segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CINE HISTÓRIA: V DE VINGANÇA (2006)




FICHA TÉCNICA

Título Original V for Vendetta 
Duração: 130 min.
Ano: 2006
Diretor: James McTeique 
País:  Estados Unidos/ Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Ação/ Ficção Científica/ Drama Político
Temática: Regimes Totalitários  

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

COMENTÁRIO

 Inspirado na série de gibis criado por Alan Moore e David Lloyd, produzido pelos criadores da trilogia Matrix, esse filme apresenta um futuro não muito distante, onde a Inglaterra vive numa ditadura nos moldes dos regimes totalitários que existiam durante a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria (nazismo, fascismo, stalinismo, etc), e um carismático herói mascarado, o qual tem um ar poético e erudito, conhecido como V, que lidera uma revolução para trazer justiça e liberdade ao seu país.
 O personagem V é inspirado na figura histórica de Guy Fawkes, um soldado inglês de origem católica, que planejou explodir o parlamento inglês, porém acaba sendo descoberto e morto em 1606, acusado de traição, episódio conhecido como Conspiração da Pólvora. Além disso, tanto gibi como o filme recebeu influências literárias de obras como O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas e  1984 de George Orwell, a qual deu suporte para a ambientação do regime autoritário futurista presente na oba.
  A personagem Evey, a qual no começo do filme é uma garota assustada e sem causa alguma, através de sua amizade com V, acaba se tornando uma mulher corajosa e decide lutar por sua liberdade, questionando a sociedade em que vive.
   Analisando o enredo do filme, não se trata de uma aventura de super-herói boba, mas sim uma estória forte, inteligente e bem divertida, a qual nos faz entender o quanto vale o preço da liberdade, que devemos tirar as máscaras da intolerância e do fanatismo, ver o mundo com outros olhos e "explodir" os símbolos da hipocrisia e maldade que a sociedade nos impõem.
  Como diz o próprio V diz em um de seus poderosos discursos "pode se matar um homem, mas não um ideal", nada pode impedir a liberdade quando o povo está unido, mesmo ainda que isso pareça impossível, o único jeito de conseguirmos o Brasil e o mundo que sonhamos é através do voto limpo e de nossas reivindicações, eis um ótimo filme que faz uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da palavra LIBERDADE.


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME!

Um grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário