a situação da degradação de nossa natureza, pois há necessidade de preservar esses espaços, pois eles são extremamente para a continuidade da vida tanto para a fauna, flora e também para nós seres humanos.
 Infelizmente todas as nossas ações tem impactos na natureza e em nossas vidas, sermos conscientes ecologicamente é de suma importância nesse momento tão importante para decidirmos o futuro de todos seres vivos do Brasil e também do planeta Terra.
 Podemos viver em plena harmonia com a natureza? Sim podemos, como foi dito acima, existem soluções plausíveis e há muita necessidade de realizar essas ações com muita urgência.
 Não basta apenas ficarmos indignados diante das notícias da televisão e não fazermos absolutamente nada, todos somos responsáveis pela preservação da natureza existente no Brasil, não podemos ficar jogando a culpa no poder público ou entidades ecológicas, pois os patrimônios ambientais são responsabilidades de todos nós, que temos como obrigação preservar, denunciar quem destrói, realizar atividades de educação patrimonial, criar reservas ou parques ecológicos e acima de tudo, ter consciência ecológica, só assim poderemos reverter o quadro caótico em que estamos vivendo e darmos continuidade as belezas que somente a natureza pode proporcionar aos olhos humanos. 

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SRS ESPECIAL: PALESTRA PATRIMÔNIOS CULTURAIS DE SANTA ROSA DO SUL, UNESC 12/12/2015





Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Durante toda realização de minha pós graduação, realizada entre 2014 e 2015, desde o começo sempre que tive oportunidade, seja em trabalhos acadêmicos, em exemplos durante as aulas ou nas conversas com meus colegas, eu sempre destaquei e defendi a cultura de Santa Rosa do Sul de maneira apaixonada. Vejam abaixo esse vídeo, feito no dia 12 de dezembro de 2015, onde apresento alguns patrimônios culturais de nosso munícipio:



  Consistindo em uma apresentação de trabalho na disciplina de Turismo e Patrimônio, ministrado pela professora Sandra Roman, que consistia em falar sobre alguns patrimônios relacionados aos municípios onde vivíamos, logicamente que escolhi Santa Rosa do Sul, os patrimônios que falei nessa apresentação foram: Igreja São Pedro em Peroba, Praça Frei Raimundo Simonetto no Centro, Casa Colonial em Novo Horizonte, Natal Iluminado e sobre a nossa maravilhosa culinária, sendo por coincidência, meu último trabalho apresentado na pós, fechando minha participação bem ao estilo que gosto, com chave de ouro.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!  

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

POEMA: AMOR E SABEDORIA


Viemos ao mundo com um propósito,
Não estamos aqui para ser estatísticas,
Viemos para buscar algo realmente importante,
Para que a nossa existência valha a pena, 
 Amor e sabedoria,
Amor para enfrentar as forças do mal,
Para acalentar nas horas mais difíceis,
Sabedoria para saber discernir o certo e o errado,
Para encontrar um sentido para a vida,
Precisamos de duas coisas para sermos realmente felizes:
AMOR E SABEDORIA!

Autor: Andrio Cardoso Pereira 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CINE HISTÓRIA: HELENO, PRÍNCIPE MALDITO (2012)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Heleno, Príncipe Maldito
Duração: 116 min.
Ano: 2012
Diretor:  José Henrique Fonseca 
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português e Espanhol
Gênero: Drama biográfico
Temática: Bastidores do Futebol décadas de 40 e 50

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

O jogador de futebol Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro) era considerado o príncipe do Rio de Janeiro dos anos 40, numa época em que a cidade era um cenário de sonhos e promessas. Sendo ao mesmo tempo um gênio explosivo e apaixonado nos campos de futebol, além de galã charmoso nos salões da sociedade carioca, tinha certeza de que seria o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas seu comportamento arredio, sua indisciplina e a doença (sífilis) foram minando o que poderia ser uma grande jornada de glória, transformando-a numa trágica história. Baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes.

COMENTÁRIO 

 Dirigido por José Henrique Fonseca, essa cinebiografia retrata a trajetória de forma dramática e épica do jogador de futebol Heleno de Freitas, grande ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira nas décadas de 40 e 50.
  Estrelado por Rodrigo Santoro, o filme conta através de flashbacks fatos marcantes da vida de Heleno, desde seus momentos inesquecíveis nos gramados, sua conturbada vida pessoal, temperamento explosivo, brigas com adversários e colegas de clube, aventuras amorosas, fracassos, sonhos, problemas de saúde, uso de drogas, vida boêmia, loucura e seu declínio no futebol, mostrando o perfil psicológico desse polêmico e inesquecível futebolista.
 Filmado em preto e branco, o filme retrata os bastidores do futebol brasileiro e o glamour da noite carioca naquela época, sem deixar de mostrar defeitos e qualidades do personagem principal, o qual deve ser admirado pelo talento nos campos, mas nunca pelas suas excêntricas atitudes, um belo tributo ao futebol clássico e ao gênio louco dos gramados brasileiros.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

LIVRO: RAUL SEIXAS POR ELE MESMO- MARTIN CLARET




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Maior expoente do Rock nacional nos anos 70, Raul Seixas dispensa qualquer apresentação, todas suas músicas são verdadeiros clássicos da MPB, além de ter toda uma mística e irreverência bem original em suas letras, tornando-o em um mito da cultura brasileira, difícil um show de Rock ou numa simples roda de música, seja num bar ou em grande show não escapar a frase classe: TOCA RAUL! Quem é músico sabe bem a força dessa frase e se vê automaticamente obrigado a toca uma ou mais músicas de Raulzito, perpetuando ainda mais a fama que ele tem de artista popular.
 Tentando explicar o mito que foi Raul Seixas, a Martin Claret, lançou em 1990 e reeditou no começo dos anos 2000 o livro Raul Seixas Por Ele Mesmo, sendo o quarto título da série Por Ele Mesmo, o qual já lançou obras biográficas de inúmeras personalidades da cultura, da política e da filantropia como Ghandi, Charlie Chaplin, Elis Regina, Chico Mendes e tantos outros, sendo um grande sucesso de vendas em todo o Brasil.
 Sendo uma obra de fácil leitura, organizado pelo fã clube Raul Rock Seixas fundado em 1981 pelo grande amigo de Raulzito, Sylvio Passos, com bastante ilustrações e frases marcantes nas várias fases de sua carreira, o livro mostra quem foi realmente Raul Seixas, através de entrevistas que ele concedeu, depoimentos de amigos, familiares e pessoas próximas a ele, além é claro, do próprio Raul Seixas falando dele mesmo e de sua obra, tendo também a discografia completa, bibliografia e filmografia do Maluco Beleza, mostrando o quando suas canções continuam fortes e populares até hoje, comprovando a importância do nome de Raul Seixas dentro do Rock nacional e também da MPB, uma figura icônica, irreverente e de uma magnitude que ultrapassa a barreira do tempo, em outras palavras, inesquecível.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 

   

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: QUERÊNCIA AMADA- OSWALDIR & CARLOS MAGRÃO




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quando se fala em música gauchesca, a dupla Oswaldir & Carlos Magrão é uma das referências obrigatórias, devido sua afinação, repertório variado que une nativismo, rock e MPB, além cantar grandes clássicos da música gaucha com novas roupagens e músicas próprias trazendo emotividade, carisma, nostalgia e bom humor, sendo essas a marca registrada dessa dupla.
  Lançada em 1997, Querência Amada faz parte do álbum com o mesmo nome, é um dos grandes discos de sucesso da dupla, o qual consagrou eles em nível nacional, além de trazer uma releitura de um grande clássico de Teixeirinha, canção que fala sobre o orgulho de ser gaúcho, além de citar personagens históricos como Getúlio Vargas, Borges de Medeiros, cita cidades como Flores da Cunha, acontecimentos históricos, enfim é uma declaração de amor emocionante ao Rio Grande do Sul.  Confiram abaixo um vídeo com a música, prestem bastante atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 10 de janeiro de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: SEGUNDA EDIÇÃO DO PROGRAMA CORREIO CULTURAL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Depois do grande sucesso da primeira edição, o programa Correio Cultural, o qual é apresentando por mim, voltou ao ar no dia 18 de dezembro de 2015, sendo a segunda edição e a última do ano, tendo novamente uma grande audiência, sendo colocado no mesmo dia na internet, numa versão sem cortes, a qual pode ser conferida abaixo:


 Diferente do primeiro,  nessa edição foi totalmente temática, falando dos elementos, da cultura e das tradições existente durante o Natal, além de fazer uma menção rápida ao show  de David Gilmour em Porto Alegre, tendo poema, músicas, dicas de livro e filme, fechando com chave de ouro a primeira e curta temporada do Correio Cultural.
 Graças ao sucesso dessas duas edições, anuncio que em 2016 o programa irá continuar na rádio 87,9, iniciando a temporada 2016 no dia 29 de janeiro, a principio será um programa mensal, preciso demais de apoios para fazer que o programa seja semanal, é só entrar em contato comigo pelos comentários aqui no blog, pelo email andriocardosopereira@hotmail.com ou pelo Facebook https://www.facebook.com/andrio.cardosopereira.9 , conto com cada um de vocês para esse projeto poder ficar mais forte e maior.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

sábado, 9 de janeiro de 2016

RETRÔ: O FANTASMA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o personagem da figura acima? Ele é um dos super-heróis mais antigos das historias em quadrinhos junto com Buck Rogers, Flash Gordon, Mandrake e O Sombra , deu a origem a inúmeros outros heróis que são idolatrados hoje principalmente nas telonas do cinema, como Batman e Superman, além de ser conhecido por sua longevidade, estou falando logicamente do Fantasma, maior clássico dos gibis de todos os tempos.
 Criado em 1936 pelo cartunista Lee Falk,  O Fantasma é um herói chamado Kit Walker  que vive um fictício país africano chamado Bangalla, ele faz parte de uma família que combate o mal e defendendo as pessoas que sofrem desde o século XVI, usando todos os meios para conter os malfeitores, passando isso de geração para geração, dando aura de imortalidade, sendo chamado pelo apelido O Espírito que Anda.
 Sem usar superpoderes, o Fantasma combate o mal através de sua grandiosa inteligência, por sua grande habilidade com armas de fogo ou em lutas corporais, além é claro de sua fama de imortal, que faz os malfeitores sentirem medo de derrotar ele. Mesmo usando um uniforme  e sendo mascarado, ele é um herói bastante  humanizado, graças a isso que o tonou um sucesso e faz parte da cultura pop.
 Sendo publicado gibis até nos dias de hoje, O Fantasma ultrapassou  as páginas dos gibis no passar das décadas, sendo protagonista de cine series feitas nas década de 40, de um super filme estrelado por Billy Zane em 1996 e de inúmeros desenhos animados feitos entre os anos 70, 80 e 90, dando mais fama ainda ao personagem, fazendo O Espírito que Anda ser um dos heróis mais queridos das histórias em quadrinhos de todos os tempos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!      

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

POEMA: FIM DE SEMANA


Depois de uma semana de muito trabalho,
Nada melhor que um fim de semana para descansar,
Passar dois dias de pura alegria,
Revendo os grandes amigos,
Praticar seus hobbys favoritos,
Fazer uma viagem bem bacana,
Jogar uma pelada, ver televisão ou praticar um esporte,
Jogar videogame ou navegar pela internet,
Ir numa festa legal para se distrair,
Ou simplesmente ficar de boa em casa,
Tudo é legal num fim de semana.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CINE HISTÓRIA: BASTARDOS INGLÓRIOS (2009)


FICHA TÉCNICA

Título Original: Inglourious Basterds 
Duração: 153 min.
Ano: 2009
Diretor:  Quentin Tarantino 
País:  Estados Unidos/ Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês, Francês, Alemão e Português
Gênero: Ação/ Guerra/ Aventura
Temática: Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

COMENTÁRIO 

 Grande sucesso de bilheteria do diretor estadunidense Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios é um filme de tirar o fôlego em todos os sentidos, cenários reais, misto de humor, ação e drama bélico, trilha sonora cheia de músicas de filmes consagrados, atuações impecáveis, referências a outros clássicos do cinema e é claro, muita explosão, pancadaria, tiro e sangue, bem ao gosto do diretor, além do enredo ser dividido em episódios, sendo marca registrada de Tarantino.
 Saindo do universo das artes marciais e dos mafiosos, Bastardos Inglórios retrata a ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial (139-1945) e a corajosa resistência feita pelos franceses e aliados, tudo sem ter aquele tom melodramáticos típico desse tipo de filme, onde só mostra sofrimento,  ao contrário,Tarantino usa um enredo bastante explosivo, humor ácido e personagens caricatos para contar sua versão da História, onde os aliados dão uma verdadeira surra nos nazistas do início ao fim, se vingando de todos os crimes cometidos por eles durante todo o conflito, sem distorcer cenários, figurinos ou fatos históricos,  tornando o filme bastante divertido e empolgante nas suas duas horas e meia de duração.
 Seguindo a linha dos antigos filmes de faroeste feitos na Itália nas décadas de 60 e 70, seja pelo andamento  ou pelo uso das trilhas sonoras feitas por Ennio Morricone e outros mestres compositores do cinema, Bastardos Inglórios foi inspirado em outros filme eletrizante de Segunda Guerra Mundial, Os Doze Condenados, dirigido por Robert Aldrich em 1967, seja pelo fato dos heróis serem mau encarados, foras da lei e usarem a violência para fazer justiça ou pelas  sequências explosivas de ação, a obra de Tarantino é um clássico épico do cinema atual, o qual tem resultado surpreendente e vai deixar quem não assistiu ainda impressionado.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME


Grande abraço, BOM FILME, até a próxima!        

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

LIVRO: CHAVES, A HISTÓRIA OFICIAL ILUSTRADA- EDITORIAL TELEVISA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Extremamente populares em toda a América Latina há mais de 40 anos, os programas humorísticos Chaves e Chapolin Colorado, criados pelo comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, continuando a fazer as pessoas rir com um humor bastante simples, ingenuo e criativo, mas sem deixar de mostrar a realidade de pobreza do povo latino americano, assemelhando muito as comédias de Charles Chaplin, tornando-se figuras da cultura pop, principalmente no Brasil, país o qual esses programas são exibidos interruptamente há mais de 30 anos no SBT, fazendo parte da cultura brasileira assistir Chaves e Chapolin todos os dias.
 Vendo a importância que a obra de Chespirito tem em toda a América Latina, a editora da rede de televisão mexicana Televisa  lançou o livro Chaves: a História oficial Ilustrada em 2012, o qual conta a brilhante trajetória de Chespirito desde sua infância, sua carreira no teatro, cinema e sua a entrada na televisão, lugar onde mostrou toda sua criatividade e se consagrou em todo o mundo, a inspiração para a criação de tantos personagens inesquecíveis,  até as últimas aparições públicas, tudo isso com depoimentos de pessoas próximas, muitas imagens e depoimentos do próprio Chespirito, tornando a leitura interessante e agradável.
 Além de todo conteúdo maravilhoso e inédito, esse livro não fala em nenhum momento da morte de Chespirito ou de qualquer outro membro da Turma do Chaves falecido, mas sim trabalha com a questão da contribuição de cada ator no sucesso das séries e exalta uma das mentes mais criativas do humor latino americano, Chespirito, sendo um obra indispensável para quem ama  as trapalhadas de Chaves e sua turma na televisão.

Grande abraço, BOA LEITURA, ATÉ A PRÓXIMA!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: O MENSAGEIRO DA DESGRAÇA- TITÃS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda paulista de Rock surgida em 1982, os Titãs marcou a música brasileira fazendo um som dançante ao mesmo tempo politizado, irônico e romântico, misturando pop, punk, new wave e ritmos bem nacionais, estando bastante ativa e sempre lançando hits radiofônico, sendo uma das grandes bandas que ajudaram a popularizar o Rock no Brasil durante os anos 80.
 Lançada em 2014, O Mensageiro da Desgraça faz parte do aclamado álbum Nheengatu, o qual a banda volta a fazer músicas politizadas e pesadas, trazendo a tona as malezas que afligem o Brasil de forma crua. Nessa canção, o tema é a vida dos moradores de ruas nas grandes cidades brasileiros, que ficam a mercê da violência, da loucura, das drogas, do abandono, do crime, da fome e de outras malezas, sendo que a sociedade invés de ajudar, o transformando num verdadeiro mensageiro da desgraça, como o próprio título da canção sugere.Confiram abaixo um vídeo com a música, prestem atenção na letra:

Grande abraço, até a próxima!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

SRS ESPECIAL: HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE SANTA ROSA DO SUL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje é uma data muito especial para toda população de Santa Rosa do Sul, é aniversário de sua emancipação política, que ocorreu no dia 04 de janeiro de 1988, quando se desmembrou oficialmente do munícipio de Sombrio, após anos de muita luta, sendo um dia vitorioso e inesquecível para todos os habitantes dessa terra. Vale salientar que a História do munícipio não começa a partir de 1988, ela vem muito antes, começa com o povoamento dos povos indígenas, depois continua até chegar os dias de hoje, somos uma região antiga e com uma riqueza cultural significativa.
 Moro aqui desde 1996, mesmo tendo nascido em outra região, praticamente fui criado em Santa Rosa do Sul junto de meus familiares, aos poucos fui me acostumando com a cultura e o povo daqui, conhecendo sua belíssima História, hoje sou um sul santa-rosense de coração, apaixonado por esta terra que me acolheu, defendo as questões da cultura municipal, coisa que levo bastante sério e é meu principal trabalho.
Quero deixar aqui o hino do munícipio, bela composição feita por Antônio Natálio Vignali e Adão Vignali, que exalta as belezas e a História de Santa Rosa do Sul, sempre tocada em festas municipais e em ocasiões solenes, uma bela homenagem a esse simpático munícipio catarinense:

 
Para encerrar essa reportagem especial, Quero aproveitar o espaço para fazer uma singela homenagem a Santa Rosa do Sul com um poema de minha autoria escrito especialmente para essa ocasião tão solene do munícipio onde vivo.

SANTA ROSA DO SUL

Cidade bonita do sul catarinense,
De povo forte, alegre e trabalhador,
Tens uma História de lutas, glórias e amor,
Sinto um grande orgulho de ser sul santa-rosense.

Gente daqui ama a simplicidade,
Não teme diante da verdade,
Luta por aquilo que acredita,
Faz a História do munícipio ser por todos escrita.

Terra de paisagens belíssimas, cultura e de boa culinária,
Povo acolhedor e animado,
Merece sempre ser respeitado.

Tens campos verdes e céu de cor azul anil,
És adorada pelo teu povo, Santa Rosa do Sul,
Orgulho do sul do Brasil.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

PARABÉNS SANTA ROSA DO SUL, VIVA.

Um grande abraço, até a próxima, BOA SEMANA.

domingo, 3 de janeiro de 2016

RETRÔ: WORLD HEROES


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o game da figura acima? É um game de luta que fez sucesso exclusivamente na década de 90, mas é lembrado com bastante nostalgia pelos fãs, seja pela jogabilidade extremamente fácil e divertida, como pelos gráficos bastante bonitos, os quais assemelham aos de desenhos animados, ou simplesmente por ser diferente dos outros games de luta, estou falando logicamente de World Heroes.
 Lançado o primeiro jogo em 1992 pela SNK (mesma empresa de franquias consagradas dos games de luta como Samurai Shodown, Fatal Fury e The King of Fighters), World Heroes teve outras três continuações, sendo uma franquia de quatro jogos, os quais os dois primeiros são os mais conhecidos e lembrados, lançados  originalmente para Arcade, posteriormente para outros consoles, sendo que as versões do Super Nintendo são as mais conhecidas.
 Tendo com objetivo ser um jogo de luta diferente daqueles que existiam na época, sendo ambientados em diversos períodos da História da humanidade, como a Idade Média, Revolução Russa, Japão da Idade Feudal, Década de 1960, Segunda Guerra Mundial, Década de 1970, América Colonial e tantos outros, reunindo lutadores de várias épocas para uma disputa mortal, onde somente o mais forte poderia vencer e ser considerado o melhor lutador da História.
  Mesmo havendo várias ambientações e personagens distintos uns dos outros, World Heroes segue a risca o conceito clássico dos jogo de luta, como Street Fighter e Fatal Fury: 3 rounds, onde é considerado vencedor aquele que vencer apenas dois, além é claro das lutas serem eliminatórias, havendo a opção de poder continuar caso perca a luta.
 Havendo uma gama enorme de personagens históricos, que tiveram seus nomes modificados, os mais conhecidos são:

Dragon: pseudônimo de Bruce Lee, maior astro dos filmes de artes marciais de todos os tempos;
Janne:  inspirada na figura de Joana D'Arc, personagem importante da França durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) ;
Hanzo e Fumma:  famosos ninjas da época do Japão Feudal;
Brocken:  robô inspirado  nos oficiais da SS na Alemanha Nazista;
Rasputin: famoso monge que tramou a morte da família real  na Rússia, iniciando a Revolução Russa em 1917;
Capitain Kid: inspirado no famoso pirata de mesmo nome;
Erick: famoso viking que possivelmente chegou na América antes de Cristóvão Colombo;
J. Carnn: pseudônimo de Marco Polo, famoso explorador italiano que conheceu o Oriente  no período medieval. 

Além de ser divertido e empolgante, World Heroes é uma game que pode incentivar o jogador a conhecer a origem verdadeira dos personagens retratados nos jogos, é uma verdadeira aula de História no melhor estilo clássico dos games de luta.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!