quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CINE HISTÓRIA: A GÓRGONA (1964)


FICHA TÉCNICA

Título Original: The Gorgon  
Duração: 83 min.
Ano: 1964
Diretor:  Terence Fisher    
País: Inglaterra
Idiomas disponíveis e legendas:  Inglês/Português
Gênero: Terror/ Aventura  
Temática: Lenda da mitologia grega 

SINOPSE (fonte: Wikipedia) 

Em 1910, a pequena cidade alemã de Valdorf está atemorizada depois de uma série de assassinatos misteriosos que ocorreram nos últimos cinco anos. O legista Dr. Namaroff e o chefe de polícia Inspetor Kanof escondem as circunstâncias das mortes, evitando que a população descubra que as vítimas morreram por se transformarem em pedra. Quando tentam acusar o suicida pintor Bruno pela morte de sua amante Sascha, também petrificada, o pai dele, Jules Heitz, não se conforma e decide investigar. Ele desconfia que foram causadas por um ser lendário, uma Górgona. O outro filho, Paul, e o professor dele, Meister, chegam para ajudar nas investigações e tentam descobrir o que está por trás das ações do Dr. Namaroff.

COMENTÁRIO 

  Clássico da mítica produtora britânica Hammer Film dirigida por Terence Fisher e estrelada pelos dois maiores astros da produtora, Peter Cushing e Christopher Lee, A Górgona segue a risca o padrão da produtora, é um filme de terror de baixo orçamento com grande qualidade técnica e enredo bastante arrojado, misturando com outros gêneros como o romance, aventura e drama de época, sendo exibido exaustivamente nas madrugadas da TV brasileira em sessões dedicadas ao gênero do terror.
 Ambientado na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o filme retrata a busca da polícia local em esclarecer quem está cometendo uma série de assassinatos na região, iniciando uma investigação ao estilo Sherlock Holmes, chegando a uma descoberta aterrorizante no qual os heróis terão que enfrentar uma criatura vinda diretamente da mitologia grega: a górgona, ou melhor dizendo, a Medusa, monstro que tem cabelos cheio de cobras e tem um olhar o qual transforma as pessoas em pedra.
 Mesmo sendo uma produção com efeitos especiais bastante simples e situações que beira o cômico, A Górgona é um filme bem divertido, que não deve ser assistido com o olhar das produções dos dias de hoje recheada de efeitos computadorizados mas sim com um olhar mais nostálgico, foi um filme bastante assustador para a época que foi lançado,  além é claro de trabalhar com uma das lendas mais famosas da Grécia Antiga e mostrar um pouco da sociedade européia antes das guerras mundiais, um clássico do terror com gosto de nostalgia, confiram o filme na integra abaixo:


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário