terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CINE HISTÓRIA- NADA DE NOVO NO FRONT/ SEM NOVIDADE NO FRONT (1930)




FICHA TÉCNICA

Título Original All Quiet on the Western Front
Duração: 130 min.
Ano: 1930
Diretor: Lewis Millestone 
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Épico/ Ação/ Guerra/Drama
Temática: Primeira Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Interfilmes)

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. 

COMENTÁRIO



 Realizado na época que o cinema sonora estava dando seus primeiros passos, esse clássico do cinema é um relato de uma geração que foi completamente destruída pelos horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), baseado no romance antibelicista de mesmo nome escrito por Erich Maria Remarque, ex combatente desse conflito.
 Apresentando em forma de autobiografia do escritor, o filme narra como era a vida dos combatentes alemães nas trincheiras de forma aterrorizante e comovente, sem poupar nenhum detalhe, tornando-o quase um documentário sobre a Primeira Guerra.
 Um dos primeiros épicos sonoros da História do cinema, Sem Novidade no Front é uma impiedosa crítica ao falso heroísmo e ao alto-comando, que se preocupava apenas com seus cargos, deixando os combatentes de lado e a merce de sua própria sorte.
 Não usando de trilha sonora, as cenas de batalha são impressionantes e ultrarrealistas, com direito a muitas explosões e ação, como já tradicional dos filmes de guerra, com efeitos sonoros incríveis para a época, usando dos sons da filmagem.
 A difícil vida nas trincheiras é o ponto auto desse clássico, apresentando um lugar tenebroso e sujo, aonde soldados conviviam com ratos, piolhos, doenças e corriam o risco de morrer sem saber o porque e de enlouquecer, devido ao confinamento nesses lugares durante o bombardeio inimigo, que durava as vezes semanas ou meses.
 Polêmico na época de seu lançamento, esse filme continua tão atual e real como na década de 30, foi proibido em diversos países, inclusive na Alemanha com o surgimento do nazismo, que acusavam a obra de ser anti-patriótica. Além do filme, o livro também foi censurado e o escritor Erich Maria Remarque foi exilado da Alemanha durante o governo de Adolf Hitler.
 Ao apresentar jovens cheio de sonhos, que acabam sendo iludidos por uma propaganda falsa e destruídos tanto de forma física como psicológica pela guerra, Sem Novidade no Front é um clássico do cinema, nos fala dos absurdos da guerra, sempre nos mostrando que o melhor para humanidade seria a paz.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário