quarta-feira, 13 de setembro de 2017

CINE HISTÓRIA: PACTO DOS LOBOS (2001)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Le Pacte des loupes 
Duração: 142 min.
Ano: 2001
Diretor:  Christophe Gans     
País: França
Idiomas disponíveis e legendas:  Francês/Português
Gênero: Épico/ Terror/ Suspense/ Ação/ Aventura/ Drama Histórico   
Temática: Lenda do folclore francês/ surgimento do Iluminismo/ Fim do Absolutismo na França

SINOPSE (fonte: Cinema PTGate) 

Em 1776, uma besta aterroriza a região de Gevaudan, em França; ataca crianças e mulheres. Alguns acreditam que é um lobo gigante ou um dragão. Alguns dizem que é o diabo. Ninguém fica indiferente a estes crimes, nem mesmo a corte de Luís XV. Desesperado o Rei envia um cientista de renome, Grégoire de Fronsac (Samuel le Bihan) para resolver o problema.

COMENTÁRIO 

  Superprodução do cinema francês, Pacto dos Lobos é um filme impressionante em todos os sentidos,  seja na questão do enredo bastante arrojado, trilha sonora belíssima, cenografia gigantesca, elenco cheio de astros internacionais e uma estória que mistura fantasia com contexto histórico, ação, terror, drama, aventura, suspense, comédia e sensualidade, fazendo que o espectador fique presso até o fim, sendo um filme divertido e surpreendente.
 Baseado na lenda da Besta de Gévaudan, que por sua vez é inspirado em uma série de mortes causadas por um animal selvagem que aterrorizou o interior da França no fim do século XVIII, Pacto com Lobos retrata a caçada a esse monstro feita por um cientista famoso e seu ajudante, onde além de enfrentar a fera, tem que enfrentar o preconceito, intrigas palacianas, a hipocrisia e a maldade da sociedade daquela época, vivendo aventuras que misturam o fantástico com a realidade, tornando o filme um verdadeiro espetáculo cinematográfico.
 Como já foi dito, o filme retrata a sociedade no final do absolutismo francês, mostrando o surgimento de algumas idéias de filósofos iluministas na França, a decadência do corte real e das cidades francesas, o preconceito com pessoas de outras etnias, os primeiros indícios de revolta popular que anos depois gerariam a Revolução Francesa (1789) e os costumes do interior francês, em especial seu folclore bastante rico, sendo um filme que merece ser assistido e considerado um clássico do cinema europeu.


Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário