terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

LIVRO: AS AVENTURAS DE DAVID BALFOUR- ROBERT LOUIS STEVENSON



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande escritor de romances de terror e aventura, Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um fervoroso ativista político, jornalista e também aventureiro, sendo autores de obras de grande sucesso mundial como A Ilha do Tesouro, O Médico & o Monstro, As Aventuras de David Balfour e O Raptado, todos considerados clássicos da literatura universal.
Dividido em duas partes (livros, sendo que a primeira intitulada Raptado foi publicada em 1886 e a segunda parte em 1893 sendo intitulado Catriona, narram as aventuras de um jovem apaixonado pelo mar, que após ter seus pais assassinados, passa a viajar pelo mundo, enfrentando piratas, conspirações políticas e muitas confusões, em busca de sua verdadeira origem e de uma herança o que poderá mudar toda sua vida.
 Ambientada no Reino Unido do século XVIII, As Aventuras de David Balfour tem ritmo bastante frenético e recheado de situações cômicas, retratando as disputas políticas vividas pela Coroa Britânica, a escravidão nos países africanos, a vida dentro dos navios, o autoritarismo dos comandantes, a pirataria e a situação política do país de origem do autor dessa obra, a Escócia, transformam nessa obra rara em um clássico da literatura.

GRANDE ABRAÇO, BOA LEITURA, até a próxima!


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

MÚSICA E A HISTÓRIA: SÓ O FIM- CAMISA DE VÊNUS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda de Rock formado na cidade de Salvador em 1980, o Camisa de Vênus é considerada uma das bandas mais irreverentes e inteligentes do Rock brasileiro, suas letras oscilam entre letras politizadas e humorísticas, sempre tendo palavrões, referências satíricas e tendo a presença marcante de Marcelo Nova.
 Música lançada em 1986, fazendo parte do álbum Correndo o Risco, Só o Fim é uma canção diferente da banda, invés do humor escrachado, é mais séria e aborda a temática das crianças de rua, disparando uma crítica social poderosa contra a indiferença e o preconceito do poder público brasileiro, sendo uma canção bem marcante e com uma melancólica forte, confiram abaixo um vídeo com essa canção, prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CINE HISTÓRIA: FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2001)


Título Original:  Black Hawk Down 
Duração: 144 min. 
Ano: 2001 
Diretor:  Ridley Scott         
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero:  Ação/ Drama Histórico/ Guerra 
Temática: Guerra Cívil na Somália em 1993

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Em outubro de 1993, os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil na época. O plano do exército americano era enviar tropas para o local a fim de desestabilizar o governo da Somália para poder levar comida e ajuda humanitária para a população faminta. Em uma de suas missões, cerca de 100 soldados são enviados para capturar dois generais somalianos mas a operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local. A partir de então tem início um grande conflito entre os soldados americanos e o exército local, que resulta em uma batalha de 15 horas e centenas de mortes.

COMENTÁRIO


 Grande filme de guerra dirigido por Ridley Scott, Falcão Negro em Perigo é uma obra-prima visceral e eletrizante, recheada de ação e drama, além de ter um elenco cheio de estrelas jovens como Orlando Bloom, Ewan McGregor, Eric Bana, Tom Hardy e Josh Hartnett, sendo vencedor de dois Oscars, usando do realismo sangrento de obras como O Resgate do Soldado Ryan, mostrando uma guerra mais recente e saindo daquele patriotismo, característica forte em filmes do gênero de guerra.
 Mostrando soldados que estão mais preocupados em salvar os companheiros e sair daquele ambiente hostil do que lutar pelo país deles, o filme mostra 15 horas de uma tropa em missão em um país do continente africano, no intuito de capturar generais que obdeciam a um ditador, acabam sendo abatidos, sendo cercados por tropas inimigas, iniciando uma batalha sangrenta para sair daquela situação, conseguirem chegar ao país vizinho e retornarem par a casa.
 Ambientado na Somália, Falcão Negro em Perigo é baseado em fatos reais ocorridos na famosa Batalha de Mogadíscio em outubro de 1993, durante a Guerra Civil da Somália, quando tropas do exército dos Estados Unidos e milícias somalis sob ordem do lider tribal Mohammed Farah Aidid se enfrentaram nas ruas da capital da Somália por mais de 15 horas, sendo retratado com grande riqueza de detalhes em cenas bastante eletrizantes e um enredo surpreendente, um verdadeiro clássico dos filmes de guerra.



Grande abraço, BOA SEMANA, BOM CARNAVAL, BOA SESSÃO, até a próxima!

sábado, 25 de fevereiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/RETRÔ: NINTENDO 8 BITS (NES, FAMICOM, NINTENDINHO)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o console da figura acima? Ele é um dos videogames mais clássicos da História, junto com Atari e os consoles da Sega (Mega Drive e Master System), ajudaram a popularizar os games em todo o mundo, inclusive salvou a industria dos games da crise que vivia em sua época e fazer que ela ganhasse definitivamente o espaço que tem até os dias de hoje, estou falando logicamente do Nintendo 8 bits, também conhecido como NES (Estados Unidos), Famicom (Japão) e no Brasil ficou conhecido como Nintendinho, termo o qual usaremos nessa postagem, para facilitar as lembranças dos jogadores mais antigos.
 Lançado no Japão em 1983 e nos Estados Unidos 1985, o Nintendinho foi o primeiro console popular da empresa Nintendo, está entre os dez consoles mais vendidos da História, chegando a marca de 60 milhões de unidades vendidas, além de ser o videogame com a maior longevidade da História, 20 anos, sendo que encerrou as suas atividades oficialmente em 2003 no Japão e em outros países, inclusive o Brasil.
 Sendo um console de 8 bits da segunda geração, o Nintendinho diferenciou-se do Atari por ter gráficos melhorados, games mais coloridos e mais opções dentro dos jogos, além de ter uma imensa biblioteca composta oficialmente por mais de 700 games e incontáveis hacks, patchs e games raros, ultrapassando mais de mil, tendo de praticamente todos os gêneros, públicos e empresas de games (Konami, Capcom, Taito, etc).
 Dentro de sua biblioteca imensa e recheado de grandes clássicos de games, teve continuações de games oriundos do Atari e dos fliperamas, inciaram franquias de sucesso que continuam até os dias de hoje nos consoles mais atuais e games exclusivos, sendo difícil elencar todos, mas os mais conhecidos e jogados do console, vejam abaixo, além de um vídeo para relembrar desse console maravilhoso:

Super Mario Bros
Zelda
Bomberman
Yo!Noid 
Castlevania
Mega Man
Pitfall
Pac Man
Metroid
Dig Dug
Double Dragon
Ninja Gaiden
Duck Hunt




No Brasil, o Nintendinho chegou entre o final da década de 80 e co, tinha um preço bastante elevado naquela época, então surge os clones do Nintendinho como o Top Game, Phantom System, Dynavision e o Turbo Game, todos feitos com qualidade e muito próximo do original, fazendo que os jogos do Nintendinho ficassem populares naquela época, somente no começo dos anos 2000, surgiu o tão famigerado Polystation, que tinha a carcaça mau feita do Playstation 1 e reproduzia os jogos do Nintendinho, existe até hoje o comércio desse console nos camelôs,que apesar da baixa qualidade, fez que o Nintendinho ganhou mais vida útil em terras tupiniquins. Além dos clones, existe inúmeros programas chamados de emuladores que rodam os jogos do Nintendinho e sites que trazem a nostalgia desse console clássico, vale a pena procurar e passar horas de muita diversão.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!    

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SRS ESPECIAL: FEIRA DO AGRICULTOR



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Santa Rosa do Sul é um munícipio que tem uma economia basicamente voltada para agricultora, seguindo o exemplos de cidades vizinhas, havendo dois tipos de agriculturas praticadas em nosso município: a de exportação e a familiar, sendo que ambas são importantes para a geração de renda em todas as comunidades de Santa Rosa do Sul.
 A agricultura de exportação é aquela voltada para levar os produtos aqui plantados e feitos para fora do munícipio, necessitando um grande aparato (empresa, equipamentos agrícolas, caminhões, motoristas, peões, etc), chegando a diversas partes do Brasil. Já a agricultura familiar é voltada para o consumo local, geralmente feita para ser uma renda a mais para as famílias do interior dos municípios, sendo feitas feiras para eles poderem vender seus produtos.
 Em Santa Rosa do Sul, nos últimos anos a agricultura familiar vem ganhando destaque no munícipio graças a feirinha, que anteriormente era realizada todas as quartas feiras no centro da cidade, sendo que em 2014 foi construído um espaço coberto e com todas as adequações legais, a Feira do Agricultor, sendo inaugurado durante a realização da VI Polvilhana, agora sendo realizada toda quarta e sábado no período da manhã.
 Na Feira do Agricultor, os pequenos agricultores vendem seus produtos, tais como hortaliças, queijos, pamonhas, pães caseiros (inclusive o famoso pão de Jesus, feito sem fermento), broas, bolacha, peixes, conservas, doce de leite, chimia, enfim uma grande variedade de produtos, tudo feito de maneira artesanal e plantado de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos, sendo produtos bastante saudáveis e tendo um preço muito popular.
 Além dos maravilhosos produtos oferecidos, a Feira do Agricultor também tem uma amostra de artesanato feito por artesãos do munícipio, tendo tapetes, panos de prato lindamente bordados, objetos decorativos feitos de várias formas (madeira, biscuit e de renda), chinelos, sapatinhos feitos para bebês e muitos outros, tornando a feirinha uma oportunidade de negócios para os pequenos agricultores.
 Lembrando um grande galpão tipicamente do interior, a Feira do Agricultor tem um ambiente rústico, com uma decoração ligada ao mundo rural, com mesinhas e cadeiras feitas de forma artesanal com toras de madeira e luminárias feitas com rodas de carro de boi, sendo uma grande homenagem a cultura de Santa Rosa do Sul, que valoriza as antigas tradições dos colonos que aqui fizeram e continuar a fazer a História de nosso município com seu trabalho, transformando esse espaço num local turístico e qual merece ser visitado por cada sul santarosense. Confirma abaixo um pequeno vídeo mostrando a Feira do Agricultor:




Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: BANDA IMMIGRANT


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda formada pelos músicos Ennio Schlemper (baixo e vocais), Miguel Faraco (guitarra e vocais), Guto Seara (guitarra e vocais), Fabiano Schlemper (bateria e vocais) e Fernando Faraco (teclado e vocais) a Immigrant surgiu em 1991 na cidade de Florianópolis, tendo um repertório basicamente no Rock feito na década de 70, especialmente em bandas como Deep Purple, Pink Floyd e Led Zeppelin, sendo que o nome da banda é em homenagem a um dos grandes sucessos do Led Zeppelin, Immigrant Song.
 Lotando teatros e casas de shows por todo o Brasil, a Immigrant está sempre em renovação, trazendo espetáculos de altíssimo nível visual e musical, sendo marca registrada dessa banda nesses mais de vinte anos de estrada, conquistando um público bastante diversificado, desde adolescente até pessoas mais idosas, unindo todos através do Rock'N'Roll.
Dentro dos espetáculos que a Immigrant realiza e faz um tremendo sucesso em todo o Brasil, o tributo ao Pink Floyd é o mais conhecido e popular, sendo que todos os integrantes da banda são fãs de carteirinha dessa banda inglesa  que fez muito sucesso nos anos 70, famosa por suas músicas bem elaboradas tanto na parte instrumental como nas letras, por capas de álbuns que são verdadeiras obras de arte e shows bem produzidos, marcando na História da música.
 Em quase duas horas de concerto, a Immigrant traz no palco a História do Pink Floyd, tocando os maiores clássicos da banda, passando por álbuns como The Wall, Animals, Wish You Were Here, The Dark Side of the Moon e The Division Bell, usando de um belíssimo show de luzes, projeções de imagens relacionadas ao Floyd (clipes, capas de álbuns, imagens de shows, etc) num gigantesco telão, instrumental feito com bastante fidelidade ao original, vocais feitos conforme os usados nas músicas originais, enfim, um espetáculo completamente fiel a um show do Pink Floyd, tudo feito com muito profissionalismo e respeito aos fãs da banda, indo muito além do cover, é um tributo completo para fã nenhum botar defeito.
 No ano de 2014 tive a sorte  de assistir a um show da Immigrant em Araranguá, o qual eles fazem o tributo ao Pink Floyd, fiquei encantando com o espetáculo audiovisual apresentado e pela qualidade do repertório do tocado, participando ativamente do primeiro ao último minuto, reunindo fãs do Pink Floyd de várias faixas etárias, sendo um momento de encontro de amigos e um momento inesquecível a todos que estavam presentes nesse evento belíssimo. 
 Para encerrar essa postagem, quero recomendar a todos pubs, casas de show e até mesmo as prefeituras a trazer o show da Immigrant, os espetáculos deles são maravilhosos, tudo feito com muita qualidade e respeito ao público, quem quiser entrar em contato entrem pelo Facebook da banda https://www.facebook.com/bandaimmigrant/?fref=ts , ao público fã de Rock de todo o sul e do restante do Brasil, se essa banda tiver em sua cidade, vá assistir, tenho certeza que vão gostar, para vocês ficaram com um gostinho de quero mais, abaixo confiram três aparesentações da banda Immigrant:









Grande abraço, até a próxima!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CINE HISTÓRIA: A MISSÃO (1986)



FICHA TÉCNICA

Título Original: The Mission
Duração: 126 min.
Ano: 1986
Diretor:  Roland Joffé 
País:  Estados Unidos/ Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Épico/Aventura/ Guerra/ Drama Histórico
Temática: Guerras Guaraníticas/ Colonização da América do Sul

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

COMENTÁRIO

 Outro sucesso entre os professores de História, esse filme pode ser trabalhado em diversos conteúdos programáticos de História, além de ser uma das produções hollywoodianas, filmada no Brasil, Argentina e Paraguai, com elenco estrelar e belíssima trilha sonora feita por Ennio Moricone  que retrata um dos momentos mais dramáticos da colonização da América do Sul, as Guerras Guaraníticas.
A vida dos mercadores de escravos, seus métodos cruel na captura dos índios representado no protagonista do filme, Rodrigo, figura violenta e inescrupulosa, se alia aos jesuítas, na tentativa de pedir perdão aos seus crimes, acaba defendendo com sua vida a causa indígena.
O trabalho realizado pelos jesuítas, tanto na catequese, como na educação, no respeito à natureza e nas tradições dos índios, e também na defesa dos territórios aonde vivem o Guaranis, tendo que enfrenta a ambição violenta das Coroas espanhola e portuguesa.
A própria ambição dos poderosos, que não medem esforços para expulsar os jesuítas desse território, usando inclusive da força bruta, sem se importa com a chacina que cometeram, pode ser analisada pelo expectador.



UM GRANDE ABRAÇO, BOM FILME, ATÉ A PRÓXIMA.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

LIVRO: BRASIL, NUNCA MAIS- DOM EVARISTO ARNS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No dia 31 de março de 1964, o Brasil entrava num período em que a obscuridade e a violência eram soberanas, e a liberdade e a democracia quase não existiram. Estou falando do golpe de Estado que as Forças Armadas deram nesse dia, a qual resultou numa longa ditadura no país, durando 21 anos.
 Durante esse período, muitas pessoas sofreram perseguições das mais variadas formas, torturas sádicas ou foram sumariamente assassinadas sem direito a defesa, acusadas de serem "comunistas" ou opositores do regime.
 Além disso, havia um forte sistema de censura, que proibia livros, filmes, peças de teatro, músicas, programas de rádio ou televisão, notícias em revista e jornais e todos outros tipos de manifestações artísticas e culturais que fossem contrárias ou criticavam o regime e a seus apoiadores... (texto completo CLIQUEM AQUI)
 Com intenção de denunciar os abusos cometidos durante o Regime Militar, o arcebispo de São Paulo, Dom Evaristo Arns, juntamente com o rabino Henry Sobel, pastor presbiteriano Jaime Wright e equipe, realizaram clandestinamente entre 1979 e 1985 o projeto Brasil: Nunca Mais, culminando no lançamento do livro homônimo, após o fim da ditadura.
 O livro conta toda a História do Regime Militar, desde seus antecedentes até seus anos finais, como funcionava os órgãos de repressão, os métodos de tortura usados, os grupos perseguidos pela ditadura, enfim um relato detalhado e revoltante sobre um dos períodos mais obscuros da História do Brasil, usando de documentos e depoimentos de pessoas que sofreram perseguição nessa época.
 Sem mascarar ou fantasiar os fatos mais chocantes desse período, Brasil: Nunca Mais é uma obra historiográfica de extrema importância para entender o período da ditadura, pois ajudou na identificação de torturadores e de locais onde eram realizadas práticas de tortura, além é claro de passar uma mensagem pacifista a todos brasileiros, de que fatos como os que ocorreram durante o Regime Militar, não se repitam, nunca mais.

Um grande abraço, boa leitura, até a próxima.  

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: PONCHO MOLHADO- WILSON PAIM




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Grande cantor da música romântica e nativista gaúcha, Wilson Paim dispensa apresentações, com sua voz inconfundível e emotiva, sempre cantando o amor, a cultura do Rio Grande do Sul e a vida no campo, com músicas que são verdadeiros clássicos do cancioneiro gauchesca e também brasileiro, fazendo sucesso de sul a norte do país.
 Lançada em 1999, Poncho Molhado faz parte do álbum Momentos, é uma canção belíssima, que narra os momentos que antecedem o momento do abate de um boi, mostrando a tristeza do tropeiro e do animal naquele momento, sendo que ele dá conta que os animais tem sentimentos e sabem o momento da morte. Apesar da música parecer ambientada no passado, essa canção retrata algo bastante comum nas cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina,


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

POEMA: A ESPERA DE UM GRANDE AMOR


A noite chegou novamente,
Fico admirado olhando a lua,
Imaginando onde estará minha amada,
Será que está bem perto ou muito longe de mim?
Isso, somente o tempo poderá dizer,
Tenho sonhos constantes com ela,
Não vejo a hora de poder a encontrar,
Sentir conforto e proteção de um abraço bem apertado,
Receber beijos apaixonados, carinhos,
Declarações bem ao pé dou ouvido,
Passear de mãos dadas,
Ter uma companhia em todos os momentos,
De viver o grande amor de minha vida,
Não canso de pensar e imaginar tudo isso,
Sinto no fundo do meu coração,
Cada dia que passa, ela irá chegar,
Estou me preparando para a sua chegada,
Acredito firmemente que será em breve,
O amor vai bater em minha porta e entrar,
Acredito nele sempre, até o fim,
Sei que cada segundo dessa espera valerá a pena,
Pois quando tem amor, dura para a eternidade.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, até a próxima! 

sábado, 18 de fevereiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/ RETRÔ: TOP 5 HERÓIS DO CINEMA DE AÇÃO DOS ANOS 80 QUE SÃO EXÉRCITOS DE UM HOMEM SÓ



Olá caros leitores, tudo bem com vocês? 

 A década de 1980 foi uma época intensa e bastante criativa para o gênero ação, surgindo inúmeros astros e enredos bastante criativos, formando modismos e conquistando uma popularidade imensa durante toda aqula década, indo até meados dos anos 1990, criando inúmeros subgêneros (ninjas, artes marciais, guerra, máfia, etc).
 Dentro de todos os subgêneros de ação criados naquela época, um dos mais populares foi o do exército de um homem só, ou seja, filmes que retratam militares que lutam sozinho contra um exército inteiro, usando somente suas habilidades, causando destruição por toda a parte, sempre convocado para missões de liberatr prisioneiros de guerra (em especial da Guerra do Vietnã) e as pessoas amadas (filhos, esposa e outros parentes), ajudar em conflitos, enfrentam gangues de criminosos  ou simplesmente por pura vingança, tendo em seus clichês muitas explosões, pancadaria, frases de efeito, melodrama, alatas doses de comédia e algumas vezes, erotismo, tornando esse gênero da ação muito popular. Vamos agora a uma lista dos cinco heróis que são verdadeiros exércitos de um homem só:


5. MIKE DANTON: DANTON- SOZINHO E ARMADO (1987)


Clássico do cinema Trash que no Brasil ganhou vários títulos (Isca Mortal, extermínio de Mercenários e muitos outros), Danton- Sozinho e Armado retrata a épica trajetória de um ex-combatente da Guerra do Vietnã (interpretado por Ted Prior) que é preso por um grupo de mercenários, que treinam táticas de combate, sem saber que Danton é uma verdadeira máquina de guerra e não irá a descansar até destruir todos os mercenários, usam suas elaboradas técnicas de combate, um filme cheio de clichês, muita porrada e cenas realmente toscas, deixando o filme divertido.  


4. FRANK CASTLE: O JUSTICEIRO (1989)


Baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics, esse filme foi duramente criticado por sair um pouco do universo dos gibis, O Justiceiro retrata a estória de um militar altamente treinado, que após ter toda sua família ser assassinado por um exército de criminosos, decidi fazer justiça com as próprias mãos, usando todas suas hiabilidades e grande arsenal, lutando sozinho contra os bandidos numa guerra selvagem. Frank Castle nessa versão é estrelado pelo ator sueco Dolph Lundgren em começo de carreira.

3. JOHN MATRIX : COMANDO PARA MATAR (1985) 


Estrelado pelo astro Arnold Schwarzenegger, esse filme é uma mistura de drama familiar com ação de guerra, narra a estória de um militar aposentado que tem a sua sequestrada por um ex colega de exército que em troca quer seus serviços para matar um desafeto, porém nosso herói recusa e decidi lutar contra o colega e seu bando, usando um arsenal pesado e destruindo tudo o que tiver pela frente, Comando para Matar foi um grande sucesso, marcou época, porém não teve continuação, mantendo um estilo bem cru e violento nas cenas de ação.

2. JAMES BRADDOCK: TRILOGIA BRADDOCK (1984, 1985 e 1988)



Grande unanimidade quando se fala em filmes de ação na década de 1980, Chuck Norris dispensa apresentações, sendo um dos maiores astros de Hollywood e uma verdadeira lenda viva, ele não poderia estar de fora dessa lista com seu persoangem mais famoso, o coronel James Braddock, um veterano da Guerra do Vietnã, retornando por três vezes naquele páis em busca de prsioneiros de guerra sozinho e com um grande arsenal de armas, descendo a porrada nos vietcongues e causando muito estrago no melhor estilo tiro, porrada e bomba.


JOHN RAMBO- QUADRILOGIA RAMBO (1982, 1985, 1989 E 2008)


Em primeiro lugar, o maior herói dos filmes de ação de todos os tempos, um clássico absoluto do cinema, que dispensa apresentações e foi imortalizado por Sylvester Stallone, nos filmes da saga Rambo, retrata um veterano da Guerra do Vietnã, que sozinho e com arsensal poderoso, enfrenta missões no Vietnã, no Afeganistão e em um país imaginário do sudoeste asiático, enfrentando exércitos poderosos buscando prisioneiros ou libertar países de ditadores opressores, com exceção do primeiro filme, o qual Rambo enfrenta policiais corruptos de uma pequena cidade dos Estados Unidos, apresentando suas habilidades militares para pesadelo de sues inimigos, Rambo é sem dúvida o verdeiro exército de um homem só.

 Essa foi a nossa lista, se você conhece outros personagens do cinema de ação que são verdadeiros exércitos de um homem só, diga nos comentários, para quem sabe em outra oportunidade, fazer um volume dois dessa lista, no decorrer dos anos viram outras listas bem bacanas de filmes, séries, livros, músicas e games de temática específica, AGUARDEM.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!   


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SRS ESPECIAL: PERÍODOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Santa Rosa do Sul em termos historiográficos, é um munícipio que tem poucas obras disponíveis ao público, sendo que a obra Raízes: Santa Rosa do Sul escrito pelo jornalista Rolando Christian Coelho e publicado em 2012, é um dos únicos livros que focam em retratar a trajetória do município, é uma obra fundamental e que merece ser lida, além dos artigos e informativos escritos por mim, sendo todos importantes e estão facilmente disponíveis na internet, torço que sejam fonte de estudos num futuro bastante próximo.
Como já afirmei muitas vezes aqui nesse blog e em outros meios de comunicação, Santa Rosa do Sul é um município que tem uma História e cultura bastante rica, abrangendo quase 200 anos, merece ser valorizada por cada cidadão sul santarosense, como digo em forma de brincadeira que existe muitas cidades dentro de um município. Para facilitar o estudo e compreensão de todos, iremos agora mostrar uma classificação a qual eu mesmo criei da História de Santa Rosa do Sul, baseado nos estudos que venho fazendo nesse anos todos, lembrando que a maioria dessas categorias tem continuidade até os dias de hoje e não tem fim, conheçam os cinco períodos históricos de nosso município e uma pequena explicação do como se trata, não precisem se preocupar pois irei usar uma linguagem bem simples:


HISTÓRIA DOS PIONEIROS E DAS FAMÍLIAS: Focada em apresentar os primeiros habitantes que viveram nessa terra, podemos afirmar que esse período começou com a chegada dos primeiros índios que habitaram a região, passando pelas correntes imigratórias (europeia, bandeirantes, africanos, gaúchos e emigrantes oriundos de outros estados do Brasil), chegando até a primeira metade do século XX, valorizando a contribuição que essas pessoas tiveram em seu tempo.

HISTÓRIA POLÍTICA: Preocupada em mostrar um panorama político do munícipio, essa categoria iniciou em meados dos anos 1950, quando Santa Rosa se transformou em distrito de Sombrio, tendo participação nas decisões políticas da antiga vila e daquele município, culminando com o processo de emancipação em 1988,  passando ali em diante a ter autonomia política, escolhendo prefeitos e vereadores, tomando decisões importantes a todos moradores, ao contrário da História dos pioneiros, a questão política tem continuidade até os dias de hoje e vai se manter nas gerações futuras.


HISTÓRIA DAS COMUNIDADES: Muito semelhante a categoria dos pioneiros, porém mantém continuidade, essa classficação foca em mostrar a evolução urbana, tecnologica de cada uma das quatorzes comunidades que fazem parte de Santa Rosa do Sul, também apresenta aqueles moradores que iniciaram o povoamento dessas comunidades, além de mostrar a contribuição dessas pessoas no desenvolvimento de cada lugar.

HISTÓRIA RELIGIOSA: Buscando mostrar a importância da fé no município, essa categoria foca em mostrar um  retrato completo das religiões existentes no munícipio, desde o surgimento das primeiras capelas, a formação das primeiras comunidades de origem evangélica e de outras denominações religiosas, além de ter preocupação te apresentar tradições, festas e momentos importantes da religiosidade em Santa Rosa do Sul, tendo continuidade até os dias atuais.

HISTÓRIA CULTURAL: A mais importante de todas,  essa categoria une todas as outras e se preocupa em manter viva as antigas tradições trazidas por nossos antepassados, os patrimônios (culturais, ambientais e religiosos), além de dar continuidade daquilo que existe e de criar novas manifestações, teve início desde que o primeiro ser humano pisou nessa terra e não tem fim, é muito ligada a memória, a vivência e ao jeito de ser de cada sul santarosense.

 Essas são as categorias que criei para estudar a História de Santa Rosa do Sul, é algo simplório porém bastante eficiente,  espero poder ajudar aos moradores a entender um pouco mais sobre o município, evitar certas expressões preconceituosas do tipo: o munícipio não tem cultura, que sempre foi a mesma coisa e muitas outras que nem merece ser citado, além de mostrar que TODOS os moradores são importantes e participam da evolução do município, de agora em diante usarei muito essa classificação nas postagens desse blog, deixo livre para todos divulgar nas redes sociais e em qualquer outro meio, pois conhecimento tem que ser levado a toda parte, principalmente quando se trata do lugar onde vivemos, pois povo que conhece e valoriza sua História e cultura, cria raízes profundas e ajuda a preservar aquilo que temos de melhor.

 GRANDE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO EM TORRES, RS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Acontece anualmente na cidade de Torres, município localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, o  Festival Internacional do Balonismo, no Parque do Balonismo, o qual aconteceu entre os mês de abril e maio, sempre agitando toda a região desde a sua primeira edição, a qual aconteceu no ano de 1989.
 Tendo como atração principal as tradicionais competições com balões, o festival também abre espaço para outras modalidades esportivas, como o paraquedismo, motocross, xadrez, capoeira, skate, futevôlei, escotismo, tornando a festa uma grande celebração do esporte.
Além disso, o evento também abre espaço para feiras industriais, museus, atividades culturais, prestações de serviços, uma grandiosa praça de alimentação e shows musicais dos mais variados gêneros, em uma grandiosa estrutura, atraindo um público diversificado.
Sendo uma festa de nível internacional, o Balonismo é um exemplo a ser seguido por outros eventos Brasil a fora, de organização em todos os sentidos, desde as estruturas, atendimento e escolhas das atrações, que merece o nosso respeito e aplauso, especialmente a quem organiza esse evento belíssimo.  Em 2017, o festival acontecerá entre os dias 28 de abril a 01 de maio, no Parque do Balonismo.

Grande abraço, até a próxima! 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CINE HISTÓRIA: PARALELOS (2016)


Título Original:  Paralelos
Duração: 18 min. 
Ano: 2016
Diretor:  Hugo Haddad e Pedro Falcão        
País:  Brasil
Idiomas disponíveis e legendas:  Português
Gênero:  Documentário  
Temática: História dos videogames no Brasil  

COMENTÁRIO 

  Documentário interessante lançado diretamente para a internet, Paralelos é um filme imperdível em todos os sentidos, especialmente para jogadores antigos e novos de videogames, tem uma linguagem bastante acessível e bastante conteúdo em 18 minutos de duração, retratando fatos desconhecidos por fãs de games aqui do Brasil, sendo lançado num formato bastante popular no país de divulgar conteúdo gratuito, o Youtube.
 Filmado em várias partes do Brasil, divido em 3 episódios, Paralelos narra como os games chegaram no Brasil nos anos 70 com as máquinas piratas de fliperama e como eles se difundiram no país nas décadas de 80 e 90 com a fabricação de clones de consoles caseiros da Nintendo e da Sega, a pirataria dos jogos do Playstation, além da produção de jogos nacionais, criando uma cultura de games no Brasil, mesmo por algumas vezes por via ilegal, usando de depoimentos de pessoas que vivenciaram essas transformações nos últimos quarenta anos de games em terras tupiniquins. Confiram abaixo as três partes dessa obra imperdível:


PARTE I



PARTE II



PARTE III



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!
      

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LIVRO: CRIME E CASTIGO- FIÓDOR DOSTOIÉVSKI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Um dos maiores escritores da Rússia, Fiódor Dostoiévski (1821- 1881) dispensa qualquer apresentação, é considerado um dos fundadores da filosofia existencialista, a qual estuda o comportamento humano através de suas vivências e pensamentos individuais, influenciando nas áreas da Psicologia, Filosofia, Teologia e muitas outras, através de seus romances que retratam o comportamento humano, inspirando o surgimento de autores como Freud, Nietzsche, Sartre e muitos outros, que aprofundaram seus estudos lendo os romances de Dostoiévski.
 Publicado pela primeira vez em 1866, Crime e Castigo é a obra-prima máxima de Dostoiévski, é um romance intenso e inesquecível, o qual retrata a estória de um jovem de origem humilde que comete um violento crime e acaba escondendo todas as evidências que o condenariam a prisão, porém sua consciência não o deixa em paz, fazendo que ele se arrependa daquilo que fez, culminando com situações bastante intensas e trágicas.
 Ambientado na Rússia da segunda metade do século XIX, esse livro faz um retrato social daquele país, mostrando vários tipos sociais e comportamentos daquele período, tudo feito com uma intensa análise psicológico do protagonista, além de trabalhar com a dualidade de culpa e inocência, temas bastante estudados pela Psicologia, além de misturar suspense com drama psicológico, além de trabalhar com questões como religião, Sociologia e ideologias políticas, sendo um romance obrigatório para os amantes da literatura.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!
  

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: UM ÍNDIO- ZÉ RAMALHO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Zé Ramalho é um dos cantores mais prestigiados da MPB, começou a sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela sua voz poderosa como pelas suas canções, que misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo com a musicalidade dos ritmos nordestinos, Rock'N'Roll, Blues e Folk Music.
Lançada em 1986, Um Índio faz parte do álbum Opus visionário, essa canção é de composição de Caetano Veloso, como já diz a letra fala sobre índios, com uma visão bastante diferente da que conhecemos tradicionalmente, sendo uma espécie de ser extraterrestre, trazendo na letra elementos de cultura pop como Bruce Lee, homenageando o índio Peri (protagonista do romance O Guarani de José de Alencar) e outros elementos da cultura popular brasileira, mostrando algo transcendental  e esotérico dentro da figura do indígena brasileiro, abaixo confiram a música, prestem atenção nessa canção:



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

domingo, 12 de fevereiro de 2017

POEMA: TALENTO


Cada pessoa é única no universo,
Todos temos talentos especiais,
Basta queremos que eles se manifestem,
Não existe exceção ou regras que impedem isso,
Portanto, faça a estrela dentro de você brilhar forte,
Mostre que tens capacidade de ir além,
Sem medo de ser feliz,
Não diga que você não vai conseguir,
Tudo depende unicamente de você,
Esse talento está dentro de você,
Então, desperte-o e mostre ele ao mundo,
Você merece brilhar e ser feliz.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

sábado, 11 de fevereiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/RETRÔ: SEAQUEST


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece o game da figura acima? É considerada um dos jogos de tiro mais conhecidos da fase inicial dos videogames, sendo um dos grandes clássicos do saudoso console Atari 2600, influenciando inúmeros games e até mesmo sequências ou remakes não oficiais em diversos consoles nesses últimos 30 anos, estou falando logicamente de Seaquest.
 Lançado em 1983 pela empresa estadunidense Activision (mesma de games famosos como Call of Duty, Guitar Hero, Pitfall e muitos outros clássicos), Seaquest o jogador controla um poderoso submarino, que tem a missão de resgatar mergulhadores perdidos no fundo do mar, enfrentando submarinos inimigos e tubarões, sendo o jogo de fase única, que vai aumentando a velocidade dos inimigos e o grau de dificuldade, tornando-o emocionante.
 Inspirado nos combates submarinos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o jogo foi um grandioso sucesso na época gloriosa do Atari 2600, mesmo não tendo uma continuação oficial, teve vários remakes feitos para outros consoles, praticamente todos não-oficiais, além de ter uma série de televisão inspirada no game intitulada Seaquest DSV produzida entre 1993 a 1996, mostrando que esse game continua fazendo sucesso e vivo na memória dos fãs de games antigos.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO SUL DO BRASIL


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

   Diariamente na televisão, internet ou em outros formatos de mídia, assistimos com perplexidade a grande quantidade de notícias relacionadas a desmatamentos, maus-tratos a animais, poluição, áreas de preservação sendo invadidas com objetivo de lucro, enfim, vemos uma verdadeira catástrofe ambiental de norte a sul do Brasil, a qual vem crescendo a cada vez mais, colocando-nos em alerta para o futuro que nos aguarda logo adiante.
 Além das notícias que a mídia vem trazendo de várias parte do país, basta sairmos de casa e andarmos pelas ruas de nossas cidades, para sentir o tamanho do impacto ambiental, lugares onde antigamente existiam campos, árvores ou mata atlântica, hoje dão lugar a grandes construções, casas, edifícios, shoppings, comércio e prédios públicos, feitos na grande maioria das vezes em lugares impróprios, devastando a fauna e a flora, mudando cursos de rios, lagoas e lagos daquele ambiente, além de haver claras e assustadoras mudanças climáticas, tais como enchentes, chuvas intensas de granizo, tornados, ciclones, mares altas e outros fenômenos que antes não eram vistos em território brasileiro, como foi o caso do Furação Catarina, ocorrido em março de 2004 no sul de Santa Catarina.
 Diante desse quadro preocupante, surge uma pergunta bastante desafiadora: como podemos reverter essa situação catastrófica nos patrimônios ambientais no sul do Brasil?
 Respondendo a pergunta acima, obviamente que existem inúmeras maneiras de reverter esse quadro preocupante, isso começa com nós mesmos em casa, quando não desperdiçamos água, quando não jogamos lixo no meio da rua, quando protegemos os animais e quando evitamos desmatar uma área verde ou desviar rios, lagos e lagoas em nome da preservação da fauna e da flora, é uma questão de consciência ecológica e de possivelmente garantir um futuro melhor para as próximas gerações, inclusive de nossos filhos, netos e das outras espécies de seres vivos que vivem naquele lugar.
  Outra maneira de preservamos os patrimônios ambientais do sul do Brasil, é denunciar pessoas ou empresas que comentem crimes contra a natureza em nome do lucro ou de poder, tais como desmatamentos, queimadas, poluindo nossas águas, usando nossos animais para terríveis experiências genéticas, existindo órgãos responsáveis para fazer essas denúncias, além de manifestações que mobilizem toda a sociedade, poder público e entidades ambientais.
 As reservas ambientais e parques ecológicos também é uma alternativa para reverter o processo de degradação ambiental do Brasil, tal como o Aparados da Serra, que fica nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pois elas são protegidas por leis municipais, estaduais e federais, além de manter a fauna e a flora original daquela região onde pertencem, sendo um excelente espaço de educação ambiental e de contemplação da natureza, dando continuidade as espécies e seres vivos daquele ambiente.
 A educação ambiental também é uma alternativa bastante importante para conseguirmos um resultado bastante significante, principalmente com crianças e jovens, sejam nas escolas, universidades por iniciativa de ONGs ou mesmo pelo poder público, sendo realizadas atividades que despertem o interesse pelas questões ambientais e possivelmente, criem consciência e passem a lutar pela preservação dos patrimônios ambientais do sul brasileiro, que é uma região bastante rica tem serras, praias, pampas e outras tipos de vegetação e paisagens, sendo uma das regiões com mais biodiversidade de todo o Brasil.
 Apesar de parecer isso muito clichê, essas são alternativas bastante plausíveis para protegermos os patrimônios ambientais aqui no sul do Brasil e reverter a situação da degradação de nossa natureza, pois há necessidade de preservar esses espaços, pois eles são extremamente para a continuidade da vida tanto para a fauna, flora e também para nós seres humanos.
 Infelizmente todas as nossas ações tem impactos na natureza e em nossas vidas, sermos conscientes ecologicamente é de suma importância nesse momento tão importante para decidirmos o futuro de todos seres vivos de nossa região, do Brasil e também do planeta Terra.
 Podemos viver em plena harmonia com a natureza? Sim podemos, como foi dito acima, existem soluções plausíveis e há muita necessidade de realizar essas ações com muita urgência.
 Não basta apenas ficarmos indignados diante das notícias da televisão e não fazermos absolutamente nada, todos somos responsáveis pela preservação da natureza existente no Brasil, não podemos ficar jogando a culpa no poder público ou entidades ecológicas, pois os patrimônios ambientais são responsabilidades de todos nós, que temos como obrigação preservar, denunciar quem destrói, realizar atividades de educação patrimonial, criar reservas ou parques ecológicos e acima de tudo, ter consciência ecológica, só assim poderemos reverter o quadro caótico em que estamos vivendo e darmos continuidade as belezas que somente a natureza pode proporcionar aos olhos humanos. 

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

LIVRO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA- LIMA BARRETO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nascido no Rio de Janeiro, o jornalista e escritor Lima Barreto (1881-1922) foi um dos importantes nomes da literatura pré-modernista no Brasil, destacou por ser um grande crítico da política feita durante a Velha República (1889-1930), por ter um estilo de escrever mais caricato e coloquial, por trazer a realidade social das populações menos favorecidos do Brasil em seus livros e por distanciar do estilo literário do Parnasianismo, estilo que estava na moda no fim do século XIX e início do século XX, sendo um escritor pouco compreendido em sua época.
 Publicado primeiramente em formato de folhetim num jornal carioca no ano de 1911, Triste Fim de Policarpo Quaresma é a obra-prima de Lima Barreto, sendo lançado em formato de livro somente em 1915, alcançando assim grande notoriedade em todo o Brasil.
 O enredo do livro narra de forma satírica as desventuras de um funcionário público, o qual tem uma paixão exagerada pelas coisas do Brasil, estudando o folclore, a Historia e a cultura, defendendo de forma ufanista e ensandecida ideias nacionalistas, as quais acabam o colocando em conflito com a sociedade e com os políticos por onde passa.
 Ambientado durante o governo do presidente Floriano Peixoto (1891-1894), o romance satiriza a violenta política da Velha República, as intrigas eleitoreiras do interior e nas grandes cidades do Brasil, o ufanismo exagerado, o academicismo literário, a vida banal da classe média e alta da época, o sofrimento das classes menos favorecidas e a repressão feita pelo Marechal de Ferro a seus inimigos durante a Segunda Revolta da Armada no Rio de Janeiro e da Revolução Federalista no sul (revoltas ocorridas durante seu mandato).
 Sendo um livro tragicômico, Triste Fim de Policarpo Quaresma é leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer o Brasil do início do período republicano, que não é diferente dos dias atuais, cheio de desigualdades sociais e preconceitos, podendo o leitor facilmente fazer um anacronismo do enredo com os dias de hoje, fazendo essa obra um grande clássico da literatura brasileira.

Um grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CINE HISTÓRIA: OS SELVAGENS DA NOITE (1979)


Título Original:  The Warriors 
Duração: 93 min. 
Ano: 1979 
Diretor:  Walter Hill        
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/ Português
Gênero:  Ação/ Aventura  
Temática: Tribos Urbanas no final da década de 1970/ Contracultura/ Cultura Underground dos anos 70

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 As gangues de delinquentes juvenis se reúnem numa convenção. O líder do principal grupo prega a união entre eles, pois juntos poderão controlar a cidade - o contingente deles é maior que a força policial. O líder acaba sendo assassinado, com a culpa recaindo sobre um bando da periferia, que nada teve a ver com o atentado. Assim eles se vêem obrigados a atravessar a cidade, enquanto são caçados pelos membros das outras gangues.

COMENTÁRIO


 Filme de ação que marcou o final da década de 1970, Os Selvagens da Noite foi uma obra que foi ganhando status de cult com o passar das décadas, hoje sendo um clássico do cinema, graças ao seu estilo frenético, trilha sonora caprichada, gírias e figurinos foi bastante marcante e representou o final daquela década, abrindo caminho para um gênero cinematográfico, os filmes sobre gangues, misturando elementos dos filmes de máfia com comportamento rebelde típico da contracultura setentista.
 Cheio de cenas de muita pancadaria e correria, o filme mostra um grupo intitulado Warriors (título original do filme), que são perseguidos por todas as gangues da cidade, após serem injustamente acusados de assassinar o grande líder da maior gangue de toda a cidade de Nova York, iniciando uma desesperada luta pela sobrevivência em meio uma cidade hostil, além de fugir da polícia, passando a noite inteira lutando e tentando chegar ao seu território.
 Ambientado  na Nova York do final dos anos 70, Selvagens da Noite retrata uma cidade como uma grande caldeirão cultural, influenciados pelos movimentos de contracultural daquela época, como os punks, os góticos, hippies e outras tribos urbanas, mostrando um resumo da cultura underground daquele período com uma linguagem bem jovem, rebelde e criativa, tanto que influenciou surgimento de filmes do mesmo gênero, literatura e até mesmo nos games, sendo um filme obrigatório para aqueles cinéfilos fãs de obras cult.




Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

SRS ESPECIAL: POSSE DO PADRE ZECA NA PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA (05/02/2017)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 A paróquia Santa Rosa de Lima esteve em festa no último domingo (05/02), aconteceu a posse do novo pároco do município, o Padre José Cipriano Neto, também conhecido como Padre Zeca, lotando a igreja matriz, substituindo o padre Sidnei Vitali, que já estava a frente da paróquia desde 2011, fazendo um trabalho grandioso dentro da comunidade católica.
 A missa de posse foi presidida pelo padre Joel Savio, representante do Bispo Dom Jacinto, tendo a presença dos padre Daniel Pagagni, Jonas Emerim, Gilson Pereira, além da presença dos seminaristas, irmãs, de paróquias vizinhas e da comunidade católica de Santa Rosa do Sul, sendo um momento emocionante e bem animado, logo após teve a confraternização de boas-vindas ao Padre Zeca no Salão Paroquial, mantendo o clima festivo da missa, sendo .


 Em nome de toda a comunidade católica de Santa Rosa do Sul, quero desejar boas-vindas ao Padre Zeca, que faça um trabalho maravilhoso e que ele pode contar com todos os católicos desse município, além disso, pode contar com esse humilde blog sempre que precisar, que a nossa padroeira Santa Rosa de Lima te abençoe e dê muita luz nesse início de caminhada, sinta-se acolhido em nossa pequena e aconchegante cidade.

Grande abraço, até a próxima! 
  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A MÚSICA E A HISTÓRIA: RIVERS OF BABYLON- BONEY M



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grupo bastante popular no final dos anos 70, o Boney M foi um dos grandes representantes da disco music, trazendo em seu som uma mistura de pop rock, black music, reggae e ritmos latinos, algo que foi inovador para sua época, frequentando rádios e emissoras de televisão por toda Europa e América, todos membros são de países do Caribe e moravam na Europa, continuando ativos até hoje,relembrando os bons tempos da discoteca.
Lançada em 1978,  Rivers of Babylon é um dos maiores hits de Boney M, tendo inclusive uma versão em português feita pela cantora Perla, é uma canção com ritmos caribenhos e tipícos da disco music, até com uma pitada de reggae, é uma letra inspirada na Bíblia, narrando o cativeiro sofrido pelo antigo povo hebreu (judeu) na Babilônia, onde o povo sentava na beira do rio e se emocionavam ao lembrar da Terra Prometida, cantando canções religiosas para os babilônicos, sendo uma canção lindíssima, confiram abaixo essa canção bela e prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

domingo, 5 de fevereiro de 2017

POEMA: SENTIMENTOS PUROS E VERDADEIROS


Tem coisas que nunca vão sair de moda,
Alegria, respeito, solidariedade, amizade,  sinceridade e bondade,
Principalmente o amor,
São sentimentos puros e verdadeiros,
Conseguem ultrapassar barreiras,
Vencer desafios grandiosos,
Somente com eles, você chegará a verdadeira felicidade,
Disso você pode ter certeza.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

INFORMATIVO ESPECIAL/RETRÔ: NIKOLA TESLA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Um dos mais inventores da humanidade, Nikola Tesla nasceu na Croácia em 1856, especialista em engenharia mecânica e eletrotecnica, ficou conhecido por trabalhar com fenômenos elétricos, descobrindo inclusive a corrente alternada, além de fazer várias invenções como a bobina de Tesla, campo magnético rotativo e a arma do raio mortal, que ele próprio destruir com receio de pessoas mau intencionadas usassem para dominar.
Viveu uma vida cercada de mistérios e seus estudos influenciaram estudos na robótica, radar e computadores, porém mesmo assim, morreu na miséria nos Estados Unidos em 1943, porém seu legado não foi esquecido e é lembrado com muito entusiasmo pelos físicos e cientistas mundo a fora, foi interpretado no cinema pelo saudoso David Bowie no filmeO Grande Truque (2006), vale a pena assistir e conhecer um pouco mais desse inventor que criou as bases do mundo atual.
 Tamanha foi sua contribuição no estudo dos campos magnéticos entre o final do século XIX e início do século XX, Tesla ajudou no processo da Segunda Revolução Industrial, ganhou inúmeras honrarias, tais como a Ordem Leão Branco uma das mais altas honrarias na antiga Checolosváquia (hoje Rebúplica Tcheca), o Sistema Internacional de Unidades usa a unidade tesla para designar o campo magnético B em sua homenagem, uma das crateras da lua recebeu o nome do cientista e o asteróide 2244 Tesla também é uma homenagem, enfim sua contribuição na ciência é grande e inestimável, colocando Nikola Tesla como uma das grandes personalidades da humanidade.

GRANDE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

SUL DO BRASIL ESPECIAL: UMA TARDE DE VERÃO EM BALNEÁRIO GAIVOTA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Esse pequeno curta-metragem, feito no ano de 2011 pela ANDRIOFILMES é uma divertida brincadeira feita com uma câmera de celular, peço desculpa pela baixa qualidade, mostrando um pouco o veraneio no município de Balneário Gaivota, feito com simplicidade e muita informação. Confiram o vídeo, é só clicar no vídeo, um grande abraço até a próxima:



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até mais!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIVRO: ELVIS PRESLEY POR ELE MESMO- MARCELO EDUARDO LEMOS COSTA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

A série de livros Por Ele Mesmo da editora Martin Claret é um dos grande sucessos editoriais do Brasil desde o final da década de 1980, trazendo biografia de grandes personalidades da música, cultura, cinema, artes, política, literatura e filosofia, resumindo a vida e obra desses personagens de forma simples e com linguagem bem acessível, nesse blog já falamos das obras que falam sobre Charlie Chaplin e Raul Seixas, dessa vez iremos falar sobre a obra que biografa uma personalidade que dispensa apresentações, Elvis Presley.
Tentando explicar o mito que foi Elvis Presley, a Martin Claret, lançou em 1989 e reeditou no começo dos anos 2000 o livro Elvis Presley Por Ele Mesmo, organizado por Marcelo Eduardo Lemos Costa, fundador do Elvis Presley Society, fã clube mais antigo do Brasil em homenagem ao Rei do Rock, seguindo o ritmo de todas as obras da série Por Ele Mesmo. 
 Sendo uma obra de fácil leitura, com bastante ilustrações e frases marcantes nas várias fases de sua carreira, o livro mostra quem foi realmente Elvis Presley, através de entrevistas que ele concedeu, depoimentos de amigos, familiares e pessoas próximas a ele, além é claro, do próprio Elvis falando dele mesmo e de sua obra, tendo também a discografia completa, bibliografia e filmografia do Rei do Rock, mostrando o quando suas canções continuam fortes e populares até hoje, comprovando a importância do nome de Elvis dentro do Rock'N'Roll, uma figura icônica, irreverente e de uma magnitude que ultrapassa a barreira do tempo, em outras palavras, inesquecível.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SRS ESPECIAL: PROGRAMA CORREIO CULTURAL JANEIRO 2017



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


No último dia 30 de janeiro, apresentamos o programa Correio Cultural na rádio 87,9 FM e via youtube, sendo o primeiro da temporada 2017, que teve temáticas mistas relacionadas a cultura de Santa Rosa do Sul e da região, como pode ser conferido na integra no vídeo abaixo, confiram e compartilhem com seus amigos nas redes sociais:



Quero agradecer a todos pela grande audiência do programa, mesmo nesse período de férias e a grande maioria do pessoal estar fora de Santa Rosa do Sul e da região MUITO OBRIGADO, quem quiser sugestões para o próximo programa, é só comentar aqui no blog ou entrar em contato comigo (Andrio Cardoso Pereira) no Facebook, o próximo programa será no dia 23 de fevereiro, conto desde já com a audiência de todos.


Grande abraço, até a próxima!